terça-feira, fevereiro 28, 2012

Faleceu o "Mister" Jaime Graça.




Jaime Graça, antigo futebolista do Benfica e da selecção nacional, morreu nesta terça-feira, aos 70 anos, confirmou ao PÚBLICO fonte oficial do clube da Luz.


O ex-futebolista já se encontrava doente há algum tempo.

Nascido em Setúbal a 10 de Janeiro de 1942, Jaime da Silva Graça destacou-se no Vitória de Setúbal e foi mesmo convocado para representar Portugal no Mundial de 1966.

O médio transferiu-se depois para o Benfica, que representou durante nove temporadas, realizando 159 encontros e marcando 19 golos entre 1966-67 e 1974-75.

Pouco tempo depois de chegar ao Benfica, Jaime Graça salvou a sua vida e a de outros dois companheiros (Eusébio e Malta da Silva), ao desligar o quadro de electricidade, depois de um curto-circuito durante uma sessão de hidromassagem ter tirado a vida a Luciano – a história é contada no “Almanaque do Benfica”.

Jaime Graça foi internacional pela selecção portuguesa em 36 ocasiões, tendo sido, mais tarde, adjunto de José Torres durante o Mundial do México 1986.

Depois de terminar a carreira de futebolista, Jaime Graça ficou ligado ao futebol, orientando várias equipas, tendo mesmo lançado o avançado Pauleta nos seniores, conta o site do Benfica.

Nos últimos tempos, o ex-futebolista esteve ligado aos escalões de formação do Benfica.

P.S.  Foi com muita tristeza e pesar que soube que o Mister Jaime Graça tinha falecido.
Tive o privilegio de ter sido meu treinador durante duas épocas e iniciamos um projecto que acabou muito bem, Ficámos em 2º lugar na serie E que nos deu acesso à 2ª divisão nacional zona Sul e pela primeira vez da historia do futebol micaelense uma equipa chegou a tal patamar!! Recordo, que a 2ª divisão da altura dava acesso directo à 1ª divisão nacional.
Grande homem, grande treinador. Muito conhecedor da realidade do futebol nacional. Tinha métodos de trabalho muito modernos que, motivava muito os jogadores.
Recordo com muita saudade a sua figura, sempre bem desposto e com o seu dentinho de fora !!
Fui dos jogadores que tive mais contacto com ele, porque almoçava e jantava no restaurante "Roberto", onde conversávamos muito. Falamos muito de futebol, contava-me imensas histórias do seu tempo de jogador e da selecção nacional. Para quem não sabe foi adjunto do José Torres no mundial de saltilo.
Dessa altura e depois de muito perguntar sobre os casos que aconteceram, aquela boca pouco se abriu, nunca me disse o que realmente se passou e por isso vejam o grau de seriedade e de lealdade deste grande homem!!!
Nas muitas conversas que tivemos, um dia ele virou-se para mim e disse: « Medina, com o teu perfil de jogador não existe muitos em Portugal, podias muito bem pertencer a qualquer plantel da 1ª divisão» olhei para ele e disse:« Mister, esta brincando comigo, agora pertencer a qualquer plantel» levantou a cabeça e disse-me: « Medina, estou falando a sério» e depois explicou-me porque estava a justificar essa sua opinião, aceitei, que remédio tinha eu para mais dita por tal pessoa!!!
Tenho outra história muito engraçada. Aquando da nossa passagem pela 2ª divisão, eu não estava a ser muito utilizado por ele. As pessoas perguntavam por mim e ele la justificava a sua opção que sempre aceitei, diga de passagem.
Na terça feira, no primeiro treino da semana, o mister Jaime Graça, chegou ao balneário e virou-se para mim e disse-me: « Medina, chega ao meu gabinete que quero falar contigo» fiquei um pouco aflito e pensei o que será que ele quer de mim? Começou a falar e a jjustificar porque não utilizava mais, inclusive pedindo-me desculpa pelo sucedido. Virei-me para ele e disse-lhe: « Mister, não tem que pedir desculpas! Quem sou eu para o senhor dizer isso? Mas repetiu e aceitei. O que ele queria de mim? Preparar-me psicologicamente para o jogo de domingo, onde iria ser titular. A conversa foi a seguinte: « Medina, chamei-te aqui porque domingo vais jogar a titular e por isso vais-te preparar durante a semana. Podia ter-te dito na sexta feira. mas irias ficar nervoso e preocupado e assim é muito melhor» Palavras sábias. Joguei a titular e marquei o golo da nossa vitória.
Recordo, para finalizar este meu depoimento,a sua saída do Santa Clara de uma forma inglória. A meio da época rescindiram contrato com ele e na hora da despedida as lágrimas caiam-lhe pela cara. Tenho essa imagem bem presente....
Meu grande treinador!!! Foi com muito tristeza que li que tinhas partido. Mas sei que vais para um bom lugar e que continuarás a ser o mesmo homem, serio, honesto e competente!! Espero que continues a ser o mestre que foste na arte do futebol, como jogador e como treinador!! Até um dia meu amigo!!!


 A sua família os meus sinceros pêsamos


Medina





Sem comentários: