terça-feira, março 13, 2012

Boavista entra isolado na 2ª fase.

O Boavista de S. Mateus recebeu no Municipal Bom Jesus na manhã deste Domingo os micaelenses do Sporting Clube Ideal em jogo a contar para a 1ª jornada do Grupo da Despromoção do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série Açores. O Boavista apresentava-se para este jogo como favorito uma vez que foi a equipa do grupo que somou mais pontos na fase regular do campeonato.


A equipa da casa começou bem a primeira parte conseguindo dominar o meio campo e a demonstrar mais experiência face à juventude apresentada pela equipa visitante. Ainda assim, foi o ataque do Ideal que registou mais lances de perigo para a equipa axadrezada mas a máxima “quem não marca sofre” está sempre presente no futebol e aos 35 minutos Nicolau marca o primeiro golo para o Boavista. Numa boa jogada de ataque organizado e aproveitando a falha de marcação na área do Ideal o jogador de frente à baliza não vacilou e rematou rasteiro sem hipóteses de defesa para o guarda-redes.

Os últimos 20 minutos da primeira parte mantiveram-se sob o domínio do Ideal, com o ataque do Boavista a dar pouco trabalho ao guarda-redes visitante, apesar do bom trabalho e da posso de bola da equipa da casa com destaque para as exibições de Renan no meio campo e de Ivo Fraga na defesa.

Com o Boavista a demonstrar um forte contraste entre a solidez defensiva e controlo do meio campo e a falta de inspiração no ataque, pouco antes do árbitro apitar para o final da primeira parte, o Sporting Ideal chegou ao empate num livre cobrado de forma exemplar por Artur Santos e que Vítor Alves, de cabeça, converteu em golo.

Já na segunda parte o Boavista entrou mais inspirado. José Santos analisou bem a equipa adversária e do 4-4-2 inicial passou para um 4-3-3 clássico passando a jogar com dois extremos e um avançado, substituindo depois Vladimir por Diogo Oliveira, com o jovem avançado a demonstrar iniciativa e uma boa forma física.

Por outro lado, se o ataque do Boavista se apresentou de espírito renovado na segunda parte, a defesa apresentou algumas dificuldades de organização com o capitão Meta a assumir as despesas do sector.

Seguindo a tendência que o jogo tomava, aos 38 minutos Hélder Botelho, que até então tinha estado apagado do jogo, encontrou-se no lugar certo à hora certa e dum ressalto fruto de um centro feito pelo lado direito do ataque axadrezado fuzilou para o fundo das redes do guarda-redes dos micaelenses. Apesar dos manifestos quanto a um possível fora de jogo o árbitro decidiu validar o golo, com o Boavista a somar justamente os 3 primeiros pontos, consolidando o seu percurso para a manutenção na 3ª Divisão Série Açores.

Sem comentários: