domingo, abril 25, 2010

Jogo sem falhas

Apos bater por 0-6, o Vitória do Pico da Pedra, em sua casa, conseguimos ficar no 2ª lugar do campeontao de S.Miguel. Não sendo o nosso principal objecto, apartir de uma certa altura, tivemos que nos contentar com esta posição, em virtude do Operário ter-se apresentado muito forte nesta fase. Foi um jogo muito bem conseguido da minha equipa. Entramos fortes, com um futebol simples e muito pratico, mas mesmo assim, não conseguimos marcar, mesmo que tivessemos algumas boas oportunidades para o faze-lo.
Nesta fase o nosso adversário jogou fechado, tentando dificultar ao máximo a nossa manobra ofensiva o que em parte conseguio. Segunda parte, não demos hipoteses nenhumas, pegámos no jogo e foi um festival de jogar bem. Quero realçar o desempanho dos 12 jogadores, que estiveram em grande plano.
Agora vamos entrar na Taça de São Miguel e como é apanagio da minha parte vamos lutar, jogo a jogo, pela melhor prestação nesta prova. Quero agradeçer a presença da equipa tecnica das escolas B, que estiveram presentes neste jogo, como aos pais nos nossos jogadores. Obrigado pelo vosso apoio.

sexta-feira, abril 23, 2010

Actual momento da nossa formação.

Por andar nestas andanças à muito tempo e por sentir que posso ser útil em alguma matéria que diga respeito ao futebol de formação, não tenho problemas em dizer publicamente que existe algumas arestas que podem ser melhoradas, mas também  digo que muito melhorou nestes últimos anos. Nota-se na arbitragem outra preparação dos seus elementos, inclusive alguns deles já estão no quadro da Liga, mas também sei que alguns nem tanto, mas....é como tudo na vida. As provas estão muito bem organizadas, mas podem ter outro figurino, para melhorar a qualidade. Por exemplo, podiam fazer um campeonato só para as equipas B, para não se verificar as grandes diferenças, com algumas equipas a serem " Metralhadas" o que não traz nenhum beneficio, bem pelo contrário. Dar acesso aos nacionais ao campeão dos Infantis, fazendo uma prova regional para apuramento. Porque acho que aqui está uma forma de desenvolvimento e de contacto com outras realidades e que iria trazer outra formação aos nossos miúdos. Mas como sabem, depende dos clubes e acima de tudo do poder politico, infelizmente.Todos sabemos que existem problemas de varia ordem nos clubes, falta de liquidez financeira, falta de estruturas fisicas e humanas. Sobrevivendo muitos deles pela caroliçe de algumas pessoas, o que na pratica vai  condicionar, e de que maneira, um projecto de sucesso, mas mesmo assim, com uma ou outra dificuldade, estão mais despertos para a sua formação. Outra dificuldade que noto é a falta de espaços em Ponta Delgada, para treino. Não posso admitir que façam treinos com 16 e mais miúdos, num espaço igual a um campo de Futsal. Claro, que da para fazer algum tipo de trabalho, mas como sabem, é necessário largura e de profundidade para dar outra objectividade à qualidade de jogo. Mas pronto é o que se tem e nada podemos fazer. Neste caso as autoridades governamentais deviam ter uma palavra muito importante a dizer, porque existe espaço onde se podiam construir dois ou três campos de futebol de relva sintética, servindo de apoio também ás escolas locais. Pois, vão me dizer, que estamos em crise e que não é o momento mais apropriado para se fazer este tipo de investimento? Verdade, mas com muito boa vontade, conseguia-se efectuar. Tenho a certeza que com estes novos espaços, a qualidade ia ser muito melhor e iria haver outro aproveitamento. Espero e desejo que a médio e longo prazo se façam estas infra-estruturas.




Autor: Medina

terça-feira, abril 20, 2010

FAIR PLAY

Julgo que o grande problema de haver menos Fair Play, nos jogos de futebol, é o querer ganhar à força, procurando desta forma esconder aquilo que se faz ou que se devia fazer melhor, para um desenvolvimento harmonioso de um atleta e homem. Procura-se o resultado em desprimor da essência da formação, o que faz que o mesmo não tenha auto controle em alguns momentos difíceis do jogo, levando-o a situações muito complicadas, quer para ele, quer para todo o grupo de trabalho. Não podemos nem devemos pactuar com estas situações, temos que ter uma mão muito forte e actuar logo de imediato, porque senão pode descambar e nunca mais podermos ter o controlo sobre eles. Todos os factores para uma boa formação estão interligadas e nunca devemos descurar nenhum deles. Aquilo que eu sinto, é que não se trabalha bem a parte psicológica de um jogador, como outras também, porque não temos tempo, porque não temos muitas aptidões para o faze-lo. Aqui poderá estar o grande problema, porque cada miúdo é um miúdo e nem todos tem a mesma capacidade de saber lidar em casos mais complicados. Mas para isso, temos que os trabalhar doutra forma, responsabilizando-os pelos seus actos e acima de tudo, não valorizar nem os incentivar a terem estas iniciativas. Não podemos admitir que aconteça. A nossa função para além de formar o atleta, também intervêm na do homem, e neste caso temos que ser um exemplo, na forma como abordamos as coisas, na forma como falamos, na forma como executamos. Não se esqueçam que um treinador no seu papel de formador, tem um poder enorme sobre o atleta. No meu caso pessoal e ao longo de muitos anos, tive muitos casos complicados, mas tentei resolve-los pelo melhor, pensando que para além do atleta esta um jovem que se não for apoiado, poderá leva-lo para outros caminhos perigosos da vida. Alguns conseguimos ter sucesso outros não ( Mas foram poucos). A minha maior consolação é encontrar os meus antigos jogadores e cumprimenta-los de abraço. Não se esqueçam que na maior parte das vezes a violência parte dos responsáveis que estão banco... por isso, temos que manter a serenidade e a tranquilidade nestes momentos.




Autor Medina

segunda-feira, abril 19, 2010

JOGO COMPLICADO

Jogo muito difícil para ambas as equipas, porque não podiam perder, em virtude de estar em causa o 2º lugar do campeonato. As equipas entraram com muitas cautelas, procurando jogar no erro do adversário e evitando serem surpreendidas no contra ataque. A minha equipa fez 1-0, numa jogada de ataque continuado, mas logo na resposta o U.Micaelense chegou ao empate e pouco tempo depois aumentou para 1-2. Chegou-se ao intervalo com um resultado negativo, e na minha opinião, um pouco injusto em virtude das inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas. Segunda parte foi diferente, um U.Micaelense mais pressionante e nós a tentarmos dar a volta ao resultado. Numa bonita jogada pelo lado esquerdo, Rodrigo Furtado, numa jogada individual e depois de passar por três adversários, cruzou para o coração da área, onde apareceu o João Pedro a encostar e a fazer o empate. Apartir daqui o U.Micaelense, cresceu e dificultou ao máximo a nossa forma de jogar, podendo nesta fase ter marcado o golo da vitoria. O empate aceita-se pelo esforço das equipas. Arbitragem muito boa.




Resultado final: C.D.Santa Clara - 2 C.U.Micaelense - 2

Medina

sexta-feira, abril 16, 2010

ESTE DEPOIMENTO DO PEDRO SILVA, TINHA QUE TER O DESTAQUE DE PRIMEIRA PAGINA.

Pedro Silva disse...


Bem quanto ao jogo não há nada a acrescentar tá tudo muito bem descrito aqui pelo Srº Medina.

Agora só quero acrescentar aqui mais um ponto muito importante que talvez tenha passado despercebido a muita gente que assistiu ao jogo que foi a GRANDE ATITUDE demonstrada pelos Jogadores do Santa Clara, Estes "Miudos" depois de terem perdido o jogo e assim a possibilidade de chegarem ao titulo não abandonaram o campo sem cumprimentarem com Far Play cada um dos seus "Adversários" e com o mesmo Far Play aplaudiram ainda a claque do Operário atitude esta que nao tenho duvidas lhes foi incutida pelo seu Treinador e Directores, só tenho pena deste jogo nao ter sido filmado para podermos demonstrar essa atitude de grande desportivismo aos jogadores profissionais. Se há equipas que dão como costumamos dizer no Futebol "Banho de Bola" Vocês Jogadores do Santa Clara deram nesse dia um "Banho de Far Play" Parabéns pela vossa atidude e que a mesma os siga sempre enquanto jogarem futebol, Parabéns Tambem ao seu Treinador e aos seus Directores. A minha vontade era dizer-lhes isso pessoalmente mas uma vez que não é possivel agradecia ao Mister Medina que se for possivel imprimisse isso e leia aos seus Jogadores.

Bem e como já vou longo demais, deixo de ser o Anônimo e indentifico-me:



Pedro Silva Director dos Infantis do Operário

Uma pequena nota...............

No processo de formação, existe ao longo do tempo alguns factores que o podem condicionar, para o bem e para o mal. Mas neste caso, temos que preparar os miúdos para os enfrentar, de uma forma normal. Um miúdo o que quer é jogar à bola, o perder ou ganhar para ele não é muito relativo nesta idade, porque logo a seguir está como nada tivesse acontecido. Temos que seguir a nossa linha, porque temos uma missão difícil, mas ao mesmo tempo, muito gratificante e aliciante. Podem ter a certeza, se um miúdo tiver dificuldades no seu processo de formação, ele no futuro saberá resolver com mais facilidade os problemas que lhe vão deparando pela frente, quer desportivos quer pessoais. Nunca se esqueçam que o desporto tem que ser uma escola de virtudes e não de defeitos, e quem não pensar assim pode arranjar outra ocupação. Uma derrota ou varias derrotas, nunca podem por em causa um trabalho serio e honesto, mas sim, valorizar. Digo sempre, não façam de um miúdo um adulto, porque este tem que passar etapas, tem que saber ultrapassar as dificuldades inerentes à sua idade biológica. O facilitismo não é nada benéfico a este processo, porque vai criar no miúdo uma falsa realidade e quando chegar a altura...ele não consegue atingir os patamares desejados. Por isso mesmo, a nossa função é importantíssima na forma que os conduzimos neste processo. Temos que perceber que cada miúdo é um miúdo, fazendo sempre chamadas de atenção para  que, as coisas não se conseguem sem trabalho, disciplina, esforço, atitude e muita dedicação à causa desportiva.

"A Ambição é o último recurso do fracasso " - Oscar Wilde

Autor: Medina

quinta-feira, abril 15, 2010

PROXIMOS JOGOS!

Campeonato de São Miguel - Infantis - 3ª Fase

17.04.2010 - 09:30 horas - Jacome Correia

C.D.Santa Clara  vs C.U.Micaelense -


Campeonato de São Miguel - Infantis - 3ª Fase


24.04.2010 - 11:00 horas - Pico da Pedra

V.C. Pico Pedra vs C.D.Santa Clara -


Taça de São Miguel - Infantis - Pré-Eliminatória

01.05.2010 - 14:30 horas - Rabo de peixe

C.D.Rabo de Peixe  vs C.D.Santa Clara -

C.OPERÁRIO DESPORTIVO - CAMPEÃO DE SÃO MIGUEL EM INFANTIS

Em primeiro lugar quero felicitar o Clube Operário Desportivo pelo titulo alcançado neste escalão. Em relação ao jogo, foi muito bem disputado, com as equipas a darem tudo para alcançarem a vitória. Muito bem posicionadas tacticamente, mas ambas a jogarem em sistemas diferentes. Se na primeira parte houve um certo equilíbrio, quer no jogo jogado quer nas oportunidades, na segunda o Operário foi mais forte, mais pressionante e mais rematador. Sendo assim, a vitória foi justa, podendo a minha equipa ter marcado mais um ou outro golo, como também o nosso adversário o podia ter feito. Quero salientar, o excelente comportamento de todos os intervientes no jogo, como, o respeito que tiveram uma pela outra. Parabéns equipas!!!!Excelente Fair Play.Em relação à arbitragem, um ou outro erro não tira a sua excelência.


Resultado final

C.O.Desportivo- 5 C.D.Santa Clara - 1

quinta-feira, abril 01, 2010

Uma felíz Páscoa!!!!

"Em Portugal não há uma aposta na formação de jogadores de Futebol"

Parte I

Para Jesualdo Ferreira (1999), treinador da Selecção Nacional, " A nossa formação de jogadores é defeciente, a competitividade é baixa, há pouco trabalho...

Num recente artigo de oponião de um jornalista desportivo ( Rui Santos) podia ler-se:
" Hoje há clubes que têm mais de uma centena de jovens atletas em actividade que servem unicamente de montra. Que condições de desenvolvimento técnico são dadas a esses jovens?"

Torna-se pois urgente reflectir sobre " o Futebol Juvenil que queremos" e tentar resolver os maiores problemas que o afectam neste momento entre os quais se destacam:

* Reduzidos orçamentos dos clubes destinados ao Futebol de formação.

* Indefinição de um modelo de jogo, de treino, de jogador e de treinador, que são condicionantes de uma intervenção qualitativa de formação.

* Inexistências de programas coerentes e específicos de progressão entre os vàrios escalões de formação.

* Indefenição de objectivos intermédios a alcançar em cada escalão etário e de objectivos terminais a atingir no final do processo de formação.

* Falta de critério objectivos para a detecção e selecção de talentos.

* Inexistência de centros de formação nos clubes.

* Falta de um plano de carreiras para os jogadores de Futebol.

* Horários escolares incompatíveis com os hórarios dos treinos.

* Fracas condições materais e de treino.

* Número de campos insuficientes e com pisos inapropriados.


Rui Pacheco
Ensino do Futebol