sexta-feira, março 30, 2012

Inter-Associações na Ribeira Grande.

Torneio Regional Inter-Associações de Futebol, escalão etário de sub13 (juniores “D”), decorre, entre sexta-feira e domingo, no complexo desportivo da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.A prova, disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas.


O Torneio Regional Inter-Associações de Futebol, escalão etário de sub13 (juniores "D"), decorre, entre sexta-feira e domingo, no complexo desportivo da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

A prova, disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, conta, como habitualmente, com a presença das três associações de futebol da região e, na circunstância, obedece ao seguinte programa:

Sexta-feira: AF Horta - AF Ponta Delgada (10:30) e AF Angra do Heroísmo - AF Horta (17:00). Sábado: AF Ponta Delgada - AF Angra do Heroísmo (10:30) e AF Ponta Delgada - AF Horta (17:00). Domingo: AF Horta - AF Angra do Heroísmo (10:30) e AF Angra do Heroísmo - AF Ponta Delgada (17:00).



Filipe Andrade interessa ao Braga

Jovem avançado está referenciado pelo Sporting de Braga

Avançado do Santiago está bem referenciado junto de vários clubes do norte do país. Sporting de Braga é o que mais tem seguido a carreira do melhor marcador da série Açores de futebol.

O futuro de Filipe Andrade dificilmente irá passar pela continuidade no plantel do Santiago. As qualidades do jovem avançado de 19 anos não têm passado despercebidas a vários emblemas nacionais que disputam o campeonato da I Liga e o Sporting de Braga está entre os maiores interessados naquele que é actualmente o melhor marcador da III divisão, série Açores.

Os quinze golos apontados ao cabo de vinte jornadas têm tido eco no norte do país e os arsenalistas já procuraram saber quem é Filipe Andrade, quais as suas principais qualidades e qual a margem de progressão do jovem ponta-de-lança que está a despontar no emblema de Água de Pau, concelho de Lagoa.

O promissor atacante está a cumprir a terceira época ao serviço dos pauenses. A estreia aconteceu há sensivelmente dois anos, a 11 de Abril de 2010, no confronto fora de portas que o Santiago disputou com o Capelense. Uma semana depois, em casa, Filipe Andrade estreava-se a marcar na vitória por 2-0 sobre o Madalena.

Na primeira temporada marcou um golo, na segunda fez três e na actual já leva quinze, tendo apontado dois hat-trick’s (Fayal Sport e União Micaelense) e um bis (Sporting Ideal). A carreira de Filipe Andrade também a está a ser seguida por Pedro Pauleta numa perspectiva de poder ser chamado aos trabalhos da selecção sub-20 de Portugal.

P.S. Jogador com muito potencial, muito rápido, muita técnica e com muito faro pela baliza!!
Este atleta foi formado no Santiago e não foi necessário méteodos científicos e treinadores de topo ( como alguns se titulam) para conseguir atingir este nível exibicional e interesse de clubes de nomeada.

Medina

quinta-feira, março 29, 2012

Director Regional da Juventude: Os Açores têm a maior taxa percentual de desporto federado juvenil


“Entre os 5 e os 18 anos de idade, os Açores têm uma prática desportiva federada a rondar os 40%. Esta taxa é superior à da Madeira e à de Portugal Continental”, as declarações foram do Director Regional da Juventude, Bruno Pacheco, na apresentação da 18.ª edição do Torneio Centenário Comemorativo da Prática do Voleibol, realizada na Pousada de Juventude de Ponta Delgada.

Bruno Pacheco declarou que “tendo em conta o contexto e a nossa realidade insular, esta taxa de desporto federado juvenil é algo de que nos devemos orgulhar.”

O Director Regional afirmou que este factor se deve, acima de tudo, a uma visão clara do que deve ser a prática desportiva do ponto de vista das políticas públicas e, por outro lado, à dedicação enorme das associações e dos seus dirigentes.

A 18.ª edição do Torneio Centenário Comemorativo da Prática do Voleibol, organizado pela Associação de Voleibol de São Miguel, disputa-se, este ano, entre os dias 2 e 5 de Abril.

No evento, que decorrerá no Pavilhão do Complexo Desportivo das Laranjeiras, irão estar em competição oito equipas (quatro femininas e quatro masculinas), sendo sete delas regionais e apenas uma do continente.

Irão participar na competição feminina: A Selecção Açores Feminina 2012; O Vólei Clube São Miguel; A Selecção Feminina do Faial e o Vólei Clube de Viana.

Por seu lado na competição masculina, irão participar a Selecção Açores Masculina 2012, a Associação dos Antigos Alunos, a Selecção Masculina de Santa Maria e o Clube Kairós.

Para o Director Regional da Juventude é muito importante o apoio a este tipo de iniciativas, uma vez que visam a formação da camada jovem.

O apoio do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, segundo Bruno Pacheco, tem por objectivo, além da formação dos intervenientes, “dar, ainda, visibilidade ao trabalho desenvolvido, ao longo do ano, pelas várias instituições, como por exemplo a Associação de Voleibol de S. Miguel”.

Ricardo Chéu ascende de adjunto a principal


Ricardo Chéu estreia-se domingo no comando técnico do Santa Clara

O Santa Clara promoveu o adjunto a treinador principal depois do pedido de demissão apresentado por Bruno Moura. Ricardo Chéu vai orientar a equipa até ao final da época e o objectivo único passa por confirmar a manutenção.

Pouco mais de doze horas depois do pedido de demissão apresentado por Bruno Moura, o Santa Clara delegou no adjunto, Ricardo Chéu, a responsabilidade de orientar a equipa nas seis jornadas que faltam para a conclusão do campeonato da Liga de Honra.

O adjunto aceitou a promoção a treinador principal e terá o apoio de Pedro Lascarim, técnico de guarda-redes que também se mantém em funções no emblema insular. Ricardo Chéu já orientou o treino matutino desta quarta-feira que assinalou o início da preparação para o jogo com o Freamunde.

O novo treinador tem como objectivo levar o Santa Clara à manutenção na Liga de Honra. Ricardo Chéu, jovem técnico de 30 anos, assume pela primeira vez na carreira as funções de treinador principal depois de três temporadas como adjunto de Jorge Costa no Olhanense e Académica.

P.S. Completamente de acordo com esta decisão. Conhecedor da realidade do clube, porque pertencia à estrutura e não precisa de tempo para "Estudos do plantel".

Medina


quarta-feira, março 28, 2012

Bruno Moura deixa Santa Clara

O técnico não resistiu aos maus resultados e por mútuo acordo deixa comando do Santa Clara. Pedro Bermonte poderá avançar.
Bruno Moura colocou o lugar à disposição que foi desde logo aceite por parte da direção liderada por Mário Batista.

A decisão da saída do treinador, que deverá ser confirmada nas próximas horas, deveu-se sobretudo aos resultados da equipa na Liga Orangina. O Santa Clara, depois da derrota na Trofa, baixou ao 12º lugar e está a três pontos da zona de despromoção.

Pedro Bermonte, treinador da equipa B, deverá avançar até ao final da época.

P.S. Julgo, que esta decisão devia ter sido mais cedo, Agora, nesta fase do campeonato não concordo. Nesta altura era necessário concentração total para os 6 jogos finais. Não acho, que o problema do Santa Clara seja o treinador...existe problemas mais complicados que, de uma forma ou de outra, tem vindo a prejudicar a tranquilidade dos seu jogadores!!
As minhas provisões estão a bater certo....

Medina


terça-feira, março 27, 2012

Problemas cardíacos matam 30 atletas por ano.

Problemas cardíacos levaram Renato, do Flamengo, à mesa de cirurgia, Fabrice Muamba, do Bolton, ao chão durante um jogo do Campeonato Inglês, e, muito provavelmente, o jogador de vólei Vigor Bovolenta (na foto) à morte. Tudo isso em menos de um mês. Segundo Nabil Ghorayeb, médico especialista em cardiologia do desporto, as estatísticas oficiais mostram que uma média 30 atletas profissionais menores de 35 anos morrem anualmente devido a problemas cardíacos.


«As estatísticas mostram que a principal causa de morte em atletas com menos de 35 anos é por doenças genéticas ou infecciosas no coração», afirma o cardiologista.

Ghorayeb, que possui registo de cerca de 10 mil atletas brasileiros, constatou que 8,2% dos menores de 35 anos possuem algum tipo de problema no coração.

«Cerca de um terço deste grupo teve que parar as actividades físicas», conta o médico do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo.

Nesta faixa etária, estão incluídos Renato, 33, e o congolês Muamba, que está prestes a completar 23 anos.

Especula-se que o jogador do Bolton tenha sido vítima de uma cardiomiopatia hipertrófica, uma doença genética que faz com que as paredes do coração engrossem.

Essa patologia, que vitimou o jogador do São Caetano Serginho em 2005, é uma das principais responsáveis pela morte súbita de atletas.

Normalmente, não é detectada em exames simples, pois é confundida com o «coração de atleta», um aumento do órgão considerado normal.

Ainda há outra causa menos comum para a morte de atletas jovens, mas não desprezível. Ghorayeb alerta para uma pesquisa divulgada pelo COI (Comité Olímpico Internacional). O estudo revelou que cerca de 10% das mortes súbitas em atletas menores de 35 anos ocorreu em função de um enfarte no miocárdio.

«Isso surpreende. Esperava-se uma incidência menor», comenta o médico.

Após os 35 anos, os atletas ficam muito mais vulneráveis a enfartes. De acordo com o cardiologista, cerca de 90% das mortes súbitas em desportistas dessa faixa de idade é devido a enfartes.

Bovolenta morreu em campo no sábado aos 37 anos durante um jogo da segunda divisão do Italiano.

O corpo do atleta, que integrou a selecção italiana e recebeu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, será submetido a uma autópsia hoje.

Ghorayeb aponta duas causas prováveis para a morte do jogador de vólei: enfarte ou displasia arritmogénica do ventrículo direito.

Segundo o médico, esta última patologia é a principal causa de morte em atletas nascidos em Vêneto, no norte de Itália. Bovolenta nasceu em Porto Viro, que se situa justamente nessa região.

P.S. Devia haver mais controlo e outro tipo de exames para os atletas Açorianos.
       Sei, que as coisas melhoraram a este nível, mas podia-se fazer mais e melhor!!
 
Medina

segunda-feira, março 26, 2012

Só golos 25 de Março.

Série Açores - Futsal

TAÇA A.F.HORTA

João Pereira apresenta queixa contra Madalena.

O ex-treinador do Madalena apresentou queixa contra o clube junto da Federação Portuguesa de Futebol.


João Pereira demitiu-se do Madalena a 15 de Dezembro e acaba de confirmar à Rádio Pico que tem salários em atraso.

Segundo o ex-treinador, Paulo Madeira e Alexandre Amado, membros da direcção do clube, nunca lhe atenderam o telefone.

João Pereira adianta ainda que com “este tipo de gente, os clubes acabam por ser destruídos”.

A Rádio Pico procurou esclarecimentos junto do Clube e Carlos Caldeira, director desportivo do Madalena, confirmou que o técnico tem mensalidades em atraso porque o Clube estava sem capital até há 8 dias.

O ex-treinador garantiu ainda que tenciona apresentar queixa no Tribunal da Comarca de São Roque do Pico.

sexta-feira, março 23, 2012

Campeonato muda de figurino em 2013.

A II divisão nacional será reformulada e a partir da época 2013/14 será disputada por oitenta equipas repartidas por oito séries. O novo modelo competitivo vai proporcionar a subida de três formações à Liga de Honra.


O campeonato da II divisão nacional vai mudar na época 2013/14 pelo que a próxima temporada será a última no actual formato de três zonas com dezasseis equipas cada. Depois, a prova será disputada por oitenta formações que estarão distribuídas por oito séries de dez emblemas casa.

A temporada 2012/13, a iniciar-se em Agosto próximo, será a de transição para o novo modelo, pelo que as descidas serão em menor número. Descerão apenas seis equipas – os dois últimos classificados de cada zona – passando as restantes 42 para o novo figurino.

Para completar o quadro de oito dezenas de equipas, os dois primeiros classificados das oito séries da III divisão subirão directamente, num total de dezasseis, aos quais se juntam os quatro melhores terceiros posicionados dessas mesmas séries. Os restantes dezoitos conjuntos serão os vencedores dos campeonatos distritais.

No novo modelo as equipas disputarão uma primeira fase onde as dez formações de cada série jogam entre si a duas voltas. Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a segunda fase onde serão divididos em dois grupos de oito. Os vencedores disputam a final e têm subida garantida à Liga de Honra. Os dois segundos defrontam-se numa eliminatória que vai apurar o terceiro promovido à competição profissional.

Enquanto os dois primeiros das oito séries se juntam para apurar quem sobe, os restantes oito de cada grupo voltam a defrontar-se para encontrar quem desce, sendo despromovidos os dois últimos classificados e os quatro piores sexto classificados. Ao todo descem vinte equipas.

Governo está disponível para manter apoio à série Açores.


A confirmação desta vontade deverá sair de uma reunião a realizar brevemente entre o governo e as associações de futebol dos Açores. Apesar da extinção da actual III divisão, a série açoriana deverá manter-se mas noutros moldes.

A cimeira anual das associações de futebol dos Açores confirmou que a III divisão nacional será extinta no final da temporada 2012/13 e com ela acaba também o campeonato da série Açores tal qual o conhecemos. Mas o fim do terceiro escalão do futebol português não implica o fim da prova insular.

O governo regional está disponível para manter o apoio à realização da competição e essa vontade vai de encontro às pretensões dos clubes açorianos que viam na extinção da III divisão um género de sentença de morte à actividade desportiva no que ao futebol diz respeito.

A vontade do governo em continuar a financiar a série Açores vai permitir transformar a prova num campeonato regional que apurará o campeão para a nova II divisão nacional, competição a estrear na época 2013/14. A ideia passa por manter o modelo das dez equipas mas está por definir se a prova será disputada nos moldes actuais ou se sofrerá alterações.

Extinta será a Taça Região Autónoma dos Açores por falta de verbas. A competição que encerrava cada temporada e que juntava as equipas de todas as ilhas com futebol federado já não se realizará este ano devido à supressão de quinze por cento nos apoios à actividade desportiva.A confirmação desta vontade deverá sair de uma reunião a realizar brevemente entre o governo e as associações de futebol dos Açores. Apesar da extinção da actual III divisão, a série açoriana deverá manter-se mas noutros moldes.

A cimeira anual das associações de futebol dos Açores confirmou que a III divisão nacional será extinta no final da temporada 2012/13 e com ela acaba também o campeonato da série Açores tal qual o conhecemos. Mas o fim do terceiro escalão do futebol português não implica o fim da prova insular.

O governo regional está disponível para manter o apoio à realização da competição e essa vontade vai de encontro às pretensões dos clubes açorianos que viam na extinção da III divisão um género de sentença de morte à actividade desportiva no que ao futebol diz respeito.

A vontade do governo em continuar a financiar a série Açores vai permitir transformar a prova num campeonato regional que apurará o campeão para a nova II divisão nacional, competição a estrear na época 2013/14. A ideia passa por manter o modelo das dez equipas mas está por definir se a prova será disputada nos moldes actuais ou se sofrerá alterações.

Extinta será a Taça Região Autónoma dos Açores por falta de verbas. A competição que encerrava cada temporada e que juntava as equipas de todas as ilhas com futebol federado já não se realizará este ano devido à supressão de quinze por cento nos apoios à actividade desportiva.



Governo apoia o Futebol com mais de 410 mil euros

Para repartir por associações de oito ilhas :


O Governo dos Açores, através da Direcção Regional do Desporto, tutelada pela Secretaria Regional da Educação e Formação, assinou um contrato-programa com as associações açorianas representativas de 8 ilhas com prática federada da modalidade do futebol, para atribuição de apoios às actividades competitivas no âmbito desta modalidade.

Assim, a modalidade do futebol terá um total de apoios de 413.291,60 euros, dos quais 294.294,00 euros destinam-se a apoiar as actividades competitivas de âmbito regional, 92.544,00 euros para apoio às actividades competitivas de âmbito nacional e 26.453,60, euros para apoio à arbitragem de actividades competitivas de âmbito regional.

Este contrato-programa foi assinado durante a cimeira anual do futebol, onde foi ainda feito um balanço à situação da modalidade e uma análise aos principais indicadores de evolução do futebol em 2011. No futebol de 11, a modalidade apresentou um crescimento na maioria dos diferentes indicadores de prática desportiva, sustentando-se em 4.810 praticantes, distribuídos por 56 clubes e 225 equipas, com 260 treinadores. Existiam ainda 109 árbitros, sendo 6 de nível nacional e 749 dirigentes.

Também no Futsal, verificou-se um crescimento em quase todos indicadores de prática desportiva, existindo no ano passado 2.181 praticantes, distribuídos por 56 clubes e 150 equipas com 116 treinadores. O Futsal contou ainda com 70 árbitros, sendo 3 de nível nacional e 298 dirigentes.

quarta-feira, março 21, 2012

Campeonato de São Miguel: Desportivo Rabo Peixe assume a liderança


O D. Rabo Peixe é o novo comandante do campeonato de São Miguel de futebol, trocando, por isso, de posição com o Santa Clara “B”, após a conclusão da segunda jornada da fase derradeira disputada no passado fim-de-semana.

O emblema da vila piscatória embora muito dificilmente, acabou por venceu fora o Vale Formoso (1-2), tirou partido de nova derrota (segunda consecutiva), consentida pela formação encarnada diante do Capelense (1-0), assumindo por essa via o comando e desfrutando de mais dois pontos que o seu mais directo concorrente.

No jogo Capelense – Santa Clara “B” que foi disputado no Estádio Municipal Jácome Correia e perante uma boa moldura humana, os pupilos de Sidónio Ferreira esqueceram a recente tortura, o mesmo que dizer, a pesada goleada frente a este mesmo Santa Clara “B”, conseguindo até um suado e excelente triunfo, graças ao tento solitário apontado por Batista, decorria 23’ de jogo e em que solto na meia direita da área encarnada, rematou cruzado, batendo Vítor Vieira, obtendo por isso um golo de belo efeito.

Foi uma partida agradável de seguir, com o Capelense a ser mais feliz nos primeiros 45’ sem nunca o Santa Clara “B” descurar o contra-ataque.

Na etapa complementar, os comandados de Pedro Bermonte poderão queixar-se da pouca sorte, na medida em que os seus avançados nunca acertavam convenientemente na finalização, desperdiçando inclusivamente quatro boas oportunidades de golo iminente.

A formação das Capelas e principalmente logo após a expulsão de Mauro registada aos 68’ de jogo remeteu-se praticamente à sua defensiva, no intuito de defender a margem mínima que mantinha em seu poder, conseguindo de certo modo os seus intentos.

Pelo futebol praticado particularmente no 2.º período e pelas ocasiões claras de golo registadas, o Santa Clara “B” não merecia sair do jogo com tão pesado castigo.

Mas quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi precisamente o que aconteceu…

O árbitro fez um bom trabalho.

Aqui fica o registo dos protagonistas presentes no sintético do Estádio Municipal Jácome Correia.

Árbitro: Vasco Almeida

Capelense: Pedro Martins; Manuel Marques, Quental (cap), Rui Oliveira e Zé Pacheco; Bruno Sousa, Valtinha, Tiago Oliveira e Rodolfo; Batista e Mauro.

Jogaram ainda: Rúben Leite e Jorginho

Treinador: Sidónio Ferreira

Santa Clara “B”: Vítor Vieira; Vítor Sousa, Filipe, Bruno Medeiros e Tiago; Menina (cap), Hélder e Basílio; Chalana, Luís Filipe e Caniggia.

Jogaram ainda: Aurino, Moniz e Miguel Mendonça

Treinador: Pedro Bermonte

No outro confronto da jornada, entre o Vale Formoso e o Desportivo de Rabo de Peixe, foi mais feliz a formação visitante que conseguiu alcançar um difícil triunfo num recinto onde por tradição costuma ser complicado.

Os “axadrezados” até começaram melhor e até foram os primeiros a marcar, mas os pupilos de Jaime Vieira fizeram a reviravolta e saíram do jogo com uma relevante vitória e que por via disso, os colocam no topo da classificação.

Resultados da 2.ª jornada:

Capelense, 1 – Santa Clara “B”, 0

V. Formoso, 1 – D. R. Peixe, 2

A classificação está agora assim ordenada:

1.º D. R. Peixe, 34pts; 2.º Santa Clara “B” 32; 3.º Capelense, 26; 4.º V. Formoso, 22.

Próxima ronda (3.ª e última da 1.ª volta) a disputar-se no próximo fim-de-semana:

Santa Clara “B” – V. Formoso

D. R. Peixe – Capelense

Para a Taça Primavera os resultados dos jogos da 2ª jornada foram os seguintes:

M. Mar, 1 – B. Fogo, 2

U. Nordeste, 1 – D. S. Roque, 1

A classificação está assim ordenada:

1.º U. Nordeste, 19pts; D. S. Roque, 17; 3.º B. Fogo, 17; 4.º M. Mar, 9.

Próxima jornada (3.ª e última da 1.ª volta) a ter lugar no próximo fim-de-semana:

B. Fogo – U. Nordeste

D. S. Roque – M. Mar

terça-feira, março 20, 2012

RESULTADOS ONLINE (17 e 18 Março) - Futebol Acoriano.

Acompanhe mais uma jornada das equipas açorianas nos campeonatos nacionais.
2ª Liga - 23ª jornada

DOM 16:00 SANTA CLARA - DESP AVES 0 - 2 FINAL
0-1 Pires 2'
0-2 Pires 62'

________________________________________________________

2ª Divisão - 24ª Jornada

DOM 14:00 MADALENA - CINFÃES 0 - 0 FINAL

DOM 14:00 COIMBRÕES - ANGRENSE 1- 0 FINAL
90+3' 1-0

DOM 15:00 OPERÁRIO - PADROENSE 3 - 2 FINAL
8' Evandro 1-0
12' Evandro 2-0
2-1 Daniel 13' (P)
2-2 Serginho 32'
47' Ruizinho 3-2
________________________________________________________

Série Açores - Grupo Primeiros - 1ª Jornada

DOM 15:00 LUSITÂNIA - PRAIENSE 2 - 1 FINAL
0-1 Fábio Vicente 20'
70' (P) Dário 1-1
82' Evandro 2-1

DOM 15:00 SANTIAGO - PRAINHA 2 - 0 FINAL
42' Filipe Andrade 1-0
60' Valtinha 2-0


Série Açores - Grupo Últimos - 2ª Jornada

SAB 20:00 U.MICAELENSE - BOAVISTA SM 2 - 2 FINAL

0-1 Meta 33'
38' Ruben Vitória 1-1
55' Ruben Vitória 2-1
2-2 Diogo Oliveira 90 - 3'


SAB 20:00 SP. IDEAL - GUADALUPE 3 - 1 FINAL
10' Vitor Alves 1-0
63' Mário Jorge 2-0
2-1 Júlio Fernandes 86'
88' Nélson Faria 3-1

DOM 15:00 ÁGUIA - FAYAL SPORT 1 - 0 FINAL
85' Rui Lima 1-0



Série Açores - Futsal

TAÇA A.F.HORTA

TELEDESOPORTO DE 19 MARÇO.

Treinadores demitem-se do União Micaelense


Luís Alves já não é treinador do União Micaelense

Luís Alves e João Oliveira colocaram o lugar à disposição na noite de segunda-feira. Saída está relacionada com questões internas que foram consecutivamente adiadas.

A equipa técnica do União Micaelense constituída por Luís Alves e João Oliveira apresentou a demissão do cargo na noite de segunda-feira na sequência de questões internas que tardaram em ser resolvidas apesar das promessas dos responsáveis do clube de São Miguel que as mesmas seriam desbloqueadas a breve trecho.

Na última reunião que as partes tiveram terá ficado expresso o compromisso da Direcção em avançar com a resolução de parte das dificuldades caso a equipa conseguisse vencer o jogo com o Fayal Sport. O União Micaelense somou os três pontos no Faial mas uma semana volvida tudo ficou como estava.

Cansados de esperar, os treinadores bateram com a porta. Luís Alves e João Oliveira demitiram-se dos cargos que ocupavam desde o início da temporada 2011/12, deixando a equipa no quarto lugar do grupo da manutenção da série Açores da III divisão. Os unionistas distam três pontos do segundo classificado, o Sporting Ideal, posição que confere direito à permanência.

P.S. Eu sei que o U.Micalense está a passar por algumas dificuldades financeiras. Julgo, que foi a forma encontrada pelos técnicos para darem um abanão nesta situação. Pode ser que daqui para a frente resolvam este problema complicado, assim o desejo.

Medina


Ruizinho interessa ao Belenenses

Jovem fabril pode dar salto na carreira no final da época

Jovem médio do Operário está nas cogitações do clube do Restelo e a transferência poderá ser consumada em breve. Já houve conversas formais e o jogador está receptivo a agarrar a oportunidade.

Ruizinho, médio de 23 anos do Operário, interessa ao Belenenses, clube que disputa o campeonato da Liga de Honra e que já formalizou junto dos atleta a vontade em contar com os seus serviços na próxima temporada. Os primeiros contactos oficiais já foram estabelecidos e existe uma boa base para as partes chegarem a um entendimento.

Peça fulcral no desempenho que o Operário tem tido no campeonato da II divisão, zona Centro, as boas exibições de Ruizinho já tinham despertado o interesse do Estoril, clube onde já esteve a treinar à experiência, surgindo agora a vontade do Belenenses em garantir o seu concurso.

Médio de características defensivas que tanto pode jogar à frente dos centrais na posição seis ou mais avançado em zonas interiores do terreno, Ruizinho é possuidor de qualidades que não passam despercebidas e que poderão proporcionar-lhe um salto qualitativo na carreira em direcção a patamares mais exigentes e de maior projecção.

P.S. Muito bom jogador!!

Medina




quarta-feira, março 14, 2012

Municipal da Madalena está mal localizado.



“A localização do Campo Municipal da Madalena não faz sentido”. Quem o diz é José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena (CMM).


O autarca reconheceu, no Programa “Em Foco”, da Rádio Pico, que futuramente o Campo se deve localizar numa zona desportiva, afastada da zona industrial da Vila.

O presidente lamentou ainda o facto dos clubes de futebol do concelho não terem património e admitiu que o Município da Madalena não pode continuar a apoiar o desporto como o tem feito.

P.S. Em relação à localização do campo municipal da Madalena, também estou de acordo com o meu amigo José António Soares. Havendo tanto espaço podia-se construir noutro local e, logicamente, a zona desocupada serviria para alargar a Industrial. Mas, nesta fase e na atual conjetura economica, julgo que não vai ser possivel a medio prazo? Em relação aos apoios financeiros que, os clubes do conselho recebem, serem reduzidos? Se vão ser feitos é porque a Câmara não tem possibilidade de o faze-lo e sendo assim, é um bom ato de gestão!!!

Medina



terça-feira, março 13, 2012

Boavista entra isolado na 2ª fase.

O Boavista de S. Mateus recebeu no Municipal Bom Jesus na manhã deste Domingo os micaelenses do Sporting Clube Ideal em jogo a contar para a 1ª jornada do Grupo da Despromoção do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série Açores. O Boavista apresentava-se para este jogo como favorito uma vez que foi a equipa do grupo que somou mais pontos na fase regular do campeonato.


A equipa da casa começou bem a primeira parte conseguindo dominar o meio campo e a demonstrar mais experiência face à juventude apresentada pela equipa visitante. Ainda assim, foi o ataque do Ideal que registou mais lances de perigo para a equipa axadrezada mas a máxima “quem não marca sofre” está sempre presente no futebol e aos 35 minutos Nicolau marca o primeiro golo para o Boavista. Numa boa jogada de ataque organizado e aproveitando a falha de marcação na área do Ideal o jogador de frente à baliza não vacilou e rematou rasteiro sem hipóteses de defesa para o guarda-redes.

Os últimos 20 minutos da primeira parte mantiveram-se sob o domínio do Ideal, com o ataque do Boavista a dar pouco trabalho ao guarda-redes visitante, apesar do bom trabalho e da posso de bola da equipa da casa com destaque para as exibições de Renan no meio campo e de Ivo Fraga na defesa.

Com o Boavista a demonstrar um forte contraste entre a solidez defensiva e controlo do meio campo e a falta de inspiração no ataque, pouco antes do árbitro apitar para o final da primeira parte, o Sporting Ideal chegou ao empate num livre cobrado de forma exemplar por Artur Santos e que Vítor Alves, de cabeça, converteu em golo.

Já na segunda parte o Boavista entrou mais inspirado. José Santos analisou bem a equipa adversária e do 4-4-2 inicial passou para um 4-3-3 clássico passando a jogar com dois extremos e um avançado, substituindo depois Vladimir por Diogo Oliveira, com o jovem avançado a demonstrar iniciativa e uma boa forma física.

Por outro lado, se o ataque do Boavista se apresentou de espírito renovado na segunda parte, a defesa apresentou algumas dificuldades de organização com o capitão Meta a assumir as despesas do sector.

Seguindo a tendência que o jogo tomava, aos 38 minutos Hélder Botelho, que até então tinha estado apagado do jogo, encontrou-se no lugar certo à hora certa e dum ressalto fruto de um centro feito pelo lado direito do ataque axadrezado fuzilou para o fundo das redes do guarda-redes dos micaelenses. Apesar dos manifestos quanto a um possível fora de jogo o árbitro decidiu validar o golo, com o Boavista a somar justamente os 3 primeiros pontos, consolidando o seu percurso para a manutenção na 3ª Divisão Série Açores.

Magina controlou positivo


Avançado está suspenso preventivamente

Avançado do Angrense acusou positivo num controlo anti-doping realizado no final de Janeiro. Jogador está suspenso preventivamente. Ricky rescindiu por mútuo acordo.

Cristiano Magina, jovem avançado do Angrense, acusou positivo num controlo anti-doping realizado a 29 de Janeiro, em Paderne, aquando da partida da 17.ª jornada do campeonato da II divisão, zona Centro, frente ao Padroense. Foi por este motivo que o jogador foi ausência notada no confronto do passado domingo, em casa, diante do Gondomar.

Magina encontra-se suspenso preventivamente de toda a actividade desportiva pelo facto das análises terem acusado positivo e até à conclusão do processo, que se encontra em fase instrutória, o atacante não poderá voltar aos relvados, podendo até não jogar mais na temporada em curso.


Para além da suspensão de Magina, o Angrense também perdeu Ricky, avançado que rescindiu o vínculo laboral por mútuo acordo. São duas baixas importantes no plantel às ordens de João Eduardo Alves numa altura em que o treinador precisaria de todos os jogadores disponíveis para tentar tirar a equipa dos lugares de despromoção.



segunda-feira, março 12, 2012

Campeonato AFH - Faial / Pico - Seniores.

Madalena a 9 pontos da manutenção,

A equipa do Madalena recebeu este domingo à tarde a equipa de Amarante em jogo da 23ªjornada da II Divisão Nacional.


Entrou bem em campo a equipa picarota sendo que no primeiro quarto de hora foi a equipa mais possante em campo e também a mais perigosa.

O Amarante foi equilibrando a partida e foi quem primeiro deu sinais de perigo eminente impondo-se a defensiva da casa.

O cheiro do golo bafejou aos 29m intermédio de Luis Tavares que criou espaço na área e rematou rasteiro para o poste direito da baliza adversária permitindo a Celso realizar a primeira defesa da tarde.

Ainda antes do apito final da primeira parte os continentais com um bom movimento atacante voltaram a assustar os pupilos de Manuel Matias, que não pode estar no banco devido a castigo da federação, mas mais uma vez a equipa da casa resolveu da melhor maneira o lance.

Após o descanso as equipas voltaram a campo com o 0x0 no marcador e tudo em aberto para o segundo tempo. E aos 54m David Nunez tentou a sua sorte ao criar espaço para o remate que terminou com mais uma boa defesa de guardião adversário.

Aos 61m foi a vez de Luís Tavares encarar novamente Celso mas rematou frouxo para as mãos do guarda-redes.

O primeiro tento da partida chegou de um livre direto a 15m da baliza, aos 63m, e intermédio de Demba que com todo o calculismo rematou colocado com a bola a entrar junto ao poste direito sob o olhar de Celso que nem se mexeu.

O Amarante não deu a partida como perdida e partiu para o ataque, sendo que, aos 70m reclamaram uma grande penalidade que Hugo Silva, árbitro da partida, em cima do lance não assinalou e muito bem porque o avançado do Amarante claramente se tinha feito ao lance.

Aos 77m os forasteiros voltaram a criar perigo com Quim a aparecer na cara de Hugo Cardoso e a tentar o chapéu que viria a passar ao lado da baliza.

Passados 2m do susto, aos 79m, Rui Alberto aparece na direita do ataque da Madalena e com um cruzamento telecomandado encontra David Nunez entre a defensiva do Amarante e este de cabeça fuzilou a baliza adversária carimbando a vitória da sua equipa.

A equipa de continente ainda tentou virar a tendência de jogo mas em abono da verdade a equipa do Madalena mostrou sempre superioridade obtendo justamente três importantes pontos.

N’Dao, Bamba e Cissé fugiram da ilha

Jogadores da equipa B do Santa Clara desertaram na manhã de sábado. Causou estranheza o facto de terem oferecido equipamento desportivo a alguns atletas juvenis mas ninguém desconfiou que estariam em fuga na manhã seguinte.


Os três jogadores naturais da Costa do Marfim que o Santa Clara inscreveu na equipa B no passado mês de Dezembro desertaram do plantel na manhã de sábado e encontram-se em parte incerta, incontactáveis pelos responsáveis do clube de Ponta Delgada.

N’Dao, Cissé e Bamba abandonaram a ilha de São Miguel à revelia do Santa Clara e ninguém sabe ao certo onde poderão estar. O que se sabe é que viajaram para Lisboa no primeiro voo de sábado pois os três foram vistos no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, munidos de pequenas malas.

Os dirigentes do clube açoriano já estão ao corrente da situação e nesta segunda-feira, dia 12 de Março, irão participar a fuga junto das entidades legais, nomeadamente a Polícia de Segurança Pública e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Na noite de véspera, na sexta-feira, após o treino que realizaram no campo das Figueiras, em Santo António, os três jogadores ofereceram algum material desportivo a atletas juvenis. Na altura a acção causou estranheza mas ninguém desconfiou que na manhã seguinte estariam a desertar para parte incerta.

Golos da jornada de futebol.

sexta-feira, março 09, 2012

Série Açores - Futsal

Campeonato AFH - Faial / Pico.



Semana Cultural e Desportiva da Piedade - Pico



Evento decorre até 18 de Março


Depois da Semana Cultural e Desportiva da Ribeirinha, agora é a vez da freguesia da Piedade receber o evento.

Esta iniciativa vai ser alargada a todas as freguesias das Lajes do Pico e pretende dinamizar a cultura e o desporto no Concelho.

O evento decorre de 12 e 18 de Março e conta com torneios desportivos, chamarritas, karaoke, fado e passeios pelos trilhos da freguesia.


O fenómeno futebol em debate no Nordeste

Perante uma vasta plateia:


Organizado pela Associação de Veteranos de Nordeste, decorreu na noite de cinco de Março (segunda-feira), o Fórum “Clube Desportivo Santa Clara e a Comunidade”, no Centro Cultural Padre Manuel Raposo em Santo António Nordestinho.

Foram cerca de duas horas e meia, que o fenómeno futebol foi o tema central de uma conversa que juntou no Nordeste, uma vasta plateia atenta, entre eles, jogadores, técnicos, dirigentes e amantes do desporto rei, ávida de conhecer as linhas orientadoras do projecto desportivo, económico e social do maior clube dos Açores que os prelectores apresentaram as suas ideias sobre um fenómeno que hoje já ultrapassou, em muito, as barreiras do desporto.

Convidados a intervir foram o capitão do Santa Clara, Pedro Pacheco, o sócio conselheiro, Ricardo Cabral, o técnico-adjunto, Ricardo Chéu, o treinador principal, Bruno Moura e o presidente do Clube Desportivo Santa Clara e da Santa Clara Açores-Futebol SAD, Mário Batista. Os trabalhos foram moderados por Carlos Mendonça.

Na primeira intervenção da noite, Pedro Pacheco falou sobre o que é ser jogador profissional de futebol profissional de um clube como o Santa Clara. O actual capitão encarnado, que fez todo o seu processo formativo no clube, abordou as bases e as directrizes sobre as quais se deve guiar um profissional ficando na retina mensagem de que não se devem desperdiçar as oportunidades que surgem, porque “o futuro começa já hoje. Amanhã pode ser já tarde demais”.

Ricardo Cabral, por sua vez, abordou o tema do “Santa Clara na comunidade”. Com a voz, por vezes, embargada pela emoção e paixão que cultiva por aquele que considera “um clube campeão”, o sócio conselheiro navegou pela história encarnada, recordando títulos conquistados nas várias modalidades, congratulando-se pelo facto do Santa Clara ser uma escola de valores, destacando a componente formativa, mas também a paixão que, pelos quatro cantos do Mundo, milhares de açorianos conservam pela maior instituição desportiva do Arquipélago.

Abordando os aspectos mais técnicos do futebol, a actual equipa técnica do Santa Clara tratou dos temas “O treino físico adequado para as equipas insulares” e a “Metodologia de treino mais apropriada para o sucesso de um clube de alto rendimento”.

Duas intervenções que cativaram a intenção dos presentes, com Bruno Moura e Ricardo Chéu a explicarem o porquê de defenderem determinados métodos, em detrimento de outros, provando com dados específicos a razão de seguirem determinado caminho.

A terminar este fórum, interveio o presidente do Clube Desportivo Santa Clara e da Santa Clara Açores-Futebol SAD.

Mário Batista, em tom coloquial e aberto, falou sobre a importância dos Açores terem um clube nos escalões profissionais do futebol português, da actual situação do clube e dos projectos para o futuro.

Revelando uma abertura que até “espantou” alguns dos presentes, o responsável falou dos benefícios económicos que a Região poderá retirar de um maior apoio ao Santa Clara, num discurso em que o futuro foi sempre encarado de forma positiva.

Afastando o cenário de alguns “velhos do Restelo”, Mário Batista seguiu o caminho da positividade, revelando ter ideias bem claras para os próximos anos do clube, apontando o aspecto da formação como um elo fulcral de todo este projecto, deixando no ar a possibilidade de a este nível poderem surgir, em breve, algumas novidades.

A criação de uma equipa de Iniciados B e o desejo em competir regularmente com uma equipa da formação (Juniores A), nas competições nacionais são ideias bem definidas como objectivos prioritários dos actuais órgãos sócias do Clube Desportivo Santa Clara.

O presidente “reclamou” ainda um maior apoio das entidades oficiais e da comunidade em geral, lançando o desafio para que se envolvam no projecto do clube, fazendo valer a máxima de que o “dinheiro investido no futebol representar uma injecção na economia açoriana”.

Mário Batista lembrou que, actualmente, este fenómeno deve ser encarado como um investimento com retorno e não o contrário.

A terminar esta iniciativa, decorreu um debate, no qual se envolveram alguns dos presentes. Na ocasião, saliente-se a disponibilidade dos prelectores para atenderem às perguntas formuladas por alguns dos intervenientes, revelando uma abertura que só está ao alcance de quem vê o futebol com uma visão alargada e abrangente.

No final, ficou a certeza de que iniciativas como esta contribuem, e muito, para que a comunidade olhe para o futebol de uma forma mais exacta, afastando os discursos negativistas e críticos que, sabe-se, em pouco contribuem para a afirmação dos projectos das instituições desportivas.


P.S. Muito boa iniciativa!!!

Medina

quinta-feira, março 08, 2012

« Foi preciso terapia de choque», António Soares / Belenenses

- " Aos 50 anos, a meio do mandato, o líder do Belenenses resume a estratégia para abater o passivo
RECORD - Que balanço faz do seu mandato até ao momento?

ANTÓNIO SOARES - Encontrámos um desequilíbrio profundo entre rendimentos e gastos. No clube, os resultados andavam sistematicamente nos 2 milhões de euros negativos, o que indiciava a existência de um problema estrutural, que foi agravado com a descida de divisão, visto que se perderam 1.55 milhões de euros relativos a receitas de televisão. Em números redondos, o Belenenses tinha uma receita mensal de 200 mil euros e uma despesa de 600 mil euros. Isto aponta para valores negativos de 5 milhões de euros anuais. Estou a falar no clube e na SAD. Era insustentável e o clube não pode estar continuamente a aumentar o passivo.

RECORD - Que decisões foram tomadas?

ANTÓNIO SOARES - Tivemos de optar por uma terapia de choque para colocar ponto final no endividamento. Agimos em duas áreas principais: nos gastos com pessoal e no fornecimento de serviços externos. A redução atingiu os 52 por cento no clube e 36 por cento na SAD. Foi difícil para nós e para os visados, mas era inevitável. Permitiu uma redução global de cerca de 2 milhões. Nos fornecimentos, uma redução de 1.15 milhões.

RECORD - Mesmo assim há prejuízo…

ANTÓNIO SOARES - Houve mais cortes. Só o encerramento das piscinas, que tinham um prejuízo de 25 mil euros mensais, permitiu poupar mais de 300 mil euros. Conseguiu-se colocar o clube a viver com as despesas correntes. O problema é o passivo e, neste momento, não há condições para, em simultâneo, pagar passivo e manter uma gestão corrente equilibrada.

RECORD - E quanto ascende o passivo?

ANTÓNIO SOARES - Em números aproximados, a cerca de 18 milhões: 11, 89 milhões no clube e 6, 35 milhões na SAD. É o passivo corrente.

RECORD - E o não corrente?

ANTÓNIO SOARES - Também existe e prende-se com as dívidas aos fisco e segurança social. Está contratualizado e será pago num prazo de 12 a 15 anos. Permitiu passar um valor de 3.5 milhões corrente para não corrente. Tentámos uma estabilização e as contas actuais refletem esse esforço. Por outro lado, suspendemos o protocolo que obrigava o clube a transferir 150 mil euros por mês para a SAD. Desta forma, foi conseguido um resultado positivo de 1,148 milhões, algo histórico nos últimos anos, mas a SAD ressentiu-se e apresenta prejuízo de 1,286 milhões. Globalmente, vamos apresentar 135 mil euros negativos, mas acredito que, em 2011/2012, o resultado entre as duas entidades, clube e SAD será favorável. O que se destaca é que o Belenenses está a mostrar capacidade para equilibrar as receitas e as despesas correntes.

RECORD - Mas existe o passivo. Que solução para o reduzir?

ANTÓNIO SOARES - Não há milagres. Ninguém pode ter a veleidade de dizer que um passivo destes se resolve de um dia para o outro. No que se refere ao clube, existe património e é preciso rentabilizá-lo. Há um projecto de requalificação a ser negociado com a Câmara de Lisboa (CML) e em relação ao qual já se chegou a um entendimento muito alargado. Na AG de dia 14 será apresentada a planta daquilo que foi negociado.

RECORD - Como vai render?

ANTÓNIO SOARES - A CML vai dar resposta a um PIP (Pedido de Informação Prévio) que será vinculativo relativamente aquilo que se pode fazer em 60 mil metros quadrados de construção, onde se pensa fazer equipamentos desportivos, centros de saúde e educação, pavilhão, ginásio e piscina e ainda um health club, uma residência para idosos e um polo universitário. Depois disso, o Restelo passa a ser apetecível para os investidores.

RECORD - Há parceiros interessados?

ANTÓNIO SOARES - Há conversas adiantadas, mas é impossível formalizar contratos sem o documento da CML, na mão. Contudo tê-lo, na pior das hipóteses, até final de abril. Nessa altura, poderá avançar-se, por exemplo, para um fundo de investimento imobiliário.

RECORD - Tem a certeza que esse documento vai ser mesmo facultado ao Belenenses?

ANTÓNIO SOARES - Tenho. Todas as entidades que tinham de dar parecer nesta questão, já o fizeram. Tudo o que era mais difícil está concretizado.

RECORD - Tem um cálculo do encaixe?

ANTÓNIO SOARES - Será razoável pensar em 1.5 milhões por ano, mas é preciso perceber que, durante alguns anos, a verba será canalizada para pagar passivo. Não há outra maneira.

RECORD - Tem uma ideia da altura em que começou a grande derrapagem no Belenenses?

ANTÓNIO SOARES - Ramos Lopes é um marco na História actual do Belenenses. Realizou um trabalho semelhante ao que esta direcção está a fazer, isto é, de saneamento financeiro com consequências na parte desportiva. Seguidamente, o clube foi liderado por Sequeira Nunes. Havia dívidas, mas a situação estava controlada. Daí para a frente, houve opções que deixaram marcas profundas que vão demorar anos a resolver. Em resumo, de 2005 para cá, existiu um autêntico descalabro do ponto de vista do despesismo.

P.S. O que se passa com o Belenenses poderá acontecer a muitos deles. Por isso, este exemplo é muito actual para muitos clubes!!!! Pelo menos ainda tem patrimonio e mais alguma coisa...enquanto outros... enfim!!

Medina

quarta-feira, março 07, 2012

Importância da alimentação antes dos treinos/jogos de Futebol.

Quando se fala da preparação para treinos e jogos de Futebol, a alimentação faz sempre parte dos seus planos? Estará demasiado ocupado, demasiadas vezes? Aprenda porque não deve negligenciar a nutrição pré-exercício…
De facto, um dos maiores erros cometidos pelos futebolistas, particularmente aqueles que se apressam a ir da escola ou do trabalho para os treinos, é treinar de estômago vazio. A sua grande desculpa é a “falta de tempo” mas muitas vezes trata-se, em primeiro lugar, de falta de responsabilidade.

O mesmo ponto de vista é partilhado por Nancy Clark e Gloria Averbuch, no capítulo 10 do livro Food Guide for Soccer: Tips and Recipes From the Pros, onde é focada a importância de uma adequada nutrição antes do exercício. Aqui fica um resumo da perspectiva das autoras:

Alimentar-se antes dos treinos/jogos ajuda a prevenir níveis baixos de açúcar no sangue

Os hidratos de carbono presentes nos cereais, bolachas, fruta ou outro alimento rico em hidratos de carbono que ingere antes do esforço ajudam a prevenir tonturas, fadiga, visão turva e dificuldade em tomar decisões que resultam de uma hipoglicémia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue) e interferem com uma óptima performance.

Os hidratos de carbono pré-exercício “alimentam” os músculos

Os alimentos ingeridos antes do esforço fornecem energia aos seus músculos quer através dos hidratos de carbono que são ingeridos com a necessária antecedência (várias horas antes) para serem armazenados na forma de glicogénio, quer através dos hidratos de carbono que ingere na hora prévia ao início do treino/jogo, os quais são digeridos e transformados em moléculas mais simples (glicose) para serem directamente convertidos em energia. Ao ingerir hidratos de carbono antes do esforço estará a alimentar não só os seus músculos mas também o seu cérebro, para o ajudar a concentrar-se.

Comer antes do esforço “tranquiliza” o estômago

Para a maioria dos futebolistas, a ingestão de um snack previamente ao treino/jogo “acalma” o estômago e mantém a sensação de fome afastada. No entanto, todo o atleta deve estar ciente de que não pode comer uma grande porção de lasanha em vez de algumas bolachas simples, apenas 20m antes do exercício! Tente seguir as seguintes orientações gerais, relativas ao tempo de digestão antes de um treino intenso:

3-4 horas para uma refeição “grande”;

2-3 horas para uma refeição mais leve;

1-2 horas para uma refeição líquida ou um batido;

Menos de uma hora para um pequeno snack, conforme tolerado.

· - As bebidas ingeridas antes do exercício contribuem para atingir os objectivos de hidratação e de ingestão energética

Ao beber um sumo de fruta natural ou uma bebida desportiva antes do exercício estará a optimizar simultaneamente a sua ingestão de líquidos e de hidratos de carbono.

Colocada de uma forma muito simples, a minha mensagem é a seguinte: tal como coloca combustível no seu carro antes de fazer uma viagem, deve também “abastecer” o seu organismo antes de jogar futebol. Se escolher os alimentos certos, a sua refeição pré-exercício irá ajudá-lo a ter o melhor rendimento em campo durante mais tempo!

Furtado abandona Boavista de São Mateus



Motivos pessoais motivaram saída

Manuel Pereira Furtado abandonou a presidência do Clube Boavista de São Mateus.

Manuel Furtado fez parte dos órgãos sociais do Clube na década de 80 e recandidatou-se recentemente, por falta de pessoas que assumissem a liderança.

Ao que a Rádio Pico apurou, esta saída está relacionada com “motivos pessoais”. Tentámos ainda o contacto com Manuel Furtado, mas o ex-presidente recusou prestar declarações.

P.S.Grande presidente e grande figura do desporto do Pico. Recordo com muita saudade os tempos onde joguei na Madalena e com ele fomos à Califórnia.

Medina



Em LODZ na Polónia: Hélio Ormonde no World Grand Prix 2012.


Por nomeação directa da Federação Internacional de Voleibol, o árbitro açoriano Hélio Ormonde vai estar uma vez mais presente no World Grand Prix 2012, em LODZ, na Polónia, entre 04 e 11 de Junho e onde o voleibol é a modalidade primeira, só depois vem o futebol.

É uma prova mundial, feminina que o Juiz açoriano vai apitar uma poule muito forte com Brasil, Sérvia, Polónia e Itália.

Segundo Hélio Ormonde, à nossa reportagem “penso que deu mais um passo, tendo em conta que esta é primeira nomeação deste género de porque até agora só tinha recebido nomeações da Confederação Europeia, entidade é a que gere o voleibol mundial”.

O credenciado árbitro açoriano, ainda não sabe quem são os outros colegas que lhe irão acompanhar em mais esta grande jornada europeia de voleibol.

Recorde-se que o Brasil foi o finalista vencido do ano passado e a Sérvia a medalha de bronze.

P.S. O meu amigo Hélio sempre em grande!!!

Medina



Vitória regressa à série Açores


Picarotos fizeram a festa na penúltima jornada do campeonato Faial/Pico

Equipa da ilha do Pico conquistou o título de campeão no campeonato Faial/Pico e volta aos nacionais. Triunfo sobre o Salão na penúltima jornada confirmou a promoção.

O Vitória, equipa de São Roque do Pico, está de volta aos nacionais, um ano depois de ter sido despromovido aos regionais. A formação da ilha montanha perfilou-se como uma das candidatas à conquista do título no campeonato Faial/Pico, desiderato que confirmou na penúltima jornada.

Jogando em casa frente ao Salão, o empate bastava ao Vitória para confirmar a subida mas os picarotos cedo começaram a confirmar superioridade com o golo de Bilau, apontado aos cinco minutos. Já na segunda parte Daniel Carilho confirmou a conquista dos três pontos ao elevar a contagem para 2-0.

Os festejos começaram nas bancadas ainda antes do final da partida e estenderam-se para o relvado mal o árbitro deu por concluído o encontro. O treinador do Vitória, Pedro Ávila, não escondeu a satisfação pelo concretizar do objectivo.

«Este é o culminar de uma temporada de muito trabalho, é o concretizar do objectivo traçado e é a recompensa pelo esforço desenvolvido», disse, não se alongando muito em matéria de futuro. «Não estou muito preocupado com isso. O importante é as pessoas que trabalham no clube reunirem condições para acabar com o sobe e desce», salientou.

P.S. Os meus parabéns ao Vitória  e principalmente ao meu amigo Mário Freitas, por mais este feito do futebol Picoense.

Medina

Campeonato de São Miguel: Capelense, 0 – Santa Clara, “B” 6: Há dias assim…

Ficha do jogo:
Estádio Municipal Jácome Correia

Tarde calma e sombria, relvado sintético em óptimo estado, público em número muito considerável.

Árbitro: André Almeida

Assistentes: Sérgio Costa e Luís Fundo

Capelense: João Andrade; Manuel Marques, Quental (Cap.), Rui Oliveira e Zé Pacheco; Valtinha, Bruno Sousa, (Rodolfo, aos 75’) Bolinhas e Rúben Leite; Oliveira (João Pereira, aos 71’) e Camilo (Mauro, aos 45’+1).

Suplentes não utilizados: Hugo.

Disciplina: Cartão “amarelo” para João Andrade (55’); Rui Oliveira (55’); Zé Pacheco (68’); Valtinha (76’) e Bolinhas (90’+3).

Cartão “vermelho” directo para João Pereira (90’+1). O treinador recebeu ordem de expulsão (55’).

Treinador: Sidónio Ferreira

Santa Clara “B”: Rui Vieira; Vítor Sousa, Filipe, António Alves (Cap.) e Tiago Resendes; Chalana, N’dão e Hélder; Aurínio, (Bruno Melo, aos 74’) Caniggia (Miguel Mendonça, aos 77’) e Basílio (Rui Mota, aos 81’).

Suplentes não utilizados: Vítor Vieira, Ivo, B-10 e Luís Filipe

Disciplina: Nada a registar.

Treinador: Prof. Pedro Bermonte

Ao intervalo: 0-1

Resultado final: 0-6

Marcadores: Caniggia (43’ e 72’)); Basílio (50’); Chalana (55’gp. e 65’) e Hélder (79’).

***

Mesmo os mais optimistas admitiriam em circunstância alguma, um desenlace tão desnivelado neste jogo, disputado entre duas equipas que estão inseridas no grupo dos “mais poderosos” para os jogos da 2.ª fase, no jogo mais acatado no fecho da 1.ª fase do campeonato de São Miguel de futebol.

À partida para este duelo, os dois emblemas estavam separados por sete pontos, com vantagem natural para as cores encarnadas, mas uma possível vitória a acontecer para os homens equipados de negro, poderia relançar as equipas para uma fase derradeira muito equilibrada e quiçá, bem mais competitiva.

Assim e face ao descalabro registado na tarde do pretérito domingo, os comandados de Sidónio Ferreira ficaram a dez pontos de distância do Santa Clara “B” e o mais provável mesmo, é terem dito o adeus definitivo em relação ao título, objectivo que a partir de agora, passa a estar mais ao alcance das equipas do Santa Clara “B” e do D. R. Peixe, que se encontram separadas por escassos quatro pontos na pauta classificativa.

Em relação ao jogo Capelense – Santa Clara “B” disputado no velhinho, mas muito renovado Estádio Municipal Jácome Correia, diremos que foi presenciado por numeroso público, onde há a registar a invencibilidade quebrada pelo Capelense, estatuto que mantinha há já dez jornadas.

As duas equipas durante a primeira parte franquearam algum equilíbrio e as oportunidades distribuíram-se, com os guarda-redes a terem de sobressair, evitando por isso males maiores para as suas redes.

Tanto é que o primeiro grande ensejo de perigo iminente surge para o Santa Clara “B” à passagem do primeiro quarto de hora com Aurínio a ter nos pés o golo inaugural, valendo no entanto, a boa intervenção do guardião João Andrade. No prosseguimento da jogada, Chalana remata forte, a bola sai fora do alvo.

Aos 30’ é a vez do Capelense espreitar o perigo. Bolinhas de livre tenta surpreender Rui Vieira, mas este atento anula o pontapé, socando para a frente.

Volvidos 5’ de novo a formação das Capelas a criar perigo, com Bruno Sousa a rematar logo no imediato, quando tinha tudo para fazer o golo caso atingisse mais alguns metros. Aqui valeu de novo a boa atitude do guardião encarnado.

Ainda antes do intervalo, surge o primeiro golo do Santa Clara “B”. Caniggia completamente liberto de adversários fez o mais fácil, empurrando a redondinha para a baliza adversária.

Na etapa complementar, o Capelense voltou transformado para o jogo. Os seus jogadores sentiram o peso da responsabilidade mas, acabaram permitindo ao opositor ampliar a vantagem, na sequência de um excelente pontapé do veterano jogador Basílio, perante tantas facilidades encontradas.

Na jogada seguinte, surge o “caso do jogo”. Hélder cai na área do Capelense em luta com João Andrade e o assistente Sérgio Costa de pronto a assinalar a respectiva grande penalidade muito contestada aliás, pelos homens da casa. Na sequência do lance, o treinador Sidónio Ferreira é “convidado” pelo juiz da partida a abandonar o banco dos técnicos, supostamente por palavras menos próprias dirigidas ao dito assistente. Chalana chamado a converter o castigo máximo eleva o placard para 0-3. Pouco tempo depois é Quental que arrisca o tento de honra para a sua equipa, mas o remate forte com o pé esquerdo é travado uma vez mais por Rui Vieira.

Os restantes três golos aconteceram devido a erros originários, depois de uma apatia tremenda consentida pelo sector mais recuado do Capelense, que nunca mais se encontrou a partir do lance da grande penalidade. Em suma, diremos que o score final é castigo demasiado pesado para o conjunto de Sidónio Ferreira, que tudo fez para sair do jogo com um desfecho mais consentâneo.

A tarde menos conveniente do Capelense foi bem aproveitada pelo líder, que deixa agora a formação das Capelas a dez pontos de distância e parte para a 2.ª fase com quatro pontos de vantagem sobre o D. R. Peixe.


Resultados da 14.ª jornada (última da 1.ª fase):

V. Formoso, 2 – D. S. Roque, 2

B. Fogo, 1 – D. R. Peixe, 3

U. Nordeste, 4 – M. Mar, 1

Capelense, 0 – Santa Clara “B”, 6

A classificação está assim ordenada:

1.º Santa Clara “B”, 32pts; 2.º D. R. Peixe, 28; 3.º Capelense, 22; 4.º V. Formoso, 21; 5.º U. Nordeste, 17; 6.º B. Fogo, 14; 7.º D.S. Roque, 13; 8.º M. Mar, 8.

P.S. Por este andar o Santa Clara vai ser o próximo campeão de São Miguel de Futebol. O problema maior que revejo neste projecto é a série Açores terminar na época 2013/2014.
Na altura pediram-me a minha opinião e concordei com ela, porque era prolongar a ligação e, acima de tudo, a formação de diversos atletas com condições para singrar no futebol, mas por qualquer motivo  não iriam conseguir atingir outros patamares.
Claro, que a competividade neste caso é muito importante e, queiram ou não, a série Açores já tem outro andamento e concerteza que a experiência adquirida era fundamental para o crescimento destes atletas.
Assim, penso que este projecto tem que ser revisto...Também é verdade que ainda não sabemos o que virá a seguir, porque o futebol Português é fértil em cambalhotas...

Medina

terça-feira, março 06, 2012

Belenenses que futuro?

Transcrevo assunto colocado no Blogue " Cronicas azuis".


Medina disse...


Vai ser a última vez que vou comentar seja o que sobre o meu clube de coração.

Aquilo que vou dizer é de forma construtiva e globalizada e não com intenção de prejudicar seja quem for, porque não é esta a minha forma de estar na vida!!

Chego à triste conclução que ninguem percebe nada de futebois no nosso clube e muito pior na sua organização e estruturação.

Entra engenheiros entra doutores sai uns entra outros e continua tudo por se fazer!! Todos sabem que o problema é este e aquele mas cada vez mais afundam o clube!! Desde que nasci houve poucas excepçoes de êxito no nosso futebol, fala-se que somos assim e assado, que fazemos isto e aquilo e na realidade o que fazemos é nada!!!

Depois, começa, e acho que aqui está o grande mal deste clube, grande em história mas muito pequeno na sua mentalidade, muito pequeno nos seus objectivos, muito pequeno para aquilo que devia ser, uma grande divisão na sua massa associativa. Ninguem se entende!

E quando assim acontece só existe um final triste para um clube que merecia ter outro tipo de gentes, mas infelizmente aquilo que fizeram e bem, foi dar cabo dele!! Culpados? Foram todos nós que, acreditaram em tudo. Acreditámos ao longo deste anos em pessoas que não mereciam sentar-se na cadeira do poder e agora vamos pagar bem caro!!! Fomos avisados ao longo deste tempo todo...mas nunca fizémos caso, porque pensámos que o nome Belenenses resolvia tudo? Resolveu e bem!!!

O Belenenses vai morrer em agonia, já não tem cura possivél os abutres já pairam no ar...



Medina

Ponta Delgada



5 de Março de 2012 16:26





Anónimo disse...

Com esta mea culpa do Associado Medina (um dos cortejadores das cadeiras ocupadas), ainda pode haver esperança! Eu digo mais, já começou a redenção.

Até agora ninguém era culpado, eram todos vítimas dos antecessores e ninguém votara em ninguém.

Parabéns Consócio Medina pela sua coragem, ainda não é tarde, O Clube de Futebol Os Belenenses é bem maior que a fraca visão dos filhos de um deus menor que se têm alcandorado ao poder e dos seus mentores (que cobardemente se encolhem silenciosos e fogem das massa), já nem ao Restelo vão.

Veremos se têm coragem para aparecerem na AG (se entretanto houver AG).

Porque estes senhores agora encherão a boca com o último investidor, o RUSSO, não o Putin, mas o Pudin, que também abana como o flan.

Será o último estrebuchar de gente muito feia e muito má, por isso sairão do nosso Clube como os maiores calões e mentirosos eleitos.



5 de Março de 2012 17:13



Ricardo Costa disse...

Caro Medina



Estou inteiramente de acordo consigo. O que diz é inteiramente verdade, infelismente, uma triste realidade.



5 de Março de 2012 17:26



Miguel Arede Antunes disse...

Senhor Medina e ricardo costa concordo inteiramente com as vossas intervenções. Parabéns !



5 de Março de 2012 18:41



Anónimo disse...

O que vai por aqui??



O desvario total!!



A tentativa desesperada de alguns ocuparem certas cadeiras e ACABAREM SIM, desta vez com o Clube....



Estivesse o Futebol nos lugares cimeiros, que andavam todos caladinhos, por certo!



Prepara-se mais um bando de desempregados para tomarem de assalto o Clube e já ameaçando os sócios para que não apareçam na AG, que está marcada!



5 de Março de 2012 20:35



TELEDESOPORTO DE 04 MARÇO.

sexta-feira, março 02, 2012

Santa Clara - Ordenados em atraso geram preocupação.

Há três meses sem receber qualquer salário, começa a ser preocupante a situação dos jogadores do Santa Clara.
Além do nono lugar na classificação, ainda longe do objectivo de poder lutar pela subida ao principal escalão do futebol português, a situação financeira do clube não vive os melhores dias.

Neste momento, os atletas somam já o terceiro mês sem receber qualquer ordenado, situação que pode levar já à apresentação de pré-avisos de rescisão de contrato com justa causa.

P.S. A crise está instalada em Portugal e por inerência o futebol, como é lógico e normal. Esta noticia é dada duma forma manhosa, porque, como o Santa Clara existe muitos outros.Julgo e tenho a certeza que os responsáveis vão resolver este delicado problema, para bem do clube e do futebol Açoriano.


Medina

Lusitânia-Praiense no arranque da segunda fase - Série Açores.

Lusitânia avança para a segunda fase em primeiro lugar
Primeiro e segundo classificados da série Açores defrontam-se na primeira jornada da segunda fase no grupo que vai apurar quem sobe à II divisão nacional. Santiago recebe o Prainha.

Os vizinhos e rivais da ilha Terceira, Lusitânia e Praiense, defrontam-se na jornada inaugural da segunda fase do campeonato da III divisão, série Açores, ditou o sorteio realizado esta tarde na sede da Federação Portuguesa de Futebol. O primeiro classificado recebe o segundo com cinco pontos a separá-los. No outro jogo do grupo dos primeiros o Santiago recebe o Prainha. A jornada primeira está agendada para 18 de Março.
A segunda jornada comporta os encontros Prainha-Lusitânia e Praiense-Santiago (25 de Março) e a terceira ronda é composta pelos desafios Praiense-Prainha e Lusitânia-Santiago (1 de Abril). As partidas da segunda volta disputam-se a 15, 22 e 29 de Abril.

Foi também sorteado o calendário da segunda fase, aquela que vai apurar quem desce aos regionais. As jornadas integram os seguintes desafios: Boavista-Ideal, Fayal Sport-União Micaelense e Guadalupe-Águia (11 de Março); Ideal-Guadalupe, União Micaelense-Boavista e Águia Fayal Sport (18 de Março); Ideal-União Micaelense, Boavista-Águia e Guadalupe-Fayal Sport (25 de Março); Guadalupe-União Micaelense, Águia-Ideal e Fayal Sport-Boavista (1 de Abril); União Micaelense-Águia, Ideal-Fayal Sport e Boavista-Guadalupe (15 de Abril).

A segunda volta do grupo da manutenção desenrola-se entre 22 de Abril e 20 de Maio. Os últimos três classificados descem aos respectivos campeonatos de ilha, restando a dúvida sobre se sétimo classificado também será despromovido pois está dependente do Angrense se manter, ou não, na II divisão nacional.



quinta-feira, março 01, 2012

Troféu de 29 fevereiro.

Dirigentes dos clubes da ilha de São Miguel contra a extinção da Série Açores

Na Assembleia-geral da AFPD:




A Reestruturação dos Campeonatos Nacionais de Futebol proposta pela Federação Portuguesa de Futebol, que poderá levar à extinção da Série Açores, está a dar que falar junto dos dirigentes dos clubes filiados na AFPD.

Por via disso, a Associação de Futebol de Ponta Delgada reuniu em Assembleia-Geral na noite da passada segunda-feira com os dirigentes dos clubes de São Miguel, que disseram não à proposta do órgão máximo do futebol português e afirmam que não deve ser um pedido mas sim uma exigência junto do Governo regional e expressaram o seu sentimento de revolta, lançando uma vez mais algumas alternativas que podem vir a servir de modelo para o futebol nos Açores e, adiantam que devem ser esgotadas todas as possibilidades para fomentar a Série Açores, seja nos moldes actuais ou em moldes diferentes.

Sobre as propostas em cima da mesa o presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Auditon Moniz, à nossa reportagem confessa que vai defender a posição dos clubes da AFPD, que contestam o fim da Série Açores de Futebol.

“Como já foi tornado público pela FPF a Terceira Divisão Nacional de Futebol vai acabar para todos os efeitos, na medida em que vai haver sim uma Divisão única para o futebol amador e não mais a II e III Divisão Nacional, o que leva os nossos dirigentes locais a terem um sentimento com alguma preocupação ao nível local, em que terá de se encontrar a fórmula como vai ser o apuramento do Campeão dos Açores, com direito a subir à tal nova Série de Futebol Nacional”.

Auditon Moniz esclarece que houve naturalmente “diversas opiniões na Assembleia-Geral, no sentido para que possamos apurar um modelo, quiçá até bem pode ser o mesmo modelo da Série Açores, ou outro que queiram aplicar para que possamos chegar a acordo junto do Governo Regional e das outras Associações dos Açores”, reitera o presidente da maior Associação de Futebol dos Açores.

Entre os vários dirigentes que já se manifestaram contra esta imposição da FPF, há quem fale em desmotivação como foi o caso do presidente do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, Jaime Vieira “nós na vida temos de ter objectivos e metas a atingir e os clubes também são iguais, com o fim da Série Açores, acabamos por não ganhar nada e será o fim para muitas equipas regionais”.

Quem também se manifestou contra as mexidas nos quadros competitivos da FPF, foi o presidente do Santa Clara Mário Batista, que esta temporada apostou num equipa “B”, para tentar chegar à Série Açores “seguramente que muitos clubes vão ter muitos problemas e nós também, vamos ter que repensar todo o projecto que delineamos para este escalão”.

Recorde-se que a proposta alteração da FPF, prevê a extinção da Terceira Divisão nacional de Futebol e a criação de oito Séries de dez clubes para a segunda divisão Nacional.