terça-feira, novembro 22, 2011

Último teste de Vítor Pereira na Ucrânia


O jogo de amanhã (19h45) diante do Shakhtar, em Donetsk, para a penúltima jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, assume uma transcendência especial para Vítor Pereira, já que poderá ser o seu último no comando técnico do FC Porto.

O treinador está obrigado a vencer para alimentar a esperança de continuar nas competições europeias, mas a vitória poderá não chegar para convencer os adeptos e, sobretudo, os jogadores portistas, que já não acreditam nos métodos do seu treinador.

Como o CM já noticiou, os jogadores do FC Porto há muito que desejam ser treinados por Pedro Emanuel, e os ecos desse desejo chegaram aos gabinetes da SAD e a Pinto da Costa. O líder portista tem resistido à contestação dos adeptos e ainda não confrontou Vítor Pereira com o cenário da saída, mas deverá fazê--lo após o desafio com o Shakh-tar, independentemente do desfecho do jogo.

O ‘divórcio’ previsível entre o FC Porto e Vítor Pereira será sobretudo uma consequência do clima de guerrilha com que se debate o treinador no balneário portista e que poderá ameaçar os objectivos dos dragões para o resto da temporada. Aliás, o jornal ‘Expresso’ deu ontem conta da falta de confiança existente no plantel em relação às capacidades de Vítor Pereira, tendo catalogado o médio João Moutinho como "líder dos rebeldes".

O internacional português, que assumiu estar em má forma nas últimos partidas do FC Porto, ao contrário do que se passa nos duelos da Selecção, foi descrito pela publicação como parte integrante de um grupo de "contestatários" que inclui "Rolando, Fernando, Guarín e Álvaro Pereira", "o quarteto que quis sair" no final da época passada, assim que André Villas-Boas rumou ao Chelsea.

O semanário frisou ainda que os jogadores "não reconhecem autoridade suficiente de líder a Vítor Pereira" e que o mesmo acontece ao nível da administração da SAD portista, com vários dirigentes a pedirem a saída do treinador e a tentarem quebrar a resistência de Pinto da Costa a uma ‘chicotada psicológica’ imediata no comando da equipa azul-e-branca.

ESCOLTA POLICIAL APERTADA

A comitiva portista, liderada por Pinto da Costa e sob forte escolta policial, chegou em silêncio ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, para apanhar o avião com destino a Donetsk, na Ucrânia. Apesar de não terem adeptos à espera, os dragões atraíram atenções pelo forte dispositivo policial que os acompanhou até à porta de embarque.

Depois da noite agitada do passado sábado, após a eliminação da Taça de Portugal frente à Académica (3-0), os portistas passaram a ser acompanhados em permanência pela polícia e vários elementos da segurança privada do clube.

No final do jogo de Coimbra, os adeptos insultaram os jogadores e arremessaram tochas.

P.S. O Victor Pereira não sua passagem pelo Santa Clara, deixou um trabalho competente e de muita qualidade. Recordo-me das acções de formação que tivemos com ele, os treinos que assisti e a sua forma de liderar.
 Agora, nesta fase complicada do FCPorto, estão a  imputar-lhe culpas pelos insucessos da equipa. Claro, que tem a sua percentagem! E os jogadores que ganharam tudo o ano passado e este ano ninguém os reconhece....mas o elo mais fraco é que paga as favas e, neste caso, é o treinador.
O que faltou ao Victor Pereira? Na minha opinião algum carisma e alguma comunicação. Sabe montar bem as suas equipas, mas na leitura do jogo e quando é para alterar...falha algo.
Mas é um treinador trabalhador, serio e muito honesto.
Por lhe reconhecer a sua grande qualidade tecnica e humana, desejo-lhe os melhores sucessos!!




Medina

Sem comentários: