quinta-feira, abril 26, 2012

EM JUNIORES “A”, “B” e “C”: Campeões dos Açores farão mais jogos nos “Nacionais”

Os campeões dos Açores de futebol dos escalões de juniores “A”, “B” e “C”, vão realizar mais jogos nas segundas fases dos respetivos campeonatos nacionais.

A medida está relacionada com a profunda alteração ao modelo dos “nacionais” dos três escalões de formação, que entra em vigor já na próxima época (2012/13).

A direcção da Federação Portuguesa de Futebol já aprovou as modificações e deu conhecimento às Associações numa reunião realizada em Lisboa.

Nos juniores “A” da segunda divisão, a segunda fase passa a ser constituída por duas séries de 6 equipas cada. Serão 10 jornadas, subindo à primeira divisão os 3 primeiros classificados de cada série. O campeão açoriano alterará com o campeão madeirense a integração nas séries Norte e Sul.

O esquema dos juniores “B” (juvenis) é muito semelhante ao de juniores “A” da segunda divisão.

O vencedor do campeonato regional será colocado alternadamente nas séries Norte e Sul, realizando também 10 jogos. Os dois primeiros qualificam-se para a terceira fase, de apuramento do campeão.

Em relação aos juniores “C” (iniciados), serão 3 séries de 6 equipas cada na segunda fase, O campeão açoriano deve intercalar a participação numa das três séries. Passa à fase de qualificação do campeão de Portugal os vencedores de cada zona e o melhor segundo classificado.

Dos 6 jogos que têm vigorado até esta temporada, as equipas da Região aumentam para dez o número de partidas por escalão.

O Governo Regional, através da Direcção Regional do Desporto, terá de suportar os custos com mais 6 deslocações (eram 9 até esta época). As Associações tencionam no início de Maio reunirem-se com a tutela, não só para apreciarem estas alterações, como, também, para definirem o modelo do campeonato açoriano de seniores, que entra em vigor na temporada de 2013/14, face à já anunciada extinção da III divisão nacional, onde, naturalmente, está incluída a Série Açores.

As arbitragens dos jogos da primeira e segundas fases ficarão a cargo de árbitros dos quadros de 2.ª, 3.ª categorias nacionais e de âmbito regional. Isto significa que os jogos nos Açores com as equipas locais serão, em maior número, dirigidos por árbitros dos Conselhos de Arbitragem das Associações de Futebol de onde são oriundos os clubes Campeões açorianos.

Esta intenção, que já mereceu a aprovação do Conselho de Arbitragem da Federação visa a redução de custos. Mesmo assim, a Federação Portuguesa de Futebol estima ter gastos na ordem dos 22 por cento com a reestruturação dos escalões de formação, face ao modelo que estava implementado.

Sem comentários: