quinta-feira, março 18, 2010

Qual tipo de educador/treinador de futebol ideal para os jovens?

Será o indivíduo que, simultaneamento, possua experiência como praticante desportivo e tenha uma formação própria que o habilite a treinar jovens futebolistas.

Deverá ser um educador que, possua sólidos conhecimentos de Futebol, que goste de trabalhar e que consiga estabelecer uma boa relação com os jovens; que seja conhecedor das suas diferentes fases de desenvolvimento e que conheça os meios e os métodos mais adequados para o desenvolvimento integral dos jovens.

O treinador é uma " Figura Central" de um vasto e complexo sistema de relações e de influências que compõe a actividade desportiva.

O educador/treinador, atravês de tudo aquilo que faz, educa e forma seres humanos, e constitui um modelo  para todos aqueles com quem trabalha no dia a dia. As suas influências exercem-se directamente sobre os jovens  futebolistas e indirectamente sobre aqueles que o rodeiam, treinadores-adjuntos, médicos, enfermeiros, dirigentes, pais e espectadores.

Para Barata (1999), o treinador deve constituir um bom exemplo e um bom modelo para o praticante desportivo, fundamentalmente junto das crianças e jovens, na medida que estes se encontram na fase de formação da sua personalidade e de aquisição de valores e referências determinantes para a sua vida futura. Por isso o treinador deve ter consciência do impacto que as suas opções e prioridades provocam nas crianças e nos jovens que treina, já que os jovens são facilmente influenciàveis e diariamente são confrontados com novas experiências e situações.

O educador/treinador, por aquilo que é e pelo que faz, exerce uma forte influência e modela o comportamento dos seus joagdores, sendo a sua acção por vezes mais forte que a dos seus prórios pais.

Na nossa actividade como educador/treinador de jovens, temos por hábito, inquirir os jovens sobre o seu desenvolvimento escolar. Um dos jovens informou-nos que havido tirado quatro negativas e faltando à verdade ao pai, disse-lhe que havido tirado apenas uma. Mais tarde, o pai do jovem apercebendo-se da verdade dos factos, dirigiu-se a nós com um ar muito triste, dizendo-nos que tratava tão bem e fazia tanto pelo seu filho, que não entendia porque é que o filho tinha mais respeito pelo treinador do que pelo seu prório pai.

Ainda sobre as influência dos treinadores, achamos particularmente interessante a ideia transmitida por Woods (1985, citado por Barata, 1998), acerca da influência do treinador sobre uma equipa de jovens, referindo que o treinador é uma das mais potentes referências para a identificação de um jovem. Ele simboliza a força, a capacidade competitiva e a independência que os jovens procuram desesperadamente atingir.

Refere ainda o mesmo autor que o treinador deveria ser avaliado e pago, não pelas vitórias ou derrotas alcançadas pelas suas equipas, mas em termos de ser humano que ele ajudou a construir.

Rui Pacheco
O ensino do futebol 7

4 comentários:

FM disse...

"...treinador deveria ser avaliado e pago, não pelas vitórias ou derrotas alcançadas pelas suas equipas, mas em termos de ser humano que ele ajudou a construir."

Talvez daqui a dez anos seja assim...

Pelo menos já se começa a notar esta sensibilidade em alguns treinadores, mesmo vindos do tradicional "meio futebolistico".

César João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
César João disse...

Parabéns pelo blogue,está muito bem elaborado.Sinceramente,não conhecia.Vou já começar a seguir,e cá virei muitas mais vezes,não fosse eu também um apaixonado do Futebol e não só.
Caso queira passar pelo meu blogue,o endereço é este:
http://liberdadenasflores.blogspot.com/
De vez em quando faço uns posts sobre futebol.
Abraço,e felecidades para o seu blogue.

Medina disse...

Quero agradeçer as palavras do César! Concerteza que também serei um leitor do teu blogue.
Caro FM, já disseste tudo! Talvez um dia....

Medina