terça-feira, junho 22, 2010

FUTEBOL LAJENSE, QUE FUTURO...

Futebol lajense, que futuro…




Entendi que devia escrever sobre o futuro do futebol lajense. Porque, apesar de se dizer - e nalgumas situações até se pode constatar, que no contexto da ilha do Pico, estamos atrasados em relação a outros concelhos, digo-vos que, quer pelo nosso passado desportivo, quer pelas excelentes condições que possuímos, deveríamos ter uma equipa de futebol a disputar a Série Açores.

Mas, sabemos bem, qualquer modalidade desportiva deve ser sustentada por uma boa formação, já que esta contribui de forma essencial para a qualidade e sobrevivência, quer da modalidade em particular, quer do desporto em geral. Porque, se assim não for, o projecto não terá futuro pois as dificuldades serão imensas e complexas e, inevitavelmente, ficaremos nas mesmas condições em que se encontram outros clubes repletos de problemas financeiros e com seu futuro hipotecado.

Creio que há um assunto que deve merecer a nossa reflexão: será que na nossa ilha do Pico existem condições para se manter o número de equipas actualmente existente, com diversas modalidades? Será benéfico continuarmos a encher nossas equipas com jogadores de fora da ilha que, com honrosas excepções, pouca mais valia trazem ao nosso desenvolvimento desportivo?

Temos que ter referências da nossa terra, apetrechar nossas equipas com jogadores que pelo seu carisma tragam pessoas às instituições e, muito importante, sejam exemplo para os mais novos.

Os clubes do Pico, incluindo, naturalmente o meu Lajense, precisam de pessoas que para além de suas qualidades humanas, sejam muito rigorosos na forma de gerir, apresentem projectos credíveis e ambiciosos e sejam capazes de motivarem as pessoas a viverem e sentirem mais o seu clube, trazendo-as para dentro dele com vontade de o fazer ainda maior.

O Lajense precisa de uma direcção forte, dinâmica, capaz de criar condições para se fazer um trabalho de qualidade e, naturalmente, isso só se consegue com pessoas qualificadas e identificadas com o clube.

É bem sabido que os movimentos associativos nas Lajes sentem muitas dificuldades pois nem sempre as pessoas se mostram disponíveis para darem seu contributo. Mas… há que mudar de atitude e de mentalidade, a fim de conseguirmos fazer crescer o nosso clube.

Vale a pena, acreditem!

Claro que o sucesso dum projecto desta dimensão só se consegue com uma grande conjugação de esforços, envolvendo as forças vivas do nosso concelho e, naturalmente, com apoio camarário.

Basta olhar o projecto do Ribeirense.

Os princípios são os mesmos, contribuem para a valorização do nosso concelho, não me venham dizer que é diferente.

Sim, é possível engrandecer o nosso grande clube.

Estou seguro que muitos concordam comigo:

O Lajense tem que ser pensado no seu todo;

O Lajense é o expoente máximo do futebol no nosso concelho;

O Lajense merece estar num nível superior;

O Lajense precisa de todas as pessoas que gostam dele.

O futuro do futebol lajense pertence a quem, realmente, gosta deste grande clube.

 
Medina

7 comentários:

César João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
César João disse...

As Lajes do Pico merece,sem dúvida alguma,uma equipa na série Açores.Agora,há que olhar para um dos pilares do futuro do nosso futebol-a formação-e ela está sendo esquecida e ignorada na maior parte das Ilhas ditas "pequenas".Têm de haver mais incentivos aos jovens para praticar futebol.Bem sei que no meu tempo,o que tinhamos era bola e mais bola,agora é a internet,melhor qualidade de televisão/filmes/dvds,playstations,etc...,tudo isto, faz com que alguns deixem o futebol para 2º plano.Há que trazer de volta a rapaziada com incentivos diversos.

Anónimo disse...

o que falta para o Lajense estar na Série Açores é obviamente suporte financeiro, camarário e privado, o Lajense está à anos a jogar com os mesmos equipamentos, está sem fatos-de-treino para os miúdos da formação,etc, e isto suponho porque não existe nenhuma emprega que avance para patrocinar isso.

Em relação à formação, por acaso o Lajense até me parece que no global foi a melhor equipe do Pico nesse aspecto, nesta época que agora terminou cada clube com escalão de séniores teve os seguintes escalões de formação,

Lajense:
Juvenis (3ºem 3 equipas)
Iniciados (1º em 3 equipas)
Infantis (1º em 5 equipas)
Escolas (2º em 5 equipas)

Madalena:
Juniores (3º em 4 equipas)
Iniciados (2º em 3 equipas)
Infantis (2º em 5 equipas)
Escolas (1º em 5 equipas)

Boavista:
Infantis (3º em 5 equipas)
Escolas (4º em 5 equipas)

Vitória:
Juniores (1º em 4 equipas)
Infantis (5º em 5 equipas)
Escolas (3º em 5 equipas)

Prainha:
Iniciados (3º em 3 equipas)

portanto e visto de fora não diria que na formação o Lajense esteja mal, o que realmente está falhando são os seniores, e infelizmente já é raro o amor à camisola e se podem receber bons euros por jogar no Prainha óbvio que não vão preferir vir jogar de borla para o Lajense.

Anónimo disse...

eleições hoje, vamos ver se aparece alguém.

Anónimo disse...

Medina
Parabéns pelo seu artigo.

Comungamos da mesma preocupação em relação ao clube que me ficou no coração.
De facto, visto de fora, parece que o Lajense precisa de um projecto que o lance em direcção ao futuro, com consistência e com o objectivo bem explicito de regressar ao seu lugar de direito, que é a Série Açores.

Mas esse projecto tem que ser sustentado numa forte aposta na formação, na criação de uma estrutura técnica e directiva, forte e conhecedora,que consiga congregar à sua volta as "forças vivas" do concelho.

A infra-estrutura está lá!
Há que trazer os miúdos que, sentindo-se bem, trazem os pais atrás.E com eles o resto da família para ver os jogos e os treinos....
E o clube cresce e vai "fazendo equipa" com quem sente o clube e o quer ver no sitio certo.

Havemos de falar mais vezes neste assunto. Até porque me parece que ambos podemos dar uma grande ajuda ao Lajense.

Assim a sua direcção queira

Um enorme abraço

José Salvador Soares

Anónimo disse...

"sustentado numa forte aposta de formação".
Não entendo. O Lajense nas camadas de formação a nível ilha e acho que não só, obteve dois primeiros lugares, um segundo e um terceiro, em competição com outras equipas que estão na 2ª. divisão nacional, na 3º. Açores e agora, também, na 3ª.Açores, caso do Prainha que apenas
tem iniciados e ficou em 3º. lugar, nesta categoria.
O problema é que no Lajense se joga por amor à camisola, e como não há verbas, penso que está tudo dito.
Continuação de bom domingo.
Antigo chutador+

Anónimo disse...

não apareceu nenhuma lista na assembleia de sexta, e pior contavam-se pelos dedos das mãos o nº de pessoas presentes, mais três semanas de incertezas, quando em 2007 houve uma eleição com quase 200 sócios, para onde foi esta gente?

e sem nenhum apoio que garanta uma equipa competitiva para o ano não deverá haver seniores, só formação, será a 1ª vez desde que entrou para a associação que acontecerá o Lajense não ter seniores.