segunda-feira, abril 16, 2012

Lusitânia é campeão da série Açores.



Lusitânia venceu e fez a festa no terreno do rival

O empate bastava para confirmar a subida mas o Lusitânia foi ganancioso e ficou com os três pontos no confronto com o Praiense. Festa da promoção teve como palco o estádio do rival e candidato assumido. Águia e Fayal Sport já desceram aos regionais.

Domingo de festa na Praia da Vitória em tons de verde-e-branco! O Lusitânia foi ao terreno do Praiense vencer por 3-2 e com os três pontos somados confirmou a conquista do primeiro lugar na série Açores e consequente subida à II divisão nacional. A turma leonina sagrou-se campeã a duas jornadas do final da competição.

O empate era suficiente para o Lusitânia alcançar a promoção ao escalão secundário do futebol nacional mas o leão foi ganancioso e quis os três pontos só para si. A festa esteve sempre presente pois a turma orientada por Francisco Faria nunca se viu em desvantagem no marcador e porque tanto o empate como a vitória serviam os seus interesses os adeptos tiveram sempre motivos para sorrir.

O 3-2 final confirmou – se é que havia necessidade – toda a capacidade de uma equipa que nem era apontada como candidata ao título, mas que desde a primeira jornada foi trilhando o caminho do sucesso rumo à glória final. Quatro anos depois o Lusitânia está de volta à II divisão.

Festa para uns, tristeza para outros. O Águia e o Fayal Sport estão de regresso aos regionais depois das derrotas averbadas nesta jornada. O Fayal Sport foi o primeiro cair em virtude da derrota por 4-1 no terreno do Sporting Ideal, resultado que atirou também a turma dos Arrifes de volta ao campeonato de São Miguel. Quando o Águia defrontou o União Micaelense na tarde deste domingo já tinha o destino traçado, partida que os unionistas venceram por 3-1, mantendo acesa a esperança na manutenção.

Nessa corrida também está o Sporting Guadalupe que foi ao Pico somar três importantes pontos no confronto com o Boavista. Os gracioenses venceram por 2-0 e continuam na perseguição ao Sporting Ideal que detém os quatro pontos de avanço e continua no segundo posto da classificação, a vaga que resta no direito à permanência, partindo do princípio que os picarotos não vão perder a liderança. No jogo que falta o Santiago derrotou o Prainha por 3-1.

Quanto ao campeonato da II divisão, zona Centro, excelente a vitória conseguida pelo Operário na recepção ao líder, Tondela. O golo de Ruizinho fez toda a diferença num confronto onde o guarda-redes João Botelho foi a figura maior ao evitar uma mão cheia de oportunidades de golo para os contrários. No Bessa, o Angrense vendeu cara a derrota frente ao Boavista (2-1) e no Pico o Madalena voltou a perder, desta feita diante do São João de Ver (1-3).

Sem comentários: