sexta-feira, março 23, 2012

Campeonato muda de figurino em 2013.

A II divisão nacional será reformulada e a partir da época 2013/14 será disputada por oitenta equipas repartidas por oito séries. O novo modelo competitivo vai proporcionar a subida de três formações à Liga de Honra.


O campeonato da II divisão nacional vai mudar na época 2013/14 pelo que a próxima temporada será a última no actual formato de três zonas com dezasseis equipas cada. Depois, a prova será disputada por oitenta formações que estarão distribuídas por oito séries de dez emblemas casa.

A temporada 2012/13, a iniciar-se em Agosto próximo, será a de transição para o novo modelo, pelo que as descidas serão em menor número. Descerão apenas seis equipas – os dois últimos classificados de cada zona – passando as restantes 42 para o novo figurino.

Para completar o quadro de oito dezenas de equipas, os dois primeiros classificados das oito séries da III divisão subirão directamente, num total de dezasseis, aos quais se juntam os quatro melhores terceiros posicionados dessas mesmas séries. Os restantes dezoitos conjuntos serão os vencedores dos campeonatos distritais.

No novo modelo as equipas disputarão uma primeira fase onde as dez formações de cada série jogam entre si a duas voltas. Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a segunda fase onde serão divididos em dois grupos de oito. Os vencedores disputam a final e têm subida garantida à Liga de Honra. Os dois segundos defrontam-se numa eliminatória que vai apurar o terceiro promovido à competição profissional.

Enquanto os dois primeiros das oito séries se juntam para apurar quem sobe, os restantes oito de cada grupo voltam a defrontar-se para encontrar quem desce, sendo despromovidos os dois últimos classificados e os quatro piores sexto classificados. Ao todo descem vinte equipas.

Sem comentários: