segunda-feira, novembro 14, 2011

Manuel Vieira, o "rei" da batata-doce nos Estados Unidos, condecorado por Cavaco Silva.



À distância, Manuel Vieira, o "rei" da batata-doce e agora comendador, vê a situação portuguesa "com pena", mas também com críticas à terra que "adora", mas onde a "pontualidade não existe e a eficiência às vezes deixa a desejar".


Nasceu há 66 anos no Açores, saiu do Pico com 17, esteve primeiro no Rio de Janeiro e chegou aos Estados Unidos da América em 1972, onde ainda hoje vive e produz 50 mil toneladas de batata-doce por ano.

No domingo à noite, na cidade de San José, na Califórnia, Manuel Vieira foi distinguido pelo Presidente da República com a comenda da Ordem do Mérito.

Uma insígnia que junta ao sucesso que alcançou à frente da produção de batata-doce, um caminho que reconhece ter sido exigente.

Notando que gosta muito da sua terra e não quer falar mal de Portugal, Manuel Vieira reconhece, contudo, que tem de ser "realista".

"Apenas estou a comentar o que eu vejo quando vou a Portugal", disse.

Apesar disso, aquele que é já o maior produtor mundial de batata-doce biológica, que representa 30 por cento de toda a sua produção, garante não estar desiludido com Portugal, apesar de ter pena que neste momento exista "uma troika a mandar" nos portugueses.

Apontando o dedo a quem não evitou a chegada dessa `troika`, Manuel Vieira atribuiu responsabilidades a quem falhou, aos "da economia, das finanças que foram convidados para exercer cargos de grande responsabilidade".

"Alguém falhou ou muita gente falhou. Não se admite que gente muito formada, gente bem informada, gente com formação universitária, não tenha visto antecipadamente o problema da crise", sustentou.

Apesar disso, o atual patrão de 900 trabalhadores, que classifica como "os melhores funcionários do mundo", não deixa de lado a possibilidade de continuar a investir em Portugal.

De lado, contudo, parece estar a possibilidade de estender os negócios da batata-doce a Portugal, um país onde "não há cultura da batata-doce".

Além de Manuel Vieira, o Presidente da República distinguiu ainda o médico Manuel Silva Bettencourt, a quem foi atribuída a comenda na Ordem do Infante D. Henrique, a vice-consul Manuela Silveira, que foi condecorada como oficial da Ordem do Infante D. Henrique, tal como Jack Cunha, embora este último a título póstumo.

P.S. Fugindo um pouco à temática do meu blogue, não podia de deixar de enaltecer o trabalho realizado pelo Sr. Comendador Manuel Vieira e dar lhe  os parabéns por esta ( mais uma ) condecoração da Republica Portuguesa. Interessante...uma pessoa deste quilate, que já fez e poderia fazer muito mais pela sua terra natal... mas por opiniões injustas....


Medina
Ponta Delgada

Sem comentários: