quarta-feira, janeiro 12, 2011

O desporto a sofrer com a crise…..


Os clubes e o desporto em geral, que são sustentados com dinheiros públicos ou subsídios governamentais, como querem chamar, porque vai dar ao mesmo, vão ser bastante penalizados .

Em tempo de crise económica e financeira e, por arrasto, os mesmo vão ser penalizados com cortes que, em algumas situações vai complicar muito a sua viabilidade económica e desportiva.

Na minha opinião e com alguma experiência nesta matéria, julgo que o momento é propicio a projectos validos bem sustentados e que sejam uma mais valia, sem prejudicar o futuro económico nem o desportivo.

Quero com isto dizer, que um clube que tenha andado a gastar aquilo que não tinha e ao descer de divisão, vai concerteza ter imensas dificuldades para sobreviver, porque, o passivo vai-lhe estrangular e asfixiar, de tal forma que não vai  conseguir equilibrar as suas contas.

Porque, com a perda dos ditos apoios públicos, fica sem o suporte financeiro para regularizar seja o que for e a única forma de resolver este problema é fechar as portas!!

Faço uma alerta para os clubes do Pico, que por motivos que todos nos sabemos, os seus planteis são constituídos basicamente por jogadores de fora da ilha, o que trás mais um acréscimo nas suas despesas.

Em muitos casos vai ser necessário arrepiar caminho, repensar as suas apostas e viver com aquilo que tem, porque senão as coisas podem complicar-se e muito. Já existe nos Açores, clubes com ordenados em atraso e com muitas dificuldades para resolve-los e ainda agora a época vai a meio.......

È impensável que clubes a jogar numa serie Açores, tenham descurado a sua formação? Fazendo no mínimo para poderem ser inscritos ou para receber algum apoio!

Ainda na vinda do belenenses a são Miguel e num jantar com o seu presidente, ouvimos da boca dele muita coisa que me fez arrepiar, efectuadas pelas direcções anteriores e que agora vão ter que pagar.

Quero com isto dizer, ninguém esta em condições ou na disposição  de resolver asneiras de anteriores direcções que se endividaram para ter sucesso a todo custo, descuidando outras vertentes dos clubes que pela ganancia de alguns dirigentes hipotecaram o seu futuro!!

E quanto maior for ambição das pessoas maior vai ser as asneiras, e vão cair num buraco sem fundo que jamais sairão.

È necessário terem mais cuidado e repensarem o seu futuro, porque podem estar a prejudicar as gerações vindouras.

Temos que apostar na formação, com melhores treinadores, com mais qualidade de treino, porque condições temos, agora falta incentivar os nossos jovens para terem outra atitude e outra ambição e repensar as provas desportivas, tornando as mais competitivas… porque não fazer um campeonato Faial, Pico e São Jorge, alguém já pensou nesta hipótese?

P.S. Este artigo é da minha autoria.

Tornei  a editar este artigo, porque acabei de ver / ouvir nas noticias na RTP Açores, que o Prainha é muito capaz de não entrar na serie açores, em virtude de ter falta de apoios financeiros. Em tempos alertei para esta situação, sugerindo que fizesssem uma aposta forte na formação do jogador Picoense...porque iria ser muito importante no futuro! Aconteçe que o futuro é quase o presente e a procura tem sido muito grande...
Será que temos materia prima, em qualidade e quantidade para "Abastecer" todos os clubes do Pico?
Mesmo tarde, ainda vamos a tempo de repensar o futebol no Pico, senão o futuro vai ser muito negro!

Medina

Sem comentários: