sexta-feira, dezembro 17, 2010

Violencia no futebol jovem em São Miguel.



Sendo uma pessoa que anda no desporto à muitos anos e sempre de uma forma ordeira, responsável e colaborante em todas as situações, não podia deixar de dar a minha opinião sobre este assunto, porque, cada vez mais, fico perplexo com tudo o que se passa ao redor desta modalidade.

Tenho reparado que esta situação é mais preocupante quando joga certa e determinado clube, contra os outros, mesmo sabendo que esporadicamente acontece no seu geral.

A formação de qualquer atleta, na sua fase inicial, tem que obedecer a certas regras de comportamento, de saber estar ou comportar-se perante o seu grupo e os seus adversários.

O querer ganhar à força, sabendo que por vezes tal não pode acontecer, leva as pessoas a procederem desta forma. Complicando o que e fácil, levando a tomarem atitudes pouco dignas para quem esta no desporto e para mais em processo de formação de atletas e de homens do futuro.

Eu já vi coisas ao longo destes anos que, ao pensar fico todo arrepiado. Mesmo aberrantes, sem lógica nenhuma e, sem motivos para que tal procedimento aconteça. Mas a falta de formação cívica dos seus responsáveis, levam a esta violencia física, mas muitas vezes verbal , porque são eles os seus mentores, para esconder as suas frustações ou os seus desaires desportivos.

Claro, se o exemplo vem de cima os miúdos fazem o mesmo ou pior, porque, se fossem tomadas medidas drásticas, limpando do desporto essas pessoas, concerteza, que tudo mudaria e tínhamos um desporto mais saudável.

Depois toda agente fica admirada que o futebol de formação e mesmo o senior, tenha cada vez menos pessoas para colaborar! Desta maneira ninguém quer sujar o seu nome em coisas inconcebíveis ou estar em situações menos claras.

Mais, existe outras modalidades que se pode usar a violencia sem serem penalizadas e ate são os campeões! Ou será que a covardia ou medo não os levam a isso? Ou por ser modalidade individual não são tão fortes?

Julgo, que desta maneira, vamos afastar ainda mais pessoas desta modalidade espectacular, se a entidade responsável não fazer aquilo que deve fazer.

Quando falo nos seus responsáveis, vai dos seus treinadores, dirigentes e ate dos seus familiares. Tem que haver bom senso e acima de tudo respeito pelos outros, para serem também respeitados, senão não vale a pena estarmos neste processo difícil, complicado mas muito aliciante.

Deixam os miúdos jogarem futebol, sem atropelos e sem confusões. Porque como tudo na vida, um jogo de futebol não passa de um jogo de futebol. Deixam as suas frustações em casa ou noutro lugar qualquer! Não carreguem nas outras pessoas, aquilo que também não queriam que o fizessem! Sejam humanos acima de tudo!

Agradeçam às pessoas que trabalham de forma digna, para tirar muitas vezes os seus filhos de lugares que ninguém quer que eles estejam!





Medina

Técnico de futebol de nível II

Sem comentários: