A 11.ª jornada da 1.ª fase do campeonato de São Miguel de futebol, foi para já a mais produtiva em golos, onde foram apontados 21 tentos, sendo que a maior partilha coube às equipas que actuaram na condição de visitadas e que só à sua conta obtiveram quinze golos, contra seis apenas dos clubes visitantes.
E para que essa abundância de golos tivesse realmente razão de existir, em muito contribuiu a equipa “canarinha” da União de Nordeste que no seu reduto e contra todas as previsões, “esmagou” o actual vice comandante do campeonato Desportivo de Rabo de Peixe com seis golos sem resposta!
Perante uma exibição a todos os níveis espectacular, a formação comandada por David Feijó surpreendeu até os analistas na matéria e a goleada infligida a um forte opositor, diz bem da forma determinante em como inicialmente entraram em campo, prontos a construir um resultado harmónico e muito positivo, o que viria aliás a acontecer…
Ao intervalo o resultado era já de 3-0, com Ricardo Dutra a fazer hat-trick e Luís Ferreira a bisar. O outro golo foi da autoria de Fábio Costa.
Com esta importante vitória, a União de Nordeste subiu ao 5.º lugar e está somente a três pontos atrás do Capelense, justamente o seu próximo adversário na ronda que se segue.
O Santa Clara “B” guia do campeonato recebeu e venceu o D. São Roque por concludentes 3-0 e aproveitando o grande desnorte imprevisto do D. R. Peixe, seu mais directo antagonista, consolidou a sua posição de líder, aumentando agora a distância pontual para quatro pontos. Em contrapartida, o clube “canarinho” de São Roque ao baquear em casa do líder, desceu ao 6.º lugar, cedendo a posição à sua congénere de Nordeste.
O Municipal da Povoação foi palco de um “derby” emotivo e de vencedor incerto até ao apito final.
Mira Mar e Vale Formoso disputaram um duelo repleto de entusiasmo, onde aconteceram cinco golos, três expulsões todas para o emblema “azul”, sendo que ocorreram duas por duplo cartão “amarelo” nomeadamente para Celso Mota, aos 75’ e Rui Félix, aos 85’ e “vermelho” directo para Pedro Cabral (90’) e com o golo da vitória “axadrezada” a surgir a escassos cinco minutos dos noventa, na marcação de uma grande penalidade apontada por Zéquinha (85’). Os outros golos do Vale Formoso tiveram o carimbo de Pirata (4’) e Rui Maciel (26’).
Por seu turno, os tentos do M. Mar surgiram através de Pedro Cabral (7’) e Berto Carreiro (75’).
O Capelense fez o que lhe competia, vencer um opositor inteiramente ao seu alcance. No entanto, nem tudo foram “favas contadas”, com o Bota Fogo a vender cara a derrota e o desfecho tangencial registado diz bem das dificuldades encontradas pela formação de Sidónio Ferreira.
Resultados da 11.ª jornada:
U. Nordeste, 6 – D. R. Peixe, 0
Santa Clara “B”, 3 – D. S. Roque, 0
M. Mar, 2 – V. Formoso, 3
Capelense, 4 – Bota Fogo, 3
A Classificação está assim ordenada:
1.º Santa Clara “B”, 25 pts; 2.º D. R. Peixe, 21; 3.º V. Formoso, 19; 4.º Capelense, 16; 5.º U. Nordeste, 13; 6.º D. S. Roque, 11; 7.º B. Fogo, 10; 8.º M. Mar, 8.
Próxima ronda (12.ª e ante-penúltima da 1.ª fase):
B. Fogo – M. Mar
Capelense – U. Nordeste
D. S. Roque – D. R. Peixe
V. Formoso – Santa Clara “B”