terça-feira, maio 08, 2012

Os cenários do Santa Clara para a última jornada


Santa Clara depende apenas de si para concretizar a permanência na Liga de Honra

A equipa de Ponta Delgada garante a manutenção se vencer ou empatar no terreno da Naval. A descida só acontecerá se se conjugarem vários resultados que podem resultar em dois cenários possíveis.





O Santa Clara ainda não tem a permanência na Liga de Honra matematicamente assegurada mas somente dois cenários e uma anormal conjugação de resultados podem empurrar os encarnados de Ponta Delgada para a descida de divisão.



A vitória ou o empate na última jornada, no terreno da Naval, deixam a formação açoriana a salvo de qualquer contrariedade e até mesmo a derrota pode significar a permanência, mas aqui será preciso ter algum cuidado pois a igualdade pontual com determinados adversários pode causar amargos de boca.

A equipa orientada por Luís Miguel parte para a última ronda com 34 pontos, os mesmos que o União da Madeira, à frente de Arouca (33), Portimonense (32), Freamunde (31) e Covilhã (31). Se perder, o Santa Clara pode conjugar o desaire com muitos outros resultados e somente dois cenários dão a descida.

Cenário 1 – O Santa Clara perde, o União perde com o Portimonense, o Arouca empata, Freamunde e Covilhã ganham. O Portimonense totaliza 35 pontos e fica salvo; Covilhã, União, Santa Clara, Freamunde e Arouca fazem 34 pontos. Descem Freamunde e Arouca. No mini-campeonato a cinco o Santa Clara totaliza 10 pontos, atrás do Covilhã (15) e do União (10).

Cenário 2 – O Santa Clara perde, o União perde com o Portimonense, o Arouca empata, o Freamunde ganha e o Covilhã perde. Santa Clara, União, Arouca e Freamunde fazem 34 pontos. Descem o Santa Clara (34 pontos) e o Covilhã (31 pontos). Neste caso a equipa dos Açores é despromovida porque é a que soma menos pontos (7) no mini-campeonato a quatro, em igualdade com Arouca mas com desvantagem no confronto directo.

Cenário 3 – O Santa Clara perde, o União perde com o Portimonense, o Arouca empata, o Freamunde perde e o Covilhã ganha. Neste caso o Santa Clara também desce porque no mini-campeonato a quatro volta a somar menos pontos. Soma apenas 4 e é despromovida com o Freamunde.

Cenário 5 – O Santa Clara perde, o União ganha ao Portimonense, o Arouca empata, Freamunde e Covilhã vencem. Neste caso o Santa Clara mantém-se porque soma dez pontos no mini-campeonato a quatro, atrás do Covilhã. São despromovidos Freamunde e Portimonense.

Cenário 6 – O Santa Clara perde, o União perde com o Portimonense, o Arouca perde, Freamunde e Covilhã ganham. Neste caso o Santa Clara mantém-se porque soma nove pontos no mini-campeonato a quatro, novamente atrás da Covilhã. Descem à II divisão o Freamunde e o Arouca.

Cenário 7 – O Santa Clara perde, o União empata com o Portimonense, o Arouca ganha, Freamunde e Covilhã ganham. Neste caso o Santa Clara mantém-se porque soma nove pontos no mini-campeonato a três. Descem o Portimonense e o Freamunde.



Sem comentários: