terça-feira, dezembro 13, 2011

Guardiola revela segredos do Barcelona





PEP GUARDIOLA É TREINADOR DO BARCELONA HÁ TRÊS ÉPOCAS E MEIA, SENDO QUE NUNCA DEU UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA, PRIVILEGIANDO A FILOSOFIA DE NÃO FAVORECER UM JORNALISTA OU MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. DESTA VEZ, GUARDIOLA FALOU AO SITE OFICIAL DA FIFA, ONDE DESVENDA ALGUNS SEGREDOS DO SUCESSO.

Veja os temas principais da entrevista:

- Razão do sucesso

Na verdade, não se trata de nada especial. Em primeiro lugar, o respeito pela história deste clube, pela trajetória do Barcelona, que é grande em todos os sentidos. Depois, a contratação de bons jogadores e a combinação com uma boa gestão dos jogadores da formação não tendo medo de lhes dar oportunidades no momento certo.

- O que fez para obter sucesso tão rápido

Quando cheguei, era um desconhecido para todos. A primeira coisa que pedi dentro do grupo foi confiança, prometendo que as coisas dariam certo e conseguiríamos ir em frente. O principal compromisso com os adeptos foi o de que a equipa daria o máximo, correria, jogaria bem e seria motivo de orgulho pelo trabalho revelado em campo. Afinal, quando vamos ver um espectáculo, não queremos ser enganados. Os adeptos aceitam que se jogue mal, mas detestam quando não se dá o máximo. A partir daí, fomos crescendo como equipa, fizemos mudanças, afinámos detalhes, mas a ideia é a mesma: atacar, fazer o máximo de golos e jogar o melhor possível.

- Mudanças tácticas na temporada

As pessoas falam de táctica, mas na realidade a táctica são os jogadores. Adaptações são feitas para que as qualidades funcionem melhor para o colectivo. Quando se fala de táctica, é necessário pensar no que o adversário faz e nos jogadores que podem causar problemas. E é claro que o que vem acontecendo esta temporada tem a ver com a maneira como os adversários nos defrontam. Com o decorrer do tempo vamos vão-nos criando mais problemas e é necessário encontrar soluções.

- Plantel curto

Nunca me preocupei com o facto de ter um plantel curto. Tenho confiança absoluta na equipa. Pela minha filosofia, todo o problema tem uma solução. Por isso sempre penso em alternativas para resolver possíveis problemas, seja com os jogadores que temos no plantel principal ou mesmo com os jovens.

- Adaptação de médios a outras posições

O meio-campo é a parte fundamental de uma equipa. Os médios são jogadores inteligentes e que têm de pensar em todo a equipa. Sabem sacrificar-se e são os atletas que precisam compreender mais e melhor o jogo. Quanto mais tivermos, mais fácil será fazer a adaptação a outras posições. Com jogadores polivalentes, podemos ter elencos mais curtos e com mais opções.

- Influência de outros treinadores

A influência foi do Cruyff. Estive seis épocas com ele, que me deixou grandes conhecimentos. Outro fundamental foi Juan Manuel Lillo. Fui jogador dele somente seis meses em Culiacán, no México, mas nos demos bem e aprendi muito. Ele foi muito generoso e transmitiu-me os seus conhecimentos.

- Fim das concentrações

Ninguém passa um dia trancado num hotel antes de ir ao trabalho. Queremos que a vida normal seja a mesma: se eles não descansarem, não se cuidarem, vão jogar pior e perder o emprego. Avalio os jogadores pelo trabalho e não pela vida particular. Não sou polícia. Às dez da noite estou a dormir e não tenho vontade de controlar os jogadores. Por isso prefiro que estejam em casa com a família e não num hotel sem nada para fazer. Tentamos utilizar o bom senso.

Sem comentários: