quarta-feira, dezembro 19, 2012

Selecção de Juvenis da AFHORTA.



Torneio realizado em São Miguel, contra a selecção da Ribeira Grande, acho eu?
O Dr. Mota Amaral estava a colocar-me uma medalha ao peito!!!

Campeonato Séniores Pico / Faial - AFH 2012 / 2013



Posição    Equipas      Jogos   Vitórias    Empates   Derrotas    GM-GS    Pts

   1º         Lajense         4           2              2               0             6 - 2       8

   2º        Cedrense       3           1              2               0             5 - 4       5

   3º        Salão             3           0              3               0             3 - 3       3

   4º        FC Madalena 3          1              0                2             3 - 5      3

   5º        Fayal SC       3           0              1                2             2 - 5      1



2ª Volta - 17/12/2012

Teledesporto - 16/12/2012

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Mais um jogo que termina com violência: Árbitro agredido em pleno relvado


Aconteceram novamente no passado sábado, num campo de futebol da nossa ilha, cenas que tardam em serem banidas de uma vez por todas dos recintos desportivos.

Depois das agressões gratuitas feitas ao árbitro Vasco Almeida na Lagoa num confronto de competição juvenil, as quais a seu tempo, foram devidamente aludidas, desta vez a violência subiu de tom e a gravidade dos factos foi bem pior.

Não interessa referenciar o nome dos jogadores agressores, nem tão pouco divulgar a instituição que os mesmos representam. Importa, isso sim, alertar as pessoas para tão complexa fúria ocorrida num campo de futebol e que poderia causar mazelas confrangedores ao árbitro, cujos efeitos arriscariam realmente serem bem piores.

O jovem juiz de campo César Andrade, que dirigiu o jogo de Juniores em Água de Pau entre o Santiago e o D. S. Roque, nunca imaginaria que em seis anos de carreira, fosse tão maltratado, logo após a marcação de uma grande penalidade assinalada contra o conjunto “canarinho” já no tempo de compensação (90’+3) e convertida para a equipa da casa, o que transformaria um resultado de 2-3 em 3-3 e colocaria uma das equipas participativas no jogo fora do ambicionado título. Convém realçar que o conjunto visitante chegou com relativa facilidade aos três a zero, vindo depois a desmoronar-se e a consentir um desfecho imprevisível, uma vez que foi o primeiro e único ponto conquistado pelo Santiago nesta 2.ª fase.

Mal sabia o árbitro, que num embate aparentemente descontraído e fácil de dirigir, pudessem acontecer situações lastimáveis e pesarosas, com reacções instantâneas dos agressores. Diremos que tudo surgiu, devido a um total desespero de causas dos infractores, os quais pretendiam, logo após o apito final fazerem a festa com o rótulo de campeões. Todavia o sonho tornou-se repentinamente numa frustração e vai daí a reação brutal dos ofensores perante o jovem árbitro César Andrade, que mesmo inconsciente e prostrado no solo continuou a ser vítima de brutais agressões com pontapés.

César Andrade teve de receber tratamento hospitalar e recupera agora em casa. De realçar ainda, que em termos desportivos, o empate surpreendente do D. S. Roque permitiu ao Clube Desportivo Santa Clara conquistar o título de campeão de São Miguel de juniores, após bater fora o D. R. Peixe por 2-1.

José Luís Tavares

P.S. Lamento profundamente o que está a acontecer com os arbitros nesta Associação de Futebol de Ponta Delgada. Estas situações são inteiramente da responsabilidade dos responsavêis que dirigem esses jovens jogadores. O querer ganhar a todo custo tem esses resultados tristes para o futebol. Eu, em quase vinte anos de treinador de formação nunca admiti que jogador meu chegasse a esses factos, nem pensar!!!
Mas como diz Mourinho, existe bons e maus....Que tristeza! Ao ponto que chegou o futebol? De uma escola de virtudes a um ringue de combate!! E numa altura que existe tanta modalidade de combate...

Medina