terça-feira, abril 05, 2011

Incompetência de Comando para o Futebol Jovem



Retirei este texto de um outro blog e, por achar interessante, publiquei aqui no meu espaço.

 
Chego agora de uma observação a um jogo de camadas jovens, e a insatisfação sobre o que presenciei é tão grande que decidi escrever este post.

Cheguei á momentos de uma observação a um jogo de juvenis...miudos de 16 aninhos.

É suposto no futebol jovem, os treinadores além de serem "líderes" de um grupo de jovens, e como jovens...irreverentes, serem também uma "muleta" de apoio psicologico e de conselhos uteis, como forma de melhorar o rendimentos destes miudos.

Assim, a postura de um treinador de formação deve ser muito bem pensada. Devem ser disciplinadores, mas de uma forma mais "leve", ou seja, devem incutir respeito e disciplina sem serem drásticos nas palavras e nas medidas, pois a mentalidade de miudos com 16 anos é frágil e como tal é afectada mais facilmente.

Hoje durante a observação encontrava-me junto a um dos bancos, e infelizmente, desde o 1 minuto vi um treinador duro, mt crítico e sem medir as palavras. Acontece que este treinador disparava em quem podia, e por uma questão geografica "caiu" sempre em cima do extremo direito. O miudo entrou em jogo da mesma forma que os seus colegas. Estava a ser regular, mas desde o 1 minuto teve que conviver, para além do stress do jogo, com um treinador sem mínimas caracteristicas para liderar um colectivo jovem. As críticas eram constantes e muitas delas sem grande fundamento.

Conclusão, o miudo desde os 10 minutos começou a mostrar nervosismo e ansiedade, a bola começou a "queimar" e desde então que a sua exibição desceu a pique. Sempre que recebia a bola tentou de todas as formas despacha-la o mais rapidamente possível e como extremo direito, mas massacrado pelas críticas, começou a refugiar-se mais no centro do campo..perdendo todo o sentido posicional. O treinador tirou-o antes do intervalo.

Conclusão, se um clube quer uma boa formação..necessita ,primeiro de tudo, de profissionais capazes de lidar com miudos que apresentam lacunas psicologicas e a irreverencia propria da sua idade. Se num jogador de alta competição compreende-se críticas mais ríspidas e duras, pois são jogadores já formado tecnico-tacticamente e psicologicamente, com os miudos tem de haver a "Sensibilidade" para os motivar, corrigir, e até chamar a atenção sem "despedaçar" um pupilo psicologicamente.

Assim, posso dizer que hoje vi um Homem (como treinador) que não tem qualquer tipo de sensibilidade para ocupar o posto que ocupa.

Ao mesmo tempo, como treinador, falhou em todas as vertentes. Falhou na forma pedagógica como deveria ter intervido, falhou pois limitou o jogador e falhou pois pode ter perdido ,nos tempos mais proximos, um jogador motivado em campo e a jogar com a tranquilidade necessária para fazer aparecer tudo o que de melhor o jovem tem.

Numa altura em que o futebol evoluiu tanto, e evoluí rapidamente para uma metodologia mais cientifica, e numa altura em que os aspectos motivacionais começam a ter um papel preponderante, é necessário nos séniores mas também na formação ter responsaveis capazes de compreender estes novos fenomenos e sobretudo capazes de aplicar pedagogia nos mais jovens.

Este é um pequeno desabafo.....de uma situação lamentável que assisti.

Sem comentários: