segunda-feira, abril 11, 2011

Desporto Açoreano em grande !



Teórico favoritismo do Ribeirense foi confirmado em campo ao vencer por 3-0 o Trofa. Taça de Portugal de voleibol feminino regressa ao Pico dois anos depois. Fonte do Bastardo está na final do campeonato e Lusitânia salvou-se da descida na última jornada. Candelária também fez história!


Fim-de-semana de grande impacto desportivo nos Açores com três equipas a escreverem brilhantes páginas no seu historial. Começamos pelo Ribeirense que foi ao pavilhão multiusos de Baião, no Porto, conquistar a Taça de Portugal de voleibol feminino com vitória clara (3-0) sobre o Trofa.

A equipa de Paulo Barreto reconquistou o troféu que tinha ganho em 2009 com um triunfo que não deixa margem para dúvidas e que reforça o sonho de juntar a este feito o título de campeã nacional. Logo no primeiro set se percebeu que as açorianas não estavam para facilitar e abriram caminho para a vitória com um parcial de 25-17.

O segundo set (25-20) foi mais equilibrado mas nem por isso o triunfo lhes escapou e somente no terceiro o Trofa deu mostras de algum inconformismo mas nas vantagens o Ribeirense confirmou a vitória na Taça de Portugal a vencer por 26-24. Dois anos depois o troféu volta à ilha do Pico!



Página marcante também no historial da Fonte do Bastardo que precisava vencer apenas dois set’s para chegar à final do campeonato da divisão A1 de voleibol masculino. E não foi preciso sofrer para alcançar o sonho porque a formação de Alexandre Afonso recebeu e derrotou o Sporting de Espinho por 3-0 (25-21, 25-22 e 25-23), confirmando a segunda posição e o acesso à final onde vai discutir o título com o Benfica.



O Candelária não ficou atrás nas honrarias e carimbou o inédito acesso aos quartos-de-final da Liga Europeia de hóquei em patins e com direito a primeiro lugar no grupo C. A turma da ilha do Pico entrou para a derradeira ronda da fase de grupos na terceira posição e obrigada a derrotar o Viareggio para seguir em frente. A vitória por 5-1 deu-lhe a qualificação e a primeira posição porque o Noia perdeu frente ao Pati Vic.

E a juntar à perfeição de um fim-de-semana histórico a equipa de basquetebol do Lusitânia salvou-se da descida na última jornada do campeonato da Liga. O triunfo por 76-70 sobre o Guimarães confirmou a permanência entre os melhores da modalidade sem depender de terceiros, mas a vitória do Benfica sobre o Illiabum também serviria os interesses dos verde-e-brancos caso estes não conseguissem superar os vimaranenses.



Acácio Mateus

Sem comentários: