segunda-feira, abril 30, 2012

sexta-feira, abril 27, 2012

HÓQUEI EM PATINS EM SÃO MIGUEL - SANTA CLARA:

 Fotos do passado



Esta foto antiga do CD Santa Clara de Hóquei em Patins foi tirada nos anos 70, antes do jogo particular perante a selecção dos Estados Unidaos da América.

Para a história fica o resultado do jogo desta grande equipa encarnada de Ponta Delgada, que goleou os americanos por 15-7.
 
P.S. Tenho o prazer de ser amigo de alguns jogadores deste equipa, Floriano Machado, Luis Silva e Botelho. Interessante que o Luis Silva e o Floriano Machado jogaram futebol comigo no Santa Clara.
 
Medina

Santa Clara: Difícil, mas acreditem

Domingo passado, fiquei com a ideia de que estava menos público no Estádio de S. Miguel do que em jogos anteriores, numa altura em que a equipa do Santa Clara precisa de grande apoio para garantir a difícil manutenção na Segunda Liga do futebol português.

Afinal, pude confirmar, posteriormente, que estiveram 664 espectadores, correspondendo à melhor assistência da época. O Santa Clara-Atlético (3.ª jornada) era o jogo com mais assistentes (619), seguido do Santa Clara-Covilhã (21.ª), com 617 pessoas. O Santa Clara-Oliveirense, realizado num sábado, foi o que teve menos pessoas (323).

Continuando no número de espectadores no Estádio de S. Miguel, constata-se que, esta época, apesar da carreira deficitária da equipa, o Santa Clara é o 12.º do “ranking” (6843 assistentes em 14 jogos), muito longe dos 20713 do Portimonense, dos 20266 do Penafiel e dos 19129 do Belenenses, mas umas centenas acima do Arouca, do União da Madeira, do Covilhã e da Naval.

Na época passada, o Santa Clara foi o último classificado no número de espectadores, com 5620 em 15 jogos. Curioso, o facto de na época de 2009/10, com a equipa a lutar pela subida de divisão até à última jornada, só 8801 pessoas assistiram aos jogos em S. Miguel.

A tendência para a diminuição de pessoas nos Estádios dos clubes portugueses médios e pequenos tem sido assustadora. Atente-se nos jogos do Santa Clara na época de 2007/08: 21585 espectadores presentes e na época de 2008/09 foram 22055 nos 15 jogos em “casa”. A queda vertiginosa acentuou-se nos últimos 3 anos, Uma situação que é transversal a vários clubes. Mesmo na Primeira Liga, Beira-Mar, Leiria, Olhanense, Nacional, Rio Ave e Paços de Ferreira estão com médias muito abaixo das épocas anteriores.

Razões para esta quebra não são, somente, relacionadas com as dificuldades das famílias devido à grave crise económica e financeira. As partidas televisionadas em excesso, com jogos em todos os dias da semana, cujos intervenientes são do melhor que há na Europa, são a causa principal para, hoje, os portugueses vibrarem mais com o Real Madrid, com o Barcelona ou com o Manchester United do que com os clubes da sua cidade, vila ou aldeia.

Mas desviei-me do assunto principal. O Santa Clara e o seu futuro na Liga Orangina.

O treinador Luís Miguel procedeu a algumas alterações no desafio com o Belenenses, dando a titularidade a atletas que não jogavam com regularidade. Percebo a intenção psicológica, mas penso não ter sido a melhor opção, apesar de o comportamento colectivo ter melhorado ligeiramente. Contudo, as deficiências lá estão. Desde o início da época. Agora são difíceis de colmatar.

Intriga-me não ver Ilic a titular há várias jornadas, ainda na “era” de Bruno Moura. Não compreendo como Edson, o melhor lateral direito na época passada ao serviço do Moreirense, justificando o ingresso no Beira Mar, não joga no Santa Clara, apesar de André Simões estar a cumprir e bem, sendo dos melhores reforços da equipa para esta época. Mas a sua polivalência pode ser útil noutros sectores.

O resultado não foi o que todos pretendiam. A vitória era importantíssima. Assim, com 32 pontos, torna-se indispensável o Santa Clara conquistar mais 3 pontos nos três jogos que faltam.

O equilíbrio neste campeonato é superior ao das últimas épocas. Repare-se que desde há seis temporadas, quando a prova regressou às 16 equipas, com 32 pontos garantiram a manutenção o Covilhã (2010/11) e a Oliveirense (2008/09). Por duas vezes não desceram equipas que fizeram 30 pontos (Portimonense, em 2006/07, e o Covilhã em 2009/10). Só uma vez, em 2007/08, o Feirense precisou de 33 pontos para manter-se na Segunda Liga.

Ora, como escrevi há uma semana, serão necessários 35/36 pontos para as equipas não descerem, esta temporada. O Santa Clara tem uma tarefa “hércula” para alcançar a manutenção, devido aos fortes adversários que enfrentará.

Mas os jogadores já deram provas de darem o máximo em jogos de grande importância e, por vezes, têm actuado melhor quando defrontam equipas superiores. É o que todos aguardam. Uma surpresa é possível no Estoril, um campo onde o Santa Clara alcança, geralmente, bons resultados.

Nós, os poucos santaclarenses que ainda gostam, sofrem e têm no clube a identidade da sua cidade, da sua ilha e do seu arquipélago, acreditam que os valorosos atletas serão capazes de nos darem a alegria da manutenção. Acreditamos.

Vocês jogadores, sei que também acreditam.


P.S. Acreditem!!!!

Medina

Troféu de 26 Abril.

Avelino Gonçalves é sócio honorário do Angrense

Presidente passa a ser sócio honorário do clube

Presidente viu reconhecido o trabalho desenvolvido na presidência do clube ao longo dos últimos anos ao ser votado para sócio honorário. Na mesma Assembleia-Geral ficou a saber-se que as contas estão estabilizadas no positivo.

O presidente do Angrense, Avelino Gonçalves, viu aprovada uma proposta subscrita por três sócios na última Assembleia-Geral para que fosse elevado ao estatuto de sócio honorário da colectividade da rua de São João. A proposta, apresentação à votação, foi aprovada por unanimidade e aclamação.

Os associados do Angrense prestaram assim o reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Direcção que é presidida por Avelino Gonçalves, não apenas no campo desportivo, onde alcançou na época transacta a inédita subida à II divisão nacional, mas também no campo social, principalmente através da recuperação da sede.

Embora a temporada desportiva só termine no próximo mês de Maio, o presidente da Direcção do Angrense, Avelino Gonçalves, disse aos sócios que as contas deverão ser encerradas com um saldo positivo de aproximadamente oito mil euros, resultado obtido graças a uma gestão dos recursos muito rigorosa, atendendo a que se verificou uma redução de algumas parcelas dos apoios oficiais que atingiram os 35 por cento das verbas concedidas em anos anteriores.

Em matéria de contas, a reunião magna deu a conhecer aos sócios a estabilidade financeira do emblema angrense. O clube apresentou um saldo negativo de 56 mil euros no período Março 2011/Abril 2012 como reflexo dos 510 mil euros de receita e 567 mil euros de despesa, um défice que fica coberto pelo saldo de 81 mil euros que transitou do exercício anterior.

Quanto ao orçamento para a época 2012/13, onde o Angrense voltará a disputar o campeonato da III divisão, série Açores, está fixado nos 231 mil euros, um valor que reflecte a redução de receitas por força da despromoção, mas as despesas também serão em menor monta, principalmente aquelas que estão relacionadas com as deslocações aéreas ao Continente.

P.S. Grande Presidente!!!

Medina

Pedro Zeferino vai treinar o Santiago

Zeferino está de malas feitas para um projecto mais aliciante
Treinador do Águia é o eleito pela Direcção do Santiago para suceder a Luís Pires. Nenhuma das partes quis confirmar a existência de um acordo que deverá ser anunciado na próxima semana.

Pedro Zeferino, 37 anos, actualmente ao serviço do Águia, é o treinador eleito pela Direcção do Santiago para suceder a Luís Pires, técnico que fará a despedida no próximo domingo, no último jogo do campeonato, em casa, frente ao Lusitânia.

Confirmou-se, tal como o acores.rtp.pt havia anunciado ontem, que a escolha iria recair num treinador que estaria a residir em São Miguel, voltando os dirigentes do Santiago a apostar num técnico insular. O último, recorde-se, foi Duarte Borges, despedido de funções em Fevereiro do ano transacto.

Com mais quatro jogos pela frente até ao final do campeonato da série Açores, grupo da manutenção, Pedro Zeferino permanece concentrado no Águia, mas isso não lhe tem impedido de acompanhar com a devida distância a planificação da próxima época, dando o seu aval às primeiras contratações.

O guarda-redes Armindo, os defesas Luís Soares e Jorginho, o avançado Amaral (todos atletas do Operário que vão mudar-se para Água de Pau na temporada 2012/13), o médio Armando (União Micaelense) e atacante Marco Aurélio (Rabo de Peixe) tiveram a sua concordância.

Nenhuma das partes quis confirmar a transferência mas o presidente do Santiago, Octávio Cabral, deu a entender que o anúncio da contratação do novo treinador só será formalizado no início da próxima semana, aguardando os dirigentes pauenses pelo fecho da participação da equipa no campeonato da III divisão.

quinta-feira, abril 26, 2012

EM JUNIORES “A”, “B” e “C”: Campeões dos Açores farão mais jogos nos “Nacionais”

Os campeões dos Açores de futebol dos escalões de juniores “A”, “B” e “C”, vão realizar mais jogos nas segundas fases dos respetivos campeonatos nacionais.

A medida está relacionada com a profunda alteração ao modelo dos “nacionais” dos três escalões de formação, que entra em vigor já na próxima época (2012/13).

A direcção da Federação Portuguesa de Futebol já aprovou as modificações e deu conhecimento às Associações numa reunião realizada em Lisboa.

Nos juniores “A” da segunda divisão, a segunda fase passa a ser constituída por duas séries de 6 equipas cada. Serão 10 jornadas, subindo à primeira divisão os 3 primeiros classificados de cada série. O campeão açoriano alterará com o campeão madeirense a integração nas séries Norte e Sul.

O esquema dos juniores “B” (juvenis) é muito semelhante ao de juniores “A” da segunda divisão.

O vencedor do campeonato regional será colocado alternadamente nas séries Norte e Sul, realizando também 10 jogos. Os dois primeiros qualificam-se para a terceira fase, de apuramento do campeão.

Em relação aos juniores “C” (iniciados), serão 3 séries de 6 equipas cada na segunda fase, O campeão açoriano deve intercalar a participação numa das três séries. Passa à fase de qualificação do campeão de Portugal os vencedores de cada zona e o melhor segundo classificado.

Dos 6 jogos que têm vigorado até esta temporada, as equipas da Região aumentam para dez o número de partidas por escalão.

O Governo Regional, através da Direcção Regional do Desporto, terá de suportar os custos com mais 6 deslocações (eram 9 até esta época). As Associações tencionam no início de Maio reunirem-se com a tutela, não só para apreciarem estas alterações, como, também, para definirem o modelo do campeonato açoriano de seniores, que entra em vigor na temporada de 2013/14, face à já anunciada extinção da III divisão nacional, onde, naturalmente, está incluída a Série Açores.

As arbitragens dos jogos da primeira e segundas fases ficarão a cargo de árbitros dos quadros de 2.ª, 3.ª categorias nacionais e de âmbito regional. Isto significa que os jogos nos Açores com as equipas locais serão, em maior número, dirigidos por árbitros dos Conselhos de Arbitragem das Associações de Futebol de onde são oriundos os clubes Campeões açorianos.

Esta intenção, que já mereceu a aprovação do Conselho de Arbitragem da Federação visa a redução de custos. Mesmo assim, a Federação Portuguesa de Futebol estima ter gastos na ordem dos 22 por cento com a reestruturação dos escalões de formação, face ao modelo que estava implementado.

Troféu de 25 Abril.

Santiago reforça-se no vizinho Operário


Clube de Água de Pau já prepara a temporada 2012/13 e os primeiros reforços são provenientes do Operário. A maior surpresa é a contratação de Luís Soares, experiente defesa de 35 anos que leva mais de 20 anos ao serviço dos fabris.

O Santiago tem quatro reforços confirmados para a época 2012/13 e há um nome que sobressai no lote de contratações: Luís Soares. O defesa de 35 anos formado no Operário está de malas feitas para o vizinho de Água de Pau depois de mais de duas décadas de dedicação aos fabris, desde os escalões jovens à equipa sénior.

Para além de Luís Soares, o Santiago tem acordo com Jorginho, defesa/médio esquerdo também ele formado no Operário que decidiu enveredar por um novo projecto. O clube de Água de Pau recuperou para as suas fileiras o guarda-redes Armindo depois de três épocas nos fabris e garantiu igualmente o concurso do avançado Amaral.

Estas são as primeiras contratações dos pauenses tendo em vista a última edição do campeonato da III divisão, série Açores, nos moldes actuais. O clube a que preside Octávio Cabral pretende construir uma equipa forte que possa voltar a discutir os lugares cimeiros, não deixando de espreitar a possibilidade de ascender à II divisão pois na próxima temporada os dois primeiros classificados terão direito à promoção.

Para além dos quatro atletas recrutados ao Operário, o Santiago está em negociações com Armando (médio do União Micaelense) e Marco Aurélio (avançado do Rabo de Peixe), faltando saber quem será o treinador, praticamente afastada que está a possibilidade de Luís Pires permanecer no comando técnico depois das negociações tendo em vista a prorrogação do contrato não terem chegado a bom porto.


Marco Aurélio feliz pela subida

Marco Aurélio poderá rumar ao Santiago na próxima época
Avançado esteve em destaque no desempenho do Rabo de Peixe no campeonato de São Miguel. Jovem de 23 anos foi pedra basilar na conquista do título de campeão que valeu a subida à série Açores.

Marco Aurélio tornou-se na figura maior do Rabo de Peixe campeão de São Miguel, não apenas pelos dois golos que apontou no decisivo jogo que valeu a conquista do ceptro – vitória por 3-2 no terreno do Capelense – mas também pelas suas prestações ao longo dos últimos quatro meses que ajudaram a equipa a acreditar que seria possível chegar ao primeiro lugar.

O avançado integrou o plantel em Janeiro passado depois de rescindir com o Sporting de Espinho e desde cedo mostrou que seria uma mais-valia no plantel às ordens de Jaime Vieira. Tanto que o colectivo da vila piscatória conseguiu recuperar de uma desvantagem de quatro pontos para o Santa Clara B no decorrer da segunda fase composta por apenas seis jornadas.

Um desempenho em crescendo que levou a equipa ao título que tem um significado especial para Marco Aurélio. «Este título tem um significado muito especial para mim porque vim para ajudar um clube onde sempre fui bem recebido e estou muito feliz por ter contribuído para o sucesso do Rabo de Peixe. Estou agradecido pela oportunidade que me deram», referiu.

E recordou que quando chegou a ambição não apontava ao primeiro lugar, mas que também nunca foi dado o devido valor ao plantel orientado por Jaime Vieira. «Naquela altura o título não era uma prioridade mas com o meu regresso o plantel ficou mais forte. Estou grato por ter retribuído a quem acreditou em mim. Não foi fácil porque chegamos a treinar com seis ou sete jogadores porque os restantes estavam no mar e, para além disso, começamos mal a época, nunca acreditaram em nós mas fomos crescendo aos poucos e no fim fomos felizes», disse.

Luís Pires orienta domingo o último jogo ao serviço do Santiago

A vontade de ambas as partes em renovar o contrato fracassou devido ao desejo da Direcção em reduzir o número de jogadores do plantel sem afectar a qualidade do mesmo.
Luís Pires não vai ser o treinador do Santiago na temporada 2012/13 porque a tentativa de renovação de contrato fracassou. Apesar de haver interesse de ambas as partes em prorrogarem o vínculo laboral que se iniciou em Fevereiro de 2011, o entendimento esbarrou nas posições divergentes no que concerne à fórmula para renovar o plantel.

A Direcção do Santiago, presidida por Octávio Cabral, pretende construir uma equipa que garanta condições de continuar a lutar pelos lugares cimeiros na série Açores de futebol, sem perder de vista a possibilidade de se imiscuir na luta pela subida à II divisão, principalmente tendo em linha de conta que na próxima época, a última nos actuais moldes, subirão os dois primeiros classificados.

Só que os dirigentes pauenses querem um plantel com qualidade mas com menos quantidade de efectivos de modo a fazer reflectir nessa diminuição a quebra verificada ao nível dos apoios. Já o treinador, Luís Pires, pretendia manter a qualidade sem mexer na quantidade, posição que impossibilitou um acordo para a renovação do contrato.

Com a saída de Luís Pires marcada para o final da época em curso – o que acontecerá no domingo, após o último jogo do campeonato, em casa, frente ao Lusitânia – a Direcção do clube de Água de Pau vira-se para o mercado de treinadores para encontrar um sucessor. A única certeza que existe é que a escolha recairá sobre um elemento que resida em São Miguel.

terça-feira, abril 24, 2012

Futebol regional nos Açores.

Futebol nos Açores: Apuramento do Campeão da AFAH


SC Barreiro cumpre e sai na frente

O Sport Clube Barreiro campeão da ilha Terceira e o Sport Clube Marítimo campeão da ilha Graciosa jogaram no sábado o primeiro jogo de apuramento de campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, no Porto Judeu, ilha Terceira.

Na primeira parte o Barreiro marcou dois golos aos 6 e 34 minutos, através de Miranda e Huka, respectivamente.

Na sua parte a equipa da casa aumentou ainda mais a vantagem marcando já em tempo de compensação o seu terceiro golo da partida, golo apontado novamente por Miranda.

O SC Barreiro vence o primeiro encontro em casa, frente aos graciosenses e sai na frente. A segunda jornada o Marítimo Velense campeão de São Jorge recebe o Barreiro na Vila das Velas.

Resultado da 1ª. jornada:

Barreiro, 3 - Marítimo Graciosa, 0

Folgou: Marítimo Velense.

CLASSIFICAÇÃO

L EQUIPAS J V E D GM-S P

1º SC Barreiro 1 1 0 0 3 - 0 3

2º SC Marítimo 1 0 0 1 0 - 3 0

3º Mar. Velense 0 0 0 0 0 - 0 0

2ª. jornada a 25 Abril 2012:

Marítimo Velense - Barreiro

Folga: SC Marítimo Graciosa.

* vencedor sobe à Série Açores.

ILHA TERCEIRA - Taça AFAH:

Taça AFAH arranca este fim-de-semana



Concluído o Campeonato da Terceira, e enquanto decorre o Torneio de Apuramento do Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), começa este fim de semana a Taça AFAH da Ilha Terceira. A prova apenas não conta com a presença do Barreiro, uma vez que o emblema do Porto Judeu está empenhado na disputa do cetro de campeão associativo. Vejamos o programa da competição:

Primeira jornada: Vilanovense - Marítimos e Boavista - Lajense. Folga o Fontinhas. Segunda jornada (25 de abril): Lajense - Fontinhas e Marítimos - Boavista. Folga o Vilanovense. Terceira jornada (um de maio): Vilanovense - Fontinhas e Lajense - Marítimos. Folga o Boavista. Quarta jornada (seis de maio): Fontinhas - Boavista e Vilanovense - Lajense. Folga o Marítimos. Quinta jornada (13 de maio): Marítimos - Fontinhas e Boavista - Vilanovense. Folga o Lajense.

Resultados da 1ª jornada:

Vilanovense, 3 - Marítimos, 0

Boavista CR, 1 - JD Lajense, 1

Folgou: GD Fontinhas

TAÇA ILHA GRACIOSA:

Marítimo defronta Guadalupe na final



O Sporting de Guadalupe afastou esta quarta-feira o Desportivo Luzense da Taça Ilha Graciosa, ao vencer o encontro das meias-finais por cinco bolas a uma.

Isidro abriu as hostilidades aos 13 minutos e Júlio Coronel bisou ainda na primeira parte. Na etapa complementar Luís Filipe também bisou e André Salgado assinou o tento de honra do Luzense.

O Sporting de Guadalupe vai defrontar o SC Marítimo na final da Taça Ilha Graciosa.

Resultados - meias-finais:

Graciosa FC, 1 - SC Marítimo, 3

Sp. Guadalupe, 5 - GD Luzense, 1

ILHA GRACIOSA - TAÇA AFAH:

Graciosa FC venceu Luzense (4-0)

O Graciosa Futebol Clube recebeu Sábado no Municipal de Santa Cruz, o Clube Desportivo Luzense, em jogo de abertura da Taça da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

O marcador foi aberto logo aos 3 minutos por Claúdio Serra a marcar para o Graciosa, através de uma grande penalidade.

Ainda antes do intervalo o Graciosa aumentou a vantagem por 2-0 com golo de Jardel aos 17 minutos.

No segundo tempo, a equipa vermelha e amarela de Santa Cruz da Graciosa voltava a aumentar a vantagem aos 3 minutos, desta vez por Luis Carlos, com Lucas a fechar o resultado em 4-0, quando decorriam 41 minutos de jogo.

Seniores: Resultado da 1ª jornada:

Graciosa FC, 4 - GD Luzense, 0

2ª jornada (25 Abril):

Graciosa FC - SC Maritimo (25/04/12)

FINAL DA TAÇA DE SÃO JORGE:

CD Velense, 4 - FC Maritimo, 3 (ap)

CD Velense vence Taça de Ilha em jogo com chuva de golos!

Jogo da final da taça de ilha com mais um derby das Velas entre Desportivo e Maritimo. Em tarde de sol e perante boa assistência os adeptos viram provavelmente o jogo mais disputado e emocionante da época.

O Desportivo adiantou-se no marcador por André Ataíde através da marcação de um canto direto. O empate surgiu por Kelvin a rematar dentro da área para o fundo das redes do guardião Filipe.

Ao intervalo 1-1 no marcador.

Na segunda parte manteve-se o equilibrio no jogo, mister Dominique trocou o lesionado Ricardo por Daniel que entrou bem na partida e faturou o 2º para a equipa do GDV após um passe de Diogo. O 2º do Maritimo surgiu através de um bonito cabeceamento de Ivo. Mister Dominique retira o já famoso guarda redes avançado Roberto Soares e lança Patricio no jogo.

Os adeptos estavam animados e até ao final dos 90 minutos manteve-se o empate a 2.

A decisão do jogo foi para o prolongamento, onde o Maritimo ganhou vantagem através de um remate de Kelvin que ressaltou em Canário e traiu o guardião Filipe. O Desportivo não se deu por vencido e o capitão André Rodrigues num remate a 30 metros da baliza fez um chapéu ao guardião contrário e colocou o marcador empatado a 3 bolas resultado que se manteve até ao final da 1ª parte do prolongamento.

Na 2ª parte do prolongamento surgiu o golo que decidiu esta final com André Ataíde a bisar culminando uma boa jogada de ataque do GDV.

Vitória do Desportivo por 4-3 num jogo digno de uma final com emoção, golos e indefinição quanto ao vencedor até ao fim.

TAÇA A.F. HORTA:

Vitória FC é o líder da taça

Resultado da 3ª jornada:

(jogo em atraso)

Vitória FC, 3 - CD Lajense, 1

Resultados da 5ª jornada:



GD Feteira, 3 - CD Lajense, 0

GD Salão, 2 - Flamengos, 3

Vitória FC, 2 - Cedrense, 0

CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS J V E D GM-S P

1º Vitória FC 5 4 1 0 21 - 2 13

2º Flamengos 5 3 2 0 9 - 5 11

3º Cedrense 5 1 3 1 11 -10 6

4º GD Salão 5 2 0 3 6 -12 6

5º GD Feteira 5 1 1 3 6 -14 4

6º CD Lajense 5 0 1 4 4 -14 1

6ª. Jornada - 25 Abril/2012:

CD Lajense - Flamengos

GD Feteira - Vitória FC

GD Salão - Cedrense

2ª Volta de 23 Abril.

segunda-feira, abril 23, 2012

RESULTADOS ONLINE (21 e 22 Abril)

Acompanhe mais uma jornada das equipas açorianas nos campeonatos nacionais.

2ª Liga - 27ª Jornada



DOM 16:00 SANTA CLARA - BELENENSES 1 - 1 FINAL



0-1 Miguel Rosa 60'



62' Lourenço (P) 1-1



________________________________________________



2ª Divisão - 29ª Jornada



DOM 15:00 ANGRENSE - OL. BAIRRO 2 - 3 FINAL



7' Ruben Rodrigues 1-0



1-1 Cílio Souza 10'



1-2 Cílio Souza (P) 18'



40' Pedrinho 2-2



2-3 Dani 65'



DOM 15:00 TONDELA - MADALENA 1 - 1 FINAL



20' Márcio Sousa 1-0



1-1 Samiro 60'



DOM 15.00 A. LORDELO - OPERÁRIO 0 - 2 FINAL



0-1 Evandro



0-2 Forbes



________________________________________________



Série Açores - Grupo A 5ª Jornada



DOM 15:00 LUSITÂNIA - PRAINHA 1 - 0 FINAL



64' Diogo Picanço 1-0



DOM 15:00 SANTIAGO - PRAIENSE 1 - 2 FINAL



0-1 Benjamim 24'



70' Filipe Andrade 1-1



1-2 João Borges 77'







Série Açores - Grupo B 6ª Jornada



SAB 20:00 U.MICAELENSE - FAYAL SPORT 0 - 4 FINAL



0-1 Tiago Oliveira 26'



0-2 Tiago Oliveira 46'



0-3 Pedro Rodrigues 70'



0-4 Pedro Rodrigues 90'



DOM 11:00 SP. IDEAL - BOAVISTA SM 5 - 0 FINAL



51' Nélson Faria 1-0



54' Nélson Faria 2-0



70' Paulo César 3-0



75' Paulo César 4-0



86' Paulo César 5-0



DOM 14:00 GUADALUPE - ÁGUIA 4 - 0 FINAL



8' Luís Filipe 1-0



27' Luís Filipe 2-0



56' Luís Filipe 3-0



90'+2 Everton 4-0



_____________________________________________________



Apur. Campeão Ass. F. Angra Heroísmo#



1ª Jornada



SAB 17:00 BARREIRO - MARITIMO GRACIOSA 3 - 0 FINAL



FOLGA: Maritimo Velense



# Vencedor sobe à série açores



_____________________________________________________



Campeonato São Miguel - Última Jornada



DOM 16:00 CAPELENSE - RABO PEIXE 2 - 3 FINAL



0-1 Marco Aurélio 11'



14' Ruben Leite 1-1



1-2 Marco Aurélio (P) 28'



1-3 Luís Flor 37'



38' Ruben Lieite 2-3



DOM 16:00 VALE FORMOSO - SANTA CLARA 0 - 4 FINAL



0-1 Medina 22'



0-2 Aurínio 24'



0-3 Canigia 28'



0-4 António Alves 77'



# Campeão São Miguel



____________________________________________________________



Ass. F. Horta



CAMPEÃO



Vitória



Santa Clara volta a ceder pontos em casa


Encarnados permanecem próximos dos lugares de descida

Encarnados empataram com o Belenenses e viram reduzida para três pontos a diferença para os lugares de descida. Sporting Ideal e Sporting Guadalupe golearam e continuam na luta pela manutenção na série Açores. O Boavista perdeu a larga vantagem e também está envolvido na corrida. Operário chegou ao pódio na II divisão.

O Santa Clara cedeu mais dois pontos em casa ao empatar (1-1) na recepção ao Belenenses em partida da 27.ª jornada do campeonato da Liga de Honra, continuando a adiar a concretização da manutenção. Os encarnados de Ponta Delgada já só têm três partidas para se colocarem a salvo da despromoção e nas próximas duas rondas vão defrontar os dois primeiros, Estoril e Moreirense.

No encontro deste domingo que assinalou a estreia de Luís Miguel perante os seus adeptos, o Santa Clara revelou-se demasiado ansioso e isso acabou por toldar o futebol praticado. Apesar de ter mais bola e mostrar maior vontade em chegar ao golo, os açorianos pecaram pelo elevado índice de passes errados e pela falta de acutilância ofensiva. O Belenenses até marcou primeiro, por intermédio de Miguel Rosa (58 minutos), mas Lourenço repôs a igualdade pouco depois na marcação de uma penalidade que puniu falta de Koukou sobre Platini.

A luta pela manutenção também está ao rubro na série Açores com três equipas a discutirem duas vagas. O Boavista perdeu a larga vantagem que tinha ao sair goleado na deslocação à Ribeira Grande – perdeu com o Sporting Ideal por 5-0 – e viu aproximar-se também o Sporting Guadalupe que recebeu e derrotou o Águia por 4-0.

Os axadrezados do Pico mantêm os 35 pontos, mais um que os leões da Ribeira Grande e cinco de vantagem em relação aos gracioenses. Praticamente despromovido está o União Micaelense que foi surpreendido pelo Fayal Sport. Os unionistas perderam por 0-4 na noite de sábado e ficaram a um escasso ponto da descida.

Quanto ao grupo da subida, o Lusitânia fez a festa perante os seus adeptos e derrotou o Prainha por 1-0, enquanto o Praiense deslocou-se a Água de Pau e venceu o Santiago por 2-1, adiando para a última ronda a definição do segundo classificado. Os pauenses levam dois pontos de vantagem sobre os praienses.

No campeonato da II divisão o Operário soma e segue e ascendeu à terceira posição depois de bater, fora, o Aliados de Lordelo por 2-0, beneficiando do desaire do Boavista. O Madalena surpreendeu pela positiva ao forçar o líder Tondela a um empate (1-1) mesmo jogando em inferioridade numérica, enquanto o Angrense despediu-se dos seus adeptos com uma derrota diante do também despromovido Oliveira do Bairro (2-3).

Rabo de Peixe campeão na última jornada

Rabo de Peixe regressa à série Açores dois anos depois
Campeão de São Miguel só foi encontrado na derradeira jornada da segunda fase e foi conquistado pelo Rabo de Peixe. A equipa da vila piscatória bateu o Capelense por 3-2, de nada valendo ao Santa Clara B a goleada imposta ao Vale Formoso (4-0).

O Rabo de Peixe festejou neste domingo a conquista do título de campeão de São Miguel ao confirmar o primeiro lugar na última jornada da segunda fase do campeonato. Não faltou golos nem emoção à ronda que coroou o novo campeão de ilha e próximo representante da Associação de Futebol de Ponta Delgada na série Açores da III divisão.

Dois anos depois de ter descido, o Rabo de Peixe está de volta aos nacionais por via da conquista do ceptro micaelense. Os azuis entravam para a última jornada da competição a depender apenas de si e o empate na partida com o Capelense, fora de casa, era suficiente para carimbar a subida. Os pescadores não quiseram deixar créditos por mãos alheias e venceram por 3-2.

Marco Aurélio cedo abriu o marcador ao fazer o primeiro golo aos oito minutos, vantagem que Ruben Leite haveria de anular pouco depois. Mas ainda na primeira parte o resultado ficaria decidido com Marco Aurélio a fazer o segundo de grande penalidade e Luís Flor elevou a contagem num remate cruzado. Na tarde dos bis, Ruben Leite ainda reduziu para 3-2 mas na segunda parte não se viram mais golos, celebrando o Rabo de Peixe a conquista do título.

À espera de um eventual desaire do líder no recinto do Capelense para espreitar uma possível reviravolta no topo da classificação, o Santa Clara B cumpriu a sua tarefa ao golear o Vale Formoso por 4-0, nas Furnas, mas o triunfo não serviu os intentos dos encarnados face à vitória do comandante. O Rabo de Peixe terminou o campeonato com 40 pontos, mais dois que o estreante Santa Clara B que deu luta até ao fim.

Teledesporto 22 de Abril

sexta-feira, abril 20, 2012

Taça de Portugal: PSD congratula Voleibol feminino do Ribeirense


O PSD/Açores congratulou-se com a recente conquista da Taça de Portugal pela equipa feminina de voleibol do Clube Desportivo Ribeirense, da ilha do Pico, obtida frente à equipa do Castêlo da Maia, no Pavilhão Multiusos de Baião, um triunfo “que não deixou dúvidas quanto à supremacia desportiva da equipa, que venceu por 3-0”, disse o deputado Cláudio Lopes.

“Nas últimas quatro épocas desportivas foi a terceira vez que o Clube Desportivo Ribeirense venceu a prova-rainha do voleibol nacional, o que o torna no único clube açoriano a alcançar tal feito, confirmando, com esta vitória, uma excelente temporada desportiva, onde as actuais campeãs nacionais estão no bom caminho para repetir outro feito histórico que é a conquista do título ganho o ano passado”, recordou.

“Este troféu enriqueceu o vasto palmarés do clube e fortaleceu o prestígio do desporto açoriano no quadro competitivo nacional”, sendo que “o Clube Desportivo Ribeirense muito tem contribuído para a dignificação e prestígio do desporto regional, levando o seu nome clube e o dos Açores para além das fronteiras nacionais”, referiu Cláudio Lopes.



Cumprindo o prometido: Francisco Agatão oferece camisola do Boavista ao Vale Formoso

Francisco Agatão, antigo jogador do Boavista Futebol Clube, esteve presente no passado dia 11 de Abril, no Complexo Desportivo das Furnas para realizar o que há muito havia prometido a si próprio, a de entregar a sua 1.ª camisola de jogo que vestiu quando actuava no Boavista FC ao Clube do bonito Vale das Furnas.
A concretização do prometido deu-se no convívio num jogo entre os veteranos do Vale Formoso e do Operário, terminando com resultado de 3-1 para o Vale Formoso, onde Agatão jogou a 1.ª parte pelo Operário e a 2.ª pelo Vale Formoso. No final houve lugar para um jantar oferecido pelos veteranos do Vale Formoso e habitual troca de lembranças, Francisco Agatão, ofereceu a camisola com que jogou no Boavista e não foi uma qualquer. O antigo atleta do clube do Bessa ofertou ao Vale Formoso a primeira camisola que envergou ao serviço dos axadrezados na longínqua década de 80.

Por seu lado a direcção do clube furnense, presidida por Sandro Ferreira, não deixou passar a oportunidade e também homenageou Francisco Agatão com uma camisola do jogo personalizada com inscrição do seu nome e o tradicional número oito que envergava nas costas.

Por tudo isso, o Vale Formoso agradeceu este grandioso gesto, vindo de um grande homem do futebol que é Francisco Agatão.


P.S Chico Agatão grande homem, grande treinador!!

Medina


Troféu de 19 de Abril.

Angrense admite rever política para a formação



Sport Clube Angrense reúne esta noite (20:30), em Assembleia-Geral Ordinária, na respetiva sede social, constando da ordem de trabalhos dois pontos: 1 - Apreciação e votação do relatório de gestão e contas relativo ao exercício em termo, bem como o parecer do Conselho Fiscal; 2 - Outros assuntos de elevada importância para o futuro da atividade desportiva da coletividade.

Se em relação ao primeiro ponto tudo se encaminha para uma aprovação pacífica dos documentos, atendendo à política de rigor orçamental que é imagem de marca da instituição, o mesmo não se pode dizer do segundo, uma vez que é suscetível estarem em causa mudanças profundas no que diz respeito à atividade desportiva do Angrense, essencialmente ao nível da formação.

"Vamos discutir o futuro do projeto de desenvolvimento desportivo da formação no Angrense. Como é do conhecimento público, o desporto tem vindo a sofrer cortes orçamentais em percentagens elevadas, como, por exemplo, se verificou este ano por parte da autarquia (aproximadamente 25% em relação à época anterior, mesmo tendo subido de divisão), ficando, assim, em causa toda a dinâmica que gira em torno do projeto de formação, algo que consideramos um autêntico 'serviço público'. Estamos a falar de um projeto que acarreta custos elevados. As várias equipas dos escalões de formação correspondem a cerca de 80% de toda a atividade desportiva do Angrense, considerando as horas de treino e os oito jogos que a formação efetua semanalmente", afirma, a propósito, o presidente encarnado, Avelino Luís Gonçalves.

"É preciso lembrar, sobretudo aos mais incautos, o papel que o desporto desempenha na sociedade, que passa pela promoção de hábitos e estilos de vida saudável, sociabilização, cooperação, ocupação de tempos livres, afastamento dos jovens de maus comportamentos, etc.", acrescenta, visivelmente preocupado.

Entretanto, DI sabe que em cima da mesa vão estar várias alternativas, sendo uma delas a eventualidade de a formação passar a ser suportada pelos progenitores dos atletas. A redução do número de equipas é outra possibilidade, até porque, diz o presidente, "no Angrense canaliza-se muitos recursos próprios para a formação".

P.S. Concordo com o presidente do Angrense. Nunca se devia retirar dinheiro para a formação, podiam muito bem tirar  de outras coisas. Porque para além de se formar atletas estamos formando homens para o futuro, e os clubes se tiverem condições ou melhor darem condições, os miúdos tomam o gosto e ficam mais motivados. Muito melhor que andarem por outros lados da vida...enfim?

Medina
Ponta Delgada





quinta-feira, abril 19, 2012

Sou um pai orgulhoso!!!

Fiquei bastante feliz em saber que o meu filho João Manuel Medina foi convocado para os treinos da selecção de futebol da AFPD sub/14. Julgo, que é um prémio para o miúdo. Foi um ano que evolui bastante, porque jogou com muita assiduidade e foi bastante acarinhado pelas gentes do Oliveirenses.
Vai-se tornar muito bom jogador em virtude de ter alguns predicados interessantes, mas o pai também têm lhe dado algumas dicas muito importantes.
Em relação à minha filha Beatriz Medina Baptista, foi a melhor jogadora do torneio do centenário da AVSMiguel . Joga no Volei Clube e é treinada pelo mestre marinho. Estão muito próximas de serem campeãs dos Açores e logicamente vão representar a região nos Nacionais. Depois de ter representado os Açores nos jogos das ilhas na Secilia / Itália, vai a caminho de outro êxito.

Medina

Troféu de 18 Abril.

quarta-feira, abril 18, 2012

Futebol nos Açores - Campeonatos Regionais:





CAMPEONATO DA ILHA TERCEIRA:

Terminou o campeonato , Barreiro campeão!



Resultados da 19ª Jornada:

Vilanovense, 3 - Maritimos, 0



GD Fontinhas, 3 - Boavista CR, 2

Juv. Lajense, 0 - SC Barreiro, 2

Resultados da 20ª jornada:

Os Maritimos, 1 - JD Lajense, 2



Boavista CR, 1 - Vilanovense, 2

SC Barreiro, 6 - GD Fontinhas, 2



CLASSIFICAÇÃO FINAL:

L EQUIPAS J V E D GM-S P

1º SC Barreiro 20 13 3 4 43-21 42

2º Vilanovense 20 9 4 7 34-27 31

3º Juv. Lajense 20 8 3 9 30-29 27

4º GD Fontinhas 20 6 7 7 20-30 25

5º Boavista CR 20 5 7 8 21-25 22

6º Os Marítimos 20 6 2 12 24-40 20

- SC Barreiro campeão da ilha Terceira.

TAÇA ILHA GRACIOSA:

SC Marítimo na final da taça



O Marítimo carimbou o passaporte para a final da Taça Ilha Graciosa ao derrotar o Graciosa FC,nas meias finais, por três bolas a uma.

Lucas ainda abriu o activo para os amarelos, mas Anisio, de grande penalidade, Amunike e Nelson Melo, tambem de penalti, deram a vitória ao campeão graciosense.

A outra meia final está marcada para quarta-feira.

Meias-finais:

Graciosa FC, 1 - Marítimo, 3

Guadalupe - Luzense (18-04-12)

CAMPEONATO DE SÃO JORGE:

Maritimo Velense campeão em São Jorge!

O Maritimo Velense conquistou o título de campeão em São Jorge. O clube jorgense vai disputar o titulo de campeão da AFAH com o campeão da Terceira e da Graciosa

Resultados da 12ª. jornada:



Urzelinense, 0 - FC Marítimo, 2

FC Calheta, 0 - GD Velense, 1

CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS J V E D GM-S P

1º FC Maritimo 12 10 1 1 35 - 9 31

2º GD Velense 12 9 1 2 27 -10 28

3º FC Calheta 12 2 2 8 11 -37 8

4º Urzelinense 12 0 2 10 9 -26 2

- Maritimo Velense campeão de São Jorge.

TAÇA A.F. HORTA:



Flamengos lidera à condição

Resultados da 4ª jornada:



CD Lajense, 0 - GD Salão, 3

Flamengos, 1 - Vitória FC, 1

Cedrense, 3 - GD Feteira, 3

CLASSIFICAÇÃO:

L EQUIPAS J V E D GM-S P

1º Flamengos 4 2 2 0 6 - 3 8

2º Vitória FC 3 2 1 0 16 - 1 7

3º Cedrense 4 1 3 0 11 - 8 6

4º GD Salão 4 2 0 2 4 - 9 6

5º CD Lajense 3 0 1 2 3 - 8 1

6º GD Feteira 4 0 1 3 3 -14 1

5ª. Jornada - 22 Abril/2012:

GD Feteira - CD Lajense

GD Salão - Flamengos

Vitória FC - GD Cedrense

Troféu de 17 de Abril.




Ruizinho no Belenenses, mais um jogador Açoriano treinado pelos treinadores simples...

Medina

Para todos os sócios e simpatizantes do CF " Os Belenenses".

terça-feira, abril 17, 2012

Campeonato de São Miguel: Desportivo de Rabo de Peixe a um ponto do título

Cresce de emoção o Campeonato de São Miguel de futebol e só mesmo na derradeira ronda é que será conhecido o campeão da temporada 2011/2012.
Ao D. R. Peixe apenas um empate chega, para alcançar o título e por via disso, subir na próxima época futebolística à Série Açores da 3.ª Divisão Nacional.

A formação de Jaime Vieira poderá fazer a festa da subida na deslocação ao terreno emprestado do Capelense, caso obtenha um resultado condizente, enquanto o Santa Clara “B” que defronta nas Furnas o V. Formoso, necessita imperiosamente de obter os três pontos e esperar que aconteça uma tarde menos boa do líder.

Nos confrontos relativos à 5.ª rodada da segunda fase, destaque para o triunfo magro, mas precioso do emblema da vila piscatória que suou as estopinhas para arrecadar a vitória, frente a uma equipa muito lutadora e que vendeu cara a derrota.

O D. R. Peixe conseguiu superar o seu antagonista, graças a um tento obtido por Marco Aurélio na marcação de uma grande penalidade concretizada ainda no decorrer da primeira parte, na sequência de uma falta cometida sobre Yayá Silva dentro da área “axadrezada”.

No outro jogo da ronda, o Santa Clara “B” não foi além de um empate a uma bola em casa, diante do Capelense, desfecho que poderá ter ordenado o afastamento em definitivo da equipa encarnada com vista à conquista do ceptro.

Sendo assim, o D. R. Peixe tem agora mais dois pontos do que o Santa Clara “B” e só lhe basta um ponto na última partida da prova, para cantar vitória e subir à 3.ª Divisão Nacional Série Açores. Em caso de igualdade pontual das duas equipas, o emblema nortenho leva vantagem devido à superioridade de resultados nos jogos efectuados entre ambos.

Resultados da 5.ª jornada (penúltima) da 2.ª fase:

Santa Clara “B”, 1 – Capelense, 1

D. R. Peixe, 1 – V. Formoso, 0

A classificação está assim ordenada: 1.º D. R. Peixe, 39 pts; 2.ª Santa Clara “B”, 37; 3.º Capelense, 28; 4.º V. Formoso, 25.



Próxima ronda (6.ª e última) a ter lugar no próximo fim-de-semana:

Capelense – D. R. Peixe

V. Formoso – Santa Clara “B”



Taça Primavera



D. S. Roque conquista

o troféu



Uma vitória tangencial frente à União de Nordeste por 2-1, garantiu ao D. S. Roque e a uma jornada do fim, a conquista da Taça Primavera, competição que aglomerou as equipas que ficaram nos derradeiros quatro lugares.

Depois de arrecadar já esta época a Super Taça Norberto Pacheco, a formação de Emanuel Ferreira conquista, assim, mais um troféu, que vem uma vez mais ornamentar as vitrinas do popular clube de São Roque.

Na partida de maior realce da ronda, até foram os nordestenses que abriram as hostilidades, mas depois aconteceu a reviravolta e o triunfo dos “canarinhos” de São Roque acabou por surgir com naturalidade, graças a dois atletas do escalão dos juniores, (Nelson e Leandro) e que foram até os autores dos golos dos “amarelos” de São Roque, lançados ao plantel sénior pelo técnico Emanuel Ferreira.

No outro jogo, o Mira Mar conseguiu uma vitória no reduto do Bota Fogo (1-3).



Resultados da 5.ª jornada:

B. Fogo, 1 – M. Mar, 3

D. S. Roque, 2 – U. Nordeste, 1

A classificação está como se segue: 1.º D. S. Roque, 26pts; 2.º U. Nordeste, 21; 3.º B. Fogo, 18; 4.º M. Mar, 13.

Próxima ronda (6.ª e última):

U. Nordeste – B. Fogo

M. Mar – D. S. Roque



segunda-feira, abril 16, 2012

Madalena com nova derrota.

Exibição sem brio atira equipa picarota cada vez mais para o fundo
Em mais um jogo da II Divisão Nacional Zona Centro a equipa do Madalena, a jogar em casa, voltou a perder pontos numa exibição nada agradável de se ver para os poucos adeptos que se deslocaram ao Municipal do Bom Jesus em São Mateus.

A equipa do São João Ver entrou melhor na partida e marcou aos 18m intermédio de Amílcar que respondeu muito bem de cabeção a um cruzamento vindo da direita dos pés de Machadinho.

A perder a equipa picarota equilibrou-se e 6m depois e após uma boa jogada individual de Demba que já dentro da área tira dois adversários da frente e cruza para o autogolo de Bino e foi com a igualdade no marcador que a partida foi para o intervalo.

O descanso não fez bem aos jogadores em campo e na segunda parte viu se um jogo sequioso e sem interesse até que aos 82m Amílcar bisa na partida com um bonito golo à meia volta em resposta à rápida incursão de Chapinha pelo lado direito do ataque da sua equipa.

A equipa da casa visivelmente em baixo animicamente não teve argumentos para mudar o rumo dos acontecimentos e ainda viu a vantagem a ser ampliada através de Machadinho aos 91m.

Vitória justa da equipa do continente que foi claramente a equipa mais consistente em campo perante um Madalena triste e sem apoio.

Vitória histórica sobre o Barcelona no Pavilhão de Desportos da Candelária

Candelária na final a 8 da Liga Europa


No sábado fez-se história no pavilhão de Desportos da Candelária, numa noite de sonho para a equipa picarota que com o seu pavilhão cheio de apoiantes derrubou a poderosíssima equipa do Barcelona por 3x2 garantindo um lugar na “Final a 8” da Liga Europa.

A equipa da casa jogou muito bem a primeira parte assumindo sempre o controlo da partida rematando quatro vezes ao poste e ainda viu um golo ser negado devido ao sancionar de uma falta atacante. Com toda a justiça ao fim dos primeiros 25m vencia por 2x0 com golos de Tiago Rafael e Martin Montivero.

No segundo tempo a equipa espanhola mostrou-se mais perigosa e lá foi valendo a noite inspirada de João Miguel. Numa partida com um final emotivo a 6m de fim Marc Torra conseguiu bater o guardião da casa à boca da baliza deixando os pupilos de Carlos Cantas um pouco nervosos. Contudo 8s depois Jorge Silva ampliava novamente o marcador para 3x1.

O melhor estava reservado para os últimos 25 segundos da partida, com o Barcelona a reduzir, de novo por Marc Torra, e na marcação de um livre a apenas um segundo do final, contra o Candelária João Miguel a levar o pavilhão ao delírio ao defender o remate e com a equipa da ilha do Pico a carimbar a sua presença na “Final a 8”.

A equipa do Candelária vai jogar com os espanhois do Liceo da Corunha, ao passo que a Oliveirense defronta o Barcelona e o Benfica os italianos do Valdagno.

No outro jogo dos quartos-de-final, o Reus (ESP) joga com o Lodi (ITA), de onde sairá o adversário do vencedor do Oliveirense-Barcelona nas meias-finais.

O Benfica e o Candelária podem defrontar-se na meia-final, caso vençam os respectivos jogos.

A fase final da principal competição de clubes de hóquei em patins vai realizar-se entre 24 e 27 de maio. Por definir está onde se irá realizar o evento sendo que o prazo para as candidaturas para a organização da Final 8 foi alargado até este fim-de-semana.

Medina e o Santa Clara.....

Ao consultar o site do Clube Desportivo Santa Clara ou Santa Clara Açores, como queiram chamar, deparei-me com um artigo do meu amigo Pedro Botelho, com o titulo " As razões do sucesso da formação".
Realmente, está muito bem elaborado e concordo com ele em quase tudo, menos em alguns aspectos que vou tentar explanar no meu fraco Português.
O Santa Clara foi sempre a principal referência do futebol em São Miguel, quer em seniores, quer na sua formação, mesmo que neste caso não tenha sido campeão todos os anos, pelo menos conseguiu-se colocar na equipa principal jogadores que chegaram a internacionais de Portugal, caso do Diogo Fonseca, João Botelho, Pacheco, internacional do Canada  e outros como muito valor que chegaram a jogar, como o Ruben Rodrigues.
Na questão dos números não enganarem...É só uma questão de historiar quantos campeonatos foram ganhos ao longo destes anos...
As bases já estavam lançadas à muitos anos. Agora descurou-se um pouco e por isso foram penalizados, mas todos sabemos os motivos. Mas mesmo assim, treinando no péssimo pelado chegámos a ser campeões de São Miguel e dos Açores!!  Não foi de agora meu amigo Pedro.
Sempre houve muito respeito e consideração pelos atletas. Tivemos grandes dirigentes como o João Luís Raposo, Aprígio Malveira e Fernando Faria e treinadores, que chegaram a dar dinheiro do seu bolso para que as coisas não parassem!! Sempre incutimos os valores do clube ao longo destes anos e por isso somos grandes referências deste clube queiram ou não queiram.
Se têm os melhores treinadores? Congratulou-me por isso!! Mas não concordo com a tua opinião. São jovens e menos jovens com muito valor, mas existe outros com os mesmos predicados!
A diferença que existe é no tratamento e no acompanhamento que se dá aos miúdos e, sendo assim, conseguem "agarrar os melhores atletas"e, acima de tudo, um local com condições e fixo para o treino. Isso sim, foi uma grande medida, mas eu também já tinha dito isso muitas vezes. Mais, sempre disse que a melhor medida para combater as dificuldades que os clubes colocavam para desvincular os miúdos que se pretendia, era apostar forte nos escalões mais baixos para não termos esses handicapes.Agora, as coisas estão mais facilitadas, porque foi abolido até aos quatorze anos essa obrigação. Portanto, foram vantagens que na altura não havia.
Não me vou alongar, mas tinha que dizer algo sobre o artigo do meu amigo Pedro, para clarificar algumas coisas. Podem pensar que ao fazer isso estou com inveja ou outra coisa.. Nada disso, é um clube que me marcou muito e ensinou-me a ser homem, porque foram 20 anos ao seu serviço, como jogador da equipa principal e treinador da sua formação.
Fico sempre feliz pelos seus êxitos!!

Medina


RESULTADOS ONLINE (14 e 15 Abril)




Acompanhe mais uma jornada das equipas açorianas nos campeonatos nacionais.

O nosso futebol em destaque...

2ª Divisão - 28ª Jornada

DOM 15:00 OPERÁRIO - TONDELA 1 - 0 FINAL
30' Ruizinho 1-0

DOM 15:00 MADALENA - S. JOÃO VER 1 - 3 FINAL

0-1 Amilcar 23'
24' Bino (A.G) 1-1
1-2 Amilcar 82'
1-3 Machadinho 90'


DOM 15:00 BOAVISTA - ANGRENSE 2 - 1 FINAL
0-1 Marcio 72'
1-1
2-1

______________________________________________

Série Açores - G. Primeiros (4ª Jornada)

DOM 15:00 PRAIENSE - LUSITÂNIA 2 - 3 FINAL
8' Benjamim (P) 1-0
1-1 Diogo Picanço 14'
1-2 Dário (P) 28'
Ratinho 2-2
2-3 Nuno Lima 84'


DOM 15:00 PRAINHA - SANTIAGO 1 - 3 FINAL
0-1 Fábio Pires (P) 18'
46' Sidney (P) 1-1
1-2 Tiago Silva 53'
1-3 Valtinha 55'

Série Açores - G. Últimos (5ª Jornada)

SAB 14:00 BOAVISTA SM - SP. GUADALUPE 0 - 2 FINAL
0-1 Luís Filipe (P) 7'
0-2 Everton (P) 80'

SAB 20:00 SP. IDEAL - FAYAL SPORT 4 -1 FINAL
21' Samuel 1-0
22' Nelson Faria 2-0
29' Vitor Alves 3-0
3-1 Rui Furtado 39'
65' Vitinha 4-1


DOM 15:00 U.MICAELENSE - ÁGUIA 3 - 1 FINAL
0-1 Rui Ponte 4'
79' Vitor Gaguinha 1-1
87' Vitor Gaguinha 2-1
90' Marco Correia 3-1



Troféu de 14 Abril.

Lusitânia é campeão da série Açores.



Lusitânia venceu e fez a festa no terreno do rival

O empate bastava para confirmar a subida mas o Lusitânia foi ganancioso e ficou com os três pontos no confronto com o Praiense. Festa da promoção teve como palco o estádio do rival e candidato assumido. Águia e Fayal Sport já desceram aos regionais.

Domingo de festa na Praia da Vitória em tons de verde-e-branco! O Lusitânia foi ao terreno do Praiense vencer por 3-2 e com os três pontos somados confirmou a conquista do primeiro lugar na série Açores e consequente subida à II divisão nacional. A turma leonina sagrou-se campeã a duas jornadas do final da competição.

O empate era suficiente para o Lusitânia alcançar a promoção ao escalão secundário do futebol nacional mas o leão foi ganancioso e quis os três pontos só para si. A festa esteve sempre presente pois a turma orientada por Francisco Faria nunca se viu em desvantagem no marcador e porque tanto o empate como a vitória serviam os seus interesses os adeptos tiveram sempre motivos para sorrir.

O 3-2 final confirmou – se é que havia necessidade – toda a capacidade de uma equipa que nem era apontada como candidata ao título, mas que desde a primeira jornada foi trilhando o caminho do sucesso rumo à glória final. Quatro anos depois o Lusitânia está de volta à II divisão.

Festa para uns, tristeza para outros. O Águia e o Fayal Sport estão de regresso aos regionais depois das derrotas averbadas nesta jornada. O Fayal Sport foi o primeiro cair em virtude da derrota por 4-1 no terreno do Sporting Ideal, resultado que atirou também a turma dos Arrifes de volta ao campeonato de São Miguel. Quando o Águia defrontou o União Micaelense na tarde deste domingo já tinha o destino traçado, partida que os unionistas venceram por 3-1, mantendo acesa a esperança na manutenção.

Nessa corrida também está o Sporting Guadalupe que foi ao Pico somar três importantes pontos no confronto com o Boavista. Os gracioenses venceram por 2-0 e continuam na perseguição ao Sporting Ideal que detém os quatro pontos de avanço e continua no segundo posto da classificação, a vaga que resta no direito à permanência, partindo do princípio que os picarotos não vão perder a liderança. No jogo que falta o Santiago derrotou o Prainha por 3-1.

Quanto ao campeonato da II divisão, zona Centro, excelente a vitória conseguida pelo Operário na recepção ao líder, Tondela. O golo de Ruizinho fez toda a diferença num confronto onde o guarda-redes João Botelho foi a figura maior ao evitar uma mão cheia de oportunidades de golo para os contrários. No Bessa, o Angrense vendeu cara a derrota frente ao Boavista (2-1) e no Pico o Madalena voltou a perder, desta feita diante do São João de Ver (1-3).

sexta-feira, abril 13, 2012

Um nome para a história: Morreu o Maestro Emílio Porto.

Morreu o maestro e compositor Emílio Porto. A notícia caiu, inesperada, na quarta-feira à noite. Preparando-se para uns dias de descanso, numa viagem ao norte de Portugal, que horas antes, por mail, tinha comunicado aos seus amigos mais íntimos, e no meio de um ensaio que fazia, no “seu” Grupo Coral das Lajes do Pico, sucumbiu a ataque fulminante contra o qual nada se pôde fazer.
Nos seus 76 anos, (nasceu a 20 de Dezembro de 1935), Emílio Porto respirava vida e dinamismo, o que tornou ainda mais dolorosa a notícia do seu falecimento.

Natural da Ribeirinha, do Pico, onde hoje é sepultado, Emílio Porto notabilizou-se como Homem e como Músico. Depois do ensino primário, foi para o Seminário de Angra. Aí, desde cedo, sobressaíram os seus dotes musicais e ainda aluno, já era regente e ensaiava os alunos mais novos e colaborava com Edmundo Machado Oliveira na preparação do Orfeão e da Schola Cantorum do Seminário.

Ordenado sacerdote, teve especial influência, nos anos sessenta, na freguesia de São Caetano do Pico, com a renovação pastoral e litúrgica saída do Concílio Vaticano II. Frontal e directo, nunca temeu os poderes instituídos e, por coerência pessoal, acaba por pedir dispensa do ministério sacerdotal, o que, depois de muitas lutas e dificuldades, lhe foi concedido!

Completou os seus estudos, com licenciatura, em Setúbal e nunca deixou o grande ideal humanista e cristão que o norteava. Coerente e defensor de que para falar era preciso corresponder com agir, embrenhou-se na política açoriana, numa época bem difícil, na instauração da Autonomia açoriana. Assim, candidatou-se e foi eleito deputado regional, nas I e II legislaturas da Assembleia Regional, no grupo Parlamentar do PS.

Pedagogo por vocação, o ensino era a sua paixão e muitos dos seus alunos, em diversas ocasiões, têm realçado esta vertente importante da sua vida: “ensinar não tem tempo nem lugar! Ensinar é tornar universal o cantinho onde estamos”!

Nunca deixou a música e sempre dizia que ninguém escreve uma partitura para ficar na gaveta. Regeu capelas polifónicas, em muitos lados, mas em 1983, por altura da Semana dos Baleeiros, surge o Grupo Coral das Lajes do Pico. Era para ser uma apresentação, no decorrer duma festa, mas logo se torna um projecto de tão grande êxito que nunca mais parou.

Emílio Porto é o rosto do Coral, mas é acima de tudo a alma da iniciativa. E não se fica por casa.

Neste mesmo Correio dos Açores, em 2010, numa grande entrevista concedida a Afonso Quental, Emílio Porto diria que andaram pelo Pico, São Miguel, Terceira, São Jorge e Faial. Para fora destas ilhas, cantaram em Vila do Conde, em Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André, Sines, Mafra, Cangas – Galiza e Toronto. Foram presenças, quase todas, de carácter cultural e feitas em intercâmbios com outros coros.

E tudo isto porque, segundo ele mesmo afirmou naquela entrevista, pensamos que estamos a preservar e a prestigiar as nossas tradições. Ao tomar a música popular, e fazer que seja possível o seu canto polifónico, nada mais fazemos do que valorizar essa própria música. Alguns dirão que essa música deve ser cantada tal e qual o é nas suas origens – o folclore. Penso que não. E sigo o rumo de outros mestres em música, como Lopes-Graça, Joel Canhão, Manuel Faria e outros, com outros coros.

O Grupo Coral da Lajes edita vários CD, o último dos quais com uma recolha extraordinária sobre as músicas do Espírito Santo em várias ilhas.

Manuel Emílio Porto é condecorado pelo Presidente Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem de Mérito e, dentro de portas é agraciado com a insígnia de Mérito da Região Autónoma dos Açores. Mas nada disso lhe retira a sua proverbial humildade e a sua maneira de estar, sempre perto de todos, sempre de porta aberta a quantos lhes pediam um conselho ou um acorde musical. E quando falava da sua casa e da sua hospitalidade dizia sempre: “vem e traz um amigo também”.

Celebrando-se este anos os 150 anos da fundação do Seminário de Angra e preparando-se uma visita à cidade património de um grupo de antigos alunos daquele estabelecimento de ensino, das décadas de 50/60 do século passado, Emílio Porto estava na linha da frente, nos projectos e nos sonhos, com intervenção activa e permanente, na rede social onde contacta o Grupo.

Emílio Porto pode e deve ser considerado um revolucionário da música coral nos Açores. Ele fez aproximar a polifonia do gosto popular e elevou as músicas simples do povo a patamares nunca dantes atingidos, com os seus arranjos polifónicos.

Será lembrado como alguém que viveu a música numa tal dimensão que fez dela um ponto de encontro de diversas sensibilidades aparentemente inconciliáveis.

Mas, além disso, e acima disso tudo, fica o seu exemplo de cidadão comum que viveu a dimensão do Pico e dos Açores, com a sua família, com a dor da morte de sua primeira esposa e com a alegria perene e contagiante que emanava autoridade difícil de suplantar.

Como escritor, os textos que deixa, as conferências que proferiu, as apresentações de livros que fez e as crónicas que escreveu, são de um testemunho invulgar que não cabe aqui neste apontamento.

Os Açores estão mais pobres, mas como escrevia ontem o poeta açoriano Artur Goulart, o coro dos anjos precisava de um maestro. E Manuel Emílio Porto foi o escolhido!

Faleceu Manuel Emílio Porto

quinta-feira, abril 12, 2012

Faleceu o maestro Emílio Porto.



Dinamizador e maestro do Grupo Coral das Lajes do Pico, Emílio Porto faleceu em pleno ensaio.

Figura querida no meio musical, Emílio Porto era conhecido em praticamente todo o arquipélago.

O seu funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, na freguesia da Ribeirinha.


P.S. Excelente pessoa e bom conversador! Era um doente pelo F.C.Porto. Recordo, nas minhas idas ao Pico as nossas conversas sobre futebol. O Pico ficou mais pobre e a musica perdeu um dos seus maiores valores. Paz à sua alma e aos seus familiares os meus sentidos pêsames!!

Medina







Medina




Troféu 11 de Abril.

Sérgio Abreu bateu com a porta.

Treinador demitiu-se em discordância com questões internas
Treinador do Sporting Guadalupe pediu a demissão menos de três meses depois de ter chegado à Graciosa. Alegou discordância com questões internas para colocar o lugar à disposição. Luís Guerreiro deverá ser o substituto.

Sérgio Abreu apresentou a demissão de treinador do Sporting Guadalupe nesta quarta-feira, a três dias de um importante jogo com o Boavista, na ilha do Pico, e pouco menos de três meses de ter chegado ao clube da ilha Graciosa para render João Picanço.

O técnico bateu com a porta e alegou razões de organização interna para cessar funções a seis jornadas do final do campeonato. «Aconteceram situações que não podem suceder, nomeadamente os jogadores viajarem em dias distintos aquando dos jogos realizados fora de casa. É excesso de amadorismo», explicou à Antena-1 Açores.

Sérgio Abreu reconheceu que esta poderá não ter sido a melhor altura para colocar o lugar à disposição mas sustentou tê-lo feito em prol do clube pois pretendeu «alertar os responsáveis para a necessidade de colocarem a mão na consciência e reflectirem que para se atingirem determinados objectivos há que ter certas condições», adiantou.

O treinador já não orientou o treino desta quarta-feira e para o seu lugar a Direcção deverá apostar em Luís Guerreiro, opção que deverá assumir funções de imediato tendo em vista a partida com o Boavista agendada para a noite do próximo sábado (20.00 horas).

P.S. O Sérgio Abreu bate muitas vezes com a porta.....

Medina


quarta-feira, abril 11, 2012

Conquistada em Baião : Carlos César felicita Ribeirense por mais uma Taça de Portugal

O Presidente do Governo dos Açores manifestou a sua satisfação por mais uma conquista do desporto açoriano ao mais alto nível nacional.
Logo após a equipa feminina de voleibol do Clube Desportivo Ribeirense ter derrotado, por claros 3-0, em Baião, a sua congénere do Castêlo da Maia – e com essa vitória ter conquistado a Taça de Portugal de Voleibol Feminino –, Carlos César fez chegar aos dirigentes, técnicos e atletas do clube notícia do seu regozijo.

Na sua mensagem, o Presidente do Governo apontou o facto de se tratar da terceira Taça de Portugal da história do clube picoense – e a segunda consecutiva – para salientar que “a consistência competitiva do Ribeirense no mais alto escalão do voleibol nacional prova como a organização, o trabalho e a persistência podem superar as dificuldades inerentes à pequena dimensão de uma freguesia ou mesmo de uma região.”

Recordando que, há pouco dias, os 113 prémios concedidos na XI Gala do Desporto tornaram evidente essa realidade, Carlos César desejou que o Clube Desportivo Ribeirense “possa adicionar a esta brilhante vitória e ao já rico palmarés que ostenta o título de campeão nacional desta temporada, repetindo a dupla conquista do ano passado.”

Recorde-se que o Ribeirense é o campeão nacional de voleibol feminino, título que, em maio do ano passado, juntou ao de vencedor da Taça de Portugal.


P.S. Acrescento, freguesia pequena mas de uma alma enorme!!!

Medina

Barcelona atua no Pico este sábado.




A equipa de hóquei em patins do Barcelona joga sábado,no Pico, com o Candelária, em partida a contar para a Liga Europa.
É a primeira vez que a poderosa equipa da Catalunha vai estar nos Açores.


Hernâni Jorge, presidente do Candelária, espera um pavilhão cheio para assistir a um jogo que também será transmitido pela RTP/Açores.


P.S. Marco Histórico no desporto Açoriano!! O Barcelona no Pico!!!!! Para alguns....


Medina

terça-feira, abril 10, 2012

Candelária finalizador em jogo do campeonato.

A equipa do Candelária venceu hoje no seu reduto sem grandes sobressaltos a equipa do Espinho por 7x2 em jogo respeitante à 22ªjornada do campeonato da I Divisão Nacional.
A equipa da casa esteve bem melhor que o adversário na primeira parte e no fim dos 25m vencia por 3x0 com golos de Tiago Resende aos 4m e de Martin Montivero aos 17m e 20m.

Os pupilos de Carlos Dantas voltaram a entrar em campo no segundo tempo com o controlo do jogo e Jorge Silva logo no primeiro minuto ampliou o resultado para 4x0.

Com a vantagem confortável no marcador os picarotos foram perdendo a concentração inicial e os homens do norte bem que aproveitaram o baixar de ritmo reduzindo o marcador por duas vezes em 5m, primeiro por Fred aos 8m e depois por António Pinto aos 13m.

O tecnicista Martin Montivero voltou a colocar as tropas em sentido aos 19m com mais um soberbo tento.

A equipa liderada pelo histórico Carlos Realista não desistiu e voltou a tentar reduzir o marcador o que conseguiu fazer mais uma vez por intermédio de Fred aos 22m.

Já quando apenas faltava 1m para o fim da partida Jorge Silva deu o ar da sua graça e fechou o resultado final em 7x3.

Resultado justo para a equipa picarota que continua a ter uma fantástica prestação no campeonato nacional da I Divisão de hóquei.

Golos de fim semana.

Santa Clara perde na Madeira na estreia de Luís Miguel.

Encarnados perderam na Madeira e adiaram a manutenção na Liga de Honra
Encarnados de Ponta Delgada já levam quatro meses e meio sem vencer fora. A estreia de Luís Miguel no comando técnico do Santa Clara não foi positiva.

O Santa Clara consentiu mais uma derrota fora de casa no campeonato da Liga de Honra e já vai nos quatro meses e meio sem saber o que é vencer na condição de visitante. Nesta segunda-feira, em partida da 26.ª jornada, os açorianos perderam por 2-0 no terreno do União da Madeira, partida que fechou a ronda.

Não foi, portanto, a melhor estreia para Luís Miguel no comando técnico do Santa Clara, treinador que substituiu o demissionário Bruno Moura. O novo timoneiro não guardará boas recordações do primeiro jogo oficial ao serviço da turma santaclarense e com quatro jornadas em falta para terminar a época a equipa ainda não tem a permanência garantida.

Em campo, o União da Madeira foi mais eficaz. Os madeirenses inauguraram o marcador aos 17 minutos através de um cabeceamento de Silva após cruzamento de Marco Freitas e, aos 72 minutos, o avançado Tozé Marreco fez o 2-0 final, na sequência de um pontapé de canto.

Com este resultado o Santa Clara baixou uma posição e viu encurtada a diferença para os lugares de despromoção pois os dois últimos (Sporting da Covilhã e Portimonense) pontuaram e dista apenas cinco e quatro pontos dos açorianos.

P.S. Mau resultado para esta fase do campeonato. Vamos ter 4 jogos muito difíceis, mas espero com o empano e sacrifício de todos, consigam arrecadar os pontos necessários para a manutenção.
Um desses jogos é com o Belenenses. Clube do meu coração como todos sabem. Mas também sabem que, fui jogador e treinador das camadas jovens do Santa Clara durante 20 anos.
Vai ser um jogo muito complicado para mim, porque nutro um carinho muito especial pelos dois clubes.  Acima de tudo, desejo que ganhe o melhor e que ambos consiguem atingir os seus objectivos, que é, a manutenção nesta divisão. Eu acredito!!

Medina

segunda-feira, abril 09, 2012

Madalena arrasta Angrense para a descida

Angrense acompanha o Madalena na despromoção
Empate a duas bolas no municipal de Angra do Heroísmo de pouco serviu os intentos do Angrense que viu confirmada a despromoção à III divisão. Operário perdeu em São João de Ver e ficou mais longe do terceiro lugar.

O sábado de Páscoa foi tudo menos festivo para o Angrense que viu consumada a descida à III divisão, série Açores. A equipa de Angra do Heroísmo precisava da vitória na recepção ao Madalena para continuar a acalentar remotas esperanças na permanência mas o empate (2-2) em desafio da 27.ª jornada do campeonato da II divisão dizimou as expectativas dos encarnados.

O empate era um dos dois resultados que não interessavam ao colectivo orientado por João Eduardo Alves mas acabou por ser um desfecho justo tendo em conta o desenrolar dos 90 minutos. Ansioso e com um futebol pouco incisivo, o Angrense viu-se por duas vezes em desvantagem no marcador perante um Madalena já despromovido mas que não facilitou nem um milímetro.

Os locais tiveram mérito na forma como reagiram aos golos consentidos na primeira parte mas apesar de terem jogado 75 minutos em superioridade numérica (Lino foi expulso no final do primeiro quarto-de-hora) não conseguiram traduzir essa teórica vantagem no resultado que mais lhes interessava. Na época de estreia na II divisão nacional o Angrense viu selada a despromoção em virtude de uma segunda volta para esquecer pois não somou qualquer triunfo nos últimos doze jogos.

Desfalcado de vários elementos preponderantes, nomeadamente no meio-campo, o Operário consentiu a terceira derrota consecutiva fora de casa ao perder (1-0) na deslocação a São João de Ver. Os fabris também jogaram mais de uma hora com menos uma unidade (Hugo Simões foi expulso aos 15 minutos) mas o golo da derrota só foi alcançado na etapa complementar pelo suplente Dani que entrou e marcou.

A derrota em nada afecta a permanência dos lagoenses no segundo escalão do futebol nacional mas deixa-os ligeiramente mais distantes do terceiro classificado, Boavista, que soma agora mais um ponto em virtude do empate (0-0) em Anadia.

P.S. Julgo, que as politicas desportivas devem ser repensadas, neste caso, a do Madalena, porque a do  Angrense está no bom caminho.

Medina

CD RIBEIRENSE ERGUE 3.ª TAÇA DE PORTUGAL.





O CD Ribeirense ergueu hoje a sua terceira Taça de Portugal de Seniores Femininos, ao vencer, por 3-0 (25/17, 25/13 e 25/13), o Castelo da Maia GC na final, disputada no Pavilhão Multiusos de Baião. Uma final que contou com uma equipa de arbitragem totalmente formada por elementos do sexo feminino: Raquel Portela (1.º árbitro) e Sandra Deveza (2.º árbitro), Ana Maia, Ana Anjos, Raquel Cruz e Maria Tavares (juízes-de-linha) e Bruna Macieirinha e Gabriela Kiefe (marcadores).

As açorianas entraram de rompante na partida, com serviços e ataques agressivos (3-0). Superado o choque inicial, as maiatas, apoiadas na sua boa defesa baixa, foram somando ponto atrás de ponto, igualando o marcador (4-4) e, depois, impondo às campeãs nacionais (e detentoras da Taça) uma situação de equilíbrio que se prolongou ao longo do set (10-10, 12-12) até ao segundo tempo técnico, que o CD Ribeirense conseguiu atingir com uma vantagem de três pontos, com os dois últimos pontos a serem rubricados, no ataque, por Miyuki Kurowa e Kátia Oliveira.

No reatamento, o Castelo da Maia GC pressionou no ataque (15-16), mas a equipa de Paulo Barreto recompôs-se e, motivada, logrou criar um fosso pontual (22-15) de difícil transposição...

As pupilas de Sérgio Soares ainda tentaram encurtar a distância (17-22), mas Kátia Oliveira (ataque) e Miyuki Kurowa (serviço directo) selaram o resultado em 25/17.

O segundo set começou de forma similar, mas teve um desenvolvimento bem diferente. O CD Ribeirense assenhoreou-se da liderança no marcador (3-0 e 6-2), mas, ao contrário do que tinha acontecido no primeiro parcial, não abriu mão do domínio de jogo, tendo atingido a primeira paragem obrigatória com uma vantagem substancial (8-3).

As açorianas estavam lançadas no caminho para o triunfo (11-5). E, pese embora a réplica dada pela equipa de Sérgio Soares tenha permitido assistir a momentos de bom Voleibol em que o bloco e a defesa baixa das maiatas fizeram frente ao poderio atacante das picoenses (7-12), o CD Ribeirense chegou ao segundo tempo técnico com uma vantagem decisiva (16-7).

Super-motivadas, as açorianas não sentiram problemas em fechar o parcial com um desnivelado 25/13.

O terceiro set foi bem mais equilibrado (3-3, 5-4), nos momentos iniciais, pelo menos.

Embora as maitas tenham conseguido, por intermédio de Daniela Sol, recuperar de 4-7 para 7-7, as açorianas chegaram em vantagem à primeira paragem obrigatória (8-7).

Depois, as picoenses exerceram ainda mais pressão no serviço e no ataque, completando essa acção com a eficácia do seu bloco, e a sua superioridade tornou-se ainda mais evidente (16-9).

As maiatas não baixaram os braços, mas era demasiado tarde e o CD Ribeirense revalidou a conquista da Taça ao fechar o terceiro set com o resultado de 25/13.

Kátia Oliveira (CD Ribeirense) foi a melhor pontuadora do jogo, com 15 pontos, enquanto Daniela Sol foi a maiata que mais pontuou (9 pontos).

No final, Paulo Barreto, Treinador do CD Ribeirense, salientou a "vitória do colectivo. A nossa equipa foi quase toda remodelada em relação à época passada e, como tal, não esperávamos ter frutos tão cedo. Frente a um adversário aguerrido, que nos causou dificuldades no primeiro set, valemo-nos do colectivo e essa foi a nossa força.

Nas finais, podemos ser favoritos, mas o que conta realmente é a força psicológica e nós soubemos encaixar bem um começo menos bom do jogo e dar uma alegria aos açorianos. Temos um grupo muito unido e que mereceu este triunfo".

Por seu turno, Sérgio Soares, Treinador do Castelo da Maia GC, referiu:

"Não tínhamos pressão nenhuma. Fizemos o que estava ao nosso alcance e creio que dignificámos o clube.

A nossa equipa mereceu estar na final e contribuir para esta festa do Voleibol".

P.S. Fiquei bastante feliz pela conquista da taça de Portugal pelo Ribeirense. O esforço e a competência das pessoas são sempre reconhecidas, quando o trabalho é bem feito e, acima de tudo, com muita seriedade. Quero felicitar o meu amigo Sr. João Tomé e toda a sua equipa, por mais este feito. Acredito que vamos conseguir a dobradinha.

Medina

Troféu de 07 de Abril.

Clube Náutico das Lajes do Pico. Casa dos Botes recuperada.

quinta-feira, abril 05, 2012

Armado em jogador....

Armei-me em jogador e fui marcar um penalti...resultado, bola para fora ahahahah

Torneio internacional de Almeirim 2004


Equipa de veteranos do Santa Clara que, participou no torneio internacional de Almerim em 2004

Final do torneio.

Foi memorável, com o estádio de Águeda completamente cheio. Recebemos o nosso troféu neste ambiente inesquecível!!!

Camisola do Stuttart, Alemanha.

 Troquei a minha camisola do Santa Clara com a do treinador do Stuttart, Alemanha!!

Luis MIguel, actual treinador do Clube Desportivo Santa Clara.

Luis Miguel, treinador do Santa Clara, esteve presente no torneio de Fermentelos 2010, com uma equipa do Quatar. Estava numa franca cavaqueira com o meu amigo Pastor e aproveitei para registar este momento. Recordo, que estavamos a falar do cunhado Victor Pereira.


Recordar é viver....


Torneio de Fermentelos, Aveiro 2010. Equipa dos sub/12 do Clube Desportivo Santa Clara.

Pascoa.

Desejo a todos os meus amigos e frequentadores deste meu espaço, uma Pascoa feliz!!

Medina

Requalificação da Casa dos Botes com prazo de execução de 18 meses.




Projecto vai custar 1,7 milhões de euros

A requalificação da Casa dos Botes Baleeiros poderá estar concluída no Verão de 2014.

A informação foi avançada, ontem, pelo secretário regional da Economia que falava na apresentação do projecto nas Lajes do Pico.

Segundo Vasco Cordeiro, a obra vai afirmar o potencial turístico da Vila.

O projecto está orçado em 1,7 milhões de euros e é assinado pelo arquitecto Miguel Machado, filho e neto de baleeiros.

Velejador de nove anos bate recorde de travessia entre as ilhas Faial e Pico.

O jovem velejador do Clube Naval da Horta (CNH) Tomás Oliveira estabeleceu no sábado o novo recorde na travessia do canal entre as ilhas do Faial e do Pico na classe Optimist, revelou fonte do clube náutico.
Segundo a mesma fonte, o pequeno velejador, de apenas nove anos, completou o percurso Horta-Madalena-Horta (cerca de 10 milhas) em duas horas, oito minutos e 34 segundos, apesar de as condições de mar não terem sido as ideais para um desafio desta natureza, atendendo à reduzida dimensão da embarcação.

Durante quase toda o percurso, o vento soprou com 10/11 nós de intensidade, do quadrante Norte, mas a ondulação de sudoeste dificultou a prova.

"Demonstrando espírito de sacrifício e determinação, o jovem velejador conseguiu ultrapassar todos os obstáculos impostos pelo desafio", realçou a mesma fonte.

Durante toda a prova, registada em fotos e vídeos, o velejador Tomás Oliveira foi acompanhado por uma embarcação de apoio do Clube Naval da Horta.

Antigo jogador pede indemnização de quase cem mil euros ao Santa Clara.

O processo já deu entrada no tribunal de trabalho de Ponta Delgada.
O futebolista Gabor pede ao Santa Clara uma indemnização de 91 mil euros.

O caso arrasta-se desde a época de 2004/2005.

Gabor tinha contrato até final da temporada mas o clube decidiu não o inscrever na Liga.

O jogador húngaro recusou o acordo de rescisão e passou a treinar à margem do plantel.

Gabor acabou por abandonar o clube e avançou com um pedido de indemnização.

A comissão paritária da liga condenou o clube açoriano ao pagamento de uma indemnização de 60 mil euros.

O Santa Clara recorreu então para os tribunais civis, que deram também razão ao atleta.

Em 2009, o clube foi condenado a pagar 200 mil euros.

Depois de mais uma tentativa de acordo, Gabor avança agora para o tribunal de trabalho de Ponta Delgada.



XI Gala do Desporto Açoriano homenageia notáveis do desporto.

Velha glória do futebol português, Jaime Graça, homenageado em São Miguel

XI Gala do Desporto Açoriano homenageia notáveis do último ano.

Açores são a região do país com a maior taxa de atletas federados. Atualmente são 22 mil.
A XI gala do Desporto Açoriano decorreu no Centro Social, Cultural e Recreativo da Silveira, na ilha do Pico.

113 troféus foram entregues aos nomes mais sonantes do desporto açoriano.

Carlos César afirmou que a região atingiu um nível elevado de sucesso desportivo que importa continuar.

A equipa de ténis de mesa dos Toledos consagrou-se campeã nacional da modalidade. Também Carlos Luz, do Judo Clube de São Jorge, trouxe o título de campeão nacional de -81 kg.

No voleibol, os campeões nacionais Ribeirense e Fonte do Bastardo foram reconhecidos na noite de gala. Já na arbitragem, Hélio Ormonde também recebeu um troféu.

Na décima primeira edição, a Gala do Desporto atribuiu o maior número de prémios até hoje.

quarta-feira, abril 04, 2012

terça-feira, abril 03, 2012

Os melhores do desporto açoriano distinguidos no Pico

Ricardo Moura, campeão nacional de ralis e a equipa da Fonte do Bastardo, que conquistou o título de campeão nacional de voleibol masculino, são alguns dos galardoados na XI Gala do Desporto Açoriano, que decorre hoje na ilha do Pico.
No total, vão ser atribuidos 113 troféus para distinguir os melhores resultados obtidos por atletas e clubes dos Açores no ano passado.

Serão entregues 42 troféus a atletas e clubes, 19 a personalidades na área do desporto e três a entidades desportivas.

Pela participação em competições nacionais e internacionais ao serviço da seleção portuguesa vão ser também atribuídos 28 troféus e um de desporto adaptado.

Este ano o desenho do troféu foi inspirado no vulcanismo, é um placa dourada assente em pedra basáltica dos Açores.



segunda-feira, abril 02, 2012

C. D. Santa Clara: Será ciúme ou inveja?

Todos os fins-de-semana, a história repete-se. Nos jogos em que participam equipas do Santa Clara, seja qual escalão for, os adversários revelam comportamentos pouco dignos.
Sabe-se que o fenómeno desportivo, e o futebol em particular, desperta paixões. No entanto, e apesar de se compreender que cada um “defenda a sua dama” – o mesmo é dizer o seu clube – algumas das situações que se vivem nos nossos campos deveriam ser alvo de profunda reflexão, particularmente porque algumas resvalam, claramente, do simples despique pelo melhor resultado para actos que merecem o maior repúdio. No caso particular do Santa Clara, todos os fins-de-semana, nos jogos em que as suas equipas estão envolvidas, seja em que escalão for, salvo raras excepções, assistem-se a situações inqualificáveis, segundo a nota no site dos encarnados de Ponta Delgada.

Perante isto, não deixa de causar alguma estranheza que ninguém faça nada para pôr cobro a tais acções, muitas vezes praticadas por atletas de inegável valor, mas que, sabe-se lá porquê – ou até talvez se saiba – deixam simplesmente de jogar futebol, para se preocuparem em promover quezílias (para não dizer pior) ao longo de quase todo o jogo.

Nestes casos, e perdoem-nos a franqueza, penso que o papel de colocar um ponto final a tais actos cabe aos técnicos e dirigentes. Todavia, infelizmente, não é a isto que se assiste.

Ainda no passado fim-de-semana, num jogo em que marcou presença uma das nossas equipas dos escalões de formação, chegou a ser arrepiante o que se passou ao longo da partida.

Num jogo bem jogado, em que o resultado foi equilibrado, a partir de um determinado momento, os atletas do adversário resolveram começar, literalmente, a distribuir “pancada”, quando, na realidade, o que deveriam ter feito era acreditar que poderia ser possível discutir o score até ao último minuto.

Contudo, não foi isto que aconteceu. Na segunda parte, principalmente, o que se assistiu foi a um verdadeiro conjunto de actos que, no mínimo, deveria ter provocado uma intervenção mais firme de quem estava no banco desta equipa. Estranhamente, todavia, não foi isto que se passou e, por pouco, a coisa não passou da intenção à conclusão, o mesmo é dizer que estivemos a um nada de o jogo acabar em violência, tal foi a dureza empregue por jogadores que, acreditem, até têm algo a dar ao futebol, mas que, contra o Santa Clara, esquecem-se dos seus atributos técnico/tácticos, para darem corpo a acções que não merecem, nem devem, ser desculpadas.

O problema maior é que situações como estas não são “virgens”. Antes pelo contrário, semana após semana, as mesmas decorrem um pouco por todo o lado, principalmente quando de um dos lados do campo estão atletas que envergam a camisola do Santa Clara.

Não se percebe o porquê de tanto ódio e daqui lançamos um alerta. Os jogadores encarnados também são meninos ou jovens com famílias que lhes transmitem valores de conduta, e o facto de envergarem a nossa camisola não faz com que mereçam ser tratados da forma como são, a cobro de ódios, ciúmes e invejas de gente mais velha, que, por uma ou outra razão, não gosta do clube. Conclui a referida nota.

P.S. Realmente é uma verdade!!! Seja em que escalão for existe por parte dos intervenientes uma agressividade e uma falta de respeito pelos jovens atletas. Senti isso na pele e, por vezes, cria-se climas de terror para atormentar e desconcentrar atletas com outra qualidade, para assim,tirar os devidos dividendos. Por vezes, conseguem os seus propósitos.

Medina