sexta-feira, abril 29, 2011

Infantis B seguem em frente na Taça de São Miguel.


Na pré-eliminatória da última competição da época, em jogo disputado na noite de quarta-feira, os jovens encarnados derrotaram o Santiago por quatro bolas a uma.


Foi no campo das Figueiras, na freguesia de Santo António, na noite da passada quarta-feira, que os infantis B do Santa Clara arrancaram para a última competição da época.

O capricho do sorteio ditou que a equipa de António de Medeiros tivesse de disputar uma pré-eliminatória para seguir em frente na prova. O adversário era o conhecido Santiago.

Num jogo de mata/mata, como dizia o antigo seleccionador nacional Luiz Felipe Scolari, a passagem à próxima ronda nunca esteve em causa, tal é a diferença de valores entre ambas as equipas, como aliás já tinha fica demonstrado numa ocasião anterior.

Cedo se percebeu que a história do jogo residiria no número de golos que o Santa Clara iria marcar e em quantas oportunidades iriam ser desperdiçadas. A verdade é que entre o deve e o haver, saiu claramente a ganhar o desperdício, tantas foram as bolas que acabaram por não entrar na baliza da formação que viajou de Água de Pau.

O Santa Clara entrou dominador, a trocar bem a bola entre todos os sectores, cumprindo à risca o que tinha sido pedido pela equipa técnica. Não foi assim de estranhar que, logo nos primeiros minutos, começasse a cheirar a golo em Santo António. Tento este que haveria de chegar, por intermédio de Bruno Martins.

Pressionantes, os jogadores da casa não deixavam o adversário respirar, sendo avassalador o domínio exercido nas várias fases do encontro. Foi natural, assim, o avolumar do marcador, que, ao intervalo, registava uns esclarecedores três a zero, sendo que muitos outros golos ficaram por marcar.

Na segunda parte, o desperdício foi ainda maior. De todas as formas e feitios, o Santa Clara chegava à área do Santiago, mas, na hora de finalizar, o acerto revelou-se muito curto, uma situação que será de rever em futuros jogos, principalmente nos de grau dificuldade superior, como aqueles que certamente se avizinham em futuras eliminatórias.

Ainda assim, Bruno Martins bisaria no encontro, para, depois, o Santiago apontar o tento de honra, num momento em que o Santa Clara já testava soluções para um futuro próximo.

No final, não ficavam dúvidas quanto à justiça do placard, que, refira-se, só peca mesmo por escasso.

Nota ainda para a postura do Santiago. Neste escalão não se compreendem algumas atitudes, as quais deveriam merecer reparo por parte dos responsáveis pelos clubes. No entanto, e à semelhança do que aconteceu no campeonato, nunca da parte do banco verde surgiu qualquer indicação para que os atletas não enveredassem por algumas situações menos próprias. Salve-se que, pelo menos desta vez, o jogo não conheceu paragens consecutivas, como tinha acontecido em Água de Pau.

No campo das Figueiras, o Santa Clara alinhou com: Luís Almeida; Alexandre Miguel, Francisco Lucas, Rodrigo Correia, João Medina, Miguel Correia e Bruno Martins. Jogaram ainda: Nuno Silva, Miguel Machado, Manuel Travassos, Rafael Abranches e Diogo.

Golos: Bruno Martins (2), João Medina e Miguel Correia.

Treinador: António Medeiros.

quarta-feira, abril 27, 2011

FAIAL/PICO:TAÇA A.F. DA HORTA - FUTEBOL



Fayal Sport e CD Lajense na frente


Resultados da 8ª. jornada:


Desp. Lajense, 5 - Cedrense, 1

GD Feteira, 0 - Fayal Sport, 2

Folgou: FC Flamengos.


CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS J V E D GM-S P

1º Fayal Sport 7 4 1 2 14 - 9 13

2º CD Lajense 7 4 1 2 16 - 6 13

3º FC Flamengos 6 4 0 2 10 - 8 12

4º GD Cedrense 6 1 1 4 5 -13 4

5º GD Feteira 6 1 1 4 2 -11 4



9ª. jornada - 1 de Maio - 2011:

FC Flamengos - Desp. Lajense

GD Cedrense - GD Feteira

Folga: Fayal Sport.

Campeão nacional de Vela.


Disputado em Tavira, nos dias 20 a 23 de Abril de 2011, e organizado pelo Clube Náutico de Tavira, em conjunto com a Associação Regional de Vela do Sul (ARVS), e em co-organização com a Federação Portuguesa de Vela decorreu o VI Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas.



Rui Silveira, velejador do Clube Naval da Horta, revalidou o seu título de Campeão de Portugal de Laser Standard, superando Tiago Morais, do Clube Naval de Leça/Triconsulte Loggame e Hélio Lopes, do Grupo Naval de Olhão e apurando-se para o Campeonato Mundial de Classes Olímpicas de Vela.




Desde o primeiro dia de regatas, Rui Silveira dominou totalmente o Campeonato ganhando 8 das 10 regatas disputadas.

P.S. Os meus parabéns, ao meu primo Rui!

Medina


terça-feira, abril 19, 2011

Quero ser treinador..

Ser treinador de futebol é como comandar um exército, em que é preciso distribuir as forças pelo terreno, para, actuando de forma dinâmica, ser capaz de garantir o triunfo.


À frente dos destinos da equipa o técnico pode passar por estados opostos. Se está a vencer, é saudado. Se perde, chovem as críticas, o seu trabalho é logo posto em causa. É a altura de vir ao de cima o melhor das qualidades do técnico: de ser capaz de tomar decisões e convencer o grupo de que o caminho traçado é o melhor para chegar ao triunfo.

O trabalho com a equipa durante a semana dá as indicações ao treinador sobre quem é que está em melhores condições para se apresentar na partida que se segue.

No dia do jogo, onze são os eleitos do técnico para subirem ao terreno, sentirem as vibrações no público, porem em prática a estratégia definida e há sete atletas que vão para o banco, prontos para qualquer eventualidade.

Cabe ao treinador conhecer as características do adversário, conhecer as potencialidades dos seus jogadores e decidir como defender, quando e como atacar as redes contrárias.

O movimento colectivo é o dado mais importante. Não há treinador que resista quando tem ao dispor apenas um somatório de individualidades, em que cada um se preocupa mais consigo próprio e menos com os outros.

Também é verdade que um treinador será tanto melhor quanto souber aproveitar o melhor de cada um dos seus jogadores para atingir os objectivos globais.

Cada uma das unidades tem um papel específico a desempenhar, mas sempre com o sentido posto no resultado do colectivo. Porque não há vitórias individuais. A vitória ou derrota é sempre pertença de todos.



LPFP.pt

Uma equipa do Lajense de 1950.

terça-feira, abril 12, 2011

A.F.HORTA - Resumo do fim de semana.

Mais um fim-de-semana recheado de futebol na associação de futebol da Horta. Com vários jogos para a taça A.F. Horta, destacou-se o apuramento de campeão da associação na categoria de Infantis.

O representante do Pico, o São João, recebeu no sintético das Lajes o Futebol Clube dos Flamengos vencedor da ilha do Faial. O resultado final de 0-10 favorável ao representante da ilha azul expressa bem a superioridade da equipa e do trabalho intenso que se tem feito na formação na ilha do Faial.


Também em formação mas a contar para a Taça, disputou-se mais uma jornada em Juniores onde o Salão recebeu o Fayal Sport. O jogo disputou-se no sintético da Alagoa devido ao campo da Restinga se encontrar impraticável. Em relação ao jogo, o Fayal Sport já reforçado com muitos Juvenis vindos do Nacional demonstrou não ser equipa para os azuis e foi goleado por 6-1. Na classificação o Salão comanda com 12 pontos, Madalena 3 e Fayal Sport 0 pontos.

Em Juvenis, o Fayal Sport recebeu e venceu o Desportivo Cedrense por 3-0 igualando assim o Flamengos na classificação com 3 pontos enquanto os Cedros são últimos com 0 ponto.

Nos Seniores, o Flamengos recebeu e venceu já no último minuto da partida o Desportivo da Feteira por 1-0. Muitas dificuldades que os azuis encontraram perante uma Feteira que tem melhorado muito. Nos Cedros, a equipa da casa perdeu por 1-2 com o Fayal Sport num jogo muito disputado mas raramente bem jogado. Foi pobre o futebol apresentado pelas equipas onde os 3 golos valeram ao público que assistiu ao jogo. Na classificação da taça que apura os representantes à taça Autonomia, Lajense e Fayal Sport tem 7 pontos, Flamengos 6, Feteira e Cedros 4 pontos. Próximo domingo Lajense recebe feteira e Flamengos o Fayal Sport.



segunda-feira, abril 11, 2011

Desporto Açoreano em grande !



Teórico favoritismo do Ribeirense foi confirmado em campo ao vencer por 3-0 o Trofa. Taça de Portugal de voleibol feminino regressa ao Pico dois anos depois. Fonte do Bastardo está na final do campeonato e Lusitânia salvou-se da descida na última jornada. Candelária também fez história!


Fim-de-semana de grande impacto desportivo nos Açores com três equipas a escreverem brilhantes páginas no seu historial. Começamos pelo Ribeirense que foi ao pavilhão multiusos de Baião, no Porto, conquistar a Taça de Portugal de voleibol feminino com vitória clara (3-0) sobre o Trofa.

A equipa de Paulo Barreto reconquistou o troféu que tinha ganho em 2009 com um triunfo que não deixa margem para dúvidas e que reforça o sonho de juntar a este feito o título de campeã nacional. Logo no primeiro set se percebeu que as açorianas não estavam para facilitar e abriram caminho para a vitória com um parcial de 25-17.

O segundo set (25-20) foi mais equilibrado mas nem por isso o triunfo lhes escapou e somente no terceiro o Trofa deu mostras de algum inconformismo mas nas vantagens o Ribeirense confirmou a vitória na Taça de Portugal a vencer por 26-24. Dois anos depois o troféu volta à ilha do Pico!



Página marcante também no historial da Fonte do Bastardo que precisava vencer apenas dois set’s para chegar à final do campeonato da divisão A1 de voleibol masculino. E não foi preciso sofrer para alcançar o sonho porque a formação de Alexandre Afonso recebeu e derrotou o Sporting de Espinho por 3-0 (25-21, 25-22 e 25-23), confirmando a segunda posição e o acesso à final onde vai discutir o título com o Benfica.



O Candelária não ficou atrás nas honrarias e carimbou o inédito acesso aos quartos-de-final da Liga Europeia de hóquei em patins e com direito a primeiro lugar no grupo C. A turma da ilha do Pico entrou para a derradeira ronda da fase de grupos na terceira posição e obrigada a derrotar o Viareggio para seguir em frente. A vitória por 5-1 deu-lhe a qualificação e a primeira posição porque o Noia perdeu frente ao Pati Vic.

E a juntar à perfeição de um fim-de-semana histórico a equipa de basquetebol do Lusitânia salvou-se da descida na última jornada do campeonato da Liga. O triunfo por 76-70 sobre o Guimarães confirmou a permanência entre os melhores da modalidade sem depender de terceiros, mas a vitória do Benfica sobre o Illiabum também serviria os interesses dos verde-e-brancos caso estes não conseguissem superar os vimaranenses.



Acácio Mateus

sexta-feira, abril 08, 2011

Futebol jovem e realidade social - Violência

Em contacto com o futebol jovem tem-se percepções tão diferenciadas que nos fazem reflectir sobre a sociedade, muito mais que o futebol.


A intolerância é presença contínua! Vejo jovens de nove/dez anos a não conseguirem controlar os seus ímpetos mais violentos, as suas respostas primárias, perante acções levadas a cabo sobre si. Incomoda-me ver em equipas de escolinhas os jovens a maltratarem-se como adversários num campo de batalha. Porém isso é um retracto social, pois não é o futebol que desponta tais actos, é a sociedade, o meio que influencia o Homem.

Os jovens não conseguem perdoar facilmente, é-lhes mais fácil ripostar e agredir, física ou verbalmente, o seu colega. Mas o que leva ao surgimento desta violência? Que ensinamentos lhes são incutidos? De que forma pensam sobre as suas acções?

Futebol violento? E a sociedade não o é? Quem provoca a violência é o homem, como tal o homem não é divisível, ou seja, não agride no futebol e abraça na escola ou local de trabalho!

Educar urge! Educar urge na escola, educar urge no futebol, educar urge em qualquer local onde esteja presente a espécie humana!

O futebol é um fragmento fruto da sociedade, logo há que educar/reeducar para que a sociedade não se torne ou não continue a ser um local de guerra constante!

Como é possível ver um atleta jovem agredir verbalmente um colega ou adversário? Ou discriminar pela tez da pele ou capacidade futebolística? E o respeito, a compreensão, a solidariedade? De que forma são incutidos estes valores para não se avistarem?

Não basta incutir valores na teoria, à que agir, teorizar e praticar. É necessário ser o exemplo para as crianças, caso contrário a sociedade toma caminhos distanciados da boa moral e costumes.

Como mensagem final deixo a minha esperança de que quem trabalha com crianças procure transmitir valores desportivos como a solidariedade, o respeito, a humildade, o trabalho, o sacrifício, a ambição, a tolerância, o trabalho de equipa e tantos outros valores necessários para a construção de um Mundo melhor perante a minha visão. Antes de uma boa classificação procure a plena e saudável construção!


quinta-feira, abril 07, 2011

Volei Clube de São Miguel, a caminho do título!




A caminho do título estão as juvenis do Volei Clube de São Miguel. Na primeira jornada da segunda volta do campeonato as micaelenses receberam e derrotaram a Irmandade Nossa Senhora do Livramento por duplo 3-0, recuperando assim a liderança isolada com dois pontos de vantagem sobre as terceirenses.


Na próxima ronda, a penúltima, o Volei Clube de São Miguel folga pelo que para chegar ao ceptro terá de vencer os Bombeiros da Horta na derradeira jornada do campeonato, tarefa que deverá concretizar com maior ou menor dificuldade.



Selecção Açores Feminina 2011 - Voleibol




A atleta do Clube Desportivo Escolar da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Carolina Amaral (Nº 5 na foto), integra o lote de convocadas para o 9º estágio de preparação da Selecção Açores Feminina de Voleibol que irá representar a Região nos Jogos das Ilhas este ano na Sicília (Itália).

Para além do estágio, o seleccionado açoriano vai participar no XVII TORNEIO CENTENÁRIO DA PRÁTICA DO VOLEIBOL. Competição organizada pela Associação de Voleibol de São Miguel.


Selecção Açores Feminina 2011

Convocadas (13 a 22 de Abril)

Joana Correia - Volei Clube

Filipa Rodrigues - Volei Clube

Gabriela Montenegro - Volei Clube

Carolina Amaral - CD Escolar da EBSSM

Cátia SIlva - INSL

Cristie Botelho - ADF Faial

Maria Silva - EP Arrifes

Inês Brilhante - Volei Clube

Beatriz Baptista - Volei Clube

Laura Vargas - Clube K

Marta Garcia - AJ Fonte do Bastardo

Frederica Melo - AJ Fonte do Bastardo



TREINADORES: Luís Magalhães, Vítor Dinis e Débora Dutra

P.S. Beatriz Baptista, minha filha, está neste lote de convocadas!

terça-feira, abril 05, 2011

Incompetência de Comando para o Futebol Jovem



Retirei este texto de um outro blog e, por achar interessante, publiquei aqui no meu espaço.

 
Chego agora de uma observação a um jogo de camadas jovens, e a insatisfação sobre o que presenciei é tão grande que decidi escrever este post.

Cheguei á momentos de uma observação a um jogo de juvenis...miudos de 16 aninhos.

É suposto no futebol jovem, os treinadores além de serem "líderes" de um grupo de jovens, e como jovens...irreverentes, serem também uma "muleta" de apoio psicologico e de conselhos uteis, como forma de melhorar o rendimentos destes miudos.

Assim, a postura de um treinador de formação deve ser muito bem pensada. Devem ser disciplinadores, mas de uma forma mais "leve", ou seja, devem incutir respeito e disciplina sem serem drásticos nas palavras e nas medidas, pois a mentalidade de miudos com 16 anos é frágil e como tal é afectada mais facilmente.

Hoje durante a observação encontrava-me junto a um dos bancos, e infelizmente, desde o 1 minuto vi um treinador duro, mt crítico e sem medir as palavras. Acontece que este treinador disparava em quem podia, e por uma questão geografica "caiu" sempre em cima do extremo direito. O miudo entrou em jogo da mesma forma que os seus colegas. Estava a ser regular, mas desde o 1 minuto teve que conviver, para além do stress do jogo, com um treinador sem mínimas caracteristicas para liderar um colectivo jovem. As críticas eram constantes e muitas delas sem grande fundamento.

Conclusão, o miudo desde os 10 minutos começou a mostrar nervosismo e ansiedade, a bola começou a "queimar" e desde então que a sua exibição desceu a pique. Sempre que recebia a bola tentou de todas as formas despacha-la o mais rapidamente possível e como extremo direito, mas massacrado pelas críticas, começou a refugiar-se mais no centro do campo..perdendo todo o sentido posicional. O treinador tirou-o antes do intervalo.

Conclusão, se um clube quer uma boa formação..necessita ,primeiro de tudo, de profissionais capazes de lidar com miudos que apresentam lacunas psicologicas e a irreverencia propria da sua idade. Se num jogador de alta competição compreende-se críticas mais ríspidas e duras, pois são jogadores já formado tecnico-tacticamente e psicologicamente, com os miudos tem de haver a "Sensibilidade" para os motivar, corrigir, e até chamar a atenção sem "despedaçar" um pupilo psicologicamente.

Assim, posso dizer que hoje vi um Homem (como treinador) que não tem qualquer tipo de sensibilidade para ocupar o posto que ocupa.

Ao mesmo tempo, como treinador, falhou em todas as vertentes. Falhou na forma pedagógica como deveria ter intervido, falhou pois limitou o jogador e falhou pois pode ter perdido ,nos tempos mais proximos, um jogador motivado em campo e a jogar com a tranquilidade necessária para fazer aparecer tudo o que de melhor o jovem tem.

Numa altura em que o futebol evoluiu tanto, e evoluí rapidamente para uma metodologia mais cientifica, e numa altura em que os aspectos motivacionais começam a ter um papel preponderante, é necessário nos séniores mas também na formação ter responsaveis capazes de compreender estes novos fenomenos e sobretudo capazes de aplicar pedagogia nos mais jovens.

Este é um pequeno desabafo.....de uma situação lamentável que assisti.

sexta-feira, abril 01, 2011

Veteranos do C.D. Santa Clara em Santa Maria - Anos 90

                                                    CD Marienses x GD Santa Clara



Desporto / Alimentação Saudável para Crianças.


Dos 5 aos 12 anos

Considerações Nutricionais

A partir dos cinco anos de idade o crescimento das crianças é menor, contudo, a alta exigência nutricional e o apetite reduzido mantêm-se. é então crucial que todas as refeições ou snacks vão de encontro a uma alimentação saudável e ricos do ponto de vista nutricional.

A diminuição da actividade física e o aumento da obesidade são grandes preocupações. A relação entre a alimentação e uma vida saudável é largamente conhecida, e o comportamento das crianças desde cedo define os padrões que na adolescência e idade adulta irão seguir. Temas de particular importância são:

Energia

Para um crescimento saudável, uma criança precisa de muita energia, a qual deve ser fornecida por uma alimentação saudável. Ao longo dos anos, o consumo energético tem vindo a diminuir nas crianças, com os níveis de actividade física a também baixarem. Apesar de esta relação não ser por si só um problema directo, existem cada vez mais crianças com excesso de peso e problemas de obesidade infantil.

Certifique-se que a sua criança é tão activa quanto possível e que recebe quantidades suficientes de energia através da alimentação. Refeições e sancks frequentes baseados nos principais grupos nutricionais são muito importantes.

Se a criança está a ganhar muito peso, não se preocupe em demasia nem entre em pânico, e concentre-se antes em fomentar a actividade física (jogos de futebol, bicicleta, passeios com o cão, natação, etc). Mesmo se uma criança tiver excesso de peso, continua a precisar de uma alimentação saudável e bons nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento, por isso, não reduza drasticamente a alimentação.

Ferro

O ferro é um mineral que ajuda a manter os glóbulos vermelhos saudáveis. Ferro insuficiente pode conduzir a anemias, um problema particularmente comum em jovens raparigas. Podemos encontrar boas fontes de ferro na carne vermelha, fígado, clara de ovo, cereais fortificados, feijão e outros legumes. Para ajudar a absorver melhor o ferro, combine com alimentos ricos em vitamina C.

Cálcio

O calico é fundamental para um bom desenvolvimento ósseo. Boas fontes de cálcio são todos os produtos lácteos, legumes de cor verde, cereais e tofu.

Folatos

O folato adquire especial importância no crescimento, mas a ingestão desta vitamina parece ser bastante reduzida em algumas crianças, especialmente aquelas que não têm o hábito de tomar um bom pequeno-almoço, já que os cereais fortificados são excelentes fontes deste tipo de vitamina.



VOLEIBOL: Volei Clube de São Miguel volta à liderança em Juvenis femininas.




A equipa juvenil de voleibol feminino do Volei Clube de São Miguel reassumiu a liderança do torneio regional após vencer, em casa, os dois encontros que fecharam a primeira volta da competição que vai apurar a campeã dos Açores. As micaelenses receberam e derrotaram os Bombeiros da Horta por duplo 3-0, resultados que a colocam no primeiro lugar da tabela classificativa.

No mesmo escalão, mas em juvenis, o Clube K foi surpreendido pelo Ribeirense na deslocação ao Pico. Os campeões de São Miguel, apontados como teóricos favoritos à vitória, perderam os dois desafios por 3-2, mas nada está perdido no que concerne à discussão do ceptro açoriano.

O regional de juniores femininos arrancou com a disputa primeira fase concentrada e as três apuradas da ilha de São Miguel defrontaram-se para qualificar uma directamente e a segunda posicionada disputa a liguilha.

A Escola Preparatória dos Arrifes alcançou a posição cimeira com três vitórias e uma derrota, igual desempenho obtido pelo Clube K mas com vantagem para as arrifenses nos factores de desempate. A Escola Secundária da Ribeira Grande perdeu os quatro jogos e quedou-se pela última posição.

Quanto ao regional de iniciados, o primeiro momento da quarta fase não foi muito positivo para as equipas de São Miguel. Os Antigos Alunos classificaram-se no segundo lugar com os mesmos pontos que o primeiro, Fonte do Bastardo, ao passo que o Clube K não foi além do último posto, atrás do Marienses.