sexta-feira, dezembro 09, 2011

FUTEBOL DE FORMAÇÃO : Campeonatos Regionais Curiosidades




Foi na época de 1998/99 que se iniciou o apuramento de Campeão Regional na categoria de Iniciados, até então ocorria apenas o apuramento de Campeão Regional de Juniores que tivera o seu início na época de 1981/82, e de Juvenis que teve o seu começo na época de 1988/89.

Ou seja desde a época 1998/99 até à presente data tem-se realizado o apuramento de Campeão Regional nos três escalões Juniores, Juvenis e Iniciados. Passadas que estão 13 épocas sobre o apuramento de Campeão Regional nas três categorias, existem alguns dados curiosos os quais merecem ser “divulgados” e analisados.

Nestas 13 épocas a AFPD por duas vezes ficou apenas com um Título de Campeão Regional, ocorreu na época de 2002/03, onde os Juniores do União Micaelense conquistaram o Ceptro Regional. Nesta mesma época o Título Açoriano em Juvenis rumou para a Praia da Vitória, foi conquistado pelo Praiense, sendo que o de Iniciados também tomou o mesmo rumo, ou seja o da Ilha Lilás, foi conquistado pelo SC Lusitânia.

De ressalvar que nesta época 2002/03, o Título de Campeão Regional de Iniciados foi encontrado recorrendo ao “golo alvarage”, sem dúvida alguma que os 10-1 aplicados pelo SC Lusitânia na recepção ao SC Horta, pesou e de que maneira nas contas finais, fazendo com que a equipa da rua da Sé terminasse com um saldo positivo de 10 golos, fruto de 16M e 6S. O União Micaelense 2.º classificado com os mesmos 9 pontos do SC Lusitânia terminou com um saldo positivo de 6 golos, fruto de 10M e 4S. De referir que no confronto directo entre Unionistas e Lusitanista, registou-se em Angra uma vitória dos Verdes por 3-2, enquanto em Ponta Delgada, a turma da rua dos Mercadores levou a melhor por 2-1.

Em 2002/2003: 1 Título para a AFPD (Juniores União Micaelense), e 2 Títulos para a AFAH (Juvenis Praiense) e (Iniciados Lusitânia).

Esta situação só se voltaria a repetir na presente época de 2010/11, onde a AFPD apenas voltou a conquistar o Regional de Juniores, desta feita foram os Juniores do Santa Clara que o conseguiram de forma clara e inequívoca perfazendo o pleno, ou seja 4 vitórias em igual número de jogos.

Nos Juvenis o Título foi conquistado pelo candidato teoricamente menos forte à partida, o Fayal Sport Club, com alguns dados curiosos à mistura, desde logo o facto do GD São Roque o mais sério candidato à conquista do Ceptro Regional, acabar em 3.º e último lugar, sendo que não conseguiu conquistar mais do que 1 ponto no seu reduto, com a agravante de ter sido copiosamente goleado pelo SC Angrense em São Roque por 0-4. Aliás convém frisar que foi a pior prestação de sempre dos “Amarelos de São Roque” a nível de Campeonatos Regionais. Não menos curioso é o facto do Fayal Sport conquistar o Título Regional com apenas 6 pontos, e com 2 golos marcados e 1 sofrido.

Em Iniciados nesta mesma época, ocorre uma situação muito idêntica à da época de 2002/03, ou seja foi o golo alvarage que volta a decidir o Campeão Regional, que haveria de ser o SC Angrense, em virtude de no último jogo, na recepção ao Angústias Atlético Club, ter goleado os “Alvi-Negros” da cidade da Horta por 5-0. Exactamente o resultado necessário para que pela 1.ª vez no seu historial o SC Angrense conseguisse conquistar um Título Regional na Formação.

SC Angrense e Santa Clara concluíram ambos o Regional com 8 pontos, sendo que no confronto directo, quer em Angra, quer em Ponta Delgada o resultado verificado foi o mesmo, um empate sem golos. Uma vez mais foi o “peso dos golos” no confronto com o representante da AFH, que haveria de determinar a atribuição do Título Regional. Ambas as equipas não sofreram qualquer golo, no entanto o Angrense conseguiu marcar 6, o Santa Clara apenas 5.

Em 2010/2011 tivemos 1 Título para a AFPD (Juniores Santa Clara), 1 Título para a AFH (Juvenis do FSC), e 1 Título para a AFAH (Iniciados do Angrense).



Autor: Humberto Rosa



Sem comentários: