segunda-feira, janeiro 30, 2012

Faleceu João Fernandes “Pica-Pau”, do Santa Clara

Vítima de prolongada doença ,faleceu sábado em Fall River João Fernandes

mais conhecido por João Pica-Pau, antigo avançado do Clube Desportivo Santa

Clara. O falecido contava 69 anos.

Natural da freguesia de Santa Clara, João Pica-Pau foi um excelente

executante, o que o levou a titular indiscutível de uma das boas equipas do Santa

Clara e os seus dotes de goleador levaram-no à selecção de São Miguel tendo

feito parte do conjunto que em 1965 se deslocou a estas paragens.

Na altura, Pica-Pau resolveu ficar por terras do tio Sam e passou a

envergar a camisola do Fall River Sports, clube que o ajudou a radicar-se

legalmente nos Estados Unidos. Viu a sua carreira ser brutalmente interrompida três

anos depois quando num jogo em Newton, frente aos italianos daquela cidade,

sofreu uma lesão no calcanhar de Aquiles que o afastou definitivamente das

lides da bola.

“Foi um dos melhores avançados com quem joguei” – diz Rogério Costa,

antigo médio do Marítimo da Calheta, que foi colega de Pica-Pau no Fall River

Sports.

Era um dos quatro irmãos Pica-Pau que fizeram parte da história do Santa

Clara e chegaram mesmo a jogar juntos na altura da sua estreia com apenas 18

anos.

António e Antero residem em Fall River e o Francisco em Newport.

Viúvo de Maria José Fernandes deixa duas filhas – Susan Melo e marido, e

Linda Janeiro e marido, uma neta – Shaylin Janeiro, todos de Fall River; os

acima mencionados irmãos; duas irmãs – Irondina e Conceição, para além de

vários sobrinhos e sobrinhas.

O seu corpo vai a sepultar hoje, quarta-feira, no cemitério de Notre Dame,

em Fall River.

P.S. Conheci este senhor quando fomos numa digressão aos Estados Unidos, equipa de veteranos do Santa Clara. Grande jogador e, acima de tudo, grande homem. Paz à sua alma!!

Medina

Pela terceira vez este ano: Hélio Hormonde arbitra na Liga dos Campeões


O árbitro Internacional Hélio Hormonde da Associação de Voleibol de São Miguel, foi nomeado para mais uma jornada Internacional da modalidade, onde vai arbitrar no próximo dia 1 de Fevereiro, o jogo da Liga dos Campeões de Voleibol, que se realiza em França, Poitiers, entre a equipa da casa STADE POTEVIN POITIERS e o ZENIT KAZAM, da Rússia.

Recorde-se que nesta equipa francesa jogam três jogadores portugueses, Carlos Teixeira, libero que inclusive jogou cá nos Antigos Alunos, quando andavam na primeira divisão - André Lopes e o Nuno Pinheiro.

Hélio Ormonde será o 1.º árbitro, sendo o 2.º inglês e o supervisor é um árbitro suíço. Como curiosidade, o juiz micaelense esteve a apitar em Poitiers há dois anos atrás, mas na altura para a taça CEV.

Sendo esta a 3.ª nomeação este ano do árbitro micaelense para este nível competitivo, (duas semanas depois do seu último jogo). É caso para se dizer que o credenciado árbitro Internacional dos quadros da AVSM continua na senda do voleibol Internacional.

P.S. O meu amigo Hélio em grande !!!

Medina

Madalena deixa fugir os três pontos.



O Madalena, que ocupa a última posição na tabela de classificação, recebeu na tarde de domingo o Coimbrões, décimo primeiro classificado e deixou fugir os 3 pontos.


Ambas as equipas entraram bem na partida e mostraram que queriam pontuar. No entanto foi o Coimbrões que mostrou maior perigo e posse de bola ao longo da primeira parte, chegando ao golo ao minuto 40, por intermédio de Luís Paulo.

Na segunda parte, o Madalena entrou melhor e aos 5 minutos, através de uma grande penalidade, Frazão chega à igualdade.

Já no cair do pano, a equipa do Coimbrões volta a ficar à frente do marcador. Jorginho isola-se aos 27 minutos e coloca a bola no fundo da baliza.

Já no tempo de compensação a equipa continental volta a marcar, através de Nuno Pinto, e a aumentar a vantagem para o 3-1.

Com esta derrota a equipa do Madalena fica cada vez mais longe da manutenção na II divisão de futebol.



Iª Divisão - Feminino - Voleibol.

Leixões continua líder e Braga na luta
O Leixões passou o que apelidamos de "prova dos 9" nesta jornada dupla. Conseguiu manter a liderança isolada e também a distãncia pontual para o CD Ribeirense. Por outro lado logrou afastar-se de CS Madeira, Castêlo Maia GC e GDC Gueifães que sofreram derrotas este fim-de-semana.

A recepção às duas equipas Madeirenses não se afigurava fácil, principalmente porque o jogo mais importante, com o CS Madeira, seria jogado no domingo. Mas a formação do Leixões SC não facilitou, despachando facilmente o Câmara Lobos no sábado e derrotando, o CS Madeira já no domingo, num jogo emocionante e que só acabaria na "negra".

Este resultado foi menos bom para a equipa liderada por Ricardo Nunes. As Madeirense utilizaram a mesma táctica, cilindrando o CA Trofa na véspera e guardando energias para domingo. No entanto, e apesar de terem lutado muito, não conseguiram roubar mais do que um ponto aos líderes. Mas como se pode ver pelos parciais, estiveram muito próximos.

Quem aproveitou o deslize do CS Madeira foi o rival Açoriano. O CD Ribeirense veio ao Continente somar mais duas vitórias, mas apenas 5 pontos. Isto porque, se o jogo na Maia, frente ao Castêlo, foi facilmente ganho pela margem máxima, o mesmo não se pode dizer da partida na capital. Em Lisboa, o CF Belenenses bateu-se muito bem, como é seu apanágio, e só cedeu no 5º set.

O precioso ponto conquistado frente às Campeãs Nacionais juntou-se aos outros 3 que o CF Belenenses foi buscar a Santo Tirso. Na viagem ao Norte do país, Afonso Seixas e as suas atletas derrotaram o Ginásio Clube local, num jogo que até acabou por ser mais equilibrado do que era previsto. As azuis do Restelo estão num tranquilíssimo 7º lugar.

Apesar da derrota com o CF Belenenses, a formação Tirsense conseguiu este fim-de-semana largar o penúltimo lugar da tabela, vencer o seu 2º jogo da temporada, e afastar-se mais do fundo da classificação. Isso ficou a dever-se à vitória sobre o CSD Câmara Lobos, seu adversário directo.

Surpreendente (para quem está menos atento) foram as duas excelentes vitórias, fora de casa, do SC Braga frente a duas equipas que disputavam os lugares cimeiros. A equipa minhota há muito que vem dando bons sinais e confirma-o numa jornada tão exigente. Venceu o GDC Gueifães com um triplo 25-23 e venceu também o Castêlo da Maia por 3-1. Junta-se assim à luta na parte superior.

E se o fim-de-semana foi desastroso para o Castêlo da Maia GC, já o seu vizinho GDC Gueifães conseguiu redimir-se com uma vitória sobre o vice-campeão CA Trofa. Com os 3 pontos conseguidos na Trofa, a formação de António Guerra mantém o 4º lugar a apenas 5 pontos do líder Leixões, 4 pontos do CD Ribeirense e 1 ponto do CS Madeira.

Classificação Geral:

1º Leixões SC 36 pts (12-3)

2º CD Ribeirense 35 pts (12-3)

3º CS Madeira 32 pts (11-3)

4º GDC Gueifães 31 pts (10-5)

5º Castêlo Maia GC 29 pts (10-5)

6º SC Braga 27 pts (9-6)

7º CF Belenenses 20 pts (6-9)

8º GC Sto. Tirso 6 pts (2-12)

9º CSD Câmara Lobos 5 pts (2-13)

10º CA Trofa 1 pts (0-15)

Série Açores - Futebol

Campeonato AFH - Faial / Pico - Seniores.

No campeonato o Vitoria reforça a primeira posição depois do triunfo frente ao Grupo Desportivo do Salão.







TELEDESOPORTO DE 29 JANEIRO.

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Árbitro do clássico não volta a apitar jogos do Real Madrid


O Comité Técnico de Árbitros de Espanha decidiu que Fernando Teixeira Vitienes, árbitro do clássico espanhol desta quarta-feira entre Barcelona e Real Madrid, não vai voltar a apitar jogos da equipa de Mourinho nesta temporada.

Segundo a edição online do diário ABC, as razões para esta decisão prendem-se principalmente com a ausência de personalidade do árbitro espanhol mas também por erros técnicos nas situações de possível penalty e no uso dos cartões.

Fernando Teixeira vai continuar a arbitrar jogos da liga espanhola à excepção das partidas do Real Madrid. Trata-se de um duro golpe na pretensão do espanhol em ser árbitro internacional.

P.S. Gostei! Agora tiveram coragem, depois do Real ter ficado eliminado! Não sabiam antes que era necessário alguém com eles no lugar...Pensava eu, que estas coisas só aconteciam em Portugal? Pelos vistos estou bem enganado...

Medina

terça-feira, janeiro 24, 2012

2ª Volta - Programa desportivo da RTP-Açores / 23/01/2012

Campeonato de São Miguel: Santa Clara “B” de novo na liderança


Terminou com uma igualdade a um golo, o duelo entre o D. R. Peixe e o Capelense, confronto referente à 8.ª jornada da 1.ª fase do campeonato de São Miguel de futebol.

Numa partida considerada como a de maior destaque da ronda, o campo do Bom Jesus na vila piscatória de R. Peixe registou uma boa moldura humana que só fez questão de animar na segunda metade do jogo com o aparecimento dos golos (um para cada lado).

Primeiro marcou a equipa forasteira por intermédio de Batista e quando já todos davam como certa a vitória do Capelense, a formação da casa chega ao empate através de Márcio Lima, com o golo a surgir no quinto minuto de compensação do jogo.

Com este ponto obtido diante de um Capelense que já não perde há cinco jornadas, os pupilos de Jaime Vieira desceram novamente à 2.ª posição, permitindo trocar de lugar com o Santa Clara “B”.

Os encarnados de Ponta Delgada receberam e venceram pela margem mínima o Mira Mar por 2-1.

Mas foi precisamente a equipa “azul” que abriu o activo por Rui Félix decorria o minuto 13.

Contudo, Chalana aos 25’ estabeleceu o empate na marcação de uma grande penalidade e Diogo Moniz aos 62’ fixou o resultado final e garante tão importante triunfo à sua equipa.

A União de Nordeste causou grande “abalo” no vale das Furnas. O Vale Formoso foi surpreendido mesmo em casa e a vitória por 1-3 do emblema “canarinho” provocou a maior surpresa da ronda.

Mesmo assim e apesar do desaire, os “axadrezados” continuam no 3.º posto a quatro pontos de distância do Capelense, emblema que continua em quarto lugar.

Como temos dito, o futebol é fértil em surpresas e elas acontecem quando menos se espera.

Com este importante triunfo num recinto extremamente difícil, os comandados de David Feijó ultrapassam o Desportivo de São Roque e já ameaçam um lugar no grupo dos primeiros.

O Desportivo de São Roque estranhamente perdeu outra vez no seu terreno (1-2), precisamente com a equipa que transportava a “lanterna – vermelha” o Bota Fogo.

O conjunto “negro rubro” soma seis pontos conseguindo alcançar as duas vitórias “fora de portas” e deixando finalmente tão incómodo lugar, agora ao cuidado do Mira Mar, que passou a ser o último da classificação. Resta a pergunta: Por quanto tempo?



Resultados da 8.ª jornada:

Santa Clara “B”, 2 – M. Mar, 1

D. R. Peixe, 1 – Capelense, 1

V. Formoso, 1 – U. Nordeste, 3

D. S. Roque, 1 – Bota Fogo, 2



A classificação está assim ordenada:

1.º Santa Clara “B” 19pts; 2.º D. R. Peixe, 18pts; 3.º V. Formoso, 15pts; 4.º Capelense, 11pts; 5.º União Nordeste, 9pts; 6.º D. S. Roque, 7pts; 7.º Bota Fogo, 6pts; 8.º Mira Mar, 5pts.



Próxima ronda (9.ª) a ter lugar no próximo fim-de-semana:

U. de Nordeste – Santa Clara “B”

Capelense – D. S. Roque

Bota Fogo – V. Formoso

Mira Mar – D.R. Peixe



22.º Corrida dos Reis ultrapassou todas as expectativas da organização: Sérgio Silva e Sara Pinho dominam no Pico


Vencedores controlaram por completo as principais provas da 22ª Corrida dos Reis

Sérgio Silva em representação do Maratona Clube de Portugal e Sara Pinho, do Sporting, foram os vencedores da 22ª edição Corrida dos Reis, disputada este domingo na ilha açoreana do Pico. Em ambos os casos controlo total dos vencedores, que não deram quaisquer hipóteses de reacção por parte dos concorrentes mais directos. Assim, em masculinos, Sérgio Silva, campeão do mundo de duatlo, agora em fase de transição definitiva para o atletismo, até fez parecer fácil os oito quilómetros de um percurso de sobe e desce, percorrido num circuito de mil metros. Jorge Pinto, da Juventude Unida de Fornos, fez as despesas da corrida na parte inicial, mas cedo se percebeu que a vitória estava destinada a Sérgio Silva, que controlou os acontecimentos, para se isolar quando faltava cerca de metade da distância a percorrer, algo que surpreendeu o próprio atleta: «Realmente não estava à espera de me isolar tão cedo, mas eu pessoalmente gosto deste tipo de provas, com muitas mudanças de andamentos» - admite o atleta do Maratona, que começou a correr como forma de preparação para a canoagem, modalidade que deixou entretanto para se dedicar ao duatlo em que é campeão do mundo. Agora o atletismo é a prioridade do atleta que já no último nacional de estrada foi quarto classificado, deixando uma boa impressão quanto ao evoluir da sua forma: «No duatlo, apesar de todos os títulos que conquistei, os apoios não existem. Quando me sagrei campeão do mundo foi com uma bicicleta que já tinha seis anos e por isso encaro o atletismo como a modalidade a seguir no futuro e à qual cada vez mais me vou afeiçoando» - diz o atleta de 28 anos de idade, que curiosamente já havia representado em tempos o Boavista do Pico. Na segunda posição ficou Bruno Silva, do Maia Atlético clube, que fez uma prova muito regular, recuperando, aos poucos, terreno e posições, ficando à frente de Leonel Fernandes, que foi terceiro, deixando a escassos metros o maratonista José Moreira, que pagou cara a ousadia de ter tentado seguir na passada de Sérgio Silva, assim como o maratonista Alberto Chaiça, que não se adaptou ao percurso montanha russa, cortando a meta em sexto lugar. Em femininos, desde a primeira das cinco voltas que a sportinguista Sara Pinho ganhou vantagem, que foi gerindo da melhor maneira: «Já conhecia o percurso, que é muito difícil mas senti-me bem e acabei por controlar o esforço» - explica a atleta ilhavense, que cedo viu a sua principal concorrente, Carla Martinho, que no Pico jogava a sua tentativa de ganhar a prova açoreana pela terceira vez, mas foi um dia não para a atleta da ADERCUS, que terminou atrás da jovem benfiquista Rafaela Almeida: «De facto hoje foi um dia não para mim e sentia-o antes da prova de iniciar. Para se ter uma ideia, fiz mais de dois minutos que no ano passado, quando ganhei» - recorda Carla Martinho, conformada com a superioridade demonstrada por Sara Pinho, que lembra os tempos difíceis de uma lesão complicada: «Estou no atletismo saboreando um dia de cada vez, pois eu é que sei o sofrimento pelo qual tive de passar quando estive sem competir dois anos, por causa de uma operação ao tendão de Aquiles. Mas vai-me valendo o apoio da família, em que todos, à excepção do meu pai, fazem atletismo. Costumo até brincar dizendo que o meu pai é o cabide da família, pois é ele que tem de carregar com as nossas roupas» - diz, bem disposta, Sara Pinho. Referência ainda para as presenças de Rosa Mota, nomeada Embaixadora da Corrida dos Reis e figura já habitual nos últimos anos da prova, mas também de Fernanda Ribeiro e do atleta olímpico Mário Silva, convidados de honra. De entre os três, apenas Mário Silva nunca tinha visitado os Açores e coube-lhe a ele a honra de transportar o faicho olímpico, num desfile pelas ruas da freguesia de S. Mateus. O antigo atleta bracarense não escondeu a satisfação: «Estou maravilhado com o acolhimento desta gente. É uma experiência que vale realmente a pena» - confessa Mário Silva.
Resultados:

Masculinos (8 000 metros)

1.º Sérgio Silva (Maratona CP) 23:02 minutos; 2.º Bruno Silva (Maia AC) 23:12; 3.º Leonel Fernandes (CCampismo SJMadeira) 23:29; 4.º José Moreira (Cyclones) 23:35; 5.º António Silva (Juventude Unida de Fornos) 23:40; 6.º Alberto Chaiça (SU Caparica) 23:40; 7.º Jorge Pinto (JU Fornos) 23:49; 8.º Vasco Azevedo (SC Lamego) 24:45; 9.º Aires Susa (FC Penafiel) 24:45; 10.ª Carlos Santos (SL Benfica) 24:48.

Femininos (5 000 metros)

1.º Sara Pinho (Sporting CP) 16:19 minutos; 2.º Rafaela Almeida (SL Benfica) 16:34; 3.º Carla Martinho (ADERCUS) 17:22; 4.º Tânia Ferreira (Cyclones) 17:29; 5.º Lucinda Moreiras (FC Penafiel) 17:57.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

A sorte não quer nada com o Madalena

Bola no poste e penalty mal assinalado ditam nova derrota
O Futebol Clube da Madalena continua a sua travessia no deserto e continua a ver a deusa da fortuna a nada querer com as suas cores. A equipa picarota voltou a registar uma ova derrota, desta vez em Gondomar, por 2-1, depois de ter estado em vantagem no marcador.

O jogo foi equilibrado desde o apito inicial, à semelhança do que tem acontecido na maior parte dos jogos fora dos picarotos. As duas equipas como que se anulavam uma à outra e raramente conseguiam dar mais que 3 ou 4 toques seguidos na bola, não conseguindo, consequentemente, desenhar jogadas com princípio, meio e fim. Muitas faltas e muitas vezes a bola fora de campo tornavam o jogo de fraco nível e de muita luta.

Aos 17 min de jogo a equipa picarota beneficiou de um livre directo em posição frontal à baliza dos locais e Frazão não perdoou e abriu o activo, de nada valendo o voo do guardião do Gondomar que ainda tocou na bola mas que não evitou o golo.

Os comandados de Manuel Matias aumentaram os níveis de confiança e passaram a ter algum domínio territorial, sem no entanto criarem perigo para a baliza adversária.

Por seu lado, os da casa também não conseguiam dar trabalho ao guardião picaroto. No entanto, já em tempo de compensação do primeiro tempo, uma perda de bola na saída para o ataque picaroto, apanhou o lado esquerdo da defesa algo descompensado; Goba ganhou em força e velocidade a Samiro e centrou rasteiro para o segundo poste onde Manuel António apenas teve de empurrar para o empate.

Na segunda parte voltou a haver mais do mesmo. As duas equipas anulavam-se mutuamente e o futebol era pouco. Mas dois momentos resumem o segundo tempo: cerca dos 15min, Luis Tavares arrancou pela esquerda, deixou três adversários para trás, e na linha de fundo centrou atrasado, oferecendo o golo a David que foi lento mas ainda atirou de bico fora do alcance do guarda-redes, levando a bola a bater caprichosamente no poste e a ressaltar para as mãos do guarda-redes. Aos 33min o auxiliar do árbitro assinalou uma carga de João Batista sobre Pinto, quando o defesa picaroto saltava a uma bola no interior da área, mas numa zona longe da baliza, e terá caído sobre o jogador da casa. A verdade é que o jogador do Gondomar se fez á falta e até terá sido ele a fazer jogo perigoso sobre João Batista. Manuel António não se fez rogado e converteu a grande penalidade, dando os 3 pontos à sua equipa e uma expressão injusta ao resultado.

Apesar de ter tido uma actuação globalmente muito positiva, o árbitro, por indicação do seu auxiliar, acabou por ter uma má decisão que teve influência no resultado.

FICHA DE JOGO

Estádio de S. Miguel, Gondomar

16ª Jornada – 2ª Divisão – Série Centro – 22.01.12

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa)

Auxiliares: Ari Mendonça e José Borges

GONDOMAR SPORT CLUBE
Tiago; Rufino, Correia, Fabeta e Diogo Oliveira; Marco André, Tiago Lenho e João Ricardo; Goba, Diaby e Manuel António.
Treinador: José Alberto
Substituições: aos 60’ saiu João Ricardo e entrou Ouattara; aos 71’ saiu Rufino e entrou Pinto; aos 79’ saiu Diaby e entrou Tiago Ferreira.
Não utilizados: Diogo, André, Ricardo Carvalho e Angelo
Golos: Manuel António (47’ e 78’)

Disciplina: cartões amarelos para Manuel António (23’), Rufino (40’), Tiago Lenho (50’), Tiago Ferreira (84’) e Ouattara (86’)

F.C. MADALENA
Hugo Cardoso; Braima, Kiki, Samiro e João Batista; Beto e Orlando; Demba, Frazão, David e Luis Tavares.
Treinador: Manuel Matias
Substituições: aos 68’ saiu Demba e entrou Edson; aos 79’ saiu João Batista e entrou Rui Alberto.
Não utilizados: Rodrigo, Lino, Wilson e Gilson
Golos: Frazão (17’)
Disciplina: cartões amarelos para Samiro (1,30’), Orlando (70’) e David (77’)
Resultado final: Gondomar S.C. 2-1 F.C. Madalena



CAMPEONATO DA AFH - FAIAL/PICO.

Governo subtrai 27 mil euros ao Madalena


Nogueira de Castro não ficou surpreendido com a subtracção de 27 mil euros

Governo subtrai 27 mil euros ao Madalena0 twitter

O apoio que seria dado às viagens referentes aos jogos com o Coimbrões, Boavista e Amarante foi subtraído ao clube da ilha do Pico pela direcção regional do Desporto.

O Madalena viu subtraídos 27 mil euros que corresponderiam aos apoios que são atribuídos pela direcção regional do Desporto para as viagens entre os Açores e o Continente português. A decisão está relacionada com o facto da equipa de futebol sénior do Madalena ter realizado sete partidas consecutivas fora de casa permanecendo mais de um mês em estágio no Jamor.

A Direcção, presidida por Nogueira de Castro, entendeu em Outubro passado que o melhor para a periclitante situação financeira da colectividade seria a equipa sénior permanecer no Continente depois do jogo com o Operário. Ou seja, o Madalena viajou para São Miguel a 1 de Outubro, jogou na Lagoa no dia 2 e seguiu viagem para Lisboa de onde só regressou a 13 de Novembro.

Durante essas cinco semanas a equipa realizou seis encontros consecutivos na condição de visitante, três do calendário regular e outras três por alteração por comum acordo com os adversários. Assim aconteceu com o Coimbrões (desafio da segunda jornada que foi adiado para 5 de Outubro), Boavista (6.ª jornada) e Amarante (8.ª jornada), invertidos na ordem previamente estabelecida no sorteio.

O Madalena poupou nas três viagens que não realizou porque em apenas uma disputou seis jogos fora, mas viu a direcção regional do Desporto retirar-lhe o subsídio que teria por finalidade apoiar nessas deslocações. São 27 mil euros que não entram nos cofres do clube, uma decisão que o presidente até já esperava.

Hóquei em Patins:Candelária vence o Viareggio


Hóquei em Patins:Candelária vence o Viareggio

Em jogo a contar para a Liga Europeia de hóquei em patins, o Candelária ganhou esta noite na ilha do Pico aos italianos do Viareggio por 7-2.

A equipa do Pico chegou ao intervalo a vencer por 3-0.

Na segunda parte, o Viareggio ainda reduziu para 3-2, mas os açorianos foram superiores.

O Candelária lidera o seu grupo nesta competição europeia, à frente do Barcelona.

Os açorianos somam sete pontos no grupo A.

Faltam três jogos para a conclusão desta fase de grupos.

TELEDESOPORTO DE 22 JANEIRO.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Futebol regional.

TAÇA ILHA TERCEIRA - MEIAS-FINAIS:


Vilanovense e Boavista são os finalistas

O Vilanovense ao bater o Fontinhas por 3-2, alcançou a final da Taça Ilha Terceira, no jogo da segunda mão das meias-finais. O Boavista é o outro finalista, que foi empatar com o Maritimos a duas bolas, levando de vencida a eliminatória com a vitória no jogo da primeira mão em casa.

Resultados da (2ª. mão): (1ª.mão)

Fontinhas, 2 - Vilanovense, 3 (0-0)

Maritimos, 2 - Boavista CR, 2 (0-1)

Finalistas:SC Vilanovense (3-2) e Boavista da Ribeirinha (3-2).

- A final disputa-se no dia quatro de março.

TAÇA ILHA GRACIOSA:

Guadalupe e Graciosa vencem fora

A Taça Ilha Graciosa teve inicio este Sábado no Municipal de Santa Cruz da Graciosa.



O Marítimo recebeu o Guadalupe para o jogo de abertura.

O marcador foi inaugurado pelo Guadalupe aos 31 minutos por Everton, resultado com que as equipas foram para intervalo, com o Marítimo a jogar já nessa altura com menos um jogador.No segundo tempo, Narciso marcou um penaltie para o Marítimo e punha o jogo empatado. O empate decorreria quase até ao final do jogo, quando Júlio marcou o golo da vitória do Guadalupe.O Sporting de Guadalupe entra assim a vencer na Taça Ilha Graciosa.No domingo, e a contar para a Taça de Ilha, o Luzense recebeu no Sintético da Luz o Graciosa em jogo da primeira jornada da Taça Ilha Graciosa.

No primeiro tempo o marcador foi inaugurado pelo Graciosa, aos 19 minutos, através de Cláudio Serra.

Aos 20 minutos, a equipa visitante torna a marcar, desta vez golo de Jardel.

O Luzense ia para o intervalo a perder frente ao Graciosa por duas bolas a zero.

O Graciosa entrou em força na segunda parte, efectuando entre os 46 e os 50 minutos da partida mais 3 golos.

Aos 46 e 48 minutos, golos de Luis Carlos e aos 50 minutos mais um golo de Jardel.

Luzense a perder em casa com uma goleada de 0-5 frente ao Graciosa.Resultados da 1ª. jornada:

SC Marítimo 1 - Sp. Guadalupe, 2

GD Luzense 0 - Graciosa FC, 5

CLASSIFICAÇÃO: Pts

1º Graciosa FC ............ 3

2º Sp. Guadalupe ......... 3

3º SC Marítimo ............ 0

4º GD Luzense ............. 0

*A 1ª fase é disputada por pontos numa única volta. Na 2ª fase disputam-se meias-finais (1x4 e 2X3) e a final (15 de Abril).

TAÇA ILHA DE SÃO JORGE:

Canário dá vitória ao Desportivo Velense no derby

Jogo da 1ª jornada da Taça de Ilha. Mais um derby da vila das Velas entre Desportivo Velense e FC Maritimo Velense.

A jovem equipa do Desportivo, com 9 jogadores com menos de 23 anos no onze inicial, entrou em campo disposta a vingar a derrota sofrida para o campeonato.

Foi uma partida bastante equilibrado e disputada em bom ritmo, com oportunidades de golo em ambas as balizas. Contudo a pontaria andou desafinada durante a primeira parte pelo que o intervalo chegou com o resultado em 0-0.

Na segunda parte o jogo continuou equilibrado ate que num momento de inspiração Canário na marcação de um livre a 40 metros da baliza conseguiu colocar a bola no fundo da rede contrária dando vantagem ao Desportivo e fazendo explodir de alegria adeptos e colegas.

Até ao final o FC Maritimo procurou reagir mas o resultado não se alterou.

No outro jogo da jornada a FC Calheta recebeu e bateu o FC Urzelinense por 2-0.

Resultados da 1ª. jornada:

FC Calheta, 2 - FC Urzelinense, 0

GD Velense, 1 - Maritimo Vel., 0

Classificação: Pts

1º FC Calheta ....... 3

2º GD Velense ..... 3

3º FC Marítimo ..... 0

4º Urzelinense ...... 0

Rabo de Peixe conclui primeira volta na liderança

Primeiro lugar é reflexo da regularidade
A última jornada da primeira volta do campeonato de São Miguel lançou o Rabo de Peixe para o topo da classificação. A formação orientada por Jaime Vieira é a única que ainda não perdeu ao cabo de sete rondas disputadas.

O Rabo de Peixe finalizou a primeira volta do campeonato de São Miguel no primeiro lugar da classificação, ultrapassando o Santa Clara após a disputa da sétima jornada. A formação da vila piscatória foi a mais regular ao cabo das sete primeiras jornadas, confirmando o crescimento evidenciado ao longo da temporada.

A vitória por 3-0 sobre o Bota Fogo e o desaire dos encarnados, em casa, diante do Capelense (2-3), proporcionou ao Rabo de Peixe a ascensão do segundo para o primeiro lugar, com um total de 17 pontos somados em 21 possíveis. Os azuis só cederam dois empates e são a única formação que ainda não perdeu.

Para além de ter alcançado a liderança no dobrar para a segunda volta, o Rabo de Peixe tem a defesa menos batida (quatro golos consentidos) e é detentor do segundo melhor ataque (quinze golos apontados), apenas menos um que o Santa Clara que é o colectivo que mais marca no campeonato de São Miguel.

Disputadas que estão sete jornadas da fase regular, o grupo dos quatro primeiros classificados começa a desenhar-se. Dificilmente Rabo de Peixe (17 pontos), Santa Clara (16) e Vale Formoso (15) deixarão escapar a qualificação para a segunda fase, aquela que vai apurar o campeão de ilha e consequente subida à série Açores da III divisão.

O Capelense (10 pontos) também está nesta luta e deverá discutir a última vaga com o São Roque (7 pontos), pois União de Nordeste (6), Mira Mar (5) e Bota Fogo (3) têm sentido dificuldades para saírem das últimas posições.

João Ponte desafia governo a diminuir apoio ao Santa Clara


João Ponte (ao centro) desafiou o governo a rever os apoios que concede aos clubes

Edil lagoense gostaria que o governo distribuísse de forma mais justa os apoios financeiros aos clubes dos Açores. Diminuir ao Santa Clara para aumentar aos restantes é o desafio que deixou no ar.

O presidente da câmara de Lagoa, João Ponte, desafiou o governo dos Açores a diminuir o apoio que é dado ao Santa Clara para que a diferença possa ser distribuída por outras colectividades cujo montante atribuído fica muito aquém daquele que os encarnados de Ponta Delgada recebem.

«Há injustiça nos valores que o governo atribui ao Santa Clara e aos restantes clubes. Há que ter coragem para acabar com a protecção ao Santa Clara porque o melhor para o desporto seria o clube de Ponta Delgada receber menos e distribuir a diferença pelos outros emblemas numa repartição mais justa», disse.

João Ponte assumiu esta vontade na celebração dos protocolos com os clubes do concelho de Lagoa. Operário, Santiago, Atalhada, Clube de Patinagem de Santa Cruz, Clube Náutico de Lagoa e Associação Juvenil Operário receberam um total de 165 mil euros para o ano de 2012, um valor 87 mil euros mais baixo que o de 2011.

«Estes são protocolos que em relação ao ano anterior apresentam redução dos valores devido à situação que vivemos e à perda de receitas da câmara», reconheceu, mas a poupança já tem destino e será aplicada na colocação de relvado sintético nos polidesportivos de Atalhada e Ribeira Chã e dará importante contributo à construção da sede social do Clube Náutico de Lagoa.


P.S. No comment...

Medina

João Picanço substituído por Sérgio Abreu


João Picanço deixou a equipa na sexta posição, a cinco pontos do quarto classificado

Direcção do Sporting Guadalupe não esperou mais tempo e decidiu promover a troca de treinador com o intuito de tentar ainda a manutenção directa na série Açores. A escolha recaiu em Sérgio Abreu.

A derrota no Faial frente ao Fayal Sport (3-0) terá precipitado a troca de treinador promovida pela Direcção do Sporting Guadalupe, insatisfeita com os desempenhos mais recentes da equipa que depois de ter conseguido chegar à liderança do campeonato entrou em queda e caiu para a sexta posição.

Sai João Picanço, o treinador que levou os leões da Graciosa pela primeira vez aos nacionais, e entra Sérgio Abreu, um regresso à ilha branca depois de na época 2006/07 ter orientado o vizinho e rival Marítimo. O novo técnico, de 44 anos, é esperado esta quarta-feira para ser apresentado aos jogadores e começar a trabalhar.

A estreia de Sérgio Abreu deverá acontecer no próximo domingo, no jogo com o Sporting Ideal, partida na qual o Sporting Guadalupe procura encetar a recuperação em direcção à manutenção directa na série Açores. As duas equipas estão separadas por apenas um ponto pelo que nenhuma delas quererá ceder pontos no sprint final para a permanência.

P.S. São coisas da bola!! Ainda à pouco tempo era a equipa sensação da serie Açores.

Medina

Voleibol:Ribeirense fora da Taça Challenge

Voleibol:Ribeirense fora da Taça Challenge
A equipa feminina do Ribeirense foi afastada esta tarde da Taça Challenge, de Voleibol, ao perder por 3-0 com o Kralovo.

O jogo realizou-se na República Checa.

Quarta-feira é a vez da Fonte do Bastardo, em masculinos, tentar o apuramento para os oitavos de final da Taça Challenge.

A equipa da Terceira joga na Polónia, frente ao Tytan Azs.

Na primeira mão, os campeões nacionais perderam por 3-0.

P.S. Agora é pensar no campeonato e na taça de Portugal e, como é lógico, trazer novamente estes troféus para o Pico e para a vitrina do Ribeirense.

Medina

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Velense indignado com processo Djaniny



Desportivo Velense está sobremaneira indignado com o processo da transferência de Djaniny da União de Leiria para o SL Benfica e admite, inclusive, apresentar queixa à FIFA quando o contrato do jogador der entrada nos serviços administrativos da Liga de Clubes de Futebol, o que, na verdade, ainda não aconteceu.

"O Velense tem 10 por cento dos direitos do jogador. Foi com grande estupefação que assistimos a alguns episódios", frisou, ao diário desportivo "O JOGO", Nuno Chaves, advogado do grémio da ilha de São Jorge, reforçando, a propósito, que "o atleta já assinou com o SL Benfica e o Velense foi omitido".

"Temos conhecimento de documentos e estamos dispostos a recorrer a todas as vias legais, seja pela UEFA ou pela FIFA, caso ninguém nos contacte da União de Leiria e do SL Benfica", acrescentou.

Ao que foi possível apurar pelo referido órgão de comunicação social, a transferência até já terá sido liquidada.

"Qual será a condição psicológica de Djaniny para jogar contra o SL Benfica no domingo [partida realizada ontem ao final da tarde]? É uma falta de transparência que pode pôr em causa a verdade desportiva", atirou Nuno Chaves, considerando a operação "estranha em vésperas de um jogo entre as duas equipas".

"O JOGO" contactou Pedro Cordeiro, empresário do antigo futebolista da equipa da Vila de Velas, ilha de São Jorge, mas este preferiu não comentar o assunto, que merece fortes críticas por parte do Desportivo Velense.

"Enviei um fax para a SAD do SL Benfica a dizer que temos uma posição contratual. Até agora, silêncio absoluto. Esperamos, contudo, que prevaleça o bom senso e que haja diálogo", diz, em jeito de conclusão, Nuno Chaves.

Recorde-se que Djaniny deu nas vistas no Desportivo Velense, fazendo da técnica evoluída, velocidade e capacidade de concretização os seus principais atributos, o que provocou o interesse de vários clubes, tendo, porém, a União de Leiria levado a melhor. As prestações na cidade do Lis mantiveram-se em nível elevado, daí o anunciado salto para o SL Benfica, em princípio, e numa primeira fase, para evoluir na futura equipa "B".

P.S. Interessante nesta historia, é que um clube grande do nosso futebol, que anda a (arrotar pescada) e fazer-se de um exemplo de honestidade e transparencia e depois na pratica é igual ou pior do que os outros!! Grande moralidade...
Domenique, não sejas comido por essa gente!!!

Medina



Os Deuses andaram loucos em Angra


Os Deuses andam loucos, é a melhor forma de descrever o prélio entre o Angrense e o Amarante. Na tarde deste Domingo o décimo terceiro classificado recebeu o quarto classificado Amarante. João Eduardo Alves para esta partida não podia contar com o guardião Délcio e o extremo Márcio, ambos a contas com o departamento médico. Por seu turno o Arlindo Gomes em relação à última partida optou por trocar o guardião Celso por Sérgio e na frente de ataque fez alinhar o possante Bruno Teixeira no lugar de Nelson. Assistiu-se a uma primeira parte nem sempre animada, mas onde a equipa do Amarante conseguiu criar grandes dificuldades ao grande, tanto a nível ofensivo com defensivo, com naturalidade os continentais foram para intervalo a vencer por 0-1. No segundo tempo o Angrense entrou com outra postura, e graças a um final de partida impróprio para cardiacos conseguiu dar a cambalhota no marcador e venceu por 3-2.

Os primeiros 10 minutos da partida foram quase na sua totalidade disputados a meio campo, e com o esférico a ser muito mal tratado. Mas do nada a equipa do Amarante conseguiu colocar o último reduto do Angrense em sentido, quando numa rápida transição ofensiva, Bruno Teixeira fica isolado na cara de Delmindo, mas remata cruzado ao lado.

Mas aos 17 minutos e novamente numa rápida transição para o ataque, o Amarante adiantou-se no marcador, com Marquinhos a receber na direita do seu ataque e a fletir para a área e já no seu interior a rematar cruzado para o 0-1.

O Angrense sentia grandes dificuldades para colocar o esférico no relvado, e só aos 27 minutos conseguiu acercar-se da área de Sérgio com relativo perigo, isto quando Pedrinho ganha o esférico e de imediato deixa em Magina, este com um pormenor vistoso deixa pelo caminho Carlos Castro e assiste Luís Vieira que sozinho à entrada da área remata forte, mas contra um defensor.

Chegado o minutos 37 foi o Amarante a dispôr de suberana oportunidade para dilatar o marcador, isto na sequência de um pontapé de canto, onde a defesa do Angrense tardou em aliviar o esférico que sobrou para André Campos e este rematou para Delmindo voar para a defesa da tarde.

Aos 47 minutos o Graxinha é obrigado a cometer falta para evitar males maiores para a sua baliza, e da sequência do livre Bruno Teixeira atira forte e colocado obrigando Delmindo a ir ao solo defender com um palmada para canto. Assim se chegou ao intervalo, com o Amarante justamente a vencer por 0-1. No Angrense tornou-se visivel que era necessário mais para empatar a partida.

E assim foi os pupilos de João Eduardo Alves entraram com nova postura para a segunda metade, sempre a tentar colocar o esférico nas faixas de forma a chegar a Magina, mas esta boa entrada do Angrense sofreu um rudê golpe aos 60 minutos quando o árbitro da partida assinalou uma grande penalidade a castigar uma falta no minimo duvidosa de Eugénio sobre Diogo Lamelas. O mesmo Diogo Lamelas encarregou-se da marcação e fez o 0-2. Isto poucos depois de João Eduardo ter refrescado a sua equipa.

A partir daqui os pupilos de Arlindo Gomes praticamente abdicaram de atacar e ofereceram espaço ao Angrense para poder colocar o esférico no relvado, e João Eduardo Alves decidiu arriscar e trocou Eugénio pelo ponta de lança Ruben Rodrigues.

Aos 81 minutos Ruben Rodrigues recebe o esférico em boa posição e na disputa com Carlos Castro consegue cavar a grande penalidade duvidosa. Vitória encarregou-se da marcação e fez o 1-2, dando esperança às hostes encarnadas.

Esperanças estas que resultaram no tento da igualdade aos 92 minutos, num lance de insistência, que culmina com Magina a ganhar o esférico no coração da área e a assistir Ruben Rodrigues que ao segundo poste encostou para o tento da igualdade, e grande festa no “Velhinho” municipal de Angra.

Festa essa que que continuou 3 minutos volvidos, quando Gonçalo cruzou para a área do Amarante, o guardião Sérgio salta ao esférico, mas Magina anticipa-se e deixa para o interior da pequena área onde estava o homem da tarde, Ruben Rodrigues a encostar para o 3-2 final.

O herói da partida foi Ruben Rodrigues que conseguiu arrancar a grande penalidade que trouxe novamente a esperança aos encarnados e os dois golos que confirmaram a vitória. Destaque ainda para o incansável Magina.

P.S. Ruben Rodrigues. Foi meu atleta durante vários anos nos escalões de formação do CDSC. Foi o melhor avançado que eu tivesse treinado ou formado ao longo da minha carreira como treinador de formação. Jogador inteligente, rápido, tecnicista e portador de um excelente remate e como muito bom jogo de cabeça. Sempre disse e digo, que o futuro dele tem que passar pelo futebol profissional. Não existe muitos jogadores com as suas carateristicas, mas para isso tem que lutar e nunca perder o norte. Sendo titular ou não do Angrense, nunca deve baixar os braços e trabalhar sempre nos limites para fazer aquilo que fez no domingo passado!!
Boa sorte Ruben, e tens aqui na minha pessoa (sempre) um amigo!! Parabéns
 
Medina

VITÓRIA EM GULPILHARES REFORÇA O 3º LUGAR



Candelária mostrou-se bem antes um ciclo terrível de jogos

Depois da brilhante vitória em casa diante da Física no primeiro jogo de 2012, o Candelária apresentou-se em Gulpilhares confiante mas também concentrado e decidido a defender o 3º lugar conquistado uma semana antes.

Os comandados de Carlos Dantas eram solidários e disciplinados a defender, contando sempre o contributo inestimável de João Miguel na baliza. A atacar, a equipa picarota era paciente mas também pragmática e fiel ao trabalho táctico desenvolvido ao longo da semana.

Contudo, aos 7 min. de jogo, uma desatenção defensiva permitiu a Marco Dias inaugurar o marcador. Os picarotos não acusaram a contrariedade e 2 min. depois Jorge silva igualou.

Uma boa iniciativa individual de Carrais voltou a dar vantagem aos da casa mas duas excelentes combinações no ataque entre Tiago Rafael e Jorge Silva colocaram os picarotos pela primeira vez em vantagem a 5 min. do intervalo.

Na segunda parte, Martin Montivero fez dois golos em 10 min. e praticamente definiu o vencedor do jogo.

Contudo a cerca de 9 min. do final Carrais bisou e levantou um pouco o ânimo da sua equipa. O momento chave do jogo acabaria por acontecer a cerca de 5 min. do fim com o Candelária a atingir a 10ª falta e o Gulpilhares a beneficiar de um livre directo.

A classe e a experiência de João Miguel sobrepuseram-se aos virtuosismo de Daniel Oliveira (Poca) que não conseguiu converter o livre directo. A partir daí, o Candelária soube gerir o jogo e o tempo de posse de bola e, dessa forma, garantir a vantagem e os consequentes 3 pontos.

Jogo arbitrado por Jorge Ventura é sinónimo de desconfiança para a equipa picarota. Apesar de não ter dado tanto nas vistas pela negativa como é hábito, e de ter adoptado um estilo mais sóbrio e menos prepotente, é importante questionar o critério desta dupla, e das duplas de arbitragem em geral, quanto ao facto de assinalarem faltas simples e colectivas. Não deixa de ser questionável, e até suspeito, que duas equipas que na primeira parte tinham 3 faltas colectivas cada, o que evidencia um critério uniforme, na segunda parte tenham sido assinaladas 10 faltas colectivas ao Candelária e apenas uma ao Gulpilhares.

Com estas e outras arbitrariedades, não só não se defende os árbitros como o hóquei em patins dá tiros nos próprios pés, afastando o público da modalidade…

Ficha do jogo – Campeonato Nacional da 1ª Divisão – 11ª Jornada – 14.01.12

Pavilhão Municipal de Gulpilhares

Árbitros: Jorge Ventura / Miguel Guilherme / João Nave (Lisboa)

A.C.R. GULPILHARES
Ricardo Pereira; Marco Dias, Daniel Bastos, Cândido Oliveira e Daniel Oliveira (cinco inicial).
Jogaram ainda: Nelson Gomes, Gustavo Vidal e Ruben Pereira.
Não utilizados: Fábio Vieira e Sebastião Sousa
Treinador: Francisco Silva
Disciplina: Nada a assinalar

Golos: Marco Dias (7’) e Cândido Oliveira (13,10’ e 41,05’)


CANDELÁRIA SC
João Miguel; Tiago Resende, Martin Montivero, Jorge Silva e Tiago Rafael (cinco inicial).
Jogaram ainda: Pedro Afonso e Mauro Fernandez
Não utilizados: João Costa, Edgar Pereira e Edgar Dias
Treinador: Carlos Dantas
Disciplina: nada a assinalar

Golos: Jorge Silva (9’, 14,55’ e 20’) e Martin Montivero (28,40’ e 34,05’)

Marcha do marcador: 1-0, 1-1, 2-1, 2-2, 2-3 (intervalo) 2–4, 2–5, 3-5

Resultado final: ACR Gulpilhares 3-5 Candelária SC

Campeonato AFH - Faial / Pico.






P.S Grande vitoria do Lajense. Pelo andar da carruagem, vamos ter para o ano mais uma equipa do Pico na serie Açores. O vitoria esta a realizar uma excelente época!!

Medina


NOVA DERROTA INGLÓRIA

Erros defensivos e demasiadas oportunidades desperdiçadas
O Futebol Clube da Madalena somou nova derrota fora de casa no segundo jogo da nova era Manuel Matias. Uma derrota que não só é enganadora quanto aos números mas também algo injusta, se considerarmos o jogo produzido pela equipa picarota, o domínio territorial que teve, mormente no segundo tempo, e a falta de eficácia revelada. Se a equipa tivesse concretizado metade das oportunidades criadas, não teria certamente perdido o jogo.

Contudo, o futebol é um jogo pragmático onde os números é que ficam para a história e, por isso, o Madalena voltou a perder, tardando em somar os pontos que lhe permitam sair da zona de despromoção.

Durante a primeira parte o jogo foi equilibrado. Aos 30min, na sequência de uma perda de bola dos picarotos em zona proibida, Rui Alberto teve de cometer uma falta em zona frontal. Do livre directo resultou o primeiro golo.

O jogo voltou à toada de equilíbrio anterior mas, a 2min do intervalo, com o Madalena reduzido momentaneamente a 10 jogadores, e consequentemente desequilibrado, Valente conseguiu ir à linha de fundo, contando também com alguma apatia defensiva, e centrou rasteiro para Joel encostar para o segundo golo. Um golpe muito duro para a equipa de Manuel Matias em cima do intervalo.

Após o descanso, novo erro defensivo e grande penalidade para o Aliados aos 51min. Parecia tudo perdido, mas Hugo Cardoso adivinhou a direcção do pontapé de Jorginho e defendeu.

Respondeu o técnico picaroto com uma dupla alteração, colocando em campo Leleco e Orlando no lugar de Rui Alberto e Luis Tavares.

A equipa da casa sentiu o penalty falhado e o Madalena acreditou que ainda tinha uma palavra a dizer no jogo. A equipa picarota, apesar de não jogar de forma deslumbrante e avassaladora, empurrou o adversário para o seu meio campo, atirou uma bola à barra, viu 3 bolas serem tiradas em cima da linha de golo, viu Frazão passar pelo guardião Leonardo e deixar-se antecipar à frente da baliza deserta, para além de outras situações de aperto para a equipa da casa.

Já em tempo de compensação, nova falta desnecessária na área picarota e nova grande penalidade que acabaria por dar uma expressão demasiado pesada ao resultado, quando até a derrota já era imerecida…

FICHA DE JOGO

Estádio Cidade de Lordelo

15ª Jornada – 2ª Divisão – Série Centro – 14.01.12

Árbitro: Diogo Santos (AF Aveiro)
Auxiliares: José Carlos Santos e Fernando Gomes


ALIADOS FUTEBOL CLUBE LORDELO

Leonardo; Magalhães, Celso, Pinto e Vitinha; Ricardo e Leal; Valente, Diogo Brandão, Jorginho e Joel.

Treinador: Paulo Fernando


Substituições: aos 66’ saiu Diogo Brandão e entrou João Lindo; aos 75’ saiu Valente e entrou Veloso; aos 83’ saiu Vitinha e entrou Pedrinho.

Não utilizados: Sérgio, Edi, Edu e Poeira

Golos: Joel (30’ e 43’) e Jorginho (92’)

Disciplina: cartão amarelo para Valente (37’)



F.C. MADALENA

Hugo Cardoso; Rui Alberto, Kiki, Samiro e João Batista; Beto e Braima; Demba, Frazão, David e Luis Tavares.
Treinador: Manuel Matias

Substituições: aos 54’ saíram Rui Alberto e Luis Tavares e entraram Orlando e Leleco; aos 83’ saiu Demba e entrou Lino.

Não utilizados: Kyle, Wilson e Lucas

Golos:

Disciplina: cartões amarelos para Rui Alberto (30’) e Kiki (91’)

Resultado final: Aliados F.C. Lordelo 3-0 F.C. Madalena

P.S. Não estão a passar por um bom momento. Mas ainda, acredito que podem permanecer nesta divisão.
Claro, com um novo treinador as coisas demoram um certo tempo, mas com trabalho e como muita vontade, vão conseguir a manutenção.

Medina

TELEDESOPORTO DE 15 JANEIRO.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Rui Silveira falha apuramento direto para os jogos olímpicos.


Rui Silveira, campeão nacional da classe Laser, em Vela, falhou o primeiro apuramento para os Jogos Olimpicos de 2012, em Londres.


O velejador açoriano terá agora de obter uma boa classificação no mundial, de modo a garantir a sua presença no maior evento desportivo do mundo.


P.S. Tenho a certeza que meu primo Rui vai aos jogos de Londres! Acredita no teu valor, não foste apurado agora, mas tens outra possibilidade!! Força rapaz!!

Medina


Negócio Djaniny’ vai parar à FIFA



"O Djaniny já não quer ir para o Benfica, porque não está satisfeito com o que lhe fizeram. Trataram o meu filho como um boneco e, como pai, estou indignado com isso", foi desta forma que Jorge Semedo Tavares, pai do actual jogador da U. Leiria, abordou a transferência do filho para a Luz que poderá terminar com uma queixa na FIFA.


Revolta do pai de Djaniny não fica por aqui e acusa mesmo o Benfica e a União de Leiria de se terem aproveitado do atleta de 20 anos. "Isto é abusar da inocência de um rapaz. Ele não está satisfeito e já não quer ir para o Benfica", prosseguiu Jorge Tavares à RR, acrescentando: "O meu filho foi pressionado a assinar um documento. Ele não quer sair da U. Leiria para ir para o Benfica e, depois, ser transferido para uma equipa da segunda divisão."

A oficialização da contratação de Djaniny pelo Benfica foi revelada no programa ‘O Dia Seguinte' pelo administrador da SAD encarnada Rui Gomes da Silva, onde referiu que o atleta custou 300 mil euros e irá rodar na equipa B do clube na Honra.

No entanto, a polémica envolve também o Velense, equipa açoreana que detém 10 por cento do passe do atleta. Nuno Chaves, representante do clube, não esconde a revolta pela forma como a transferência foi tratada e admite "ir até às últimas consequências, com a apresentação de uma queixa formal na FIFA".

Nuno Chaves estranha também os valores anunciados no negócio, pois existem propostas muito superiores.



P.S. Aconselho o Djaniny a rodear-se de pessoas serias, porque o futebol é um mundo cão e anda tudo à espreita para por os dentes.

Medina

Liga espanhola a melhor do mundo, Portugal em 4.º.


A Liga espanhola mantém o estatuto de melhor do Mundo, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) que coloca o campeonato português na quarta posição a escassos pontos do brasileirão, que é terceiro. Inglaterra completa o pódio.

Em relação à classificação de 200, a Liga portuguesa ascende do oitavo para o quarto posto, passando campeonatos como os da Itália, Alemanha, França e Argentina, ficando a meros três pontos do Brasil que surge na terceira posição da hierarquia.

Melhores campeonatos de 2011:

1. Espanha 1.194,0 pontos

2. Inglaterra 1.103,0

3. Brasil 889,0

4. Portugal 886,0

5. França 883,0

6. Alemanha 880,0

7. Itália 873,0

8. Argentina 840,0

9. Holanda 791,5

10. Chile 741,5

11. Rússia 733,5

12. Paraguai 725,0

13. Belgica 722,5

14. Ucrânia 697,0

15. México 629,0

16. Equador 619,5

17. Colômbia 617,0

18. Rep. Coreia 589,0

19. Suíça 588,5

20. Roménia 588,0

21. Grécia 582,0

P.S. Imaginem se fosse uma liga ainda mais bem organizada? Tão mal tratam o futebol Portugues e ainda consegue obter resultados destes?
 
Medina

terça-feira, janeiro 10, 2012

Madalena com pouca sorte!

Jogou-se hoje, no municipal do Bom Jesus em São Mateus do Pico, o jogo entre o Madalena Vs Tondela a contar para a 14ªjornada da II Divisão Zona Centro.


Dois projectos bem diferentes e bem patentes na classificação, por um lado a equipa da ilha do Pico, com novo treinador e na tentativa de conseguir alcançar a manutenção e por outro lado a equipa do Tondela orientada por Vítor Paneira que se assume como um potencial candidato à subida de Divisão.

A equipa agora sob o comando de Manuel Matias, o Madalena, entrou em campo de cara lavada e com um novo espirito, foi esta a impressão que deixou a quem assistiu à partida.

O Tondela entrou melhor na partida mas os picarotos foram galgando terreno até assumir o comando do jogo, muito bem defensivamente raramente deixaram que a equipa adversária criasse lances de perigo.

Ao intervalo o marcador apontava numa justa igualdade a 0x0.

No segundo tempo o Madalena entrou ainda melhor em campo com a sua linha de ataque mais acordada e a criar mais lances junto da área adversária. E foi quando estava em alta que o Tondela aproveitou da melhor forma uma falta de marcação a Pedrosa, que havia entrado há menos de 1m, e que na cara de Hugo Cardoso não teve problemas de colocar a bola para o fundo das redes estavam decorridos 68m.

Os picarotos ainda foram em busca do empate, e tiveram algumas oportunidades para tal, mas a verdade é que a estrelinha da sorte não entrou em 2012 nos pés da equipa da ilha do Pico.

Resultado injusto para um jogo em que o empate encaixava como uma luva no que se passou no tempo regulamentar.



Golos de fim semana.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Rosa Mota nomeada embaixadora da prova: 22.ª Corrida dos Reis do Pico ultrapassa todas as expectativas.



A tão aguardada Corrida dos Reis, da ilha do Pico de 2012, dos Açores, na sua XXII edição, que se realiza no dia 22 de Janeiro, que vai percorrer algumas artérias da freguesia de São Mateus, da ilha montanha, está a exceder todas as expectativas da organização, avançando mesmo com o número recorde de participantes (1100) entre eles muitos do Continente. Um facto que está a levantar algumas dificuldades à organização em termos de transporte aéreo para ilha montanha.

A prova rainha da ilha montanha, agendada para o dia 22 do corrente mês, tem características próprias, entre elas, o circuito da prova, a sua forma de receber os atletas, é única em Portugal. Por via disso, número de atletas inscritos tem vindo a aumentar de ano para ano e, a 22.ª edição não foge à regra, o que está a criar algumas dificuldades à Comissão Organizadora, para garantir as necessárias reservas nas ligações aéreas entre o Continente português e a ilha do Pico.

Estamos a cerca de quinze dias do início da prova e “temos um aumento de cerca de meia centena de pessoas ou mais em relação aos últimos anos e agora temos de resolver o problema. Vamos tentar ver se colocamos toda a gente no Pico”, diz António Carlos Maciel director de prova.

Para transportar os cento e setenta atletas continentais e acompanhantes para a 22.ª edição da Corrida dos Reis, António Carlos Maciel, adianta que “já temos praticamente assegurado o transporte dos passageiros com a TAP, são cinquenta e tal passageiros que estavam sem a garantia de transporte, mas está tudo a ser resolvido com a companhia nacional, para ver se conseguimos pôr na ilha na pretérita sexta-feira, todos os participantes da prova”.

Fernanda Ribeiro recordista da prova desde 1998, no sector feminino, e Mário Silva, são os convidados de honra da prova, que vai juntar mil e cem participantes entre os quais, vinte dos principais nomes do atletismo nacional. Alberto Chisso, Vasco Azevedo, Sérgio Silva e Carlos Santos, prometem lutar pelo primeiro lugar em masculinos, enquanto que em femininos, a luta vai ser renhida entre Sara Pinto e Tânia Ferreira, Rafaela Almeida e Lúcia Moreiras.

Rosa Mota nomeada embaixadora da Corrida dos Reis

A outro nível e tendo em conta a preciosa colaboração nos últimos anos da atleta Rosa Mota, a organização entendeu nomeá-la a partir de agora de embaixadora da Corrida dos Reis, ao que António Carlos Maciel explica “considerando que o nível da prova tem vindo a aumentar e que se deve muito a Rosa Mota, graças à divulgação que tem vindo a fazer da prova, achamos por bem nomeá-la embaixadora da Corrida dos Reis, o que aceitou com muita honra e disponibilizando-se logo para que tudo o que fosse preciso”, frisou António Carlos Maciel.

Para além do evento desportivo que se realiza no dia 22, serão oferecidos a todos os participantes, um programa sociocultural durante três dias, onde podem usufruir das belas paisagens naturais das ilhas do Pico e do Faial, bem como da gastronomia da ilha e das actividades culturais e musicais tradicionais da região.

Os participantes ao chegar ao aeroporto, terão ao seu dispor uma equipa da organização, que inclui guias turísticos que os acompanharão durante toda a sua estadia, até ao seu regresso.

O evento é aberto a todos os escalões etários, incluindo a prova do desporto adaptado (deficientes).

Haverá uma “caminhada para todos”, após a cerimónia oficial de abertura do evento, e terminada esta, haverá lugar a todas as provas competitivas.

De referir que as provas para juniores e seniores masculinos é de 8 km, para os juniores e seniores femininos de 5 km, para os atletas veteranos masculinos de 4 km e para os femininos de 3 km. Os atletas veteranos que pretenderem participar na distância dos seniores poderão fazê-lo, mencionando na ficha de inscrição, na coluna “Observações”, sendo admitidos na classificação final dos seniores.

De realçar que no dia do evento, este inicia-se, com o habitual desfile de todos os participantes, que será abrilhantado pelas filarmónicas, grupos culturais e os Reis Magos, bem como do transporte do facho olímpico que será conduzido ao pódio. Nesse sentido, solicita-se às colectividades presentes que tragam a sua bandeira para o desfile.

A organização convida todos a participarem nesta grande festa desportiva na ilha do Pico, onde as suas belezas naturais são de realçar, nomeadamente: “A Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico” eleita em 2010 uma das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de grandes relevos, sendo a montanha do Pico o ponto mais alto de Portugal com 2.351 metros de altitude, erguendo-se a 3.500 m a partir do fundo do mar, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico classificada em 2004 Património Mundial da UNESCO.



P.S. Grande evento desportivo nacional. Esta prova muito deve ao meu amigo António Carlos Maciel!!!
 
Medina

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Futebol Clube da madalena: Manuel Matias já trabalha.

Prioridade do treinador é retirar a equipa dos lugares de descida

O terceiro treinador do Madalena no espaço de três semanas está a cumprir a primeira semana de treinos. A estreia é no domingo, em casa, frente ao Tondela, um dos candidatos à subida.

Manuel Matias, o novo treinador do Madalena que sucedeu a Isidro Beato que nem chegou a estrear-se no comando técnico do colectivo da ilha do Pico, já trabalha tendo em vista o regresso da equipa insular ao campeonato da II divisão nacional, zona Centro, depois de um interregno competitivo de vinte dias por altura do Natal e passagem de ano.

O eleito para render Isidro Beato que tinha, entretanto, sido contratado para o lugar de João Pereira, começou a trabalhar na segunda-feira e tem estreia marcada para domingo, dia 8, em casa, frente ao Tondela, segundo classificado e um dos mais fortes candidatos à subida de divisão.

Manuel Matias tem todo o plantel operacional e a primeira missão é devolver ao colectivo índices de confiança no sentido de recolocar a equipa no rumo dos resultados positivos para que lhe seja possível sair da zona de despromoção. Nos últimos oito jogos o Madalena só venceu um e empatou outro, acumulando seis derrotas.


P.S. Na minha modesta opinião, o problema não estava no anterior treinador. A grande indefinição na constituição do plantel, com entradas e saídas de jogadores, não foi nada benéfica para o melhor entrosamento da equipa.
Naturalmente que  iria ser muito difícil a qualquer treinador efectuar um trabalho de qualidade e com resultados positivos.
Desejo que o Manuel Matias consiga atingir os objectivos da manutenção.

Medina

Santa Clara perde com o Maritimo por 2-0.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Regionais de futebol para 2012

Fica aqui o calendário e classificações dos regionais de futebol nas categorias de iniciados, juvenis e juniores

INICIADOS


PROVA Apuramento do campeão regional Calendário



DATA De 30/12/11 a 04/02/12 CATEGORIA INICIADOS



HORA JOGO LOCAL



1ª jornada SANTA CLARA 3 ANGRENSE 0 30-12-2011



2ª jornada F.C. FLAMENGOS SANTA CLARA 07-01-2012



3ª jornada ANGRENSE F.C. FLAMENGOS 14-01-2012



4ª jornada ANGRENSE SANTA CLARA 21-01-2012



5ª jornada SANTA CLARA F.C. FLAMENGOS 28-01-2012



6ª jornada F.C. FLAMENGOS ANGRENSE 04-02-2012



Classificação

CLUBE J V E D GM GS P G.D.

1 SANTA CLARA 1 1 0 0 3 0 3 3

2 FC FLAMENGOS 0 0 0 0 0 0 0 0

3 ANGRENSE 1 0 0 1 0 3 0 -3







JUVENIS





PROVA Campeonato regional de juvenis Calendário



DATA De 11/12/11 a 22/01/12 CATEGORIA JUVENIS



HORA JOGO LOCAL



1ªjornada A. ATLETICO CLUBE 1 ANGRENSE 3 11-12-2011



2ªjornada SANTA CLARA 6 A. ATLETICO CLUBE 0 18-12-2011



3ªjornada ANGRENSE 0 SANTA CLARA 0 30-12-2011



4ªjornada ANGRENSE A. ATLETICO CLUBE 08-01-2012



5ªjornada A. ATLETICO CLUBE SANTA CLARA 15-01-2012



6ªjornada SANTA CLARA ANGRENSE 22-01-2012



Classificação



CLUBE J V E D GM GS P G.D.

1 SANTA CLARA 2 1 1 0 6 0 4 6

2 ANGRENSE 2 1 1 0 3 1 4 2

3 A. ATLÉTICO CLUBE 2 0 0 2 1 9 0 -8











JUNIORES





PROVA Apuramento ao campeão regional Calendário



DATA De 30/12/11 a 04/02/12 CATEGORIA JUNIORES



HORA JOGO LOCAL



1ª jornada DESP. SÃO ROQUE 4 GRU. DESP. SALÃO 2 30-12-2011



2ª jornada LUSITANIA DESP. SÃO ROQUE 07-01-2012



3ª jornada GRU. DESP. SALÃO LUSITANIA 14-01-2012



4ª jornada GRU. DESP. SALÃO DESP. SÃO ROQUE 21-01-2012



5ª jornada DESP. SÃO ROQUE LUSITANIA 28-01-2012



6ª jornada LUSITANIA GRU. DESP. SALÃO 04-02-2012



Classificação

CLUBE J V E D GM GS P G.D.

1 DESP. SÃO ROQUE 1 1 0 0 4 2 3 2

2 LUSITÂNIA 0 0 0 0 0 0 0 0

3 GRU. DESP. SALÃO 1 0 0 1 2 4 0 -2

Regional de Juvenis; Faltaram os golos...



Para Angra do heroísmo estava agendada a terceira partida do campeonato Regional de Juvenis, e em confronto estavam nada mais nada menos que os líderes do Regional ao fim de duas jornadas. O Angrense na ronda inaugural havia vencido na ilha do Faial a equipa do Angustias por 1-3, por seu turno o Santa Clara tambem levou de vencido o Angustias na recepção ao mesmo, mas ai por uns expressivos 6-0. Esperava-se uma partia emotiva, mas à mesma faltaram os golos, tendo a partida naturalmente terminado com um nulo no marcador.

A partida iniciou-se muito equilibrada, com os jogadores de ambas as equipas a deixarem transparecer algum nervossismo. O esférico era contudo muito disputado a bem campo e tanto Jojo como Hugo Viveiros eram meros espectadores. Nos minutos iniciais, tanto Angrense como Santa Clara sempre que tinham o esférico em seu poder, procuravam as suas unidades de maior destaque, neste caso Vítor Hugo e Rui brilhante respectivamente.

Finalmente aos 22 minutos viu-se uma excelente jogada de futebol, com Pedro Rocha a deixar o esférico em Ivanildo, e este toca de primeira para Vítor Hugo que tambem de primeira deixa em Délcio que em velocidade e perto da linha de fundo cruzou para Paulo Cabral aparecer no sítio certo a evitar males maiores. Do canto, Vítor Hugo bate para a área, onde estava Francisco Gomes a desviar de cabeça para a entrada da área, onde Palhu rematou mal e deixou Délcio que estava em posição de fora de jogo, sozinho a cabecear um tudo nada ao lado, mas com o lance a ser prontamente invalidado.

Em cima do último minuto da primeira parte o apagado Sokota ganha o esférico em zona priviligiada e galga terreno em direcção da baliza do Angrense, mas à entrada da área e pressionado por dois adversários atira ao lado.

O inicio do segundo tempo voltou a ser muito equilibrado, o técnico Luís Silva não estava agradado com a exibição da sua equipa a aos 49 minutos trocou Miguel Sousa por Miguel Pavão, e a partir dai finalmente conseguiu ver a sua equipa por cima na partida, mas no minuto seguinte o Santa Clara beneficia de um livre ainda longe da área do Angrense, mas Paulo Cabral atirou mesmo para a baliza, obrigando Jojo a voar para a defesa da tarde. Aos 58 minutos o técnico do Angrense fernando Alves viu sair lesionado o seu lateral esquerdo, Délcio, que estava ser claramente uma das melhores unidades do Angrense.

A grande oportunidade de golo deste segundo tempo surgiu aos 75 minutos, quando Dário deixa o esférico em Vítor Hugo e este cruza para perto da pequena área, onde Érik chegou um tudo nada atrasado para a emenda.

Nota para o facto de o Angrense ter visto sair por lesão Palhu e Délcio, e para o facto de Rui Brilhante (uma das unidades mais influentes deste Santa Clara) estar claramente condicionado.

O melhor jogador em campo foi Ivanildo do Angrense. Na equipa da Rua de São João destaque ainda para Palhu e Délcio.

Na equipa do Santa Clara destaque para Paulo Cabral e Tomás Pereira.

A equipa de arbitragem que viajou desde a ilha do Pico realizou um bom trabalho.

FICHA DO JOGO

Equipa de Arbitragem

Árbitro: Nuno Goulart

Árbitro Assistente Lado Bancada: Paulo Goulart

Árbitro Assistente Lado Peão: Filipe Goulart

SC Angrense

1 - Jojo

2 - André campos

3 - Palhu (18 - Pedro Baião aos 69 minutos)

4 - André Araújo

5 - Délcio (19 - Erik aos 58 minutos)

6 - Pedro Rocha (17 - Pedro Ferreira aos 40 minutos)

7 - Ivanildo

8 - Simão

9 - Honório

10 - Vítor Hugo (C)

11 - Dário

Suplentes

13 - Artur

14 - Pedro Avelino

15 - José Carlos

16 - Luis Ornelas
Tr. Fernando Alves
Disciplina: nada a registar.


CD Santa Clara

1 - Hugo Viveiros

1 - Bruno Lobo

3 - Diogo Amaral

4 - Francisco Gomes (C)

5 - Paulo Cabral

6 - Tomás Pereira

7 - Rui Brilhante

8 - João Santos

9 - Dinis Simão (14 - Diogo Abranches aos 65 minutos)

10 - Miguel Sousa (15 - Miguel Pavão aos 49 minutos)

11 - Sokota (16 - Rodrigo Rosa aos 73 minutos)

Suplentes

12 - Pedro Benevides

13 - Diogo Brum

Tr. Luís Silva

Disciplina: cartão amarelo a Paulo Cabral, Miguel pavão e Rodrigo Rosa, aos 58, 67 e 88 minutos respectivamente.

Isidro Beato pediu para sair



0Sucessor de João Pereira nem uma semana esteve no Madalena. O próximo técnico que se segue é Manuel Matias que regressa ao clube depois de ter saído em 2007.

Isidro Beato nem uma semana resistiu no comando técnico do Madalena. O treinador que chegou na passada segunda-feira para suceder a João Pereira, orientou a equipa nos três dias seguintes já a pensar na partida com o Tondela, a 8 de Janeiro, mas na noite de quinta-feira alegou motivos pessoais para deixar o clube.

O treinador trabalhou três dias e a Direcção, presidida por Nogueira de Castro, não se opôs à vontade de Isidro Beato em regressar ao continente português, tendo a desvinculação acontecido por mútuo acordo e sem contrapartidas financeiras.

Sai Isidro Beato e a caminho está Manuel Matias, outro regresso ao clube da ilha montanha. O treinador, de 47 anos, estava no desemprego, e deverá ser apresentado no início da semana, coincidindo com o arranque dos trabalhos tendo em vista o regresso do campeonato da II divisão depois de um interregno de duas semanas.

Manuel Matias é uma cara conhecida no Madalena pois já orientou a equipa nas épocas 2005/06 e 2006/07, mas nesta última não chegou a concluir a temporada, sendo substituído na altura por Vítor Urbano.