segunda-feira, abril 16, 2012

Medina e o Santa Clara.....

Ao consultar o site do Clube Desportivo Santa Clara ou Santa Clara Açores, como queiram chamar, deparei-me com um artigo do meu amigo Pedro Botelho, com o titulo " As razões do sucesso da formação".
Realmente, está muito bem elaborado e concordo com ele em quase tudo, menos em alguns aspectos que vou tentar explanar no meu fraco Português.
O Santa Clara foi sempre a principal referência do futebol em São Miguel, quer em seniores, quer na sua formação, mesmo que neste caso não tenha sido campeão todos os anos, pelo menos conseguiu-se colocar na equipa principal jogadores que chegaram a internacionais de Portugal, caso do Diogo Fonseca, João Botelho, Pacheco, internacional do Canada  e outros como muito valor que chegaram a jogar, como o Ruben Rodrigues.
Na questão dos números não enganarem...É só uma questão de historiar quantos campeonatos foram ganhos ao longo destes anos...
As bases já estavam lançadas à muitos anos. Agora descurou-se um pouco e por isso foram penalizados, mas todos sabemos os motivos. Mas mesmo assim, treinando no péssimo pelado chegámos a ser campeões de São Miguel e dos Açores!!  Não foi de agora meu amigo Pedro.
Sempre houve muito respeito e consideração pelos atletas. Tivemos grandes dirigentes como o João Luís Raposo, Aprígio Malveira e Fernando Faria e treinadores, que chegaram a dar dinheiro do seu bolso para que as coisas não parassem!! Sempre incutimos os valores do clube ao longo destes anos e por isso somos grandes referências deste clube queiram ou não queiram.
Se têm os melhores treinadores? Congratulou-me por isso!! Mas não concordo com a tua opinião. São jovens e menos jovens com muito valor, mas existe outros com os mesmos predicados!
A diferença que existe é no tratamento e no acompanhamento que se dá aos miúdos e, sendo assim, conseguem "agarrar os melhores atletas"e, acima de tudo, um local com condições e fixo para o treino. Isso sim, foi uma grande medida, mas eu também já tinha dito isso muitas vezes. Mais, sempre disse que a melhor medida para combater as dificuldades que os clubes colocavam para desvincular os miúdos que se pretendia, era apostar forte nos escalões mais baixos para não termos esses handicapes.Agora, as coisas estão mais facilitadas, porque foi abolido até aos quatorze anos essa obrigação. Portanto, foram vantagens que na altura não havia.
Não me vou alongar, mas tinha que dizer algo sobre o artigo do meu amigo Pedro, para clarificar algumas coisas. Podem pensar que ao fazer isso estou com inveja ou outra coisa.. Nada disso, é um clube que me marcou muito e ensinou-me a ser homem, porque foram 20 anos ao seu serviço, como jogador da equipa principal e treinador da sua formação.
Fico sempre feliz pelos seus êxitos!!

Medina


3 comentários:

Anónimo disse...

Medina concordo contigo plenamente mas cuidado, isto é muita inveja!!! e ciúmes. !!!!!!!. Também gostaria de alongar muito mais, mas o ciúme e a inveja faz-me ficar calado. De um amigo que contigo partilhou vários anos naquele excelente campo pelado e não esquecer iluminação fabulosa.

Medina disse...

Não podia deixar em branco, porque julgam que a formação só agora é que obteve triunfos, esquecendo-se do passado e das pessoas que deram o coiro e o cabelo com condiçoes que todos nós sabemos. Sim, era um pelado fabuloso e quando chovia parecia uma pista de motocrosse.Ah, a iluminação... que parecia Lisboa à noite lol.
Mas como sou um grande invejoso e tenho imenos ciumes vou-me ficar por aqui....

FM disse...

Já vai sendo tempo de a "qualidade" da formação deixar de ser medida pelas vitórias e mais pela evolução e resultados a longo prazo. Tenho assistido a alguns clubes modestos em vitórias que proporcionam uma boa evolução aos seus atletas, dependendo sempre de quem lidera os projectos (direcções e treinadores) e depois ver estes atletas desabrocharem nos clubes que erguem os troféus. Por outro lado assisto com imensa pena a espectáculos deploráveis de má formação desportiva e de comportamento social em clubes ditos de formação...