terça-feira, abril 19, 2011

Quero ser treinador..

Ser treinador de futebol é como comandar um exército, em que é preciso distribuir as forças pelo terreno, para, actuando de forma dinâmica, ser capaz de garantir o triunfo.


À frente dos destinos da equipa o técnico pode passar por estados opostos. Se está a vencer, é saudado. Se perde, chovem as críticas, o seu trabalho é logo posto em causa. É a altura de vir ao de cima o melhor das qualidades do técnico: de ser capaz de tomar decisões e convencer o grupo de que o caminho traçado é o melhor para chegar ao triunfo.

O trabalho com a equipa durante a semana dá as indicações ao treinador sobre quem é que está em melhores condições para se apresentar na partida que se segue.

No dia do jogo, onze são os eleitos do técnico para subirem ao terreno, sentirem as vibrações no público, porem em prática a estratégia definida e há sete atletas que vão para o banco, prontos para qualquer eventualidade.

Cabe ao treinador conhecer as características do adversário, conhecer as potencialidades dos seus jogadores e decidir como defender, quando e como atacar as redes contrárias.

O movimento colectivo é o dado mais importante. Não há treinador que resista quando tem ao dispor apenas um somatório de individualidades, em que cada um se preocupa mais consigo próprio e menos com os outros.

Também é verdade que um treinador será tanto melhor quanto souber aproveitar o melhor de cada um dos seus jogadores para atingir os objectivos globais.

Cada uma das unidades tem um papel específico a desempenhar, mas sempre com o sentido posto no resultado do colectivo. Porque não há vitórias individuais. A vitória ou derrota é sempre pertença de todos.



LPFP.pt

Sem comentários: