sexta-feira, janeiro 21, 2011

O 31 de Janeiro e o Clube desportivo Santa Clara em exposição.




Depois de muitos anos a andar de sede em sede o Clube Desportivo Santa Clara inaugurou a 31 Janeiro de 1935 a sede que hoje ainda ocupa.


A exposição em organização que estará patente por altura do aniversário, pretende documentar estes e outros acontecimentos e, simultaneamente, fazer pedagogia sobre uma data que desde 1949 tem sido confundida com a da fundação do clube.

O Clube Desportivo Santa Clara foi fundado a 31 de Janeiro de 1921 ou a 29 de Junho de 1927? A dúvida não é de agora mas de algum tempo para cá o clube de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, se tem proposto folhear páginas de história e muitas estórias no sentido de clarificar verdadeira data da sua fundação.

O 31 de Janeiro de 1921 já é referido nos estatutos aprovados em 2007 como «data de constituição popular», fazendo o documento referência ao 29 de Junho de 1927 como data de «formalização legal». Por estes factos percebe-se que o Santa Clara prepara-se para comemorar o 90.º aniversário quando, possivelmente, deveria estar a festejar o 84.º, seis anos de diferença que fazem toda a diferença!

Então porque é que o Santa Clara comemora um aniversário desfasado seis anos e seis meses da realidade? A exposição poderá ser um contributo para ajudar a solucionar a questão.

A resposta pode estar no facto de o 31 de Janeiro, mas o de 1935, ser a data de inauguração da sede actual e, e um ano depois, o clube ter festejado o primeiro aniversário sobre essa efeméride, festejos que com mais ou menos regularidade se prolongaram até 1949 quando se dá um género de fusão fundação/aniversário da nova sede com a particularidade de fazer recuar a génese do clube para o ano de 1921, este sim o ano em que a União Sportiva conheceu a luz do dia.

A imprensa da altura faz menção ao primeiro aniversário da nova sede, a 31 de Janeiro de 1936, mas não faz qualquer referência ao eventual 15.º aniversário da fundação do clube que, a ter sido fundado em 1921, completaria quinze anos na altura em que a nova sede apagava a primeira vela.

Um pormenor que nem os próprios responsáveis pelo clube deixariam passar até porque a União Sportiva, maior rival do Santa Clara, celebrava cada aniversário – 1 de Janeiro de 1921 – com toda a pompa e circunstância. Para além disso, não se encontram registos anteriores sobre qualquer festejo de aniversário sobre a fundação do Santa Clara.

São estes factos que o tempo misturou por vontades desconhecidas dos santaclarenses da altura que a exposição vai procurar esclarecer. Um trabalho pedagógico que divide os corações dos sócios e simpatizantes pois implica recuar seis anos mesmo que os seis que antecederam o nascimento clube não mencionem a colectividade tal como a conhecemos.



Acácio Mateus

Sem comentários: