sexta-feira, abril 08, 2011

Futebol jovem e realidade social - Violência

Em contacto com o futebol jovem tem-se percepções tão diferenciadas que nos fazem reflectir sobre a sociedade, muito mais que o futebol.


A intolerância é presença contínua! Vejo jovens de nove/dez anos a não conseguirem controlar os seus ímpetos mais violentos, as suas respostas primárias, perante acções levadas a cabo sobre si. Incomoda-me ver em equipas de escolinhas os jovens a maltratarem-se como adversários num campo de batalha. Porém isso é um retracto social, pois não é o futebol que desponta tais actos, é a sociedade, o meio que influencia o Homem.

Os jovens não conseguem perdoar facilmente, é-lhes mais fácil ripostar e agredir, física ou verbalmente, o seu colega. Mas o que leva ao surgimento desta violência? Que ensinamentos lhes são incutidos? De que forma pensam sobre as suas acções?

Futebol violento? E a sociedade não o é? Quem provoca a violência é o homem, como tal o homem não é divisível, ou seja, não agride no futebol e abraça na escola ou local de trabalho!

Educar urge! Educar urge na escola, educar urge no futebol, educar urge em qualquer local onde esteja presente a espécie humana!

O futebol é um fragmento fruto da sociedade, logo há que educar/reeducar para que a sociedade não se torne ou não continue a ser um local de guerra constante!

Como é possível ver um atleta jovem agredir verbalmente um colega ou adversário? Ou discriminar pela tez da pele ou capacidade futebolística? E o respeito, a compreensão, a solidariedade? De que forma são incutidos estes valores para não se avistarem?

Não basta incutir valores na teoria, à que agir, teorizar e praticar. É necessário ser o exemplo para as crianças, caso contrário a sociedade toma caminhos distanciados da boa moral e costumes.

Como mensagem final deixo a minha esperança de que quem trabalha com crianças procure transmitir valores desportivos como a solidariedade, o respeito, a humildade, o trabalho, o sacrifício, a ambição, a tolerância, o trabalho de equipa e tantos outros valores necessários para a construção de um Mundo melhor perante a minha visão. Antes de uma boa classificação procure a plena e saudável construção!


1 comentário:

FM disse...

O futebol voltou a ser o escape do povo. Voltou a ser palco de violência instrumentalizada por quem tem responsabilidades de dirigir. (alguém viu a LIGA e a FPF insurgirem-se ou penalizarem a violência crescente Porto/Benfica??). Alia-se ainda a falta de educação "doméstica" fruto do esfumar dos valores e temos o verdadeiro retrato da nossa sociedade. O futebol aqui é pura coincidência...