terça-feira, março 23, 2010

Os "Melhores" treinadores de futebol deveriam estar a treinar os mais jovens?

Esta é uma questão que, com alguma frequência, se coloca quando abordamos o treino com jovens.

Será necessariamente difícil de esclarecer, qual o conceito de "melhor treinador", para treinar crianças e jovens. serão estes treinadores os mais populares ou os mais reconhecidos? Ou aqueles que ganharam os últimos campeonatos nacionais da 1ª divisão de seniores?

Treinar jovens não é o mesmo que treinar adultos. Para treinar jovens, é necessário ter motivação, e ser capaz de estabelecer uma relação com os jovens, e conhecer os métodos e os meios mais adequados para o seu desenvolvimento.

Será que o treinador dos seniores teria motivação, empenho e paciência para treinar os Infantis? Será que alcançaria os êxitos desejados com os mais jovens? Será que os clubes estariam dispostos a pagar mensalmente ao treinador dos Infantis, aquilo que ele aufere como treinador dos seniores?

Fazendo uma análise comparativa entre o ensino do futebol e a formação académica do cidadão comum, poderemos questionar: os professores catedráticos que leccionam nas universidades, é que deveriam estar a dar aulas nas escolas do ensino básico?

Deveremos ser realistas e evitar situações desajustadas, que só viriam perturbar o desenvolvimento do Futebol Infanto-Juvenil.

Os educadores/treinadores dos escalões de formação, terão de ser pessoas qualificadas, habilitadas a treinar jovens, com conhecimentos sobre as suas características e os métodos mais adequados para o seu desenvolvimento, que gostem e saibam lidar com os jovens, é que sejam devidamente reconhecidos e recompensados pelo dsempenho das suas funções.

Porém a realidade do Futebol Português, é que não são reconhecidos as capacidades dos treinadores que trabalham nos escalões de formação, por mais competentes que estes sejam, originando que se não passarem para o Futebol profissional, nunca irão ser reconhecidos do ponto de vista profissional, social e económico.

Para Rui Caçador (1998), qualquer treinador de seniores, ganha mais como prémio de jogo, do que o vencimento do melhor treinador da formação, o que leva a que actualmente, todo o treinador que treina os Juniores, esteja a pensar em ir treinar os escalões Seniores.

Rui Pacheco
Ensino do Futebol

16 comentários:

FM disse...

"Porém a realidade do Futebol Português, é que não são reconhecidos as capacidades dos treinadores que trabalham nos escalões de formação, por mais competentes que estes sejam, originando que se não passarem para o Futebol profissional, nunca irão ser reconhecidos do ponto de vista profissional, social e económico."
É por esta razão que tanta vez se ouve "o que é que já ganhaste?" e tão poucas "que jogadores é que ajudaste a fazer?"

César João disse...

Bom post Senhor Medina,
eu já trabalhei de 1999 a 2003 com jovens e não estou nada arrependido.Para a próxima época estou a pensar em voltar.

Medina disse...

Caro FM

Nem mais. Nós é que comemos os caroços e os outros as cerejas.

Caro César,
Volta que vale mesmo a pena orientar miúdos.

Quando quizerem colocar um post no meu blogue ( nosso) estão à vontade.

Medina

José Salvador Soares disse...

Caro Medina:
Em primeiro lugar os meus parabéns pelo seu blog, pela qualidade dos textos e pela qualidade do seu slide show com fotos lindas do nosso Pico.

O meu nome é José Salvador Soares, sou professor de Educação Física, treinador de futebol e o Pico "pegou-se-me à pele" quando lá cheguei a 28 de Junho de 1996 e fui recebido no cais por um "Homão" (em todos os sentidos) com um chapéu do Belenenses a quem chamavam João Cabo de Mar.

Como já percebeu, eu ia treinar o Lajense na 3.ª Divisão.
Enorme experiencia, 15 meses de aprendizagem e o amargo de boca de ter de sair antes de conseguir deixar o clube no nacional.

Estou por Évora onde sou professor na universidade e estou a finalizar a minha tese de doutoramento, precisamente sobre os modelos adoptados pelos treinadores.

A questão que levanta no seu post é bastante pertinente e vou tomar a liberdade de preparar um textinho que possa aclarar um pouco aquilo que penso sobre o assunto.

Dentro de dias enviar-lo-ei e se quiser pode publicar (se não quiser está à vontade)

Um forte abraço

José Salvador Soares
salvadorsoares@gmail.com

Medina disse...

Caro José Soares,

Estou-lhe muito grato por ter vindo ao meu blogue e agradeço as suas palavras. Quando quizer o meu espaço está sempre ao seu dispor e obviamente pode colocar quando e o que quizer. Eu sou filho do João cabo de mar e fomos apresentados quando fui nas minhas férias à nossa ilha do Pico.

Um abraço

Medina

César João disse...

Ó senhor Medina,não sabia que era filho de quem é.Eu joguei contra o Lajense(ganhamos 4-1)na eliminatória de acesso ao apuramento à 3º divisão em 1996.Verdade seja dita,eles perderam esse jogo nas Flores,mas vinham desfalcados dos melhores.No segundo jogo caimos no Pico como meninos bonitos...e mai nada.
As Lajes do Pico é uma terra que ficará para sempre no meu coração.Joguei tantas vezes contra o Lajense que não consigo contabilizar,e sempre,sempre bem recebido por aquelas pessoas.
Um bem haja a todos..

César João disse...

Aliás,ganhamos 3-1,nas Flores,e perdemos no 2º jogo por 4-1 no Pico.

Medina disse...

Amigo César, pode-me tratar por tu, porque senhor....não gosto desta palavra quando é dita para a minha pessoa. Sim, sou filho dessa figura que tanta falta faz. Meu rico Pai! Eu fiz a minha formação na Madalena, onde joguei até aos seniores. Estive 6 meses nos Estados Unidos, onde joguei no Clube união Fayalense. No meu regresso ingressei no Lajense (Inatel), quase dois anos depois parti para o Santa Clara. Infelizmente nunca fui à ilha das Flores, nem mesmo jogar futebol. Verdade, houve muitos jogos entre o Lajense e as equipas das Flores. Eu cheguei a jogar um nas Lajes, onde ganhamos por 3-1, mas foi um jogo particular.

Um abraço

Medina

César João disse...

Pois,seu Pai era um grande homem.Eu talvez já me tenha cruzado consigo,eu joguei futebol nos Oliveirenses da Fajã de cima em 1993 e 1994,faziamos alguns treinos de conjunto com o Santa Clara na Fajã de cima,nos tempos do Barata,Peçanha,etc...

Medina disse...

Claro que me devo ter cruzado contigo. Sabes, que fui treinador do Beto nos juniores do Santa Clara? O Beto é um rapaz das Flores que veio estudar para S.Miguel, para ai uns 4 a 5 anos, ou talvez menos...Bom rapaz e bom jogador, muito forte.

César João disse...

Sim,conheço o Beto,bom rapaz e bom jogador.Fomos no verão de 2008 numa digressão aos Estados Unidos, jogar futebol com o Maritino Lajense aqui das Flores.Em 3 jogos,perdemos 1 jogo a penalties e ganhamos os outros dois.
Uma boa semana para esses lados.
Abraço.

ps.Jágora,sabe de alguma associação que esteja em vias de fazer cursos de treinador nivel II.

Medina disse...

Penso que aqui em S.Miguel. Vou saber e depois digo-te alguma coisa.
Olha, coloquei uma foto quando jogava no Lajense.

um abraço

Medina

César João disse...

Ok,obrigado pela atenção.
abraço.

Medina disse...

Continuação de um bom domingo.
Abraço

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo blog Sr. Medina. Vou adicioná-lo aos meus favoritos e vou passar regularmente por cá para ler os novos posts.
Por acaso também joguei o apuramento à Série Açores em 1996 mas pelo Lajense. Como refere o Sr. César perdemos 3 a 1 nas Flores mas, se a memória não me atraiçoa ganhamos nas Lajes por 3 a 0 com o último gola a ser marcado pelo Mário Rui.Belos tempos....
Um abraço e encontamo-nos no verão para uns jogos ao fim da tarde....

Pedro Silva

Medina disse...

Caro Pedro,

Agradeço as tuas palavras. Claro, que neste verão vamos fazer umas jogatanas, nesse excelente campo. Olha, que estou ainda melhor preparado que no ano passado.

Um grande abraço amigo Pedro.

Medina