segunda-feira, outubro 25, 2010

Reportagem da RDP - Açores.





Notícias / Desporto

Lajense e Santa Clara homenageiam Medina

Publicado: 2010-08-25 17:46:44
Actualizado: 2010-08-25 17:46:44

Por: RTP Açores



Foto: Acácio Mateus

Medina é homenageado aos 47 anos por dois clubes que representou enquanto sénior

Lajense e Santa Clara homenageiam Medina

0 twitter



Ponta-de-lança é distinguido pelos dois clubes por ocasião das festas de Nossa Senhora de Lurdes. Jogo entre os veteranos traz à memória tempos de saudade.


O futebol nos Açores criou ao longo dos tempos jogadores que se evidenciaram nos clubes das suas terras de origem e muitos deles ultrapassaram interna e externamente as barreiras da insularidade. José Medina, natural da ilha do Pico, é um desses exemplos.



Cresceu para o futebol no Madalena, emblema onde fez toda a formação e cumpriu uma época nos seniores ainda com idade júnior. Depois, aos 18 anos, emigrou por um período de seis meses para a América onde manteve a prática desportiva no União Faialense e no LASA. Regressou posteriormente à ilha montanha onde jogou época e meia no Lajense.



As suas qualidades já despertavam a cobiça dos emblemas de referência em São Miguel e com a sua vinda para trabalhar na Electricidade dos Açores o Santa Clara ganhou a corrida à contratação do ponta-de-lança que na carreira marcou mais de duzentos golos.



José Medina representou os encarnados de Ponta Delgada durante sete temporadas e em São Miguel também jogou pelo Operário, União Micaelense, Vasco da Gama e Marítimo. Uma década de actividade no futebol sénior antes de pendurar as botas aos 27 anos.



E são precisamente os clubes que mais tempo representou enquanto sénior que o vão homenagear nesta quinta-feira, dia 26, por ocasião das festas de Nossa Senhora de Lurdes, inseridas na Semana do Baleeiro, na ilha do Pico. Os veteranos do Lajense e do Santa Clara vão realizar um jogo particular com início marcado para as 20.30 horas, no campo das Lajes.



Uma homenagem que orgulha José Medina. «Só se fazem homenagens em prol de alguém que fez algo. Não é que tenha feito algo do outro mundo mas considero que será uma forma de reconhecerem o meu passado desportivo porque passados tantos anos mais ninguém conseguiu fazer o que eu fiz», disse.



A cerimónia carrega um forte simbolismo e traz para a actualidade memórias de tempos idos. «Vivi e ainda vivo muito o futebol. Quando era jovem perdi muita coisa por causa do futebol e hoje, vinte anos depois de ter deixado de jogar, continuo a sentir saudades do treino, do jogo, dos ambientes, das amizades, de tudo…», referiu.



Com um passado rico em termos desportivos, José Medina não esquece a «subida à II divisão B», considerando-a como um «momento marcante». Jaime Graça era o treinador e no plantel pontificavam jogadores como Albano, José João, José Manuel, Lúcio Salsa, Barata, Pessanha e Eduíno.



Uma vez ligado ao futebol, para sempre ligado ao desporto-rei e nem o afastamento de dois o fez cair no esquecimento. O regresso à modalidade aconteceu num momento que recorda com um brilho nos olhos. «Estava a construir a minha casa e tinha ido a uma loja de ferragens comprar materiais. Estava lá o Miguel Ferreira que me propôs treinar os infantis do União Micaelense. Não recusei. Depois disso ainda trabalhei nas selecções jovens da Associação de Futebol de Ponta Delgada antes de regressar ao Santa Clara».



Mas enganam-se aqueles que pensam que Medina é um treinador da formação. «Ambiciono ir mais além, quem sabe um dia treinar uma equipa sénior e reunir muitos dos jogadores que ajudei a formar. Ainda hoje vejo com agrado que atletas como o Clemente, o Pacheco e o Fonseca me cumprimentam com entusiasmo. É sinal de que terei sido importante para eles», observou.



Acácio Mateus

Reportagem do Jornalista Luso Canadiano João G. Silva.

Sábado, 28 de Agosto de 2010


Desporto: Torneio de Veteranos em futebol


1º classificado - Grupo Desportivo da Piedade

TORNEIO DAS LAJES DO PICO EM VETERANOS:

GD Piedade vence torneio quadragular das Lajes do Pico

Inserido nas festividades da ''Semana dos Baleeiros'', realizou-se na passada quinta (26) e sexta-feira (27), o Torneio Quadrangular de futebol das Lajes do Pico em veteranos, que contou com a presença, do Clube Desportivo Lajense, Clube Desportivo da Piedade, Clube Desportivo Santa Clara de São Miguel e do Clube Desportivo Velense de São Jorge.



2º classificado - Clube Desportivo Lajense





O vencedor do torneio foi a equipa picoense do Grupo Desportivo da Piedade que venceu os dois encontros disputados.

No âmbito do Torneio de Veteranos foi homenageado José Manuel Medina, um lajense que iniciou a sua actividade desportiva no Clube Desportivo Lajense e ingressou mais tarde no Clube Desportivo de Santa Clara, sendo actualmente treinador de formação no mesmo clube.



Recebeu das mãos do capitão da equipa do Desportivo Lajense uma placa com um rabo de baleia oferta da CM das Lajes do Pico.






A primeira jornada a equipa do Lajense recebeu o Santa Clara e empatou a duas bolas.

Ao intervalo 1-1 - Os golos foram marcados, 1-0 de autogolo, Paulo Andrade empatou para o Santa Clara, Luis Filipe fez 1-2 para o Sta. Clara e o Lajense empatou nos derradeiros minutos da partida 2-2 por Deodato Azevedo.



3º classificado - Clube Desportivo Santa Clara





No segundo jogo, a equipa do GD Piedade venceu o CD Velense por quatro bolas a duas.

Ao intervalo 2-1 para o Piedade - Os marcadores foram os seguintes: Para o Piedade Duarte Silva apontou 3 golos e Ruben Peixoto marcou 1. Para o Desportivo Velense, Oscar Melo e Gilinho apontaram ambos um golo.



4º classificado - Clube Desportivo Velense.



Na segunda jornada o Piedade ganhou ao Santa Clara por 1-0, com o golo apontado ainda na primeira parte por Ruben Peixoto. No derradeiro encontro o Lajente venceu o Velense por 2-0, com goloos de Rui Barrias e Jason Machado já no segundo tempo.

Resultados da 1ª jornada:

CD Lajense, 2 - Santa Clara, 2

GD Piedade, 4 - CD Velense, 2

Resultados da 2ª Jornada:

GD Piedade, 1 - Santa Clara, 0

CD Lajense, 2 - CD Velense, 0

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º GD Piedade ....... 11 pontos

2º CD Lajense ........ 8

3º Santa Clara ........ 3

4º CD Velense ........ 2

Vencedor: GD Piedade.

NB- Regras do torneio: 3 pontos por vitória, 1 por empate e zero por derrota + 1 ponto por cada golo marcado.

Por: João G. Silva (Na ilha do Pico-Açores)

Publicada por João G. Silva em 05:30 0 comentários

Reportagem do http://omilhafre-noticias.blogspot.com/
Do Jornalista Açoriano João G.Silva, radicado no Canada.

terça-feira, outubro 12, 2010

COISAS DA NET.....

Realmente a net veio revolucionar o nosso tempo: para o bem e para mal. Ao consultar o facebook, encontrei uns amigos, colegas de selecção e adversários do tempo que era jogador juvenil do F.C.Madalena. Estou a falar do Guido Duarte e do Carlos Lourenço, ambos jogadores do Fayal Sport Clube. O Guido encontra-se  no continente, e é medico de profissão, enquanto o Carlos Lourenço esta nos Estados Unidos da América. Como era natural colocamos a conversa em dia, relembrando tempos passados, quer como adversários, quer como colegas da selecção da Horta. Fiquei bastante feliz em saber que estão todos bem, inclusive, falou-se de outros, como por exemplo, do Jaime Marcos, Betinho, Cipriano, Monteiro e Rogério Contente.
Quero também salientar que no mesmo sitie, encontrei o meu grande amigo Zé Guilherme, jogámos juntos no Clube União Faialense / USA e o meu primo Rui Baptista, arbitro de futebol do nosso tempo, que se encontra também nos Estados Unidos.
Espero que um dia haja um encontro com esta malta toda, porque temos muito que conversar......


Medina

TINHA QUE PUBLICAR ESTA FOTO...