quarta-feira, junho 01, 2011

Governo assina contratos-Programa.

O Governo dos Açores, através da direção regional do Desporto, assinou recentemente contratos-programa com várias associações representativas das modalidades de Karaté, Desporto Equestre, Ginástica, Tiro com Armas de Caça e Judo, para atribuição de apoios destinados à prática desportiva destas modalidades.


À modalidade do Karaté, que tem prática desportiva nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, foi atribuído um apoio de 72,636 euros para apoiar a prática da modalidade, este ano, sendo que 36,168 euros destinam-se ao apoio à atividade regional, 33,285 para apoio à atividade nacional e 3,183 para apoio à arbitragem regional e nacional.

O Karaté tem prática sustentada em 913 praticantes, distribuídos por 19 clubes. Integram-se ainda nesta modalidade 73 treinadores, 104 árbitros/juízes e 23 dirigentes federados.

Já o Desporto Equestre irá receber 41,991.91 euros, destinados à promoção de atividades desportivas e formação de recursos humanos. Na Região, o Desporto Equestre é praticado nas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa e Faial, por 203 praticantes, distribuídos por quatro clubes. Enquadram ainda a prática desportiva seis treinadores, 16 árbitros/juízes e um dirigente federados.

Para a Ginástica, com prática desportiva nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e São Jorge, foi atribuído um apoio de 51,314 euros, sendo que 18,802.90 destinam-se à atividade local, enquadramento técnico e formação, 2,832 euros para apoio à atividade regional, 26,781 para apoio à atividade nacional e 2,898 para a arbitragem.

A Ginástica tem prática sustentada em 262 praticantes, distribuídos por cinco clubes. Integram ainda esta modalidade, cinco treinadores, 29 árbitros/juízes e nove dirigentes federados.

O Tiro com Armas de Caça recebe, por seu turno, um apoio de 14,705.59 euros, sendo que 5,755.59 se destinam à atividade competitiva local e enquadramento técnico, 5,678 destinam-se à atividade regional e 3,373 à atividade nacional.

Nos Açores, o Tiro com Armas de Caça tem prática desportiva nas ilhas de São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, sustentada em 66 praticantes de cinco clubes.

Por último, o Judo receberá um apoio de 103,297.78 euros. Esta modalidade tem prática desportiva nas ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge, sustentada em 951 praticantes, distribuídos por 12 clubes. Existem ainda 50 treinadores, 70 árbitros/juízes e 43 dirigentes federados.

Nota:


Estou totalmente de acordo com os contratos-programas e, com as verbas atribuídas, a cada associação para planearem as suas épocas desportivas e, acima de tudo, fomentarem a formação de jovens para a pratica desportiva, promovendo a competição entre ilhas e o convívio entre os mesmos.


Agora, não estou nada de acordo com a forma de atribuição das verbas aos clubes profissionais que competem nos diversos campeonatos nacionais. Julgo, que deveria ser regulamentado para não haver uma descrepancia enorme na sua distribuição.


Existe clubes que foram campeões nacionais que receberam 178.000 euros, Fonte Bastardo e o Ribeirense 60.000 euros. Enquanto um outro clube, recebe mais do que os outros todos, sem sabermos porque motivo acontece? Sera porque tem mais visibilidade? Ou sera por outras questões?


Medina



Sem comentários: