sexta-feira, dezembro 30, 2011

Mário Batista: “A família santaclarense saberá, unida fazer de 2012 um ano exemplar”


A antevisão do que vai acontecer no desporto em 2012, desde a aspiração às vitórias das equipas açorianas nas várias provas, são questões colocadas a partir de hoje aos nossos tributos.

Para o presidente Mário Batista, a superação é, sem dúvida, a grande imagem de marca da família santaclarense, bem como acreditar que todos unidos saberão fazer de 2012 um ano exemplar.

- Espera um ano de 2012 com muitos êxitos desportivos regionais, nacionais ou até internacionais?

Os indicadores para 2012 não são os melhores e na área do desporto as perspectivas vão também nesse sentido.

Agora temos que olhar para todo este ambiente cinzento que estão a pintar de crise e pensar nela como uma oportunidade de progresso nos mais diversos domínios, sendo que esta ambição só será possível com muito trabalho, paixão e muita persistência.

No futebol, em particular, é necessário tomarmos as medidas adequadas para contornar as grandes dificuldades que vão surgir, a fim de mantermos ao máximo esta nossa paixão.

No futebol, semana a semana, estamos habituados a serem colocadas à prova todas as nossas capacidades e qualidades sendo expectável reunir as condições para obtermos êxitos regionais e nacionais e darmos alegrias ao povo açoriano.

Temos demonstrado que a superação é, sem dúvida, a nossa grande imagem de marca.

Acreditamos que a família Santaclarense saberá, unida, fazer de 2012 um ano exemplar.

- Que clubes vão festejar os vários títulos nacionais de futebol?

É evidente que não temos nenhuma bola de cristal para realizar estas projecções.

Por outro lado e falando dos patamares competitivos do futebol profissional e de acordo com a nossa experiência, esta diz-nos que os Clubes/SAD mais bem preparados em termos estruturais e dotados dos suportes financeiros mais sólidos terão mais possibilidades de alcançar o sucesso desportivo e por inerência o financeiro.

Nesta medida pensamos que dos Clubes/SAD, que militam na 1ª Liga, o título de campeão, sairá do lote dos crónicos candidatos e na 2ª Liga sairão de um lote de dez equipas.

- A federação Portuguesa de Futebol tem novos dirigentes para ficar tudo na mesma?

Claramente que não, aliás esta alteração na liderança da FPF somente peca por ser tardia.

Nesta indústria, com um crescimento de cerca de 7% ao ano, tornava-se muito importante que a FPF fosse liderada por uma personalidade verdadeiramente conhecedora da sua realidade.

Nesta perspectiva desde da primeira hora apoiamos o Dr. Fernando Gomes, porque entendemos que era a pessoa mais bem colocada para protagonizar, conjuntamente com a sua equipa de trabalho, a mudança que o futebol tanto necessitava.

Agora temos que acreditar que nestes próximos quatro anos desafiantes para toda a família do futebol, o Dr. Fernando Gomes coloque as pessoas certas nos lugares adequados e construa as melhores estratégias para ultrapassar os novos desafios.

- A que gostaria de brindar no desporto açoriano em 2012?

Temos um grupo de trabalho fantástico e de excelente qualidade que ao longo da actual época desportiva já deu grandes alegrias aos Santaclarenses e açorianos.

Todavia o futebol não sendo uma ciência exacta como a matemática, tem demonstrado que nos momentos que menos esperamos surjam contrariedades. Mas a magia do futebol é isto mesmo a incerteza no resultado.

Nesta perspectiva a procura da perfeição é um movimento que não tem limites.

E num projecto de sustentabilidade onde a competitividade da indústria do futebol é máxima, seria bonito e desejável que após a garantia da manutenção na competição, partíssemos em busca de uma subida de Liga que nos tem fugido nos últimos anos.

Este seria o melhor brinde que podíamos presentear à família Santaclarense e aos açorianos em geral.

Sem comentários: