quinta-feira, novembro 10, 2011

MÉTODO DE TRABALHO APLICADO AOS TREINOS E JOGOS.

Um treinador de futebol juvenil, deve acima de tudo preocupar-se pelo estado social do atleta, quer isto dizer que a família e a escola têm prioridade sobre os treinos.

A nossa função é a de formarmos os homens de amanhã, através da prática do desporto. Todos nós sabemos que os jovens sonham sempre em serem grandes futebolistas, mas temos que os chamar á realidade e mostrar que os estudos é que são a aposta.

A formação profissional de cada um é muito importante não só para o atleta mas também para a sociedade em que vivemos.

Num treino desportivo de jovens atletas o treinador deve criar um grupo de regras obrigatórias e deve ser sempre o primeiro a cumprir as mesmas.

O Treinador deve ser:

- Bom ouvinte,

- Lógico, Credível e incisivo nas suas acções,

- Confiante,

- Amigo,

- Compreensivo e comedido,

- Deve estar a uma distância que permita que os jogadores sintam que podem falar e comunicar sem receios,
- Deve criar todas as condições para que o ambiente que rodeie a equipa seja o de uma 2ª família,

- Deve mostrar que a Instituição Clube está acima de qualquer jogador, treinador ou mesmo dirigente. Todas as acções que fazemos representam o clube e por isso temos que o dignificar,

- Deve criar condições para uma melhor interacção dos atletas com o treinador.

Psicologia no futebol

No meu entender o treino psicológico tem uma forte ligação no desempenho da equipa.

Um bom treino psicológico pode corresponder a uma percentagem extra de motivação para uma melhor realização dos objectivos.

Não quer isto dizer que seja necessário ter um psicólogo na equipa. Acredito que esta função possa ser desempenhada pelo treinador no decorrer do treino geral. É possível faze-lo graças ao seu conhecimento do universo que rodeia o futebol, da paixão pelo jogo, da experiência e do conhecimento da mente humana.

Pessoalmente, não abdico deste treino e acredito que possa estar aqui um dos segredos de uma boa época desportiva.

É o tentar despertar o lema “ amor á camisola “.


Preparação dos treinos:

Quando se tem um tempo reduzido de treino, temos que fazer um planeamento do mesmo de modo a poderemos retirar o máximo de rendimento. Assim temos que ser muito realistas, muito objectivos nos exercícios que planeamos para a equipa. Só assim é possível obtermos resultados a curto prazo.

Estes exercícios devem também ser múltiplos. Significa isto que um exercício deve tentar trabalhar várias vertentes como a capacidade motora, técnica, táctica e psicológica. As simulações de situações de jogo são igualmente uma boa opção.

O treino com bola deve fazer parte de cerca de 80% do treino realizado, ficando os restantes 20% para o trabalho físico.

Para permitir uma melhor interacção dos atletas com o treinador e com os treinos, poderá optar-se por nomear 3 capitães de equipa, que rodam entre si e com responsabilidades a nível dos treinos e jogos.

Penso que é importante os atletas entenderem o porquê da realização dos exercícios e participarem activamente na execução dos mesmos, pois só assim os podem executar na perfeição. Devemos fazer questão de lhes explicar todos os exercícios as vezes que forem necessárias e de ouvir as suas opiniões sobre os mesmos, permitindo assim estabelecer um nível de responsabilidade e respeito dentro do grupo.

É esta interacção que pode ser fundamental numa equipa.

Sempre que um atleta é substituído, devemos tentar conversar com ele e explicar o motivo da sua saída. Só assim eles podem compreender o que esteve mal e evoluir no futuro. Temos que ser sinceros e abertos para com os atletas.

Defendo que é assim que formamos uma verdadeira equipa !!!!

Sem comentários: