quinta-feira, junho 02, 2011

O ATLETA AÇOREANO!





A polémica em redor do atleta Açoreano em ser tão bom como o continental ou estrangeiro, não vem de agora. Todos sabemos que o nosso atleta tem potencialidades como os outros, agora tem que ser inserido noutro contexto de competição e de estruturas mais bem organizadas ao nível do treino, porque a maioria dos clubes faz formação, para arrecadar uns trocos e nada mais, ou porque são obrigados a fazer!

Estou a tocar neste assunto, porque nesta época desportiva que está a terminar, o desporto Açoreano esteve ao mais alto nível no panorama nacional e internacional, com diversas modalidades a serem campeões de Portugal e, uma presença honrosa, do Candelária na liga europeia de hóquei patins.

O tema de conversa é sempre que, essas equipas não são compostas na sua maioria por jogadores da terra, mas sim de fora, e que para muita gente esses feitos alcançados não são muito meritórios.

Ora bem, eu sou apologista do jogador da nossa terra, ainda para mais sendo um treinador que praticamente esteve na formação desse mesmo atleta. Salvo raras excepções ele, não é muito ambicioso, porque à  partida esta muito condicionado, pelas razões que já mencionei, mas acima de tudo de obrigação de estudarem e de um dia para outro terem que sair da região , relegando as perspectivas futuras da modalidade que praticam, para segundo plano.

Também é verdade que o nosso mercado ou leque de escolhas para se fazer uma carreira profissional, são muito limitadas e por isso as possibilidades são muito baixas, o que os leva a serem como são.

Voltando atrás, gostaria de lembrar o seguinte: quantos jogadores portugueses fazem parte dos planteis das equipas portuguesas de topo? Dando um exemplo, a equipa principal do Benfica de Voleibol é constuituida praticamente por estrangeiros e alguém tira algum mérito de o serem? Porque haveremos de ser nós a faze-lo, com as equipas da nossa região, quando elas alcançam fantásticos êxitos desportivos?

O grande problema do atleta Açoreano esta na sua mentalização, na forma de encararem o desporto como uma carreira e, não como um passatempo, porque existe muita matéria prima e, de  muita qualidade!



Medina

Técnico de futebol nível II

2 comentários:

FM disse...

Devagarinho vamos chegando à conclusão que o maior defeito não está no atleta...

Medina disse...

FM,

Essa conclução já cheguei à muito tempo! Qualidade existe e excelente, agora falta condiçoes e qualidade de treino e outro nivél de competição. Mas a nossa realidade não dá para mais....

Medina