terça-feira, dezembro 21, 2010

Nós somos campeões!



Os iniciados do Santa Clara são campeões de São Miguel. À alegria dos festejos faltou apenas o sabor da vitória no último jogo. Foi pena consentir a primeira derrota no dia da consagração final.

Na última jornada do campeonato recebemos o União Micaelense e tínhamos uma margem muita favorável para alcançarmos o título de campeões. A história do jogo é muito simples: os nossos miúdos (sem razão nenhuma) estiverem muito ansiosos durante toda a partida e com isto perdemos por 0-1 (com Rodrigo farias a brilhar nesta partida). Não é por um jogo mau que deixamos ser bons pois temos uma excelente equipa que ainda pode evoluir muito mais e jogar um futebol muito mais atractivo.

Dia 18 de Dezembro de 2010 revalidamos o título de campeões de São Miguel no campeonato mais equilibrado da última década. Um prémio mais que justo para todo o staff da formação do Santa Clara e especialmente para os miúdos que durante estes quatro meses lutaram contra muitas adversidades, lesões, gripes, jogos à quarta-feira e ao sábado, ao sábado e à segunda-feira, mas mesmo assim conseguimos ser a equipa mais forte da ilha de São Miguel.

Neste momento só podemos dizer nós somos campeões, campeões, olé olé! A ordem de trabalho agora é festejar, festejar e festejar. No dia 27 de Dezembro regressamos ao trabalho para melhoráramos de dia para dia a qualidade do nosso futebol.

Um obrigado muito especial para o Medina, Tiago Melo, Bruno Lourenço, Luís Silva, Pedro Bermonte, Vitinha, Pedro Teixeira, para todo o staff da formação do Santa Clara e restantes treinadores, para a Direcção (na pessoa do Pedro Sousa e do nosso presidente sr. Mário Batista), para os pais, jogadores Gabi e Tó Miguel e por fim para o sr. Vítor Melo e para o sr. Domingos, com estes homens a formação do Santa Clara vai alcançar muitas glórias.

Parabéns a vocês todos! Nós somos todos campeões!

Muitos parabéns aos mais importantes: aos miúdos! São 27 jovens jogadores que tornaram-se campeões neste dia memorável! Vocês são os maiores!

No campo das Figueiras, em Santo António, o Santa Clara alinhou com: Rodrigo Faria; Bruno Lobo, Rodrigo Melo, Paulo Henrique e Filipe Cabral; João Santos, Rui Brilhante e Rodrigo Rosa (Diogo Abranches); Miguel Pavão, João Gomes (Xavier Alves) e Miguel Rodrigues.

Treinador: Hélio Oliveira.

Infantis B empatam em jogo rasgadinho.


Em São Roque a equipa de António Medeiros empatou a zero bolas com «Os Oliveirenses», numa partida em que os nossos jogadores souberam sofrer.


Na primeira jornada da segunda fase do campeonato de São Miguel de infantis, a nossa equipa B empatou a zero bolas frente a «Os Oliveirenses» em jogo disputado no campo de jogos de São Roque, casa emprestada da formação da Fajã de Cima.

Como se esperava, até pela prestação mantida na primeira fase, a equipa de «Os Oliveirenses» colocou-nos grandes dificuldades, muito por força de dois dos seus elementos, para quem, invariavelmente, a formação joga. Apesar disto, os nossos jogadores revelaram uma atitude excelente, lutando com todas as suas forças para impedir que os intentos do adversário fossem alcançados.

Com o nosso guarda-redes extremamente seguro, viram-se ainda boas trocas de bola, algumas das quais resultaram em situações de relativo perigo para as redes adversárias. Ao intervalo, o zero a zero era o espelho do equilíbrio, pese embora o maior domínio verde/rubro.

Na segunda parte a situação não se alterou muito, com «Os Oliveirenses» a procurarem incessantemente o seu camisola dez, enquanto que o Santa Clara procurava chegar ao golo que lhe valesse a vitória. O tentou acabou, todavia, por não surgir para qualquer dos lados, mantendo-se, desta forma, a teimosa igualdade a zero bolas.

No final, fica a certeza que qualquer destas equipas tinha lugar na fase dos primeiros do campeonato, objectivo que só não foi alcançado pelos caprichos do sorteio que ditou as séries da primeira fase.

Em período natalício, aproveito para endereçar votos de um excelente Natal a todos os atletas, bem como aos seus pais, incansáveis que têm sido no apoio a esta equipa. Com todos, tem sido um enorme prazer trabalhar. Em 2011, cá estaremos para alcançar muitas mais vitórias para este clube, assim como para continuar a trabalhar na formação desportiva e cívica dos nossos jogadores.

Em São Roque, o Santa Clara alinhou com: Luís Almeida; Alexandre Miguel, Rafael Abranches, Miguel Machado, João Martins, Bruno Martins e Manuel Travassos. Jogaram ainda: Miguel Correia, Rodrigo Correia e João Medina.

Treinador: António Medeiros.

Teledesporto de 19 Dezembro 2010.

ANGÚSTIAS ATLÉTICO CLUBE, CAMPEÃO DE INÍCIDOS DA AFH.


O Angústias Atlético Clube sagrou-se campeão de Iniciados no passado sábado ao vencer a Madalena por 4-2. Apesar e um bom inicio de jogo e chegar à vantagem de 2-0, os alvi- negros tremeram e permitiram ao adversário que chegasse ao empate.




Já com apenas seis minutos de jogo e de campeonato para jogar, o Atlético teve o título em risco quando o avançado da Madalena se isolou mas não conseguiu concretizar. Após este lance, o Atlético percebeu que tinha de marcar para resolver e conseguiu por duas vezes.

Após o apito final, os jogadores das Angústias festejaram um título que já se esperava pela superioridade teórica que esta equipa apresentava no início da temporada. No entanto, e com um campeonato a quatro voltas, o Atlético não conseguiu demonstrar a sua superioridade e passou por alguns sustos para se sagrar campeão e ter o acesso ao Regional da categoria onde irá encontrar Santa Clara e Angrense.

O primeiro jogo do representante da Horta é a 8 de Janeiro em São Miguel, onde será necessário muita atitude e agressividade da parte do Atlético para se bater com o Santa Clara.

No outro encontro de Iniciados, o Flamengos goleou o Fayal Sport por 12-0. Apesar do resultado expressivo, os azuis necessitavam de pelo menos um empate do Atlético para se sagrarem campeões. Fica assim com a vice liderança, seguido pelo Madalena e em último o Fayal que não somou qualquer ponto.

Em Juniores, o Salão recebeu na Restinga a Madalena e venceu por 4-0. Num jogo para cumprir calendário apenas, visto os azuis já se terem sagrado campeões, o Salão apresentou uma equipa diferente onde os habituais suplentes tiveram o prémio de participar na totalidade do jogo. Termina assim a participação do Salão neste campeonato onde apenas resta uma jornada entre Madalena e Fayal Sport no dia 8 de Janeiro.

Nos Juvenis, o Fayal Sport deu passo decisivo para a conquista do Regional da categoria. Ao vencer por 1-0 na tarde de sábado na Alagoa o Desportivo de São Roque, somou 5 pontos e coloca-se em primeiro lugar na tabela classificativa.

Na próxima jornada, o Fayal folga e joga-se um São Roque - Angrense tendo neste momento o representante de Ponta Delgada 4 e os vermelhos de Angra apenas 1 ponto. A última e decisiva jornada é disputada no dia 8 de Janeiro em Angra com a equipa local a receber o Fayal Sport. Nota curiosa é o percurso e resultados do Fayal, idênticos aos que o Salão fez na época transacta aquando da conquista do título Regional de Juvenis. Seria sem dúvida bom e importante manter este título na associação da Horta, é a prova e a demonstração de como o futebol de formação na ilha azul está num nível elevado, no topo dos Açores.



Comentário

Joao 0

Parabéns ao futebol de formação na ilha do Faial, esperemos que sigam este caminho, evitando erros do passado e não imitando projectos falhados, o futuro está na formação dos nossos jovens e não nos gastos milionários em jogadores de fora. A tentação nunca foi boa conselheira e o tempo normalmente encarrega-se de demonstrar, os erros pagam-se caro.

Trilhando o nosso caminho, sem os milhões, teremos o futebol ajustado e financeiramente sustentável, suportado por um conjunto de voluntários que todos os fim-de-semana tiram das suas famílias para ajudar e dar vida ao nosso desporto.

Num futuro próximo teremos de volta os clássicos do nosso futebol, falta agora ressuscitar o Sporting Club da Horta e promover o futebol cá dentro, o que é nosso é bom, basta ser valorizado primeiro por nós.



Segunda, 20 Dezembro 2010 POST_REPLY

CALENDARIO DO CAMPEONATO REGIONAL INTER CLUBES

Três equipas representantes das três Associações de Futebol Açoreanas /// Todos contra todos /// Duas voltas, a pontos


Campo Figueiras - 08-01-2011 -15 horas - C.D.Santa Clara / A.Atlético C.


Municipal Angra - 15-01-2011- 15 horas - S.C.Angrense / C.D.Santa Clara


Campo Flamengos - 22-01-201 - 15 horas - A.Atlético C. / S.C.Angrense


Campo Flamengos - 29-01-201 -15 horas - A.Atlético C. / C.D.Santa Clara


Campo Figueiras - 05-02-2011-15 horas - C.D.Santa Clara / S.C.Angrense


Municipal Angra -12-02-201 - 15 horas - S.C.Angrense / A.Atlético C.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Santa Clara, campeão de São Miguel em Iniciados.





Os Iniciados do Santa Clara, foram os campeões de São Miguel em futebol. No derradeiro jogo contra o União Micaelense, equipa valorosa, muito bem organizada e constituída por bons jogadores, a nossa equipa foi batida no nosso terreno por uma bola a zero.

Tínhamos uma vantagem considerável para este jogo, porque conseguimos ganhar por 4-1 em casa deles, o que nos veio tirar um pouco de concentração e aquela necessidade de sermos obrigados a vencer. Quero mencionar, que a equipa técnica, tudo fez, para que a equipa tivesse nos seus níveis máximos, esquecendo esta possibilidade, e jogar o jogo pelo jogo, da mesmo forma que fizemos ate aqui.

Foi um jogo equilibrado, com poucas oportunidades de golo e muito jogado na zona intermediaria. O golo do União, acontecesse após um erro de posição da nossa equipa, onde o sector defensivo é apanhado desprevenido.

Neste jogo, por vários factores, não fomos tão fortes nas transições ofensivas e não conseguimos desenvolver o nosso jogo atacante como era habitual. Naturalmente, um dos factores que condicionou foi a ansiedade e estarmos limitados nas opções, porque tivemos alguns jogadores que tem jogado tocados e que nem treinam durante a semana nas devidas condições.

Sabíamos, que este campeonato iria ser disputado ate á ultima jornada, em virtude , do valor apresentado pelos nossos adversários directos. Estávamos também cientes do nosso valor e com trabalho e muito sacrifício, poderiamos chegar ao titulo!

Apartir daqui o nosso pensamento esta concentrado nos regionais, onde o único objectivo é ser campeões do mesmo, para termos acesso aos nacionais. Sabemos, que vamos ter pela frente equipas difíceis, mas com o nosso empano , concerteza que vamos conseguir.


Medina

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Violencia no futebol jovem em São Miguel.



Sendo uma pessoa que anda no desporto à muitos anos e sempre de uma forma ordeira, responsável e colaborante em todas as situações, não podia deixar de dar a minha opinião sobre este assunto, porque, cada vez mais, fico perplexo com tudo o que se passa ao redor desta modalidade.

Tenho reparado que esta situação é mais preocupante quando joga certa e determinado clube, contra os outros, mesmo sabendo que esporadicamente acontece no seu geral.

A formação de qualquer atleta, na sua fase inicial, tem que obedecer a certas regras de comportamento, de saber estar ou comportar-se perante o seu grupo e os seus adversários.

O querer ganhar à força, sabendo que por vezes tal não pode acontecer, leva as pessoas a procederem desta forma. Complicando o que e fácil, levando a tomarem atitudes pouco dignas para quem esta no desporto e para mais em processo de formação de atletas e de homens do futuro.

Eu já vi coisas ao longo destes anos que, ao pensar fico todo arrepiado. Mesmo aberrantes, sem lógica nenhuma e, sem motivos para que tal procedimento aconteça. Mas a falta de formação cívica dos seus responsáveis, levam a esta violencia física, mas muitas vezes verbal , porque são eles os seus mentores, para esconder as suas frustações ou os seus desaires desportivos.

Claro, se o exemplo vem de cima os miúdos fazem o mesmo ou pior, porque, se fossem tomadas medidas drásticas, limpando do desporto essas pessoas, concerteza, que tudo mudaria e tínhamos um desporto mais saudável.

Depois toda agente fica admirada que o futebol de formação e mesmo o senior, tenha cada vez menos pessoas para colaborar! Desta maneira ninguém quer sujar o seu nome em coisas inconcebíveis ou estar em situações menos claras.

Mais, existe outras modalidades que se pode usar a violencia sem serem penalizadas e ate são os campeões! Ou será que a covardia ou medo não os levam a isso? Ou por ser modalidade individual não são tão fortes?

Julgo, que desta maneira, vamos afastar ainda mais pessoas desta modalidade espectacular, se a entidade responsável não fazer aquilo que deve fazer.

Quando falo nos seus responsáveis, vai dos seus treinadores, dirigentes e ate dos seus familiares. Tem que haver bom senso e acima de tudo respeito pelos outros, para serem também respeitados, senão não vale a pena estarmos neste processo difícil, complicado mas muito aliciante.

Deixam os miúdos jogarem futebol, sem atropelos e sem confusões. Porque como tudo na vida, um jogo de futebol não passa de um jogo de futebol. Deixam as suas frustações em casa ou noutro lugar qualquer! Não carreguem nas outras pessoas, aquilo que também não queriam que o fizessem! Sejam humanos acima de tudo!

Agradeçam às pessoas que trabalham de forma digna, para tirar muitas vezes os seus filhos de lugares que ninguém quer que eles estejam!





Medina

Técnico de futebol de nível II

quinta-feira, dezembro 16, 2010

CAMPEONATO - FAIAL/PICO (AFHorta):

Fayal Sport aumenta vantagem de líder

Na passada quarta-feira o Fayal Sport foi ao Vale vencer o Flamengos por 2-1. A vitória dos verdes garantiu-lhes a liderança isolada da tabela classificativa, a 7 pontos dos flamenguenses.

No outro jogo da jornada, o Lajense venceu nas Canadinhas por 1-0.

No passado fim-de-semana, o Fayal Sport já tinha vencido o Lajense na Alagoa por 1-0, enquanto que o Feteira tinha perdido em casa com o Cedrense por 1-3.

Na próxima jornada, dia 19 de Dezembro, O Clube Desportivo Lajense recebe o Cedrense, enquanto que o Feteira vai ao Vale defrontar o FC Flamengos.

Resultados da 10ª. jornada:

CD Lajense, 1 - GD Feteira, 0

FC Flamengos, 1 - Fayal Sport, 2

Folga: GD Cedrense.

CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS ........ J V E D GM-S P

1º Fayal Sport ...... 8 6 2 0 11 - 4 20

2º Flamengos ....... 8 4 1 3 13 -15 13

3º Cedrense ........ 8 3 2 3 10 -10 11

CD Lajense ..... 8 2 3 3 14 -10 9

5º GD Feteira ..... 8 1 0 7 5 -14 3

11ª. Jornada - 12-19-2010:

CD Lajense - GD Cedrense

FC Flamengos - GD Feteira

Folga: Fayal Sport.

Publicada por João G. Silva em 19:06 0 comentários

quarta-feira, dezembro 15, 2010

O campeonato do Desportivo Lajense.


As minhas perspectivas para esta época, eram muito optimistas, baseavam-se na boa conjectura desportiva e politica. Sendo o único clube do Pico a disputar este campeonato e tendo uma câmara apoia-lo, tinha a partida reunido todas as condições para ter outra prestação.

No pouco que eu vi, aquando da minha estada nas Lajes, notei no jogo de apresentação contra o Desportivo Velense, alguma qualidade mas também algumas lacunas que podiam ser colmatadas com o decorrer da prova.

O que falhou, não sei? Mas julgo que se perdeu muitos pontos na fase inicial da prova, o que veio condicionar o resto da competição e obviamente os objectivos traçados pelos seus responsáveis.

Soube, que houve mudança técnica na equipa e, na minha opinião ela tem que ter o seguinte pressuposto; mudou-se com o objectivo de refazer e melhorar toda a sua estrutura técnica e táctica, para ainda conseguirem atingir o titulo? Ou partiu-se para uma perspectiva futura, organizando e estruturando todo o seu plantel para então na próxima época atacarem forte o tão almejado titulo?

Se a contratação do António Luz foi a pensar na segunda hipótese, concordo plenamente, senão foi tempo perdido, porque, com ele também não se consegui as performances desejadas.



Medina

Boas Festas e Feliz Ano Novo 2011.


Em meu nome pessoal,  desejo a todos os Atletas, treinadores e adeptos em geral, FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO.

Medina

terça-feira, dezembro 14, 2010

Campeonato AFH - Faial / Pico, em Iniciados.


Realizou-se no passado sábado, 11 de Dezembro, um jogo de Iniciados de grande importância pois estavam em campo as duas equipas que disputem o comando e o título de campeão.




No vale, Atlético e Flamengos jogavam a cartada final embora para os alvi- negros o empate fosse bom resultado pois mantinha-se com dois pontos de vantagem de que dispunha. Caso vencesse, ai o Atlético festejava o título e o acesso ao Regional de Iniciados pois aumentava para cinco os pontos de vantagem quando apenas falta disputar uma jornada. Pelo lado dos azuis, só a vitória interessava para poder ultrapassar este adversário e na última jornada diante do Fayal festejara conquista do ceptro.

Em relação ao jogo, o Atlético entrou melhor mas rapidamente o Flamengos equilibrou e conseguiu segurar as acções ofensivas do seu adversário. No entanto, o Atlético manteve maior pendor ofensivo e conseguiu abrir o marcador a meio do primeiro tempo. Quando se esperava que o caudal ofensivo aumentasse e surgir-se mais golos, os jogadores azuis conseguiram manter o discernimento e souberam reter a informação vinda do banco dado pelos seus responsáveis e ainda na primeira parte conseguem o tento do empate.

Após o intervalo, o Flamengos entrou melhor ainda, empolgado pelo golo do empate, e com maior objectividade consegue o golo da revira volta no marcador. O 2-1 para os azuis permitia sonhar com a conquista do campeonato e assim fizeram os seus jogadores que até ao final da partida deram luta e entregaram-se ao jogo.

Por seu turno, o Atlético com um futebol muito lento e rendilhado foi se acercando das redes dos Flamengos, mas raros eram os remates intencionais. Já no último minuto dos descontos, o Atlético beneficia de um livre junto da área dos azuis e consegue o golo do empate e desta forma mantém-se na frente. Apesar da grande contestação dos responsáveis azuis, o resultado final foi o 2-2 e com isto basta ao Atlético o empate na última jornada quando este receber a Madalena.


Comentário


ESPS 0

É verdade. O "dream-team" que ia ganhar isto com toda a facilidade esteve a um minuto (ou a segundos...) de perder o título de campeão da AF Horta para o Flamengos (depois só precisavam de vencer o FSC). Sobre o lance que dá origem ao golo do empate estava longe da jogada e só quem estava mais perto poderá opinar, mas houve muita contestação a essa falta.



O Atlético antes de ganhar este campeonato já pensava em ganhar o Regional. Se jogarem no Regional como estão a jogar, vão é ser goleados em São Miguel e na Terceira, por isso algo terá que melhorar na equipa. Eles tem plantel para apresentar futebol com muito melhor qualidade!

Infantis B vencem em jogo “esquisito”



A vitória por três bolas a zero, frente ao Santiago, foi insuficiente para assegurar o segundo lugar da série e o consequente apuramento para o grupo dos primeiros na segunda fase.



Nesta habitual crónica semanal sobre os jogos realizados pela nossa equipa de infantis B prefiro destacar alguns aspectos menos próprios do que propriamente aquele que deveria ser o normal desenrolar de um jogo entre equipas de miúdos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos.

Começando pelo final, refira-se que o Santa Clara venceu, em Água de Pau, o Santiago por três bolas a zero. O resultado foi, contudo, insuficiente para assegurar o apuramento para a série dos primeiros, na segunda fase do campeonato de São Miguel. Fica a certeza de que tínhamos as condições para assegurar tal apuramento, mas uma conjugação de factores não o permitiu.

O triunfo até teria sido suficiente, não fosse o União Micaelense ter perdido, em casa, frente ao Sporting Ideal, por três bolas a uma. Face a isto, a passagem só seria possível caso tivéssemos goleado o Santiago por 12 bolas de diferença. Não o conseguimos, mas tentamos, tendo os nossos jogadores demonstrado uma vontade que só quem viu pode descrever. Mas há dias em que a bola não quer entrar. Paciência, esta equipa é jovem e tem um futuro muito risonho à sua frente.

Vamos agora ao que me motiva maior indignação. No passado sábado, saí de Água de Pau triste. Não por não termos conseguido o referido apuramento, mas pelo que vi, ficando com a certeza de que, salvo raras excepções, o futebol de formação está “doente” em São Miguel.

Só assim se explica tudo o que se passou. Não sei bem porquê, ou talvez saiba, mas o Santiago utilizou todos, e mais algum, estratagemas para impedir que o Santa Clara alcançasse o que procurava. Compreendo o querer dos adversários em impedir a goleada. Claro! Agora, as formas utilizadas é que não foram as mais correctas. O constante incitamento à violência por parte dos seus responsáveis, a teimosia em não colocar a bola em jogo quando esta saía do rectângulo, as autênticas agressões verbais de que fomos alvo, as manobras de anti-jogo utilizadas, não me podem passar em claro.

Refira-se que até a iluminação artificial só foi activada a cerca de cinco minutos do final da partida, quando há muito mais tempo o deveria ter sido feito.

Sinceramente, custa-me a entender o que se passou. Mais, e apesar da derrota, os jogadores do Santiago comemoraram o desaire como se de um triunfo se tratasse e até nos esperaram à porta do campo para, mais uma vez, nos ofenderem, algo que fizeram acompanhados por alguns adeptos. Depois, seguiram para o adro da igreja da freguesia para, à passagem de cada carro com elementos da nossa comitiva, nos enxovalharem e comemorarem o feito. Enfim, isto não é formação, mas é o futebol jovem que temos na maior ilha açoriana. O problema é que este não é um acto isolado, como facilmente se pode verificar, todos os fins-de-semana, nos jogos em que o Santa Clara participa.

No campo Mestre José Leste, em Água de Pau, o Santa Clara alinhou com: Luís Almeida; Francisco Lucas, João Medina, Miguel Machado, Alexandre Miguel, Miguel Correia e Manuel Travassos. Jogaram ainda: Nuno Silva, Rafael Abranches, Rodrigo Correia, João Martins e Bruno Martins.

Treinador: António Medeiros.

Serviços mínimos cumpridos.

Os nossos iniciados foram a Rabo de Peixe derrotar a equipa da casa por 4-0 com dois golos em cada uma das partes. O futebol praticado não foi o melhor devido ao mau tempo mas conquistamos os três pontos.



Na penúltima jornada do campeonato de São Miguel fomos à vila piscatória vencer por 4-0 a equipa local numa partida onde existiram muitas ameaças de agressões aos nossos atletas e onde tivemos sair do campo sobre escolta policial. Situações a lamentar e que já não deveriam existir pois estamos a falar de miúdos de 13, 14 e 15 anos.

Num jogo sem grande história e sem um futebol muito atractivo por parte dos nossos miúdos, cumprimos os objectivos mínimos, ou seja, vencer sem sofrer. Na primeira parte, no espaço de um minuto marcamos por duas vezes, o primeiro golo é uma obra-prima de Rodrigo Rosa que dentro da grande-área fintou três adversários e na cara do guarda-redes ainda teve a classe para colocar a bola por cima deste. Logo de seguida, novamente Rosa, numa excelente movimentação levou de arrasto consigo dois adversários, passou a bola a Miguel Pavão sobre a direita com este a fazer um movimento interior e a fazer um remate que só parou no fundo das redes.

Um prémio mais que justo para Rodrigo Rosa, um jogador com um toque de bola fantástico e que esta época tem tido alguns azares com lesões, mas que tem feito um sacrifício enorme em prol deste grupo, prova da união que existe.

Na segunda parte efectuamos duas alterações e com as entradas de Diogo Andrade e Rodrigo Melo a equipa conseguiu ter mais posse de bola e conseguimos gerir o jogo à nossa maneira e marcamos por mais duas vezes, o terceiro numa jogada fantástica entre Rui Brilhante, Rodrigo Melo e Miguel Rodrigues, com este último a finalizar num voo de cabeça que só parou no fundo das redes. O quarto golo foi na transformação de uma grande penalidade convertida pelo maestro João Santos, com este depois a dedicar o golo ao seu colega (Rodolfo Cardoso) que no dia anterior fez uma entorse e não pôde dar o seu contributo à equipa neste jogo. Mais uma prova de amizade e união que está bem patente nesta equipa.

No campo do Bom Jesus, em Rabo de Peixe, o Santa Clara alinhou com: Rodrigo Faria; Bruno Lobo, João Travassos, Paulo Henrique e Filipe Cabral; João Santos, Rui Brilhante (Diogo Abranches) e Rodrigo Rosa (Diogo Andrade); Miguel Pavão, João Gomes (Rodrigo Melo) e Miguel Rodrigues (Filipe Medeiros).

Treinador: Hélio Oliveira.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Teledesporto de 11 Dezembro 2010

Jornalista José Silva.

Obrigado, José Silva


07 Dezembro 2010 [Opinião]                     

Soube a semana passada, que tinhas deixado de trabalhar para a RTP/Açores e Antena 1, ao serviço das quais, como coordenador do desporto, dedicaste a tua vida, sim a tua vida profissional e pessoal, com grande prejuízo para a tua família, que se habitou à tua ausência, física, pois a tua honestidade como homem e como profissional, o teu sentido de família, estiveram sempre presentes, como referência para todos aqueles que contigo tiveram o privilégio de trabalhar, de partilhar a tua amizade, de aprender com a tua experiência, mesmo em situações muito difíceis: Muito mais do que isso, o teu nome ficará indelevelmente marcado à promoção e divulgação do desporto dos Açores, como exemplo de um profissional sério, isento, características que te fizeram uma das referências do jornalismo desportivo na Região, ao longo das últimas quatro décadas.

Sei que não existem pessoas insubstituíveis, que sempre foste apologista de que as pessoas passam e as instituições é que perduram, o teu espírito de humildade, fez com que a palavra Não, não fizesse parte do teu vocabulário profissional, a tudo o que te pediam, mesmo que não estivesse ao teu alcance, tentavas sempre responder de forma positiva, como também apreciavas aqueles que contigo trabalharam, e que nunca te disseram que não. Foi contigo que me iniciei no jornalismo, no jornalismo desportivo, e foi contigo que deixei de colaborar no jornalismo desportivo.

Comecei precisamente aqui no Correio dos Açores, onde já eras o coordenador do desporto, integrei contigo o projecto do Jornal do Desporto, colaborei contigo na RTP/Açores e Antena 1 Açores.

Foi contigo que se introduziu o conceito de especialização no jornalismo desportivo nos Açores, reforças-te os programas diários de informação desportiva na televisão, os debates semanais, projectos iniciados pelo teu antecessor e nosso comum amigo Carlos Tomé. Em quantas pessoas apostaste, deste a cara, lançaste na comunicação social desportiva em toda a Região! Nem tu te deves lembrar de todos. Sei que tive a sorte de ser um deles

Caro José Silva, foi contigo que o conceito do tempo, ou seja da actualidade da informação, catapultou o desporto dos Açores, para o agendamento na comunicação social regional, fazendo com que hoje cada vez mais as primeiras páginas na imprensa escrita tenham temas do desporto, bem como os noticiários regionais dediquem cada vez mais tempo à actualidade desportiva.

Sei que encaraste isto tudo com o espírito de quem gostava do que fazia, nunca de obrigação, que apreciavas o trabalho de equipa, mas houve coisas que só se conseguiram, pela tua maneira de ser, pelo teu empenhamento, pela tua responsabilidade, pela tua dedicação. Esta tua visão humana que ponhas na tua profissão, não foi reconhecida por alguns dos teus superiores hierárquicos, mas também aqui, a razão irá sobrepor – se há missão. A tua decisão não me surpreende, mas vai surpreender aqueles que só dão valor às pessoas quando as perdem.

Não quero fazer qualquer ligação de “causa-efeito” da tua decisão, até porque o teu percurso profissional vale muito mais do que fizeste ao serviço da rádio e da televisão públicas, mas fiquei arrepiado quando li o actual director, Pedro Bicudo, dizer no Açoriano Oriental que veio para os Açores em espírito de missão, uma missão que só pode ser a de mercenário, por aquilo que foi uma das grandes conquistas da nossa autonomia, a RTP/Açores, e o seu actual estado de desrespeito, que a sociedade açoriana, que foi tão por si formada e valorizada, a votou, ou seja ao abandono.

Caro José Silva, tu sabes que eu sei que tu sabes, que há pessoas cuja amizade nunca esquecemos, mesmo que estejam agora mais longe. Obrigado por tudo aquilo que me deste a aprender.



Autor: Luís Guilherme Pacheco

Santa Clara empata em casa com o Fátima (0-0).

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Orgulho em vocês!


Iniciados do Santa Clara empataram com o Operário na antepenúltima jornada do campeonato mas mantêm o primeiro lugar com três pontos de vantagem sobre os fabris. Jovens de Hélio Oliveira mostraram uma louvável atitude em campo.



Excelente atitude dos nossos miúdos na tarde de quarta-feira, no campo das Figueiras, pois num jogo que se previa muitas dificuldades conseguimos realizar uma excelente exibição (em especial na segunda parte). Na primeira parte e com o vento a favor inauguramos o marcador num golaço de Paulo Henrique quase do meio-campo, um golo de levantar qualquer estádio.

A vantagem apenas durou uns minutos pois a equipa adversária empatou a partida num remate indefensável para o nosso guardião, Rodrigo Farias. Até ao intervalo empurramos o Operário para a sua baliza mas nunca conseguimos ganhar vantagem no marcador.

Na segunda parte e com o vento contra rubricamos uma excelente exibição, com carácter, humildade e muita entrega dos nossos miúdos. Conseguimos impor o nosso futebol e fomos muito fortes nas transições com Miguel Pavão a partir a loiça toda no corredor esquerdo. Fantástico jogador, fantástica equipa!

Até ao final do encontro não conseguimos marcar mas estamos satisfeitos pelo futebol apresentado pela nossa rapaziada. Futebol e formação viu-se numa tarde agreste em termos atmosféricos e cada vez mais mostramos que somos uma equipa muito unida. Humildade e respeito são os trunfos para vencermos o próximo opositor.

No campo das Figueiras, em Santo António, o Santa Clara alinhou com: Rodrigo Faria; Bruno Lobo, João Travassos, Paulo Henrique e Filipe Cabral; João Santos, Rui Brilhante e Rodrigo Rosa (Rodrigo Melo); Miguel Pavão, João Gomes e Miguel Rodrigues.

Treinador: Hélio Oliveira.

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Campeonato AFHorta: Feteira - 2 Lajense: 1

         

Santa Clara e Operário empataram a uma bola, em Iniciados.

Em relação a esta cronica sobre o jogo realizado entre nós e o Operário, feita pelo blogue abaixo indicado, tenho que aceitar, como é óbvio, mas não concordo. Houve uma primeira parte muito equilibrada, mas tivemos as melhores oportunidades de golo, enviando uma bola ao poste e marcamos um golo de canto que por ingenuidade do nosso atleta, deixou que o guarda redes caísse em cima, e por isso o arbitro marcou falta. Na segunda parte...continuamos a ter as melhores oportunidades e não me recordo do nosso guarda redes fazer uma defesa difícil... Haver um vencedor seria nós e não o nosso adversário, como disse o Emanuel Freitas, nas declarações finais. Agora fiquei em duvida se tinhamos estado no mesmo jogo...mas enfim!

Medina

http://dfacores.blogspot.com/2010/12/iniciados-santa-clara-e-operario.html

Campeonato AFH - Faial / Pico.

Fayal Sport aumenta vantagem

Fayal segura liderança

No passado fim-de-semana o Fayal Sport venceu o Desportivo da Feteira na Alagoa, com um golo sem resposta. A vitória tangencial permitiu aos verdes segurar a liderança da tabela classificativa.

No outro jogo da jornada, o Flamengos venceu o Cedrense no Vale por 1-0.

Na quarta-feira, os Verdes foram aos Cedros empatar 1-1, no entanto o Flamengos caiu no Pico frente ao Lajense, tendo perdido por 7-1.

No próximo domingo, o Desportivo da Feteira recebe o Cedrense enquanto que o líder Fayal joga no Pico com o Lajense.

Na quarta-feira, dia 8, é a vez do Feteira atravessar o Canal, sendo que o jogo grande se joga no Vale, com o Flamengos a receber o Fayal Sport.

Resultados da 8ª. jornada:

GD Cedrense, 1 - Fayal Sport, 1

Desp. Lajense, 7 - Flamengos, 1

Folgou: GD Feteira.

Resultados da 9ª. jornada:

GD Feteira, 1 - Cedrense, 3

Fayal Sport, 1 - CD Lajense, 0

Folgou: FC Flamengos.

CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS ........ J V E D GM-S P

1º Fayal Sport ..... 7 5 2 0 9 - 3 17

2º Flamengos ..... 7 4 1 2 12 -13 13

3º Cedrense ...... 8 3 2 3 10 -10 11

4º CD Lajense .... 7 1 3 3 13 -10 6

5º GD Feteira ...... 7 1 0 6 5 -13 3

10ª. Jornada - 12-08-2010:

CD Lajense - GD Feteira

FC Flamengos - Fayal Sport

Folga: GD Cedrense.

Publicada por João G. Silva em 18:49 0 comentários

terça-feira, dezembro 07, 2010

Lajense, campeão de juvenis da Ilha do Pico - Futebol Formação


O Grupo Desportivo Lajense sagrou-se campeão de Juvenis na ilha do Pico no último fim-de-semana, num escalão em que o equilíbrio foi imenso entre os vencedores e a Madalena.




Só na penúltima jornada os amarelos descolaram do seu adversário ao vencer nas Lajes por 2-1 tendo deixado a festa para a derradeira jornada onde lhe bastava o empate com a Prainha. No entanto, o Lajense levou de vencida a turma da Prainha. Para a festa ser completa, agora espera à equipa das Lajes o apuramento de campeão da A.F. Horta em que o seu adversário é o Fayal Sport, vencedor da ilha do Faial na categoria. Este apuramento é feito a duas mãos onde sai o representante ao Regional.

Em Juniores, a Madalena recebeu e perdeu por 0-1 com o Fayal Sport na 6ª jornada do campeonato. Neste momento Fayal tem 9 pontos, Salão 7 e Madalena 1 ponto. Próxima jornada Salão recebe Fayal Sport na Restinga.

Nos Iniciados, o Flamengos conseguiu vencer a Madalena por 2-0 no Vale enquanto o Atlético foi à Alagoa golear por 0-9 o Fayal Sport. Após a 4ª jornada Atlético é líder com 12 pontos, os mesmos que Flamengos, seguido pelo Fayal com 3 e Madalena ainda com 0 pontos.

Fayal Sport: 1 Lajense: 0 / Domingo 05.12.2010.


Fayal Sport-Lajense
Enviado por FSCBlog. - Explore mais vídeos de esporte e esporte radical.

Teledesporto dia 05/12/2010

Entrada forte na partida resulta em goleada.




Os iniciados seguraram o primeiro lugar ao golearem um adversário directo por 6-0! O resultado desnivelado mostra a qualidade dos nossos jovens.



Previa-se um jogo mais complicado mas a forte entrada dos nossos miúdos na partida facilitou e que de maneira o resto do encontro. Entramos muito fortes e inauguramos o marcador num remate de fora da área de Rui Brilhante, logo de seguida fizemos o segundo golo numa jogada de insistência de Miguel Rodrigues (prémio por nunca ter desistido do lance) e volvidos dois minutos Rodrigo Rosa aumentou para 3-0 num remate cruzado. A um minuto do intervalo aumentamos para 4-0 através de um cabeceamento de Miguel Pavão.

Uma primeira parte onde nunca tiramos o pé e onde ficou patente a excelente atitude dos miúdos. Na segunda parte a partida abrandou de ritmo, no entanto conseguimos marcar por duas vezes, golos de Miguel Rodrigues e Miguel Pavão que bisaram na partida. De resto foi gerir o jogo até ao apito final do árbitro. Vitória folgada perante um adversário forte. Mais uma vez ficou provado que quando os miúdos encaram os jogos sem pressão conseguem fazer deles uma festa do futebol sempre com humildade, atitude, raça e alegria.

No campo das Figueiras, em Santo António, o Santa Clara alinhou com: Rodrigo Faria; Bruno Lobo (Rodrigo Melo), João Travassos, Paulo Henrique e Filipe Cabral; João Santos (Diogo Abranches), Rui Brilhante e Rodrigo Rosa; Miguel Pavão, João Gomes e Miguel Rodrigues.

Treinador: Hélio Oliveira.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Infantis B perdem com o União Micaelense.


A expressão da derrota averbada no passado sábado não reflecte bem o que se passou em campo, embora não se questione a justiça da vitória do União.

A equipa de infantis B do Santa Clara perdeu, no passado sábado, frente ao União Micaelense. Em jogo a contar para a penúltima jornada da primeira fase do campeonato de São Miguel, o União foi mais forte e venceu por cinco bolas a zero. Apesar disto, e para quem viu o jogo, fica a sensação de que os números não reflectem a diferença que existe entre os dois conjuntos, embora não se possa colocar em causa a vitória dos jovens que equiparam de preto.

O jogo começou extremamente dividido, com o Santa Clara a tentar chamar a si as despesas do encontro, enquanto o União ripostava no contra-ataque, sem que as equipas conseguissem criar situações de perigo. No entanto, e num lançamento de linha lateral, uma displicência do último sector encarnado ditou o primeiro golo da partida. Até ao intervalo, o Santa Clara tentou chegar ao empate, mas a verdade é que pouco rematou à baliza do União, embora Medina ainda tenha estado perto da felicidade. O pontapé do defesa saiu, contudo, a rasar o travessão.

No segundo tempo, a história do jogo passa pelo acumular de erros dos nossos atletas, pese embora os primeiros minutos que seguiram à vinda dos balneários tenham revelado um Santa Clara em busca do tento da igualdade. Contudo, e novamente fruto de uma desconcentração, o União ampliou a vantagem e, a partir daí, tudo ficou mais difícil. Os jogadores mostravam-se incomodados com a desvantagem e, no querer reduzir o placard, acabaram por abrir brechas no último reduto. Fruto disso, o União Micaelense dilatou o marcador para números pouco consentâneos com o valor da nossa equipa.

Fica a certeza de que o cinco a zero não reflecte a diferença que separa as duas equipas, restando agora ao Santa Clara vencer, na próxima jornada, o Santiago para seguir para a série dos primeiros, embora essa confirmação careça do resultado que se registará no jogo entre União Micaelense e Sporting Ideal, na última jornada.

No estádio Jácome Correia, o Santa Clara alinhou com: Luís Almeida; Alexandre Miguel, João Medina, Miguel Machado, Miguel Correia, Bruno Martins e Miguel Correia. Jogaram ainda: Francisco Lucas e João Martins.

Treinador: António Medeiros.

CAMPEONATO da (AFH) - FAIAL/PICO:

Fayal Sport lidera, Lajense goleia

Resultados da 7ª. jornada:

Flamengos, 1 - Cedrense, 0

Fayal Sport, 1 - GD Feteira, 0

Folga: Desp. Lajense.

Resultados da 8ª. jornada:

GD Cedrense, 1 - Fayal Sport, 1

Desp. Lajense, 7 - Flamengos, 1

Folga: GD Feteira.

CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS ...... J V E D GM-S P

1º Fayal Sport ....6 4 2 0 8 - 3 14

2º Flamengos ....7 4 1 2 12 -13 13

3º Cedrense ....7 2 2 3 7 - 9 8

4º CD Lajense ...6 1 3 2 13 - 9 6

5º GD Feteira ...6 1 0 5 4 -10 3

9ª. Jornada - 05-12-2010:

GD Feteira - GD Cedrense

Fayal Sport - CD Lajense

Folga: FC Flamengos.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Iniciados do C.D.Santa Clara. Objectivo cumprido




Iniciados somaram mais uma vitória e continuam na frente da classificação. Dois golos em cada metade deram três pontos numa tarde tranquila.



Vitória tranquila dos nossos miúdos por 4-0 com dois golos em cada parte. Num jogo marcado pelo forte vento, na primeira parte João Santos bisou na partida com dois golos de belo efeito, o primeiro com um remate de longa distância e o outro na conversação de um livre directo.

Na segunda parte marcamos logo no primeiro minuto por intermédio de Miguel Pavão. Continuamos a pressionar a equipa adversária e fechamos o marcador por intermédio de Rui Brilhante num remate forte à entrada da área. Boa exibição dos nossos jovens num jogo condicionado pelo forte vento que se fez sentir em Santo António.

No campo das Figueiras, em Santo António, o Santa Clara alinhou com: Rodrigo Faria; Bruno Lobo, João Travassos, Paulo Henrique e Filipe Cabral; João Santos (Rodrigo Melo), Rui Brilhante e Rodrigo Rosa (Filipe Medeiros); Miguel Pavão, João Gomes (Diogo Andrade) e Miguel Rodrigues (João Sobral).

Treinador: Hélio Oliveira.