sexta-feira, janeiro 18, 2013

Este domingo na freguesia de São Mateus: XXIII Corrida dos Reis da ilha do Pico conta com 1250 participantes




Contagem decrescente para a realização da 23.ª edição da Corrida dos Reis da ilha do Pico, que vai percorrer algumas artérias da freguesia de São Mateus, Concelho da Madalena, na manhã deste domingo. A azáfama é uma constante nos habitantes da ilha montanha, mais precisamente em São Mateus, no ultimar dos preparativos para receber os muitos forasteiros, que vão participar na grande Corrida, que desde há muito uma referência no panorama Nacional e Internacional, das corridas de estrada.



Os participantes começam a chegar hoje à ilha Montanha, vindo de todos os lados e o regresso está agendado para segunda-feira.

Para além do evento desportivo de domingo, a organização oferece a todos os participantes, um programa sócio cultural durante os três dias de estadia na ilha, onde podem usufruir das belas paisagens naturais das ilhas do Pico e do Faial, bem como da famosa gastronomia da ilha e das actividades culturais e musicais tradicionais da região.

À partida estão inscritos 1250 participantes, sendo duzentos de fora da região e os restantes das várias ilhas do arquipélago e tem como convidados de honra na prova, os seguintes atletas que já foram homenageados: Fernando Mamede, Manuel Matias, Rosa Mota, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Dionísio Castro, Conceição Ferreira, Domingos Castro, Carlos Lopes, António Leitão, Manuela Machado, António Pinto, Susana Feitor, Ezequiel Canário, Vanessa Fernandes e Mário Silva.

Para o director de prova António Carlos Maciel “A Corrida dos Reis que teve o seu início em 1991 e realiza-se todos os anos no corrente mês, é sem dúvida uma grande festa de promoção desportiva e nomeadamente turística, pelas características próprias que a definem e é uma prova de Grau Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo na Região Autónoma dos Açores”.

Esta prova, adianta Maciel “já tem uma dimensão nacional e internacional pela participação de atletas das várias ilhas dos Açores, Madeira, Continente e Estrangeiro, desde a Espanha, Bélgica, Quénia, Rússia, Ucrânia, França, Marrocos, Etiópia, Argentina, Polónia, Brasil e Estónia foram já os países que participaram com atletas de alto gabarito internacional”, regozija-se o conhecido dirigente picoense.

Segundo ainda António Maciel, este evento tem como objectivo “Promover desportivamente os Açores; criar o gosto pelo atletismo, proporcionando um número cada vez maior de atletas para a modalidade; possibilitar a competição das equipas e atletas dos Açores com outras do exterior; possibilitar ao público em geral a assistência ao um grande evento desportivo de qualidade elevada ao mais alto nível nacional e reforçar a actividade física e desportiva nas escolas.

Esta manifestação desportiva reveste-se de quatro aspectos muito importantes: Em primeiro lugar o incentivo à prática do atletismo que cada ano ganha novos estímulos, com a presença de grandes nomes do atletismo nacional e mundial.

Em segundo lugar o apelo à prática desportiva em que o desporto pode constituir uma via muito importante para ajudar à boa formação integral de cada um, das crianças e do cidadão futuro.

Em terceiro lugar a promoção regular da actividade física e desportiva dos adultos, contribuindo para a qualidade de vida e da saúde da população em geral.

Em quarto lugar uma grande jornada de cartaz turístico dos Açores e muito em particular da ilha do Pico onde tem o pico mais alto de Portugal”.

Para além dos participantes que vêm de fora dos Açores, existe a participação de atletas de São Miguel, Terceira, São Jorge e Faial, bem como da ilha do Pico com referência para a participação das escolas, onde a atleta olímpica Rosa Mota estará presente, acompanhada de um conjunto de atletas internacionais, que irão lutar para subir ao pódio na prova principal no próximo de domingo, onde se destacam nos masculinos, Sérgio Silva “Maratona”, Bruno Jesus e José Moreira “Benfica”, Ricardo Vale “Sporting”, Vítor Oliveira “Maia”, Jorge Pinto “Benaventense”, André Marques “Vale de Cambra”, Nuno Lopes “Seia”, entre outros e nos femininos Ercilia Machado “Sporting”, Susana Godinho “Benfica”, Andreia Santos “Joma”, Sara Carvalho e Joana Nunes Adercus, entre outras.

A prova realiza-se em São Mateus, com início do desfile pelas 09.30 horas, abrilhantado pela Filarmónicas União e Progresso Madalense, Lira de São Mateus, Lira das Sete Cidades, bem como da participação dos Reis Magos.

Depois da Cerimónia de Abertura haverá a caminhada para todos, seguindo as provas competitivas desde o desporto adaptado e culminando com a prova principal que terá o tiro de partida pelas 12h25.

Para além da presença da nossa embaixadora Rosa Mota, o convidado de honra será o atleta Paulo Guerra, onde é de realçar a sua carreira como atleta do Sporting e do Maratona, onde conquistou individualmente 5 campeonatos nacionais e 4 campeonatos europeus de corta mato, colectivamente 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze, assim como 5 taças dos campeões europeus, competição que individualmente venceu 4 vezes.

Foi ainda Galardoado com a Medalha Olímpica Nobre Guedes em 1999.



Autor: João Patrício



Sem comentários: