terça-feira, junho 21, 2011

Clubes da Região em alta nas provas nacionais.


Clubes da Região em alta nas provas nacionaisFonte do Bastardo, Ribeirense, Terceira Basket e Os Toledos foram os clubes que trouxeram, esta temporada, títulos nacionais para a Região, num ano que é considerado histórico.

Quatro títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal conquistados. Eis o pecúlio alcançado pelos clubes açorianos na temporada 2010/2011. Se a isto se juntar a presença na "final four" de uma competição europeia, e a subida à primeira divisão de futsal, conseguida por uma colectividade micaelense, pode-se, com toda a certeza, falar numa época histórica para o desporto açoriano.

Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, da Terceira, Clube Desportivo Ribeirense, do Pico, Terceira Basket, da Terceira, e Clube Desportivo Os Toledos, também do Pico, foram os clubes em maior destaque. No entanto, a estes deve-se juntar o Clube Operário Desportivo, de S. Miguel, e o Candelária Sport Clube, do Pico. Todas estas agremiações alcançaram resultados desportivos de destaque esta temporada.

A Fonte do Bastardo foi o primeiro clube, esta época, a assegurar um título nacional para o Arquipélago. A formação da Terceira venceu o Campeonato Nacional da Divisão A1, em voleibol, ao derrotar na final o Sport Lisboa e Benfica. Com um orçamento bastante inferior ao seu adversário, a Fonte do Bastardo venceu na Luz e, depois, assegurou o ceptro no seu pavilhão, numa jornada histórica para o voleibol açoriano.

Uma semana depois, o Ribeirense, alcançou igual feito, desta feita no sector feminino.

Depois de nas temporadas anteriores ter ficado à beira do título, as meninas do Pico, conseguiram mesmo arrebatar o ceptro, numa temporada em que também venceram a Taça de Portugal, conseguindo desta forma o pleno, apesar de todas as contingências logísticas e financeiras deste projecto.

No basquetebol, o Terceira Basket conseguiu chegar ao título da Proliga, uma espécie de segunda divisão da modalidade, conseguindo simultaneamente ascender à Liga Profissional, aumentando para dois o contingente açoriano naquele escalão, já que o Lusitânia já ali milita há algumas épocas.

No ténis de mesa, o Clube Desportivo Os Toledos alcançou mais um feito histórico para o desporto açoriano. A equipa picoense alcançou, no passado fim-de-semana, o título nacional da primeira divisão, ao ganhar, por 4-1, à Associação Recreativa Novelense, no segundo jogo do "play-off" final.

Logo após o jogo, Carlos César dirigiu uma mensagem de felicitações aos jogadores, equipa técnica e Direcção do clube, expressando o seu "grande regozijo por mais um feito histórico de uma equipa regional numa época, também ela, com lugar de destaque no historial do desporto açoriano". Sublinhando a excelente carreira de Os Toledos na presente temporada - no início da qual já haviam ganho a Supertaça de Ténis de Mesa - o Presidente do Governo fez votos pela continuação do sucesso do clube, tanto mais que "este título e as excelentes condições de que agora dispõe, com o pavilhão recentemente inaugurado, irão certamente permitir estimular a adesão de mais praticantes, sobretudo jovens, a uma modalidade que, sendo muito popular, só no âmbito da alta competição, como é o caso de Os Toledos, pode atingir níveis de excelência."

César desejou ainda à formação do Pico as maiores felicidades para as competições que se seguem, desde logo o campeonato da próxima época, em que Os Toledos se apresentam para defender o título de campeão nacional que muito mereceram e que nos orgulha, a todos, açorianos, bem como a imagem de uma região que, sendo pequena no contexto nacional, se tem transcendido e colocado ao nível das maiores do país em resultados desportivos."

No futsal, o Operário deu seguimento, esta época, a uma ascensão meteórica no panorama competitivo desta modalidade. Em três anos, os fabris ascenderam da Série Açores até à primeira divisão, num percurso quase imaculado e que culminará com a presença, na próxima época, no campeonato do principal escalão do futsal português, na companhia dos grandes tubarões da modalidade, casos do Sporting e Benfica.

Face a isto, e a outros feitos de diversos atletas açorianos, o desporto açoriano teve mesmo um ano de ouro, isto apesar das equipas regionais terem orçamentos francamente mais baixos face aos seus adversários.


P.S. Retirei este comentário na RDP/Açores: " HAJA PACIÊNCIA! Francamente, toda a gente já sabia que era bluff, mas temos nós contribuentes que aguentar isto?Estas equipas do Pico metem nojo, o dinheiro que gastam no desporto de há 10 anos para cá já dava para terem construído um hospital em vez de virem pró Faial cagar rapazes, é que já não há nascidos no Pico,,,nascem todos no Faial, isto é um bocado exagerado, mas anda perto da realidade, vamos ver agora a posição do presidente da câmara que disse que não andava a brincar com rapazes........

Realmente, parece que a culpa é dos clubes do Pico! Gasta-se dinheiro tão mal gasto...Nesta ordem de ideias o porto de passageiros que estão a fazer no Faial é uma aberração, como também, o possível aumento da pista do aeroporto da Horta, isto sim, é dinheiro muito mal gasto e sem necessidade.
A questão do Hospital do Pico? Nunca será feito, porque o da Horta fechava com falta de doentes!!

Medina







Sem comentários: